SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

O ENSINO DA MATEMÁTICA : A SINGULARIDADE DA CRIANÇA, A COMPLEXIDADE DA ESCOLA, E A TRANSDISCIPLINARIDADE E INCOMPLETUDE DA EDUCAÇÃO. UMA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA.

O ENSINO DA MATEMÁTICA : A SINGULARIDADE DA CRIANÇA, A COMPLEXIDADE DA ESCOLA, E A TRANSDISCIPLINARIDADE E INCOMPLETUDE DA EDUCAÇÃO. UMA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. Pag 1.


A Educação não é para manada, educar é um por um. Não apenas pelos níveis de aprendizado e zona de desenvolvimento proximal distintos, mas porque as pesquisas de Wallon mostram que devemos atuar sobre o desenvolvimento integrado da criança que envolve afetividade, motricidade e inteligência. O ser humano e seu desenvolvimento é um processo geneticamente social em estreita dependência das condições concretas em que ocorre, é preciso o estudo da criança contextualizada e suas relações com o meio em que vive. Neste caso é importante lembrar que a escola e a comunidade que vivem com sua família é um dos principais meios onde o desenvolvimento integrado de afetos, motricidade e inteligência acontece. 

 

Infelizmente temos uma escola cearense neo liberal mais preocupada em falsas métricas que não mede nada, nem abordam o desenvolvimento integrado das crianças e jovens. Se compararmos as condições físicas e meios pedagógicos como brinquedos, parquinhos e outros, a política social, as condições sócio econômicas das famílias e comunidades onde vivem com outras escolas de outros países avaliados pelo PISA. Aprenderemos o impacto desses fatores sobre o desenvolvimento integrado das crianças e jovens e não apenas suas notas em português e matemática que não são a razão de ser de uma escola mas o desenvolvimento integrado das crianças e jovens. A escola é um ecossistema complexo onde todos esses fatores e interações sociais impactam sobre o desenvolvimento da criança.     

 

O Ensino da Matemática, assim como do Portugues, Ciências e outros são afetados por esses diversos fatores. É importante lembrar a natureza do Pensamento matemático do ponto vista cognitivo, histórico, social e pedagógico. A Matemática não nasce nas Escolas e Universidades ela é fruto de diversas culturas e pensamentos. Esses são estudos que se propõe a Etnomatemática sendo elo entre as tradições e a modernidade. A matemática avança com as tecnologias modernas como calculadoras, computadores e internet que também interagem e ensinam crianças e jovens por outras formas de ser, pensar e viver.

 

Alguns amigos que se tornaram professores da rede pública de educação de Fortaleza e se formaram em pedagogia na UFC enfrentam esses desafios de ensinar aos seus alunos lidando com as singularidade de cada ser, as condições e a complexidade de suas escolas e a transdiciplinaridade e incompletude da educação que esse debate envolve dentro de nossa cultura e a luz de outros culturas. Todos esses professores foram alunos, crianças e jovens nas escolas onde estudaram e sofreram os impactos das suas comunidades e famílias nos processos de desenvolvimento integrado de seus seres e suas respectivas formas de educar podem ser caminhos de compreender como cada escola em seu contexto e as singularidades das crianças e famílias podem lidar com o desafio de buscarmos transformações da educação em Fortaleza e no Ceará. Essa pesquisa tmbem contribui para dialogarmos sobre a formação dos professores, didáticas, as prioridades da educação e das escolas para o desenvolvimento integrado ds crianças e jovens, e a saúde fisica e mental dos professores em condições melhores de ensino e aprendizagem.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário