SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

CORONA VIRUS ! COMEMORAR AS BOAS NOTÍCIAS , PRÓXIMOS PASSOS, E A PANDEMIA DA CORRUPÇÃO.


Boas notícias sobre Corona vírus.


O Paraná vai ampliar a capacidade de realização de testes para diagnósticos da Covid-19 em 830%. Parceria entre o Laboratório Central do Estado (Lacen) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fará com que o número de testes diários no Estado salte dos atuais 600 para até 5.600. A previsão é que a operação entre em funcionamento na segunda quinzena de maio.


O acordo permite ao Paraná repetir a estratégia de testagem em massa, ação de sucesso no controle ao Covid-19 em países como Coreia do Sul, Islândia, Croácia Chile e Austrália, entre outros.  Outros estados brasileiros devia fazer o mesmo, se fizermos a conta é mais barato prevenir e antecipar o tratamento do que lidar com as consequências e pior as mortes. 


Outra boa noticia será se o Presidente, Ministros, Governadores, Deputados Federais e Estaduais cortarem parte dos seus salários. A população esta sacrificada e perdendo dinheiro, seus salários, desemprego; os políticos devem fazer sua parte de sacrifício e não é no discurso. Cortar a própria pele , dar o exemplo, é o que se espera de líderes, compromisso autêntico que ainda não foi feito pela quase totalidade de nossos políticos de direita, centro ou esquerda. 


Enquanto isso Governos gastam dinheiro público em produtos muito caros que significa que soluções mais baratas podem salvar vidas, e ter dinheiro para outras prioridades urgentes. Os Estados terão uma brutal queda de arrecadação. 


Um grupo de engenheiros da Escola Politécnica da USP, liderado pelo professor Raul González Lima, criou um ventilador pulmonar emergencial para que médicos possam tratar pacientes com quadros graves de infecção pelo novo coronavírus. O aparelho tem custo estimado de 1 mil reais, o que é 1/15 do custo do respirador mais barato disponível no mercado (15 mil reais).

O projeto do respirador, que pode ser criado em cerca de duas horas, será enviado para a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Um estudo divulgado nesta terça-feira (28) pela Universidade de Tecnologia e Design de Singapura prevê que o fim da pandemia do novo coronavírus no Brasil deve ocorrer entre junho e agosto deste ano. De acordo com os dados, 97% da pandemia terminará no dia 1 de junho no país, e 100% da situação estaria normalizada em 23 de agosto.

Porém, apesar de a análise ter sido feita com base em dados oficiais, o estudo pode não refletir a realidade. Isso porque, no Brasil, a explosão de mortes por doenças respiratórias e de óbitos registrados em cartórios indicam uma forte subnotificação de casos de covid-19. 


A Universidade Federal de Pelotas realizara uma Pesquisa nacional sobre o Corona Vírus. Os dados obtidos no atual estágio da pandemia são similares aos coletados em outros países como Áustria e Islândia. Eles se referem exclusivamente ao estado do Rio Grande do Sul, mas o EPICOVID19 também será replicado no Brasil inteiro. A previsão é de, a partir de 5 de maio, coletar amostras em 133 cidades em todos os estados. Em cada fase, serão realizados mais de 33 mil testes, totalizando quase 100 mil ao final das três fases previstas. “Esta pesquisa, pioneira aqui no Rio Grande do Sul, será implementada no Brasil inteiro, tornando-se o maior estudo do mundo sobre prevalência do novo coronavírus”, afirma Pedro Hallal.


Outra Boa notícia divulgada pelo site focus.jor.br. Um estudo desenvolvido na China mostrou que um grupo de pacientes que foi infectado pelo coronavírus e se curou adquiriu anticorpos que podem dar imunidade a longo prazo. Publicado pela Nature Medicine, a análise foi conduzida com 285 pacientes. Após 19 dias de sintomas da COVID-19, todos desenvolveram os chamados anticorpos IgG contra o coronavírus.


Um aplicativo promete auxiliar a mapear como está ocorrendo a transmissão do novo coronavírus em Pernambuco. Desenvolvido em um desafio de inovação, o "Dycovid - Dynamic Contact Tracing" funciona a partir do monitoramento da proximidade entre celulares e do banco de casos confirmados de Covid-19 pela Secretaria de Saúde, para então alertar ao usuário se ele pode ter contraído o vírus. 


O rastreio de contato é feito de forma anônima e digital a partir do aplicativo, que guarda as pessoas com quem o usuário teve contato e o tempo em que ela esteve em contato. Através do número de celular, o sistema verifica se alguma daquelas pessoas, a partir do número de telefone informado por elas ao serem atendidas no sistema de saúde, consta no banco de dados de casos confirmados.


Caso alguma delas apresente resultado positivo para Covid-19, o usuário é alertado. Nenhum nome é revelado. "Quando ele faz esse batimento com o banco de dados e verifica que eu estou com coronavírus, a partir desse momento, a aplicação informa às pessoas que estiveram comigo que estão com risco elevado", apontou Rolemberg.


A melhor estratégia de combate ao Corona vírus é ter informação, analisar ferramentas e sua respectiva utilização em vários cenários, avaliar impactos e custos, assim como agir de forma sistêmica para lidar com as causas e reduzir as consequências no curto, médio e longo prazo. Não é simplesmente gastar e desperdiçar dinheiro público sem licitação com a justificativa da Pandemia.


Essas boas noticias e melhores praticas revelam que foram testadas com melhores resultados. Abrir covas, montar hospitais de campanha, enquanto vários leitos estão desocupados na rede de hospitais do Governo Federal, privados ou leitos em cidades do interior em vários Estados, muitas vezes é apenas o caminho mais fácil do que pensar o curto, médio e longo prazo das consequência do Corona Vírus.


Gastar dinheiro publico como se cada centavo não fizesse falta é um absurdo. Cada família pobre no Brasil sabe o valor de um real e a necessidade de economizar muitas vezes para comer. É IMPORTANTE frisar que muitas das pessoas que estão morrendo não é apenas por responsabilidade do Corona Vírus e sim por doenças que nunca foram tratadas pelos nossos sistemas de saúde público, pelas moradias em comunidades pobres aonde o vírus se espalha com mais facilidade, e porque o acesso as melhores condições de tratamento e testes são mais fáceis para ricos, políticos e seus parentes, e membros de vários poderes brasileiros.


Outros problemas bem mais graves são pandemias que já foram gastos bilhões de reais com poucos resultados. Elas continuam  no Ceara, enquanto morreram este ano ate agora 539 pessoas devido ao Corona Vírus, 1389 pessoas foram assasinadas no mesmo período. 


A pandemia da violência e do crime ou da falta de saúde e educação para grande parte de nossa população brasileira, revela uma tragédia maior que nunca sensibilizou as Oligarquias há décadas no poder, gangues partidárias que negociam cargos e orçamentos públicos, e elites que enricam pelo Estado. A pandemia da corrupção que gera milhares de mortes muito mais que o Corona vírus, é também a pandemia da incompetência aonde parentes de políticos herdam cargos e se elegem usando a máquina pública como Governadores, Prefeitos, Deputados e vereadores inviabilizando a Democracia com a Ditadura da Corrupção. Nessas horas mais difíceis que mais precisamos, como a Pandemia, são eles que vão tomar as decisões em nosso nome mas que não vão sofrer se gastarem o dinheiro de forma errada por incompetência. Se suas vidas e seus familiares estão protegidas por vários privilégios com dinheiro publico! No Brasil infelizmente não vai acontecer nada, apenas uma coisa,  temos que lutarmos contra esses absurdos, deixar claro que são assassinos que matam pela corrupção e incompetência. Estas infelizmente são más notícias históricas independente da pandemia da vez.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário