Discurso proferido
em Bilbao na Espanha ao receber do Ex-presidente da UNESCO Zagaroza o Prêmio
Novia Salcedo pela atuação com Jovens em várias areas e outros países há 20
anos.
http://www.terradasabedoria.blogspot.com.br/2009/05/discurso-premio-espanha.html
“Debemos construir
entre nosotros un diálogo de generaciones. Mi generación recibió un planeta
destruido, la mayor concentración de ingresos de la historia de la humanidad,
el aumento de la violencia, las drogas y el crimen en la misma proporción que
la soledad y el distanciamiento de las familias en nuestros hogares. De esta
manera nos han prohibido amar.
¿Cómo amar un trabajo
que no desarrolla nuestro potencial?
¿Cómo amar la
política dominada por dinero y grandes lobbies?
¿Cómo amar una educación
repetitiva y casi sin sabor?
Esas razones nos
convencen y nos convierten cada vez más en seres apáticos. Por eso buscamos a
nuestros amigos, las Tribus a las que pertenecemos, las relaciones de igual a
igual, el amor y los sentimientos que estas instituciones nos ofrecen. No
obstante, no estamos parados, estamos construyendo de abajo hacia arriba con
alma y pasión, otra sociedad.”
A CIDADE, A
JUVENTUDE, SEUS DESAFIOS PESSOAIS E COLETIVOS.
Fica a pergunta. Como
canalizar a energia e a paixão dos jovens para transformarem suas vidas e a
Sociedade ? Diante das drogas, violências, solidão e distância das famílias ?
É preciso ampliar seu
ser com oportunidades e desafios, expandir seus horizontes, abrir novos
caminhos e trajetórias para que eles possam viver seus potenciais, sonhos,
talentos, desejos, vidas. Como tirar os jovens do egoismo, apatia, ociosidade,
do eu isolado que não consegue se conectar com os diferentes, abrir e se
permitir novos caminhos, outras possibilidades.
O que buscamos é que
a maioria dos jovens que tem reduzido suas vidas e expectativas , tenham
alternativas, ao invés de canalizar suas energias para violências, diversões e
consumo.
É hora de
desperta-los a partir de seus mundos, amigos, internet, e outros para que em
grupos utilizando um cartão que circula moeda social em vários lugares e um
game na internet , ele possa desenvolver e realizar objetivos de vida. Ele
possa vivenciar no mundo real através de novas trajetórias/missões , se
comunicando pelo virtual dos seus feitos com relatórios , fotos e vídeos, canalizando sua energia para desafios
pessoais e coletivos. Ao mesmo tempo que ele pode dar saltos em sua educação,
trabalho, e na realização pessoal na artes e esportes. Ele pode ao fazer isto
impulsionar desafios coletivos em sua comunidade atuando em projetos sociais,
na melhoria da educação, economia, na participação politica que significa
transformações sociais, preservação da natureza, e outros. Afinal tudo esta
conectado, os seres, famílias escolas, comunidades, empresas, politica, a saúde das pessoas e a sustentabilidade do planeta. Tudo que fazemos em nossas
vidas, tem impacto nos lugares ao nosso redor, da mesma forma tudo que acontece
ao nosso redor, tem impacto sobre a gente.
Portanto o que
buscamos é integrar as varias áreas da vida de um ser através do planejamento e
objetivos de vida aonde ele experiencia valores como amor, justiça, utilidade,
liberdade, fé, fraternidade e outros em projetos que são integrados para
atender de forma personalizada demandas de suas vidas em Politicas Públicas,
ONGS, Empresas, Universidades, Comunidades e outros lugares. Fazemos isto
construindo novos caminhos na cidade , aonde ele possar acessar novas
trajetórias e objetivos em sua vida, transformadas em missões. Ele forma um
grupo, cumpre tarefas se preparando para jornada , vive as experiências, e
recebe prêmios. A partir de um diário
que escreve incentivado com perguntas, reflexões e atitudes , visualiza
de forma lúdica as missões, lugares na cidade, prêmios, e outros através de um
game que constroem o filme de sua vida com as imagens das pequenas vitorias que
alimentam as grandes transformações.
Ele vive estes
objetivos de vida acessando pelo cartão , um “bolsa família que circula
Direitos com Deveres “ as Politicas Públicas, Projetos sociais em ONGS, Ações de Responsabilidade Social em Empresas, Capacitações em Universidades,
Empreendimentos nas Comunidades e outros lugares. Porem ele busca integra-las
em sua vida, transforma-las, personaliza-las de acordo com seu plano de vida,
objetivos, desejos, sonhos, de baixo para cima e não imposto de cima para baixo
por vários poderes.
É preciso criar meios
para que as pessoas realizem suas vidas e a sociedade. Os Governos tem que
criar estes caminhos ao menor custo possível jornadas de seres por vias novas
e emocionantes, capazes de transformar vidas que mudem a sociedade. E por incrível que pareça isto é mais barato que o custo da violência e a destruição
do planeta. Gerar uma Economia da Inclusão com Direitos e Mercado.
GERANDO UMA
ECONOMIA COM DIREITOS PARA INCLUSÃO ECONÔMICA E SOCIAL DOS JOVENS.
Uma Sociedade em transformação necessita de Novas
Instituições ou meios de integração que gerem sinergias entre os diversos
papeis dos atores sociais potencializando novas formas de Ser, Viver, e Governar. Isto é possível quando criamos um
Portal/ game na internet para gerar interação entre os atores e canalizamos as
energias dos jovens para desenvolver uma Economia que gere em rede a inclusão
da juventude.Alicerçada no Desenvolvimento de Capacidades, conquista de
Direitos com Deveres e instrumentos de
planejamento de vidas , gestão de desafios coletivos e trocas econômicas e
sociais entre jovens.
No contexto de aumento da concentração de renda, violência e
crime é urgente democratizar a Informação
e Inovação no acesso aos Direitos e ao Mercado. O Conhecimento e a ética na
Economia são vitais para atendermos a demanda por Direitos em nossas Cidades .
O caminho que encontramos é desenvolver Planos de Vidas
Coletivos atendidos pela oferta de serviços/projetos sociais de ONGS, Politicas
Públicas, Ações de Responsabilidade Social de empresas integrados ou seja o
Mercado como o Estado ampliado.
A Inclusão econômica e social de jovens gera a circulação de
renda necessária para gerar equilíbrio social e desenvolver novos mercados. O
que tem como consequência o Investimento e a Inovação em Ciclos Econômicos,
Sociais e Ambientais Sustentáveis.
A. ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA
E TEORIA DOS JOGOS
Visando gerar novos caminhos / experiências em rede os
diversos atores sociais atuam via Portal/game. Cada um desempenhando seu papel
neste processo:
1. O
Cidadão e as capacidades de planejar sua vida e comunidade de forma ética e
estética.( AS DEMANDAS )
2. Os
Universitários : A Difusão do Conhecimento, Experiências e Inovação no Desenvolvimento das Capacidades
nas Comunidades. ( Agricultura, Habitação popular, Psicologia, Direitos,
Esportes, Artes...)
3. Os
Investidores : A redução dos riscos e ampliação da sustentabilidade e impactos
econômicos, sociais e ambientais nas comunidades.
4. As
ONGS: A Inovação Social e a
personalização dos Serviços públicos.
5. As
Pequenas empresas : A Geração de trabalho, Desconcentração de Renda, Inovação e
Ampliação da Competitividade em Redes, “Shoppings” e Clusters nas comunidades.
6. Os
Projetos: Geração de trabalho e melhoria dos indicadores sociais nas
comunidades com foco em demandas pontuais.
7. As
Prefeituras e Governos : Maestros e Catalizadores de Estratégias e Politicas
Públicas de Desenvolvimento.
8. As
Cidades: Modelagem de Ecossistemas sociais baseados em capacidades nas
Comunidades.
9. O Portal e o Conselho Gestor: O virtual como pedagogia , gestão e integração
entre os atores sociais para construção participativa das comunidades.
Esta interação entre os atores sociais ocorrera via Portal
na Internet, Transmídias digitais ( fotos e videos relatando os planos de vida
e projetos nas comunidades feitos pelos jovens em parceria com universitários)
integrados pelo cartão e potencializado pela publicidade da Economia da
Inclusão. ( @i ) .
B. O PORTAL TEM AS
SEGUINTES AREAS:
1. A Formação em Módulos e Jornadas para
Missões, Objetivos e metas da Economia da Inclusão.
2. A
Difusão e a Publicidade dos Impactos da EI ( @i ) via videos , arte de rua e
outros.
3. A Gestão
e Monitoramento em Rede via Portal e mensagens por celulares da EI ( @i ).
C. O PORTAL , O
CARTÃO ENERGIA SOCIAL E O JOGO TERRA DA SABEDORIA.
1. A
Estrutura e funcionamento do Portal / Jogo Terra da Sabedoria e do cartão
Energia Social.
2. O plano
de vidas coletivas: Missões e objetivos
3. As
metas, indicadores e ofertas de serviços/produtos econômicos e sociais nas
Comunidades / Cidades.
4. O
Sistema de apoio as ONGS, PMES e Projetos na Economia da Inclusão ( @i ):
Mobilização de Recursos, Elaboração de projetos, Assessoria jurídica e
contábil Consultorias, Pesquisas,
Auditorias, Divulgação na Imprensa e outros em grande parte via Universitários.
5. O Cartão
Energia Social e a pontuação pelo alcance dos objetivos de vida com pagamentos em
Terras ( moeda social ) que circulam entre os Cidadãos, ONGS, PMEs, Projetos e
Universitários.
6. O
Investimentos em Ações e Títulos das Comunidades/ Cidades ou Ações das ONGS,
PMES e Projetos.
7. O
Sistema de benefícios para pessoas, empresas e Governos que investem na
Economia da Inclusão ( @i )
D.
INDICADORES, CONTROLES, AVALIAÇÃO E
INVESTIMENTOS NA ECONOMIA DA INCLUSÃO ( @i )
1. Títulos
das Cidades e Comunidades.
2. Ações
das ONGS, PMES e Projetos.
E. O ESCOPO DO
PROTÓTIPO:
1. Bairros
de Fortaleza e Curitiba..
2. Cidade
de Acarape no Ceara.
F. INVESTIMENTOS,
RETORNOS E IMPACTOS.
1.
Cooperação Internacional – Retorno financeiro.
2. Governos
e Prefeituras- Aumento da Receita com Impostos.
3.
Empresas- Expansão e formação de mercados
4. ONGS/
Projetos- Expansão e reaplicação das tecnologias sociais.
5.
Indivíduos e Comunidades- Ativos e capacidades na Economia da Inclusão.
G. MATRIZ
DE SUSTENTABILIDADE DA ECONOMIA
DA INCLUSÃO ( @i )
1.
Coalizões, Instituições e líderes.
2.
Processos complementares e integrados.
H. ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO, EXPANSÃO E EVOLUÇÃO DE LONGO PRAZO.
1. Integração de Cidades/ Comunidades via
atuação em rede entre ONGS, PMEs e Projetos.
2. Expansão
via Formação de multiplicadores.
3. Evolução
em outras Dimensões / Processos Econômicos, Sociais, e Ambientais.
2.0 OBJETIVOS.
2.1 Inclusão Econômica e social de jovens – O
cartão dá acesso a um conjunto de serviços aos jovens nas áreas econômicas,
sociais, esporte, educacionais e cultura como Línguas, Informática,
pré-vestibular, Cursos Profissionalizantes, Assessoria no desenvolvimento de
Negócios por Universitários, Micro-credito, Escolinhas de esporte, Cinema, aquisição de livros e outros
produtos/serviços. Estes serviços são Políticas Públicas, Projetos de ONGS e
Ações de Responsabilidade Social de Empresas que atuam de forma integrada e
complementar, realizando passo a passo o
plano e objetivos de vida dos jovens.
Porem para ter acesso a estes direitos, ele tem que atuar em projetos sociais
em suas comunidades.
2.2 Fortalecimento de Pequenas e médias empresas
nas Economias Locais/ Comunidades- Fortalecimento de uma Economia local de uma
cidade via comunidades sustentáveis através da circulação de renda e consumo
entre funcionários das ONGS, Universidades, ONGS, Empresas Públicas e Privadas
em PMEs da região. Usando um cartão de debito que tem renda e moeda social para
acesso a direitos e troca/compra de serviços e produtos que realizam planos de
vida individuais e coletivos que visam contribuir com a sustentabilidade
econômica, social e ambiental das comunidades.
2.3 Criação de um
Fundo pra Sustentabilidade do projeto – Criação de um fundo que financia
gratuitamente os serviços prestados para inclusão econômica e social de jovens
excluídos pagos através de um pequeno percentual sobre o consumo da pessoa com
renda que usa o cartão em PMEs que aderiram a Economia da Inclusão.
3.0 FUNCIONAMENTO DO CARTÃO.
O jovem recebe o
cartão via correio quando entra no Portal/ Jogo TERRA DA SABEDORIA, se
inscreve, começa a redigir o diário e o filme de sua vida, recebe as missões e
com elas passa a usar o cartão para acessar seus direitos nas Políticas
Públicas, projetos sociais das ONGS, e ações de responsabilidade social das
empresas atuando de forma integrada para realizar os objetivos de vida. Ele recebe também pelo
cartão os prêmios pelas missões realizadas e adquire produto nas PMEs
credenciadas. Tornado- se um habitante da Terra da Sabedoria ele usa o
cartão pelos seguintes ambientes do jogo
e da vida real:
• Habitat do jovem: Apartamento,
guarda roupa e produtos ícones disponíveis para missões.
• Gráficos pessoais e da comunidade
para verificar as metas dos objetivos econômicos, sociais, educacionais,
culturais e outros buscando o equilíbrio entre os valores e poderes dos jovens
e a sustentabilidade da comunidade.
• Diário da sua vida : Perguntas,
reflexões, atitudes em cada uma das áreas da vida visando gerar as missões que
impulsionam novos caminhos/ trajetórias.
• Filme da sua vida: Roteiros, fotos,
videos das missões / trajetórias / jornadas que geram o filme de sua vida.
• Missões e objetivos: 12 Missões nos mundos econômicos,
educacionais, sociais, culturais,e outros que através das experiências vividas
pelos jovens geram “poderes “e aprendizados. Estas missões estão baseadas no
desenvolvimento de valores como Amor, Justiça, Liberdade, Fraternidade , Fé e
outros vividos em cada um dos mundos.
• MAPAS DOS LUGARES NA CIDADE E
COMUNIDADES aonde se realizam as Missões
e seus trajetos.
• FORME SEU GRUPO NA TERRA PARA
CUMPRIR AS MISSÕES.
• FORMAÇÃO PARA MISSÕES: Capacitações,
Videos, Educação a distância, desafios, tarefas..
• COMUNICAÇÃO NA TERRA: via emails,
celulares, relatórios e outros.
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