"A Escola de Santiniketan dava mais ênfase ao fomento da curiosidade do que à excelência competitiva ; na verdade, o interesse pelas notas e pelo desempenho na provas era bastante desestimulado. Eu adorava explorar a acolhedora biblioteca de Santiniketan, com suas prateleiras abertas e suas pilhas de livros sobre lugares do mundo, e adorava não ter que mostrar bom desempenho." Amartya Sen - Premio Nobel de Economia em sua biografia " Uma casa no mundo."
Presidente eu sei que o Brasil tem muitos problemas e desafios a serem enfrentados no Brasil e deve estar nos ajustes finais da equipe de governo e posse junto com Alckmim. Enquanto isso Bolsonaro foi lamber as botas do Trump e o Coronel Ciro Gomes depois de mais três décadas usando o Estado do Ceará e oito partidos para tentar ser Presidente, nos mostra todos os dias como as Oligarquias enricam pelo Estado as custas da miséria e mortes do povo cearense. O senhor faz parte do povo nordestino e sabe o que é ter que deixar sua terra para não morrer de fome e miséria enquanto as Casas grandes como os Ferreira Gomes e outras famílias e elites vivem do Estado.
Durante três décadas a politica denominada “Todos com Educação de qualidade para todos” exclui de um total de 9 milhões de cearenses, 6 milhões sem concluir o ensino médio, e o Ceará é o quinto pior estado em analfabetismo. Portanto apenas uma minoria tem acesso a escola e das escolas premiadas pelas notas em português e matemática, uma boa parte dos alunos não vem da pobreza e sim da classe média da cidade. Esse “case educacional cearense“ e a política da oligarquia há décadas coloca mais da metade do povo cearense na pobreza, incluindo as crianças, mata mais jovens que São Paulo, e silencia para vários casos de corrupção entre as famílias. A atual Governadora Izolda Arruda e o Camilo Santana viveram esse processo durante 16 anos com suas famílias com cargos no Governo.
Uma pergunta central que podemos fazer é porque esse case educacional é apoiado pela Fundação Lemann e Todos pela Educação? Quais os países dos melhores sistemas educacionais segundo o PISA separaram politica educacional da social? Posts na rede social Linked de membros do Todos pela educação valorizam a ideia de estados pobres e boa educação mas sabem em que condições socio econômicas vivem as crianças e suas famílias que estão nas escolas públicas? qual o referencial acadêmico de aprendizagem que defende que na miséria as crianças aprendem mais? Uma coisa nós sabemos num dos países mais injustos, desiguais e corruptos do mundo o Brasil, as elites não pagam impostos sobre fortunas, tem incentivos fiscais, Bancos vivem dos títulos da dívida pública, e outros privilégios junto com as oligarquias que vivem do Estado enquanto a maioria da população é excluída. De uma lado temos o que pensa e fez o Educador Paulo Freire e do outro temos Fundação Lemann e as Oligarquias . As Fundações Lemann e Todos pela Educação se calaram para o Golpe e depois ocuparam o Ministério da Educação para sem democracia e pouca escuta das escolas e professores empurrarem a BNCC. De um lado como frisamos mais uma vez Lemann, “TODOS “pela educação e do outro Dewey, Vigotsky, Malaguzzi, Wallon, Edgar Morin...É ridículo temos que lembrar no Brasil que as elites não apagam a história, nem a Ciência, e não esvaziam o conteúdo das palavras nem misturam agua e óleo.
Qual o problema do dialogo e compartilhar poder de forma democrática dialogando sobre esse modelo educacional com os professores e outras pessoas de outros Estados? Não tem como detalhar aqui todas as questões como bilhões de dólares da cooperação internacional que foram gastos no Ceará durante décadas sem reduzir a pobreza, como Sobral por ser a cidade dos Ferreira Gomes foi privilegiada durante décadas com acesso a recursos e outros mais do que outras cidades cearenses.
O que sabemos é que as praticas politicas oligarcas continuam intactas no Ceara mantendo as mesmas estruturas e privilégios durante décadas ao lado da pobreza e o silêncio dos políticos. Ao mesmo tempo que essa mesma Oligarquia nega ao Governador eleito Elmano do PT, espaços para escolher outros quadros e compor seu governo no Ceara, a Oligarquia empurra os mesmos grupos para manter seus privilégios e poderes inviabilizando a Democracia.
Afinal os cearenses não votaram no Coronel Ciro Gomes e sim em Lula para reduzir a pobreza, desigualdades, violências e outros. Camilo foi eleito para ser Senador não para deixar sua esposa na Secretaria de Proteção social só se for das Oligarquias? ou o irmão fotografo do Senador Camilo Santana acaba de receber 2 milhões de patrocínio do Governo do Ceara pense numa educação ética e estética ? enquanto milhares de cearenses sem acesso a escola. Qual a prioridade pública ou a família ? Claro a má educação das Oligarquias. O povo cearense está cansado e sendo morto enquanto pagas as despesas, erros e formação dos juniores no Estado. No MEC Camilo esta levando representantes das famílias para assumir postos chaves e os professores que vivem há décadas em sala de aula podem debater a politica educacional ?
Esse Estado que tem em sus raízes culturais Barbara de Alencar, Padaria Espiritual, Patativa do Assaré, Rodolfo Teófilo e Libertação dos Escravos sempre lutara pela sua liberdade e contra as tragédias e silêncios sobre corrupções produzidas pela Oligarquias como Ferreira Gomes, Santana, Izolda e outras. A nossa educação sempre será o pão e não o circo, a luta de Barbara e não os espetáculos da Oligarquia, a poesia de Patativa contra as violências dos políticos, a Academia de letras de Raquel falando sobre a seca e a saúde de Rodolfo Teófilo curando o povo brasileiro.
Doquinha quantos coxinhas
Que servem carniça e oligarquias
Manda o caminhão de madeira maciça
Para as autarquias e as monarquias
Rap no mic, põe as mãos pro ar
(O meu Ceará)
O verso livre como o Carcará
(O meu Ceará)
O Nordeste rima sem o seu alvará
(O meu Ceará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário