Especialistas dizem que o colapso é o futuro mais provável para a civilização humana.
O colapso da civilização humana é cada vez mais provável, adverte uma nova análise histórica que abrange 5.000 anos e mais de 400 sociedades.
De acordo com
, pesquisador do Centro para o Estudo do Risco Existencial da Universidade de Cambridge, estamos seguindo uma trajetória familiar vista ao longo da história: superexploração impulsionada pela elite, desigualdade, degradação ambiental e má tomada de decisão.
Em sua opinião, o mundo globalizado de hoje é dominado por um único "Golias" – um sistema fortemente conectado alimentado pelo capitalismo e liderado por líderes narcisistas, psicopatas e manipuladores – que está rapidamente se tornando mais frágil sob as pressões das mudanças climáticas, insegurança alimentar e instabilidade geopolítica.
Kemp argumenta que colapsos históricos geralmente resultam de uma pequena classe de elite extraindo recursos e poder da população em geral até que as sociedades sejam esvaziadas e vulneráveis a choques como guerra, doença ou desastre ambiental.
A versão moderna desse ciclo, ele adverte, pode já estar em andamento. Mas o futuro não é imutável. Kemp acredita que a democracia real, a redistribuição de riqueza e um retorno à natureza inerentemente cooperativa da humanidade podem mudar nossa trajetória. "Somos uma espécie naturalmente social, altruísta e democrática", diz Kemp, pedindo ação antes que nosso Golias global desmorone sob seu próprio peso.
Kemp, L. (2025). Entrevista com a Universidade de Cambridge / The Guardian
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário