Ricardo Henriques
Ricardo HenriquesSeguindoSuperintendente-Executivo no Instituto UnibancoSuperintendente-Executivo no Instituto Unibanco
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Neste mês, a comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, em votação disputada, o Projeto de Lei (PL) nº 5.136, que propõe vetar a promoção automática de estudantes no Ensino Público.
Embora ainda precise tramitar por outras etapas no Congresso, essa proposta é preocupante, pois as evidências apontam que a cultura de repetência é altamente onerosa e ineficaz.
Segundo estudo publicado recentemente pelo Cenpec, pesquisas nacionais e internacionais mostram que a reprovação aumenta as chances de abandono e distorção idade-série, comprometendo a trajetória educacional, sobretudo, entre os estudantes mais vulneráveis.
Caso o PL seja aprovado, corremos o risco de retroceder a um tempo em que o Brasil convivia com altíssimas taxas de repetência e evasão, com sérias consequências pedagógicas.
Convido você a se aprofundar neste tema acessando o link nos comentários.
hashtag#Educação hashtag#ConselhoDeClasse hashtag#RecomposiçãoDasAprendizagens
Embora ainda precise tramitar por outras etapas no Congresso, essa proposta é preocupante, pois as evidências apontam que a cultura de repetência é altamente onerosa e ineficaz.
Segundo estudo publicado recentemente pelo Cenpec, pesquisas nacionais e internacionais mostram que a reprovação aumenta as chances de abandono e distorção idade-série, comprometendo a trajetória educacional, sobretudo, entre os estudantes mais vulneráveis.
Caso o PL seja aprovado, corremos o risco de retroceder a um tempo em que o Brasil convivia com altíssimas taxas de repetência e evasão, com sérias consequências pedagógicas.
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