SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 23 de maio de 2020

UMA BÚSSOLA EDUCACIONAL PARA VIDA ECONÔMICA, POLITICA, SOCIAL, AMBIENTAL, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA, ESPIRITUAL…para criar, viver e imaginar existências múltiplas. 1148 dias.



Sim o amor nos ensina a apreender os melhores caminhos para educar mas infelizmente o ódio também ensina outros caminhos como vingança, e outras formas de violência incluindo políticas. Muitas vezes pessoas que foram “ educadas” pela violência e outras injustiças liberam essa energia nas primeiras oportunidades que tem de destruir quem considera inimigos. A psicologia das massas nos mostra pessoas, se perderem nas multidões atacando outras verbalmente ou fisicamente, muitas vezes sem pensar ou refletir sobre suas atitudes.   


Por isso precisamos de bússolas que nos ajude a nos guiar na vida por múltiplos caminhos que temos de escolher e viver. De que adianta mapas sem bússola ? De que adianta agir sem pensar, viver sem sonhar, escolher sem ampliar nossos horizontes e vidas ? Cada pessoa é um Universo e tem a capacidade de criar sua bússola desde que lute contra várias escravidões que vivemos inclusive dos prazeres, consumo, e violências que praticamos considerando-as normais.


Claro que compreendemos a importância da economia na própria pele pelas consequências que sofremos ou futuros que criamos, mas podemos construi-la de outras formas ao invés das brutalidades, desigualdades e exclusão sejam consideradas normais como parte de como ela funciona. Alguns falam em ampliar as cooperativas, fortalecer as pequenas empresas, acesso a crédito , economia circular e outros. Sim múltiplos caminhos para aprender. Sobre educação cada um tem uma ideia do que seja mas infelizmente poucos conhecem múltiplos caminhos para nos educar como pesquisa interdisciplinares. Alguns preferem ficam reféns de gaiolas e lentes produzidas por um único saber como forma de olhar o mundo, devemos buscar ampliar experiências que nos educam, dialogar com pessoas que pensam diferente, aprender com a tecnologia, com a natureza, com a espiritualidade, com a cidade que vivemos, com a arte, enfim múltiplos caminhos mas onde esta a bússola ?


O Vírus esta nos ensinando na Pandemia a compreender que a humanidade é um pequena parte da teia da vida e que mesmo invisível, ele derrotou e tem o poder de nos derrotar levando milhões a morte. Sim precisamos aprender os múltiplos caminhos da teia da vida e como interagimos com ela pelos caminhos do ódio, a destruindo, ou apreendendo a amar a natureza assim como a Deus e as outras pessoas como nos ensina a espiritualidade e a vida.


O nosso comportamento, ideias, atitudes, oportunidades, liberdades é que mudam nossas vidas e o mundo que vivemos para melhor ou pior. Construir outras formas de ser, viver e nos governar é o que muda o mundo de baixo para cima ou nos unindo para mudar os poderes que de cima para baixo destrói vidas, natureza, almas com prisões espirituais ou rendem nossos sonhos e imaginação a busca pelo consumo e prazeres insaciáveis muitas vezes vazios de sentidos. Porém onde esta a bússola ? que me mostre um mapa com  múltiplas oportunidades e caminhos para que possamos ampliar nossas existências e vidas ?



Davi, Jesus, Buda, Lutero e outros líderes espirituais fizeram suas escolhas na história durante suas vidas e tem muito a nos ensinar sobre a Bússola. A Tecnologia nos ajudou por vários caminhos a melhorar muito nossas vidas e mudou o mundo que vivemos, nos deu mais anos de vida ou tirou com doenças, destruição da natureza e armas de acordo com nossas escolhas e bússolas.


Cada um pode fazer sua parte e suas escolhas, combater a corrupção e a pobreza da mesma forma que estamos combatendo o vírus, apreender a expressar seus pensamentos, indignações e sonhos, gerando os fios que vão conectar suas ideias ao mundo que vivemos, criando as peças orgânicas e existenciais que vai dar norte e vida a sua bússola.

Aprender a dialogar entre gerações, gêneros, raças, classes, saberes, nacionalidades, imigrantes, culturas e sociedades sobre a história de nossas escolhas, os mapas que produzimos e que levaram muitos a seguir estas trilhas que construíram o mundo que vivemos e nossas vidas. 


A vida como a célula e a Terra tem forma circular e membranas que as protegem gerando auto organização, evolução, cooperação e proteção daquilo que quer destruir a vida e a Terra. Necessitamos entender quem somos nós ? e o mundo que vivemos ? Por conceitos transversais, muitas vezes pensados por pessoas que viveram vidas sistêmicas que não cabem em caixinhas, mas de onde emergiram saberes em úteros que criaram civilizações, gerando o amor e com ele a autonomia, a História, a singularidade e a diversidade da vida.


Viver esta jornada, construir histórias, aprender a lidar com desafios que afetam nossas vidas e a sociedade que vivemos, enfrentrar realidades e poderes que destroem vidas, saber avaliar nosso aprendizado, vivências, escolhas e as consequências de nossas atitudes a curto e longo prazo é a magica que vai lhe ajudar a construir sua bússola.


Vamos ter que apreender a pensar com as máquinas diante de múltiplas informações, Big datas e inteligência artificial da mesma forma que incluímos os computadores e celulares em nossas rotinas e vidas. Buscar uma saúde ecológica e novos paradigmas ambientais, compreender que arte e espiritualidade é saber, que aprendemos com as famílias e cidades que vivemos, incluindo infelizmente as desigualdades e violências como formas de ser e viver, mas podemos nos libertar de vários poderes políticos e resistir a outros, incluindo o poder da ciência e suas consequências sobre nossas vidas e a Terra , necessitamos evoluir de forma quântica em equilíbrio com o Planeta,   sabendo escutar e dançar com os pássaros e as serpentes sem ser mordidos por elas, andar e imaginar por novos labirintos e jogos que despertem nossa curiosidade para criar saídas que nos ensinem a amar e nos educar por múltiplos caminhos, seguindo a bússola da vida. Aonde 1 mais 1 é igual ao infinito.      



Nenhum comentário:

Postar um comentário