SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A CIDADE, A JUVENTUDE, SEUS DESAFIOS PESSOAIS E COLETIVOS. GERANDO UMA ECONOMIA COM DIREITOS PARA INCLUSÃO ECONÔMICA E SOCIAL DOS JOVENS.


                                                                                              Por Egidio Guerra

Discurso proferido em Bilbao na Espanha ao receber do Ex-presidente da UNESCO Zagaroza o Prêmio Novia Salcedo pela atuação com Jovens em várias areas e outros países há 20 anos.

http://www.terradasabedoria.blogspot.com.br/2009/05/discurso-premio-espanha.html

“Debemos construir entre nosotros un diálogo de generaciones. Mi generación recibió un planeta destruido, la mayor concentración de ingresos de la historia de la humanidad, el aumento de la violencia, las drogas y el crimen en la misma proporción que la soledad y el distanciamiento de las familias en nuestros hogares. De esta manera nos han prohibido amar.

¿Cómo amar un trabajo que no desarrolla nuestro potencial?
¿Cómo amar la política dominada por dinero y grandes lobbies?
¿Cómo amar una educación repetitiva y casi sin sabor?

Esas razones nos convencen y nos convierten cada vez más en seres apáticos. Por eso buscamos a nuestros amigos, las Tribus a las que pertenecemos, las relaciones de igual a igual, el amor y los sentimientos que estas instituciones nos ofrecen. No obstante, no estamos parados, estamos construyendo de abajo hacia arriba con alma y pasión, otra sociedad.”

A CIDADE, A JUVENTUDE, SEUS DESAFIOS PESSOAIS E COLETIVOS.

Fica a pergunta. Como canalizar a energia e a paixão dos jovens para transformarem suas vidas e a Sociedade ? Diante das drogas, violências, solidão e distância das famílias ?

É preciso ampliar seu ser com oportunidades e desafios, expandir seus horizontes, abrir novos caminhos e trajetórias para que eles possam viver seus potenciais, sonhos, talentos, desejos, vidas. Como tirar os jovens do egoismo, apatia, ociosidade, do eu isolado que não consegue se conectar com os diferentes, abrir e se permitir novos caminhos, outras possibilidades.

O que buscamos é que a maioria dos jovens que tem reduzido suas vidas e expectativas , tenham alternativas, ao invés de canalizar suas energias para violências, diversões e consumo.

É hora de desperta-los a partir de seus mundos, amigos, internet, e outros para que em grupos utilizando um cartão que circula moeda social em vários lugares e um game na internet , ele possa desenvolver e realizar objetivos de vida. Ele possa vivenciar no mundo real através de novas trajetórias/missões , se comunicando pelo virtual dos seus feitos com relatórios , fotos e vídeos,  canalizando sua energia para desafios pessoais e coletivos. Ao mesmo tempo que ele pode dar saltos em sua educação, trabalho, e na realização pessoal na artes e esportes. Ele pode ao fazer isto impulsionar desafios coletivos em sua comunidade atuando em projetos sociais, na melhoria da educação, economia, na participação politica que significa transformações sociais, preservação da natureza, e outros. Afinal tudo esta conectado, os seres, famílias  escolas, comunidades, empresas, politica, a saúde das pessoas e a sustentabilidade do planeta. Tudo que fazemos em nossas vidas, tem impacto nos lugares ao nosso redor, da mesma forma tudo que acontece ao nosso redor, tem impacto sobre a gente.

Portanto o que buscamos é integrar as varias áreas da vida de um ser através do planejamento e objetivos de vida aonde ele experiencia valores como amor, justiça, utilidade, liberdade, fé, fraternidade e outros em projetos que são integrados para atender de forma personalizada demandas de suas vidas em Politicas Públicas, ONGS, Empresas, Universidades, Comunidades e outros lugares. Fazemos isto construindo novos caminhos na cidade , aonde ele possar acessar novas trajetórias e objetivos em sua vida, transformadas em missões. Ele forma um grupo, cumpre tarefas se preparando para jornada , vive as experiências, e recebe prêmios. A partir de um diário  que escreve incentivado com perguntas, reflexões e atitudes , visualiza de forma lúdica as missões, lugares na cidade, prêmios, e outros através de um game que constroem o filme de sua vida com as imagens das pequenas vitorias que alimentam as grandes transformações.

Ele vive estes objetivos de vida acessando pelo cartão , um “bolsa família que circula Direitos com Deveres “ as Politicas Públicas, Projetos sociais em ONGS, Ações de Responsabilidade Social em Empresas, Capacitações em Universidades, Empreendimentos nas Comunidades e outros lugares. Porem ele busca integra-las em sua vida, transforma-las, personaliza-las de acordo com seu plano de vida, objetivos, desejos, sonhos, de baixo para cima e não imposto de cima para baixo por vários poderes.

É preciso criar meios para que as pessoas realizem suas vidas e a sociedade. Os Governos tem que criar estes caminhos ao menor custo possível  jornadas de seres por vias novas e emocionantes, capazes de transformar vidas que mudem a sociedade. E por incrível que pareça isto é mais barato que o custo da violência e a destruição do planeta. Gerar uma Economia da Inclusão com Direitos e Mercado.
    
GERANDO UMA ECONOMIA COM DIREITOS PARA INCLUSÃO ECONÔMICA E SOCIAL DOS JOVENS.

Uma Sociedade em transformação necessita de Novas Instituições ou meios de integração que gerem sinergias entre os diversos papeis dos atores sociais potencializando novas formas de Ser, Viver,  e Governar. Isto é possível quando criamos um Portal/ game na internet para gerar interação entre os atores e canalizamos as energias dos jovens para desenvolver uma Economia que gere em rede a inclusão da juventude.Alicerçada no Desenvolvimento de Capacidades, conquista de Direitos com Deveres e instrumentos  de planejamento de vidas , gestão de desafios coletivos e trocas econômicas e sociais entre jovens.

No contexto de aumento da concentração de renda, violência e crime é urgente democratizar  a Informação e Inovação no acesso aos Direitos e ao Mercado. O Conhecimento e a ética na Economia são vitais para atendermos a demanda por Direitos em nossas Cidades .

O caminho que encontramos é desenvolver Planos de Vidas Coletivos atendidos pela oferta de serviços/projetos sociais de ONGS, Politicas Públicas, Ações de Responsabilidade Social de empresas integrados ou seja o Mercado como o Estado ampliado.

A Inclusão econômica e social de jovens gera a circulação de renda necessária para gerar equilíbrio social e desenvolver novos mercados. O que tem como consequência o Investimento e a Inovação em Ciclos Econômicos, Sociais e Ambientais Sustentáveis.

A. ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA E TEORIA DOS JOGOS

Visando gerar novos caminhos / experiências em rede os diversos atores sociais atuam via Portal/game. Cada um desempenhando seu papel neste processo:  

1.            O Cidadão e as capacidades de planejar sua vida e comunidade de forma ética e estética.( AS DEMANDAS )
2.            Os Universitários : A Difusão do Conhecimento, Experiências  e Inovação no Desenvolvimento das Capacidades nas Comunidades. ( Agricultura, Habitação popular, Psicologia, Direitos, Esportes, Artes...)
3.            Os Investidores : A redução dos riscos e ampliação da sustentabilidade e impactos econômicos, sociais e ambientais nas comunidades.
4.            As ONGS:  A Inovação Social e a personalização dos Serviços públicos.
5.            As Pequenas empresas : A Geração de trabalho, Desconcentração de Renda, Inovação e Ampliação da Competitividade em Redes, “Shoppings” e Clusters nas comunidades.
6.            Os Projetos: Geração de trabalho e melhoria dos indicadores sociais nas comunidades com foco em demandas pontuais.
7.            As Prefeituras e Governos : Maestros e Catalizadores de Estratégias e Politicas Públicas de Desenvolvimento.
8.            As Cidades: Modelagem de Ecossistemas sociais baseados em capacidades nas Comunidades.
9.            O Portal e o Conselho Gestor: O  virtual como pedagogia , gestão e integração entre os atores sociais para construção participativa das comunidades.

Esta interação entre os atores sociais ocorrera via Portal na Internet, Transmídias digitais ( fotos e videos relatando os planos de vida e projetos nas comunidades feitos pelos jovens em parceria com universitários) integrados pelo cartão e potencializado pela publicidade da Economia da Inclusão. ( @i  ) .

B. O PORTAL TEM AS SEGUINTES AREAS:

1.            A Formação em Módulos e Jornadas para Missões, Objetivos e metas da Economia da Inclusão.
2.            A Difusão e a Publicidade dos Impactos da EI ( @i ) via videos , arte de rua e outros.
3.            A Gestão e Monitoramento em Rede via Portal e mensagens por celulares da EI ( @i ).


C. O PORTAL , O CARTÃO ENERGIA SOCIAL E O JOGO TERRA DA SABEDORIA.

1.            A Estrutura e funcionamento do Portal / Jogo Terra da Sabedoria e do cartão Energia Social.
2.            O plano de vidas coletivas: Missões e objetivos
3.            As metas, indicadores e ofertas de serviços/produtos econômicos e sociais nas Comunidades / Cidades.
4.            O Sistema de apoio as ONGS, PMES e Projetos na Economia da Inclusão ( @i ): Mobilização de Recursos, Elaboração de projetos, Assessoria jurídica e contábil  Consultorias, Pesquisas, Auditorias, Divulgação na Imprensa e outros em grande parte via Universitários.
5.            O Cartão Energia Social e a pontuação pelo alcance dos objetivos de vida com pagamentos em Terras ( moeda social ) que circulam entre os Cidadãos, ONGS, PMEs, Projetos e Universitários.
6.            O Investimentos em Ações e Títulos das Comunidades/ Cidades ou Ações das ONGS, PMES e Projetos.
7.            O Sistema de benefícios para pessoas, empresas e Governos que investem na Economia da Inclusão ( @i )

D. INDICADORES,  CONTROLES, AVALIAÇÃO E INVESTIMENTOS NA ECONOMIA DA INCLUSÃO ( @i )

1.            Títulos das Cidades e Comunidades.
2.            Ações das ONGS, PMES e Projetos.

E. O ESCOPO DO PROTÓTIPO:

1.            Bairros de Fortaleza e Curitiba..
2.            Cidade de Acarape no Ceara.

F. INVESTIMENTOS, RETORNOS E IMPACTOS.

1.            Cooperação Internacional – Retorno financeiro.
2.            Governos e Prefeituras- Aumento da Receita com Impostos.
3.            Empresas- Expansão e formação de mercados
4.            ONGS/ Projetos- Expansão e reaplicação das tecnologias sociais.
5.            Indivíduos e Comunidades- Ativos e capacidades na Economia da Inclusão.

G.   MATRIZ  DE SUSTENTABILIDADE  DA  ECONOMIA  DA  INCLUSÃO ( @i )

1.            Coalizões, Instituições e líderes.
2.            Processos complementares e integrados.

H.  ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO,  EXPANSÃO E EVOLUÇÃO DE LONGO PRAZO.

1.            Integração de Cidades/ Comunidades via atuação em rede entre ONGS, PMEs e Projetos.
2.            Expansão via Formação de multiplicadores.
3.            Evolução em outras Dimensões / Processos Econômicos, Sociais, e Ambientais.

2.0   OBJETIVOS.

2.1   Inclusão Econômica e social de jovens – O cartão dá acesso a um conjunto de serviços aos jovens nas áreas econômicas, sociais, esporte, educacionais e cultura como Línguas, Informática, pré-vestibular, Cursos Profissionalizantes, Assessoria no desenvolvimento de Negócios por Universitários, Micro-credito, Escolinhas de esporte, Cinema,  aquisição de livros e outros produtos/serviços. Estes serviços são Políticas Públicas, Projetos de ONGS e Ações de Responsabilidade Social de Empresas que atuam de forma integrada e complementar,  realizando passo a passo o plano e objetivos de vida dos  jovens. Porem para ter acesso a estes direitos, ele tem que atuar em projetos sociais em suas comunidades. 

2.2   Fortalecimento de Pequenas e médias empresas nas Economias Locais/ Comunidades- Fortalecimento de uma Economia local de uma cidade via comunidades sustentáveis através da circulação de renda e consumo entre funcionários das ONGS, Universidades, ONGS, Empresas Públicas e Privadas em PMEs da região. Usando um cartão de debito que tem renda e moeda social para acesso a direitos e troca/compra de serviços e produtos que realizam planos de vida individuais e coletivos que visam contribuir com a sustentabilidade econômica, social e ambiental das comunidades.  

2.3 Criação de um Fundo pra Sustentabilidade do projeto – Criação de um fundo que financia gratuitamente os serviços prestados para inclusão econômica e social de jovens excluídos pagos através de um pequeno percentual sobre o consumo da pessoa com renda que usa o cartão em PMEs que aderiram a Economia da Inclusão.

3.0   FUNCIONAMENTO DO CARTÃO.

O jovem recebe o cartão via correio quando entra no Portal/ Jogo TERRA DA SABEDORIA, se inscreve, começa a redigir o diário e o filme de sua vida, recebe as missões e com elas passa a usar o cartão para acessar seus direitos nas Políticas Públicas, projetos sociais das ONGS, e ações de responsabilidade social das empresas atuando de forma integrada para realizar  os objetivos de vida. Ele recebe também pelo cartão os prêmios pelas missões realizadas e adquire produto nas PMEs credenciadas. Tornado- se um habitante da Terra da Sabedoria ele usa o cartão  pelos seguintes ambientes do jogo e da vida real:

•             Habitat do jovem: Apartamento, guarda roupa e produtos ícones disponíveis para missões.
•             Gráficos pessoais e da comunidade para verificar as metas dos objetivos econômicos, sociais, educacionais, culturais e outros buscando o equilíbrio entre os valores e poderes dos jovens e a sustentabilidade da comunidade.
•             Diário da sua vida : Perguntas, reflexões, atitudes em cada uma das áreas da vida visando gerar as missões que impulsionam novos caminhos/ trajetórias.
•             Filme da sua vida: Roteiros, fotos, videos das missões / trajetórias / jornadas que geram o filme de sua vida.
•             Missões e objetivos:  12 Missões nos mundos econômicos, educacionais, sociais, culturais,e outros que através das experiências vividas pelos jovens geram “poderes “e aprendizados. Estas missões estão baseadas no desenvolvimento de valores como Amor, Justiça, Liberdade, Fraternidade , Fé e outros vividos em cada um dos mundos.
•             MAPAS DOS LUGARES NA CIDADE E COMUNIDADES aonde  se realizam as Missões e seus trajetos.
•             FORME SEU GRUPO NA TERRA PARA CUMPRIR AS MISSÕES.
•             FORMAÇÃO PARA MISSÕES: Capacitações, Videos, Educação a distância, desafios, tarefas..
•             COMUNICAÇÃO NA TERRA: via emails, celulares, relatórios e outros.
•             BANCO TERRA: Prêmios das missões, câmbios, etc..

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