SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 24 de agosto de 2025

O calor extremo está se tornando uma das ameaças mais letais e subestimadas para as cidades da Europa e da Ásia Central.

 

O calor extremo está se tornando uma das ameaças mais letais e subestimadas para as cidades da Europa e da Ásia Central, exacerbando os riscos à saúde, prejudicando a produtividade e levando a infraestrutura ao limite. O relatório Unlivable: How Cities in Europe and Central Asia Can Survive\u2012 and Thrive \u2012 in a Hotter Future identifica as cidades como vítimas da linha da frente e potenciais líderes na construção de resiliência, oferecendo um roteiro de ações práticas e de alto impacto.


Principais destaques:

➡️ Lar de 70% das pessoas que vivem na Europa e na Ásia Central (ECA), as cidades da região estão experimentando um aumento acentuado nas temperaturas e um aumento nas ondas de calor. Dezenas de milhares de mortes relacionadas ao calor ocorreram na Europa e na Ásia Central nas últimas duas décadas.

➡️ As perdas econômicas causadas pelo calor extremo podem chegar a 2,5% do PIB até meados do século em partes da região da ECA sem intervenção.

➡️ As cidades também detêm as chaves para a ação. Os países da ECA podem tornar os espaços urbanos mais frios, proteger vidas durante eventos extremos de calor, adaptar a infraestrutura para um futuro mais quente e incorporar resiliência ao calor em todo o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário