Se a solidariedade não ajudar as comunidades pobres no Ceará elas morrem porque o Estado público não chega ! Porém é esse mesmo Estado que vai roubar, se calar para corrupção, atender grandes empresas, corporações profissionais, oligarquias politicas, partidos, mídia e outros; enquanto pessoas morrem sem nada ! O Estado no Ceara é dos ricos e da nobreza política que usa o poder e o dinheiro público para enriquecer, se articular e se projetar nacionalmente para manter o poder dos mesmos há décadas.
Foucault em seu livro as palavras e as coisas mostra que toda época produz seu sistema de pensamento, ou seja sua capacidade de nomear as coisas, segundo determinados padrões e regras . Esse processo produz saberes, instituições, relações de poderes, e alguns personagens vão ter domínio sobre milhões de pessoas através do Estado, Partidos, Hospícios, Prisões e outras vivendo das mortes. Em toda época é preciso ter coragem de dizer a verdade para destruir esses poderes que matam milhões de vidas.
Esses Personagens em busca do poder a qualquer preço são assassinos, e os fios do poder que tecem não são apenas econômicos, mas também usam carteira do partido e currais eleitorais como as oligarquias, negam informações as pessoas através da mídia comprada pelos Governos destruindo a democracia, e ate muitos Professores, Mestres e Doutores usam seus saberes em defesa de um grupo de poder ou outros sem fazer a crítica dessas praticas de poder. A cantiga das serpentes visa iludir e enganar com outras ideias, partidos, aliados, mais marketing e tentar apagar a história de como se mantem no poder, silêncio sobre corrupção e várias promessas que nunca foram realizadas mesmo há décadas no poder mas agora vai ser diferente ? Enquanto milhares de pessoas pagaram com a vida, violência, miséria, seca, migração, crescimento das periferias, brutais desigualdades em nome de uma gestão moderna que nega direitos a grande parte da população para manter os privilégios das Oligarquias, Empresários com incentivos fiscais, Mídias, Partidos cooptados com cargos e orçamentos públicos, e a respectiva ocupação dos cargos públicos por membros das mesmas famílias, dividindo as cidades e o Estado entre si. Essas são as serpentes e suas verdadeiras mordidas das mortes com discursos bonitos e mentirosos.
No Estado Capitalista, Socialista ou Totalitários a preocupação maior é como controlar as pessoas e negar suas vidas, direitos e liberdades. Hoje vejo no Brasil, Estados de sītio na pandemia e na guerra de facções, guerra civil entre elites apoiadoras ou contra Bolsonaro, campos de concentração nas periferias, avanço do crime organizado ou destruidores da Amazonia que desprezam a lei. Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo contra os pobres que dependem do Estado para viver.
Em outras épocas da História da humanidade observamos outras formas de viver, de realizar a justiça para todos e não apenas para os pobres, com personagens que as vezes incluía rebeldes, pessoas consideradas loucas e ate amantes que eram mais interessantes do que nossas prostitutas políticas aonde o mais violento, mais mentiroso ou quem rouba mais são nossos líderes. Por isso os poderosos precisam calar quem tem coragem de lutar e revelar sobre quanta corrupção, mortes e ditadura se esconde atrás dos cantos das serpentes.
As linguagens jurídicas hoje de nossos Ministros do STF esclarecem ou são meros instrumentos de grupos de poder sem justiça ? Temos também pastores em igrejas que usam a linguagem religiosa para roubar, professores universitários que usam a ciência para fraudar a propria ciência em torno de alguns interesses, a produção de algoritmos para distribuir fake news, mas nenhum desses instrumentos visam educar, conscientizar ou libertar as pessoas para que possam viver de forma digna.
Os poderes trabalham para construir os infernos das pessoas, controlar e negar suas vidas.
Democracias de massa sem pessoas, vivemos regimes totalitários de sociedades anônimas corruptas no mundo econômico e na politica. Poderes que castram nossas comunidades, direitos e liberdades. As favelas e as prisões aumentam na mesma proporção que o crime organizado e corruptos. Ditas Esquerdas e Direitas brasileiras corruptas, totalitárias e escravocratas atuam sempre de cima para baixo usando o Estado como arma de poder e dominação das pessoas.
Devemos buscar e construir caminhos de auto organização visando garantir a segurança alimentar, energética, hidráulica e econômica dos lugares, comunidades e cidades que escolhemos viver. Temos que lembrar que esquerdas produziram ditaduras, cidades operárias soviéticas, gulags e as direitas várias formas de controle, exclusão e violências. Portanto temos que ter um olhar sistêmico, vigilante e profundo para os cantos das serpentes que tentam se passar por pássaros, nos enganar e aprisionar. Vivemos um pan-óptico a céu aberto, agora incluindo a internet, com várias formas de censura e perseguição, é preciso desenvolver nossa autonomia e capacidade critica e criativa. Nos educar para vida para criar novas de ser, viver e nos governar. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria.
Sim nós podemos quebrar as gaiolas dos pensamentos, poderes, políticos e serpentes que nos aprisionam e nos matam com seus discursos e palavras vazias. Enquanto suas praticas de poder são as mesmas há décadas no poder. Sim nascemos livres para escutar os cantos dos pássaros de nossas almas, liberdades e sonhos pra transformar nossas vidas e o mundo que vivemos de baixo pra cima como personagens de uma nova História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário