Lançamento de The Scarlet Resistance: Women Facing the New Backlash pela Payot Editions, 17 de setembro (já disponível para pré-venda online (https://lnkd.in/e7BcwshB). Obrigado ao jornal Le Monde por citá-lo em seu artigo "o retorno das ideias" - Trecho:
✏️ Senhoras e senhores do júri, sentem-se, o caso está aberto: hoje, é a humanidade que está sendo julgada, por falha agravada para com seus cidadãos. As testemunhas são numerosas e, alerta de spoiler, suas declarações não vão na direção de uma absolvição.
As acusações? Em todo o mundo, os direitos das mulheres e meninas estão enfrentando ameaças crescentes sem precedentes: aumento da discriminação, proteção legal fraca e diminuição dos recursos financeiros alocados a programas e instituições dedicadas a apoiar e proteger as mulheres.
Essas palavras não são as de um clã de feministas histéricas com síndrome pré-menstrual reunidas sob a lua cheia, mas as das Nações Unidas em um comunicado oficial em 6 de março de 2025 (...) E dos alertas institucionais à prática, há apenas um passo.
No terreno, o diagnóstico é idêntico. Audiência em uma delegacia de polícia comum. Uma manhã. Luz pálida e calor sufocante, o policial me diz: "Devo dizer que agora, com todas essas mulheres mentindo, estamos sobrecarregados. Aqui está o de ontem: ela nos explicou que estava nua na cama, mas que, no final, recusou uma.
Pobre querido não feliz que hashtag#MeToo complica sua vida com todos aqueles que se atrevem a denunciar ter sido usado contra o seu consentimento, como bonecos vulgares. Eles não deveriam desenvolver sequelas, é claro: eles são montados, desmontados, remontados: sem problemas! Eu pensei (...)
É assim que nossas forças, antes mobilizadas para conquistar novos direitos, agora são capturadas pela necessidade de defender o que foi conquistado.
Neste contexto, e face à ascensão da extrema-direita nas nossas democracias, é mais do que necessário sensibilizar para a urgência que nos rodeia, de forma a mobilizar as nossas forças, a todo o custo. A resistência requer essa consciência – com base em evidências tangíveis dos perigos para nossos direitos. Resistir também significa identificar as ideologias que os alimentam, a fim de convencer aqueles que nos rodeiam a não votar nos partidos políticos que os propagam. Mas resistir não é apenas desconstruir, é também começar a reconstruir.
🙏 Obrigado a Laure-Hélène Accaoui, diretora literária do Éditions Payot por sua confiança, experiência e gentileza! Obrigado também aos meus assessores de imprensa Pauline Gauthier e Céline R.. Para consultas da imprensa, aqui estão seus e-mails: p.gauthier@payotrivages.com e celine.rostagno@lesmotsontunsens.fr
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário