SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 31 de agosto de 2025

As Irmãs de Mary Morning Star, um convento nos arredores de Waco, Texas, passam grande parte do tempo na solidão



As Irmãs de Mary Morning Star, um convento nos arredores de Waco, Texas, passam grande parte do tempo na solidão, orando e contemplando a Bíblia. Na cidade prisional vizinha de Gatesville, as mulheres no corredor da morte passam a vida em um tipo diferente de confinamento contemplativo. Quando os dois grupos se encontraram, a conexão foi instantânea. "Era como se os conhecêssemos a vida toda", lembrou um preso.


Ao contrário de seus colegas do sexo masculino, as mulheres que enfrentam acusações de homicídio capital raramente têm antecedentes criminais que o promotor possa usar para demonstrar seu perigo futuro para a comunidade - um fator crítico para garantir uma sentença de morte. De acordo com um professor clínico de direito em Cornell, 90% das mulheres no corredor da morte não tiveram condenações violentas anteriores. Para convencer um júri de que essas mulheres merecem morrer, elas devem ser mostradas como "intrinsecamente más".

Mas as mulheres no corredor da morte do Texas são más? Muitos deles têm um histórico de abuso e trauma e sofrem de graves problemas de saúde mental. As freiras das Irmãs de Maria Estrela da Manhã tentam não pensar nos crimes que levaram os presos ao corredor da morte. "Eu não tento entender por que eles fizeram isso, ou quem fez o quê. Deus nos enviou aqui para amá-los como eles são – aqueles que estão arrependidos, aqueles que não estão, aqueles que estão em negação, aqueles que são inocentes", disse a irmã Mary Thomas. "Nós apenas olhamos para quem eles são agora", acrescentou a irmã Jeanne Thomas.

Lawrence Wright relata sobre as freiras que formaram uma aliança espiritual com as mulheres no corredor da morte do Texas - até mesmo tornando-as afiliadas de sua ordem. Leia a história: https://lnkd.in/gKhT9afT

Nenhum comentário:

Postar um comentário