SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 10 de setembro de 2023

A mente nova do imperador: Sobre computadores, mentes e as leis da física.




Por muitas décadas, os defensores da inteligência artificial sustentam que os computadores poderão, em breve, fazer tudo que um ser humano faz. Neste livro, Roger Penrose nos leva em uma fascinante viagem pelos princípios básicos da física, da cosmologia, da computação, da matemática e da filosofia para tentar provar que o pensamento e o sentimento humanos jamais poderão ser emulados completamente por máquinas.

Os avanços tecnológicos têm levado a inteligência artificial a novos patamares, incluindo as artes visuais e a escrita criativa. Porém, Sir Roger Penrose tem uma visão diferente sobre o assunto. Ele acredita que as máquinas não podem reproduzir todas as funções da mente humana, contrariando essa tendência. Em “A mente nova do imperador: Sobre computadores, mentes e as leis da física”, best-seller que chega aos leitores brasileiros pela Editora Unesp, o Nobel de Física apresenta sua fascinante linha de raciocínio sobre questões fundamentais, como o significado de pensar e sentir, o que é a consciência e se é possível explicar a mente humana por meio das leis da física. Ele usa princípios básicos da física, da cosmologia, da matemática e da filosofia para tentar responder essas perguntas.

Ele explica conceitos complexos como máquinas de Turing, mecânica quântica, sistemas formais, espaços de fase, buracos negros, buracos brancos, radiação de Hawking, entre outros. Na obra, o autor defende que Albert Einstein estava certo em sua suspeita de que a mecânica quântica estava incompleta e que o mistério da consciência está no meio-termo entre a física quântica e a física clássica. E, apesar da complexidade dos temas, o autor constrói um arcabouço conceitual acessível e fornece o aparato necessário para que o leitor possa compreender o debate acerca dos limites entre o “pensar” natural e o artificial.

“A mente nova do imperador” é uma leitura obrigatória para aqueles que buscam respostas sobre o mistério da consciência e desejam participar desse importante debate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário