SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

a mente do corvo não é apenas afiada, mas comunitária, capaz de moldar o comportamento coletivo ao longo de décadas.



 Você sabia? Os corvos podem se lembrar de um rosto humano por mais de 15 anos! E eles guardam rancor - eles alertam outros corvos grasnando quando veem a pessoa, passando a informação através de gerações.


Os corvos estão provando estar entre os animais mais inteligentes da Terra.

Um estudo de longo prazo liderado pelo professor John Marzluff, da Universidade de Washington, revelou que os corvos não apenas reconhecem indivíduos perigosos, mas também compartilham esse conhecimento em suas comunidades.

A partir de 2006, Marzluff e sua equipe prenderam vários corvos enquanto usavam uma máscara distinta. Anos depois, sempre que a máscara aparecia novamente, até mesmo pássaros que nunca haviam sido capturados se juntavam para cercar o usuário, provando que os corvos haviam aprendido socialmente em quem desconfiar.

Em seu auge em 2013, quase todos os corvos do campus repreenderam a figura mascarada, demonstrando a persistência e disseminação dessa memória notável.

Além dos rancores, as descobertas revelam que os corvos se envolvem na transmissão cultural, passando informações vitais entre gerações. Essa habilidade faz parte de um quadro maior de inteligência de corvos, que inclui o uso de ferramentas, resolução de problemas e até mesmo o que parecem ser reuniões funerárias.

Combinadas com suas complexas estruturas sociais e sistemas de comunicação, essas características confirmam que os corvos são muito mais do que apenas pássaros pretos sinistros no folclore - eles são animais altamente adaptáveis com habilidades cognitivas que rivalizam com alguns primatas.

Como o estudo conclui, a mente do corvo não é apenas afiada, mas comunitária, capaz de moldar o comportamento coletivo ao longo de décadas.

papel
Heather N., Marzluff, John M. e Pecoraro Shannon 2012A aprendizagem social espalha conhecimento sobre humanos perigosos entre os corvos americanosProc. R. Soc. B.279499–508

Nenhum comentário:

Postar um comentário