SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

BRASIL: OS SUICÍDIOS, TRAGÉDIAS, DISTOPIAS E TOTALITARISMOS PSICO POLÍTICOS E ECONÔMICOS DAS OLIGARQUIAS, GANGUES PARTIDÁRIAS E ELITES QUE ENRICAM PELO ESTADO.




Muitos elementos da realidade brasileira são distópicos, onde convivemos com profundas crises da razão e existenciais que podem levar ao suicídio de uma pessoa ou de uma nação por processos distópicos, totalitários e corrupção . Nossos líderes e elites politicas e econômicas buscam anular quaisquer alteridades e diferenças para manter e viver de seus delírios de poder as custas de milhões de vidas. Portanto o adoecimento psico é inevitável e durante muito tempo as doenças mentais, perseguições políticas e a exclusão econômica e social, são e foram usadas contra quem busca enfrentar os poderosos e seus delírios com o dinheiro público; entre eles a corrupção da esquerda e direita. Os nossos dirigentes, burocratas e elites que enricam pelo Estado, também adoecem ao viver suas farsas e tragédias desconectadas da realidade.

Não existe nenhuma doença desconectada de um processo histórico, incluindo as mentais e o Corona vírus, por isso que temos consequências diferentes em cada país a partir de suas democracias, economias, sistemas de saúde e educacionais distintos.


O que observamos no Brasil foi estudado por Hannah Arendt, William Reich, Foucault e outros. Hannah Arendt chama de Ralé, os resíduos de todas as classes que odeia a sociedade da qual é excluída, assim como não se sente representada. Essa Ralé, busca homens fortes que resolvam seus problemas. Ela é caraterizada por ausência de reflexão ou simplesmente não tem tempo nem teve oportunidade para isso. Da mesma forma que grupos de Direita ou Esquerda como Stalin, Hitler e outros se apropriam do Estado para seus interesses de poder, corrupção e privilégios, excluindo da política e da economia enormes parcelas da população que vai gerar crimes, violências, vícios, tráfico de drogas, loucuras e prostituição por absoluta falta de oportunidades, direitos e deveres para todos como rege as constituições. 


Inclusive também pessoas ricas sem acesso ao Estado ou aos donos do poder vão sofrer as consequências da perseguição politica como os judeus na Alemanha ou vários Empresários no Brasil. Os poderosos usam o Estado contra eles como fazem as Oligarquias no Nordeste. Enquanto na Alemanha morreram 6 milhões de judeus no Holocausto, morrem dezenas de milhões de brasileiros pelo crime de serem pobres ou viverem em favelas, como vai acontecer agora com o Corona Vírus. Por isso eu acuso!

    
A produção de insatisfações, ressentimentos, e vinganças faz com que os excluídos partam para cima dos Ditadores, Oligarquias, gangues partidárias e elites que enricam pelo Estado. Mesmo que muitas vezes alguns lutem inicialmente sozinhos, mesmo que Exércitos sigam regimes totalitários, a sociedade se liberta como no caso de Dreyfus e Emile Zola na França, e outras revoltas. A verdade sempre aparece e cobra seu preço histórico a Stalins, Hitlers e outras Oligarquias, gangues e elites delirantes.


A vida é mais complexa, mais dialética, mais dinâmica, a condição humana desafia os poderes. A objetividade nos ajuda produzir máquinas mas a subjetividade produz a ética, valores, sociedades, e supera paradigmas hegemônicos quando querem transformar a natureza e nossas vidas em objetos ou disputas politicas irracionais. Não é somente a razão e a ciência que produzira o reino da Justiça na Terra mas a ideia do que é certo ou errado, a moral, a ética e a espiritualidade que não se satisfaz com prazeres fisiológicos comprados pelo consumo mas com a justiça .   


Qual o critério do valor da vida no Brasil com 45 a 65 mil mortes por ano de 2007 ate 2020 durante os Governos do PT e PMDB ? Ate agora não gerou indignação, nem criticas da Esquerda ou Direita, nem bilhões foram gastos para salvar essas vidas, pelo contrário foram gastos bilhões para prende-los sem chances de trabalhar, ter cidadania e consumir como dezenas de países capitalistas fazem.

Agora temos 8609 mortes brasileiras por Corona Vírus, todos se indignam, bilhões são gastos com poucos resultados em relação a estratégias de outros países. Porem se tivéssemos planejado um Brasil para todos e eliminado a corrupção, gastando esse dinheiro com a vida das pessoas, lhe dando saneamento básico, educação, saúde e trabalho não teríamos tantas pessoas morrendo, devido a outras doenças pioradas pelo Corona vírus, e muito menos por crime e violência.  


A maioria de nossa esquerda e direita se cala e acha normal a corrupção. Tem que ter muita cara de pau e serem delirantes e mentirosos para criticar outros políticos e gangues partidárias, enquanto fazem o mesmo em seus Estados e Partidos. Oligarquias como do Coronel Ciro Ferreira Gomes e outras há décadas no poder, negociam com o Centrão, indicam filhos, irmãos e parentes, os 02, 03 e 04 de várias famílias para cargos no poder e silenciam sobre os casos de corrupção nos Governos da família. 

Nós Brasileiros, claro que queremos o Congresso, Câmera e Senado, mas isso não significa Deputados e Senadores roubando, negociando cargos e orçamento. Claro que queremos STF e Justiça, mas da mesma forma não significa deixar corruptos soltos. Claro que queremos Governos eleitos democraticamente e não pela corrupção, compra de votos ou uso do Estado por famílias, gangues partidárias e elites que enricam com dinheiro público.

O que temos no Brasil nestes 2 casos não é Capitalismo nem Democracia. O nome é Feudalismo, Casa Grande, Senzala e Ditadura da Corrupção. 


Estas tragédias brasileiras tem em suas raízes, outra causa bem pior. No Brasil você tem que ser parte do circo político ou hospício, se não for Governo tem que ser oposição, tem que ser do PT, ou Bolsonaro, ou apoiar o Coronel Ciro Gomes ou membro de outra gangue partidária. Pensar diferente, buscar construir outras alternativas , apoiar quando o Governo está certo e criticar quando considera errado é considerado no Brasil absurdo! O que em qualquer Democracia em outro país é normal! 

No Brasil muitos vivem da politica e são militantes profissionais, devido aos fundos partidários e milhares de cargos e bilhões dos orçamentos públicos sempre em disputa. Temos Empresas públicas, Bancos públicos, Universidades públicas e mídia sendo aparelhadas e lutando por suas fatias de poder em vez de suas missões institucionais.

Muitos dirigentes de Partidos hereditários ou sem democracia, funcionários de Governos, Professores das Universidades, Oligarquias e outros privilegiados e bem pagos, acham que devem ter todo tempo para pensar e fazer politica; enquanto a maioria trabalha e produz para eles por salários baixos sem cidadania. Afinal estão lutando pelo povo ? mas se calam para corrupção ou fazem parte dela . 


A verdade é que todo ser humano deveria ter seu trabalho, tempo para estudar, dinheiro para acessar cultura, lazer, participar ativamente da politica de diversas formas, contemplar e definir objetivos individuais e coletivos de sua vida e da sociedade que faz parte. No Brasil a politica é luxo para poucos, mesmo nos partidos de esquerda, observamos a Direção, Executivas e Diretórios ocupados pelos mesmos privilegiados há tempos negociando cargos e benefícios. 



No Brasil e outros Países Neo liberais, onde se vive formas de totalitarismo, colonização ou Ditaduras das Oligarquias, não se deixa tempo nem dinheiro  para pessoas desenvolverem suas subjetividades de forma livre, sem coerção. A subjetividade de cada um deve ser uma obra de arte que inclui pensar a política, a educação, a cultura, a sociedade, se relacionar com a natureza, a família, amigos, independente que as pessoas pensem de forma diferente ou tenham opiniões politicas contrárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário