MINUETO SEM FINAL!
De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Um currículo, instrumentos e ecossistemas educacionais abertos para dialogar com a vida
Assim como o Universo funciona com leis diferentes do que observamos na física quântica , a vida encontrou seu equilíbrio para existir sem se render às leis e aos acasos, é essa simetria, sintonia e sinfonia que buscamos numa educação para vida que nos acompanha desde que nascemos até nossa morte por todos os lugares que vivemos.
Entre as disciplinas como Física, Química, Biologia, Matemática, História e outras podemos aprendê-las através de pesquisas e projetos nas áreas que compõem nossa vida como Economia, Política, Saúde, Tecnologia, Meio ambiente, Arte, Social, Espiritualidade, Família e outras . Essas áreas como campos de ensino, pesquisa e extensão lidam como expressamos e realizamos nossas vidas e atitudes. Essa tem sido nossa caminhada durante toda existência da humanidade expressando saberes e valores criando formas de ser, viver e nos governar.
Nesta jornada as várias pedagogias conservadoras e progressistas impactam e importam nas formas como escolhemos educar as pessoas para vida, assim como as trajetórias e lições de vida de seus pensadores, as suas formas de estudos e pesquisas geraram métodos ou sinfonias educacionais que produziram conceitos como autonomia, sinergia, complexidade, avaliação e impacto para dar continuidade a nossa sinfonia educacional em busca de uma bússola.
Uma das nossas temáticas no currículo para vida é que cada vez mais com a tecnologia, temos que aprender a lidar com o acesso às múltiplas informações via digital e continuar a pensar com as máquinas, ciborgues ou robôs somando aos computadores, os Big data, a Inteligência artificial, a internet das coisas, e o impacto da neurociência na robótica e na biotecnologia integrando pessoas, natureza, máquinas, sistemas e processos, ao mesmo tempo que vivemos vidas on line em realidades virtuais e ampliadas .
Esse caminho tecnológico impactara e será impactado de diversas formas por outra temática transversal de nosso currículo para vida, as mudanças climáticas e os diversos caminhos que teremos para proteger e preservar a vida, educar e integrar as pessoas com a natureza, buscar nossa saúde ecológica e nos educar para novos paradigmas ambientais.
A terceira temática essencial para o currículo para vida é a arte, e como ela pode nos ensinar de forma transversal muito sobre sociedades vivendo profundas e complexas transformações como a nossa, assim como nos ensinou Dante e Dostoiévski, sobre o ato da criação, sobre os infernos que produzimos com Dante e a alma com Dostoiévski, sem esquecer o papel que a música, o teatro, a dança, a pintura, a fotografia, o cinema, os games e a internet exercem sobre nossa educação e vidas.
A arte de forma ampla tem que estar em nosso currículo assim como a quarta temática, a espiritualidade com seus princípios, valores, ritos e mitos que nos educam e produzem saberes e comportamentos, que criaram sistemas econômicos, políticos, artísticos e educacionais atuando de forma transversal em nossas vidas. Líderes como Davi, Jesus, Lutero e Buda nos ensinando a criar seus reinos na Terra e no Céu, iluminando ou destruindo vidas que se potencializaram ou anularam em dogmas suas existências, exatamente pela falta de uma bússola que as conecta às outras dimensões e temáticas de suas vidas de forma complexa e sistêmica com a arte, tecnologia e a política.
Essa quinta temática de nosso currículo para vida envolve política e sociedade que nos educam com suas leis, injustiças, violências e desigualdades produzindo saberes que dão forma às nações, cidades, direitos, instituições, redes e grupos na luta pelo poder e pela vida em sociedade. Porém outras temáticas compõe nossa sinfonia educacional e currículo criando ecossistemas educacionais que são orientados e guiados pela bússola com estratégias de aprendizagem de uma educação para vida, que inclui também as lições do amor e do ódio, a sexta temática, da economia, a sétima temática e do que consideramos ciência e saberes, oitava temática, juntas estas oitos temáticas, notas e fios compõe a nona temática, a Sinfonia educacional. Estas temáticas e sinfonia educacional buscam ao mesmo tempo nos explicar e nos educar sobre quem somos e o mundo que vivemos.
Busco explicar nesta jornada para demonstrar a eficácia dessa sinfonia educacional como pensadores e saberes em outros momentos históricos em séculos distintos, lidaram com os desafios de suas épocas, e geraram em seu ventre estes pensadores através de suas trajetórias de vida. Eles anteciparam conhecimentos que mesmo sem instrumentos tecnológicos, conseguiram descobrir lições que ainda hoje iluminam nossas vidas e o mundo que vivemos.
Assim caminharemos por esta sinfonia educacional com Epicuro, Einstein, Darwin, Dante, Dostoiévski, Spinoza, Koestler, Goethe, Victor Hugo e educadores como Edgar Morin, Piaget, Vygotsky, Dewey e outros que escreveram suas sinfonias educacionais integrando em suas vidas vários e diversos saberes, vivências e escolhas para nos educar para vida por caminhos múltiplos.
RONDÓ COM MAESTROS, PROFESSORES, EDUCADORES, CURRÍCULO E CONCEITOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA VIDA.
Aos MESTRES COM CARINHO QUE SUAS VIDAS FORAM BÚSSOLAS !
EPICURO, DARWIN E EINSTEIN
DANTE E DOSTOIEVSKI.
DAVI , JESUS , BUDA E LUTERO
SPINOZA E KOESTLER.
GOETHE E VICTOR HUGO
EDGAR MORIN, PIAGET, DEWEY E VYGOTSKY.
Como lhe contei sobre a minha trajetória de vida, passei a vida educando jovens pobres e universitários em vários Estados e Países nas ONGs, Governos, Escolas, Universidades, Empresas e Comunidades. Estou escrevendo esse livro que é a base de minha pesquisa para Mestrado e Doutorado . O objetivo é lançar o livro em vários Estados e Universidades em outros países que tenho alunos que se tornaram Professores nos EUA, Inglaterra, Canadá e Espanha.
Um dos objetivos com essa pesquisa/livro é um diálogo entre gerações, setores, e saberes sobre caminhos para educação e sua relação com várias áreas da sociedade e com a trajetória de vida das pessoas, tendo como premissa conhecer a si, suas potências e transformar o mundo. A ideia é unir saberes, homens e mulheres, academia e social, professor e aluno.
Eu tenho dialogado com várias Escolas e Universidades sobre a Bússola que integra a metodologia, ela visa gerar além do livro, palestras, aplicativos no celular e projetos para atuar nas comunidades pobres, transformando as Escolas e Universidades num HUB social conectado as Empresas, Políticas Públicas, ONGS e Comunidades, cada jovem com sua bússola.
Você gostaria de escrever comigo esse livro ou participar de alguma forma ? A ideia é unir o diálogo acadêmico e pedagógico sobre conceitos e práticas que usamos nos projetos de vida para discutir currículo, práticas pedagógicas, avaliação e outros, porém fortalecendo a autonomia e capacidades do ser educar a si mesmo, se auto governar e superar desafios pessoais e coletivos.
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