SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

A liberdade de cada UM, construir sua História entre esquerdas e direitas! 1140 dias.





Existem lindas histórias ou tragédias que tem muito a nos ensinar, mas se prefere gastar seu tempo com debates infrutíferos, mais das mesmas gangues partidárias, não precisa continuar lendo esse texto.

Nestas histórias apenas uma única pessoa precisa estar certa mesmo diante de maiorias nazistas ou stalinistas. Nós necessitamos aprender a lutar pela verdade de UM que não se rende a loucura de políticos nem das massas ou de interesses eleitorais.


O homem pode ser ZERO e anular-se todo diante das pressões, poderes e ameaças que sofre, mas poder ser UM e afirmar sua individualidade perante ao mundo, ao infinito e a Deus.

Tudo não se resume  a uma Assembleia de ladrões que vota democraticamente se continua a roubar, mentir ou matar pessoas.


Muitos sem ler nem conhecer a obra do Educador Paulo Freire o acusam de levar ideologia pra sala de aula mas esquecem que Educacao é a busca de cada ser pela verdade e não a doutrinação ideológica de esquerda ou direita.

Essas são palavras de Paulo Freire e críticas a Professores de esquerda no livro Medo e ousadia : “Algumas pessoas de esquerda estão religiosamente convencidas de que receberam uma procuração de Deus, apesar de não acreditarem em Deus, para salvar os estudantes, para salvar o povo. Acreditam ter a verdade nas mãos, e ser sua tarefa caminhar pelo mundo como Peregrinos da Revolução, sem discutir a “verdade”, mas simplesmente colocando-a dentro do maior número possível de cabeças. “


Essa verdade de UM, vale a pena lutar por ela, principalmente quando muitos se anulam defendendo ideologias que mentem, roubam e matam em nome de seus podres poderes.

Eu sei que o Grande irmão está me vendo ou lendo ao escrever essas palavras em defesa de Pulo Freire ou qualquer um que pense diferente dele.


Neste primeiro texto quero caminhar lado a lado com George Orwell, ter a coragem de pensar, escrever, e lutar por UM mesmo sem se render, nem a Hitler nem a Stalin, lutando ao mesmo tempo contra os dois para evitar o domínio de direitas e esquerdas mentirosas, corruptas e delirantes.

Suas palavras estão vivas enquanto podemos pensa-las:


“A guerra é travada, pelos grupos dominantes, contra seus próprios súditos, e o seu objetivo não é conquistar territórios nem impedir que outros o façam, porém manter intacta a estrutura da sociedade.”

“Poder é infligir dor e humilhação. Poder é estraçalhar a mente humana e depois juntar outra vez os pedaços, dando-lhes a forma que você quiser.”

“Enquanto eles não se conscientizarem, não serão rebeldes autênticos e, enquanto não se rebelarem, não têm como se conscientizar.”

“Porque se lazer e segurança fossem desfrutados por todos igualmente, a grande massa de seres humanos que costuma ser embrutecida pela pobreza se alfabetizaria e aprenderia a pensar por si; e depois que isso acontecesse, mais cedo ou mais tarde essa massa se daria conta de que a minoria privilegiada não tinha função nenhuma e acabaria com ela.”

“Ao futuro ou ao passado, a um tempo em que o pensamento seja livre, em que os homens sejam diferentes uns dos outros, em que não vivam sós – a um tempo em que a verdade exista e em que o que for feito não possa ser desfeito […].”


Cada frase um passo pelo caminho da liberdade! Depois de Orwell, convidamos Arthur Koestler a pensar e caminhar conosco, afinal as ilusões morrem a busca pela verdade não! “Um indivíduo é uma multidão de um milhão dividida por um milhão.“ “Podemos alargar os conhecimentos, nunca amputá-los.“  “A criatividade é um tipo de processo de aprendizagem em que o professor e o aluno se encontram no mesmo indivíduo.“ 


“O espaço de Einstein não está mais próximo da realidade do que o céu de Van Gogh. A glória da ciência não está em uma verdade mais absoluta do que a verdade de Bach ou Tolstoi, mas no próprio ato da criação. " "Um fantoche dos deuses é uma figura trágica, um fantoche suspenso em seus cromossomos é meramente grotesco." "A principal marca do gênio não é a perfeição, mas a originalidade, a abertura de novas fronteiras." "Criatividade é a derrota do hábito pela originalidade".


Tão importante quanto saber criticar é criar outros caminhos, outras histórias e infinitas possibilidades. Criar seu ser e libertar-se de ignorâncias e maldades é o maior presente divino da vida. Agora é preciso escrever e viver suas frases afirmando seu UM, sua individualidade e descobrindo o infinito! Criar e lutar ao mesmo tempo, aprendendo, escrevendo e vivendo, sendo personagem de sua propria história e da História do mundo que compartilhamos de um pequeno grão de terra á Terra da Sabedoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário