SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 3 de maio de 2020

Pesquisar Dostoiévski! O saber, a complexidade, e a autonomia da vida e da arte nem científica nem tecnológica.1128 dias.



A arte do saber.

Professores educam ser humanos em nome da ciência. Eles podem cantar como pássaros ou serpentes em salas de aula, a ética e outros valores não se ensina através do método cientifico, nunca foi tão urgente uma educação para vida, aonde nossas crianças, jovens e ate mesmo adultos e idosos, reflitam e tenham capacidade crítica para questionar o que muitos chamam de educação e conhecimentos. Porém a educação para vida não é exclusiva de Doutores ou Mestres como Professores, a História e artistas nos ensinam além da complexidade dos saberes, nos ensina a importância da autonomia e liberdade para aprender nos livrando de armadilhas produzidas pelas ciências ou de ignorâncias produzidas pela política, economia, e religiões.        

Em nome e se intitulando Ciência, realizamos experimentos de Eugenia com médicos formados nas melhores Universidades da época  que também deram choques elétricos para curar pessoas consideradas loucas, os exemplos são muitos, e continuam agora em laboratórios criando novas espécies e buscando aperfeiçoar o ser humano em nome da biotecnologia. A politica produz ditaduras vendidas como ideologias na mesma proporção que discursos e teorias econômicas matam milhões de pessoas da mesma forma que terroristas religiosos em nome de sua fé .

varias crises ao mesmo tempo
30 dias apenas pode mudar nossas vidas e formas de pensar. Claro que se soubesse que o isolamento social ia demorar tanto, tinha se planejado melhor para separar alguns livros, filmes e cursos para fazer pela internet. Porém qual melhor critério para escolher esses conhecimentos no momento de pandemia e crises ecológica, ambiental, social, política, econômica e porque não dizer existencial e espiritual? Os mesmos conhecimentos ou mais do mesmo que produziram essas crises ? Se fala tanto de inovação tecnológica e cientifica mas esquecemos a necessidade de criar novas formas de ser, educar, viver e governar. 

Eu tenho sugestões de bons professores e os critérios que eles usaram para definir um currículo e pedagogias para vida. Um deles é Dostoiévski. Ele não teve muito tempo para se planejar nem estudar o humano, formou-se em Engenharia, mas a vida, a História e a época que viveu lhe ensinaram muito, sem coaching ou internet, ele nos deixou muitas lições.    


Você pode começar lendo livros de Dostoiévski como Gente pobre ou qualquer outro para compreender que ele viveu numa Rússia cercada de muita pobreza, passando por conflitos políticos e um processo de industrialização. Depois pode assistir o filme “O Duplo” , baseado em seu outro livro, pelo qual depois de morrer foi acusado de esquizofrenia por psicólogos e psiquiatras, mas na época não existia nem psicologia nem psiquiatria. Ele tinha crises de epilepsia. Eles o acusavam de vários sintomas da esquizofrenia como ter emoções frias mas será que os cientistas sabiam que Dostoiévski perdeu cedo seu pai e sua mãe ? É preciso contextualizar o conhecimento. Diziam que ele se sentia sempre perseguido e ouvia vozes, mas eles sabem que Dostoiévski foi perseguido politicamente, julgado e preso durante anos na Sibéria ? Diziam que Dostoiévski fugia e criava outras realidades paralelas, mas para que serve a arte se não para nos libertar do que alguns, baseados em seus privilégios e status quo, denominam de realidade às custas do sofrimentos e mortes de milhões de vidas? A verdade é que esta realidade, depois de alguns anos caiu com a queda do Czar e do Império Russo, derrubado pela realidade de gentes pobres que Dostoiévski relatou em seus livros e pela Revolução Russa. Revolução Russa que vai criar outra realidade, outras formas de perseguição politica agora em nome do partido, vai gerar pobreza, mortes de milhões de pais e mães, e produzir outros escritores, outros saberes, verdades, e lições para nossas vidas. Em 1989 com a queda do Muro de Berlim e depois o Fim da União Soviética exigira mais uma vez e sempre uma educação para vida. 


Autonomia para aprender e ser nos ensina a conquistar nossa autonomia política, social, econômica, artística, espiritual e outras. A razão sempre será poética se compreendermos que a arte e a história são por essência complexas e interdisciplinares porque elas são consequências naturais da vida e do ser humano em busca de entender o que acontece, e encontrar respostas e lições para conduzir nossas vidas que não se resumem em tecnologias e matemáticas. Foi preciso Max Weber nos ensinar que na espiritualidade dos Protestantes se encontram as raízes concretas do Capitalismo. Esses olhares transversais, revolucionam os métodos no despertar de novos saberes que impactam diretamente na criação de ciências e tecnologias.


Por isso ser tão importante e essencial nos educar para vida, tão importante ou mais que a Ciência são os caminhos que escolhemos para nos educar, e as vezes inovações como a interdisciplinaridade, para ser entendida em suas raízes necessitamos ter autonomia e liberdade para pesquisar, aprender, questionar e propor novos caminhos usando a arte, a história e a propria vida. Além dos livros e filmes fui estudar a Biografia de Dostoiévski e a época em que viveu para compreender melhor as lições que eles nos deixou, mais importantes que verdades ou dogmas, dialogam com nossa alma, vida e Historia para propomos outras buscas e verdades em nome das incertezas que nos desafiam.  Imaginando e criando novos futuros e presentes. 


Dostoiévski nos ensina que podemos ser aquilo que gostaríamos de ser, enfrentando nossos medos e as adversidades que a vida nos impõe. Nos ensina que somos únicos, e que seu maior inimigo pode ser você, seu duplo, quando busca arruinar sua própria vida em épocas de pandemia ou de grandes transformações na história como ele viveu e como estamos vivendo agora. É hora de se libertar dos medos e ignorâncias que trata como verdades às vezes como ciência. A arte, a história, e a vida nos educa por caminhos não apenas científicos nem tecnológicos mas que produz novos saberes e métodos capazes de revolucionar nossa compreensão do ontem, hoje e do amanha.

A vida é feita de várias cores, saberes, realidades, sonhos, dores…A vida é feita de vários tons ou graus de complexidade, ao mesmo tempo micro e macro compartilham fluxos de energia. Uma são mais simples como as células de onde emerge a vida que se torna cada vez mais complexa. A vida amplia sua complexidade na Ecologia, mudanças climáticas e tecnológicas, violências econômicas, politicas e sociais que se unem numa crise existencial e espiritual. É preciso colorir a compreensão do nosso ser e o mundo para pintar nosso humano e a Terra com o despertar de novas formas de ser, educar, viver e governar. De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário