Parte do meu trabalho como Comissário é destacar os riscos das alterações climáticas. Eu sempre tento abordá-lo a partir de um lugar de evidências, dados e ciência. E a ciência falou, mais uma vez.
Esta semana, um novo estudo realizado por cientistas da Universiteit Utrecht alerta que a Circulação Meridional do Atlântico (da qual a Corrente do Golfo faz parte) está enfraquecendo mais rápido do que o esperado, aumentando o risco de grandes perturbações climáticas na Europa e além.
A Corrente do Golfo transporta águas tropicais quentes para o norte, mantendo os invernos do norte da Europa muito mais amenos do que as regiões da mesma latitude, como o Canadá.
Este novo estudo diz que a Corrente do Golfo pode entrar em colapso em nossa vida. Com emissões moderadas de CO2, chegaremos ao ponto de inflexão por volta de 2063. Com altas emissões, o colapso pode começar já em 2055.
Há uma sensação de que a mudança climática ficou em segundo plano porque estamos muito ocupados lidando com outras preocupações urgentes. Eu sei que os jovens estão frustrados com isso. Eu também sou até certo ponto. Mas também estou na política há tempo suficiente para saber que o progresso leva tempo, que não é linear e que haverá momentos em que a atenção diminuirá. Então, um grande obrigado a esses cientistas por nos darem outro alerta climático sério. René van Westen Elian Vanderborght Michael Kliphuis Henk Dijkstra
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário