SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

AS VIOLÊNCIAS E AUTORITARISMO DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ QUE GERA POBREZA EXTREMA E INVIABILIZA A DEMOCRACIA PARA MANTER NO PODER AS OLIGARQUIAS.


Nós professores não podemos apenas levar informações e conteúdo aos alunos, ate porque o Google e a IA fazem isso mais rápido, é necessário atualizar o conhecimento. Que física é essa que gerou a bomba atômica e suas consequências, como a matemática dos algoritmos modelam o mundo, integrar esses conhecimentos para termos capacidade de ler, criticar e criar realidades, prepara-los para esse novo mundo, usar didáticas que de forma lúdica, ensine a alegria de aprender e ser curioso, e claro compreender as condições econômicas e sociais onde se aprende e ensina. Não adianta trabalhar com exceções as regras ou apenas os premiados, como os cursinhos ou sistemas de ensino fazem, transformando educação em marketing e negócio, pior em politicas públicas. A educação como direito na escola pública incorpora todas essas dimensões e outras na construção com a família e comunidade os caminhos do educar. Infelizmente os desafios são gigantes pois a maioria de nossas crianças e jovens permanecem há décadas na extrema pobreza, milhares delas mortas pelo crime, e abandonando o ensino. Nessa hora que temos que parar pra refletir as conexões entre educação, democracia e pobreza. Que educação estamos fazendo dentro dessas condições? Como a falta de democracia impacta a educação? E como isso leva a pobreza extrema da maioria da população para que alguns se tornem milionários e bilionários com apoio do Estado, enquanto os mesmos da Oligarquia vivem da politica há décadas. O que se mantem no Estado no Ceara é um modelo de negócio que beneficia políticos e empresários não se trata de Democracia nem política pública. Os números e indicadores sociais de pobreza e violências não casam com os discursos de políticos e a máquina de guerra de marketing e mídia no Brasil e Ceara, um dos mais desiguais e injustos do mundo.    


O que se mantém intacto nos Estados nas últimas décadas são as oligarquias que se aliam por diversos caminhos ao Governo Federal, incluindo invadindo partidos de esquerda ou no Centrão. As Reformas estruturais e instrumentos de ascensão social e igualdades de oportunidades, incluindo a classe média e C, são barrados pelos privilégios das mesmas famílias que controlam o Estado e os feudos eleitorais comprando votos com corrupção. Viver do Estado é o melhor negócio do Brasil, ocupar os cargos com as famílias é garantir o controle do Rei e da nobreza. Não importa quantas vezes o gestor público da oligarquia erre nas decisões e gastos públicos, tipo Aquário, Tatuzões, Obras sem licitação, erros absurdos na saúde e segurança entre outros. Eles se mantem sem investigação e silêncio da Assembleia Legislativa que também é premiada por não abrir CPI, mesmo com todos os documentos, como vários casos denunciados pelo Deputado Heitor Ferrer. Isso inviabiliza as instituições democráticas que deveria servir ao povo e não a Oligarquia. Impunes e incompetentes durante décadas os espaços públicos e o Estado é privatizado. Onde narrativas são forjadas na imprensa paga com dinheiro público, processos infinitos na falta de justiça sem punições, e partidos são invadidos para legitimar seus poderes. Onde a Democracia se transforma em feudalismo e pobreza extrema para maioria da população há séculos, agora cercados pelo crime e exclusão do acesso às políticas públicas. Cases de educação nas escolas no interior são sustentados por alunos da classe média, não pelos pobres que estudam nas escolas em piores condições. As Universidades têm feito vários estudos sobre isso, mas essas informações e conhecimento não importam para os Governos ou organizações que dizem atuar em nome da educação. Existe fake new oficial, não adianta criticar Bolsonaro e manter essas práticas de poder. 


https://www.estadao.com.br/politica/com-indicacoes-de-helder-familia-barbalho-chega-a-20-integrantes-em-cargos-no-para/


Se fizer essa conta no Ceara entenderemos a matemática no poder há mais de três décadas.



Quando falamos que educamos crianças de 6 a 10 anos o que isso quer dizer cientificamente e pedagogicamente segundo autores como Maria Montessori? Como os fatores que aqui relacionamos as politicas públicas impactam a aprendizagem e educação da criança? O que isso tem haver com Democracia? Por exemplo transporte público com tarifa zero facilita o acesso a escola, as politicas públicas, ao lazer e outros. O ideal será reduzir a desigualdade territorial perto de casa e da escola, o que facilita a transformação e ascensão social das pessoas. O que significa melhor qualidade de vida, educação, solidariedade e espirito de comunidade e cidade. Bem diferente de condomínios de luxo cercado de seguranças de um lado, periferias sem políticas públicas do outro, o crime organizado avançando com violências, o abandono das cidades onde a maioria das crianças e jovens vivem, enquanto políticos e empresários enriquecem pelo Estado comprando eleições e inviabilizando a democracia. 



A cidadania e a ciência dependem de livre querer e criticas, e são iluminadas pela imaginação e entusiasmo. A busca de um ser humano completo com auto disciplina e coragem na busca pelas verdades, sem ser distorcido pelo medo, é o caminho de realização plena capaz de transformar as injustiças e desigualdades que sofre, de pesquisar e fazer ciência por dias melhores. Essa é a nossa missão como educadores. 



De 6 a 12 anos é o período de aquisição da cultura para crianças pela escola ou pelo crime, do autoritarismo ou da democracia, do amor ou do ódio. É hora da extroversão da inteligência, de saber as razões das coisas. Se a mente for negligenciada ou frustrada em suas necessidades vitais durante esse período, ficara resistente ao conhecimento transmitido. Se educada as sementes iram expandir e crescer. É a busca da semente do aprender sempre. O segundo lado da educação nesse período de 6 a 12 anos é a exploração do campo moral, na discriminação entre o bem e o mal, ela não será mais receptiva, irá querer entender por si mesma, seu próprio julgamento, dá um retorno imediato a tudo que dizemos como professores. Uma independência mental em busca de suas próprias luzes interiores. É a busca da semente do amor. Um terceiro fato nessa época é sua necessidade de associar-se aos outros por alguma forma de atividade organizada. É a busca pela semente da Democracia. Ela precisa aprender sobre suas próprias atividades e escolhas, devemos responder as necessidades mentais delas, nunca dita-las. Os planos de estudo e horários não são suficientes. Devemos estimular uma mente em crescimento para conhecer sua comunidade, a como lidar com a internet, compreender a Terra e as mudanças climáticas, as novas tecnologias, as razões de sua pobreza, desigualdades e os sofrimentos que passam seus pais, avôs, há décadas. O ensino não pode estar focado em assunto particular e escopo restrito, e estiver limitado a transmissão de detalhes tão insignificantes de conhecimentos que ela seja capaz de memorizar? Como podemos forçar a criança ficar interessada quando o interesse só pode surgir de dentro dela? Somente obrigação e fadiga podem ser induzidas de fora para dentro, nunca o interesse. Somente autoritarismos, oligarquias, violências, injustiças e desigualdades podem ser impostas a mentes submissas por políticos mentirosos, corruptos e violentos que atuam como máfias no Ceara diante de tragédias humanitárias com suas oligarquias há três décadas no poder, inviabilizando a democracia com corrupção e empregando seus parentes que vivem do Estado, apesar da incompetência e os números de pobreza e violências no Estado quando a educação não muda vidas. 



Um cantor flamengo, Enrique Morente, dizia um vez que Lorca escreve cada vez melhor. Lorca deixou de escrever em 1936 quando foi assasinado por facistas e oligarcas, é que muitas de suas iluminações poéticas se converteram em lugares comuns. Seus textos continuam produzindo, na voz de seus melhores interpretes, sonoridades novas, musicas nunca ouvidas, iluminando acontecimentos, operando no jogo da verdade, e produzindo efeitos de sentidos.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário