Não existe contradição em aprender a pensar no longo prazo e ser mais veloz. Se quisermos salvar vidas e a economia, essa é a missão que deve unir o Brasil. Foi isso que Israel e outros países fizeram ao mesmo tempo com vacinação, pacote econômico, medidas restritivas, Lookdown e monitoramento dos casos. Há tempos abandonamos os testes , monitoramento nunca fizemos, pacote econômico é uma vergonha, e continuamos a destruir a economia e matar vidas com velocidade sem planejamento. Os Brasileiros não devem pagar o preço com suas vidas da ignorância e maldades de nossos políticos.
Hoje vivemos em pânico sem ver a luz nem o túnel, e continuamos anestesiados com o número de mortes e as cenas de multidões nos transportes, praias, festas clandestinas e outros. Perdemos Empresários, Médicos, Enfermeiras, Políticos, Educadores, Artistas, Padres, parentes, amigos, milhares de pessoas nas comunidades mais pobres e nada disso nos conscientiza como nação a repensar como estamos lidando com a pandemia ? Porque se Não ! O problema não é a pandemia, e sim como negamos a importância da vida e do trabalho dos outros, ou seja como os interesses de alguns vivem às custas das vidas de milhões de brasileiros. O Brasil sempre foi assim não é novidade, a corrupção é o principal fator para as mortes que ocorrem por falta de hospitais, profissionais de saúde, doenças e desigualdades que ajudam a propagar os vírus mais do que qualquer outro fator.
No Brasil ninguém é responsável por nada e não apenas o Bolsonaro, muitos políticos que os acusam são tão responsáveis quanto ele por milhares de vidas mortas pela corrupção há décadas no poder tipo Lula e Ciro. No início da Pandemia escrevi mais de dez artigos e alertei vários políticos sobre a gravidade da situação, não porque sou vidente, apenas porque acompanho as notícias e pesquisas de vários países. A segunda onda já estava no mundo, enquanto por aqui cruzamos os braços e, desculpe os termos , abrimos as pernas no meio de uma guerra. Hoje a terceira onda já está no mundo e as variantes da Inglaterra, África e Brasil circulam, o vírus continua desobedecendo as nossas arrogâncias, irresponsabilidades, ignorâncias e maldades.
Click nos links são artigos anteriores sobre a Pandemia escritos no começo, há mais de um ano.
Deus é irônico? Um vírus pode destruir o capitalismo ? A CURA 1075 dias.
NAO É SALVAR A ECONOMIA OU POLÍTICOS ! É GUERRA PELA VIDA E A VERDADE !
GAME TERRA- OS LIMITES DA VIDA.
O Vírus desobediente e as curvas da ignorância sobre as variáveis não lineares e complexas.
Até 2023 vou escrever 1000 artigos e impactar um milhão de pessoas é pouco ? É o que posso fazer com o que tenho, não sou político nem funcionário público, mas como cidadão posso fazer a diferença. Eu previ que o número de mortes por habitante no Ceará ia ser absurdo e alertei políticos mas o Estado e a Prefeitura fizeram vou destruir hospitais de campo, depois de ter gasto milhões , além da corrupção, como se dinheiro não fosse o problema, como se a melhor estratégia não salvasse vidas , e entre eles elogios apesar do impacto de milhares de mortes. Qual é o critério de como avaliar políticas públicas e os gastos? Se não são mortes eu não sei o que é, talvez a vaidade e os delírios deles passem a ser. Alertei que os gráficos tentando mostrar o achatamento da curva nos telejornais, sem as medidas necessárias, é um instrumento sem efeito, porque a matemática da pandemia depende de vários fatores como temos visto nas falhas constantes das previsões. Enfim muitos com milhões em suas contas pensaram que iam se salvar em suas fortalezas mas o vírus revela a fragilidade de grandes poderes econômicos, políticos, e científicos, imagine ilusões de que o vírus pede seu cartão, ele na verdade cobra sua vida. E os que têm milhões em conta o que estão fazendo diante de tamanhas tragédias por segundo ?
Se der tempo vou começar a estudar medicina quero ajudar na pesquisa de pandemias e suas relações com as mudanças climáticas e brutais desigualdades no mundo que vivemos. Porque ? Porque se cada um não buscar fazer mais do que sua parte, não seremos velozes atuando em redes, e o planejamento não envolve apenas os Governos, Empresas e Universidades, e sim cada um de nós neste novo normal.
Acho que na verdade o que estamos vendo hoje nos prova o quanto somos insensíveis, diria anormais em relação a dor e sofrimento no mundo. Há tempos, como em momentos de guerras, deveríamos estar todos mobilizados fazendo nossa parte. Acho que só vamos vencer a pandemia quando isso acontecer. O que falta é líderes ? não são armas para matar e sim armas para lutar pela vida é o que precisamos, e nos planejar como numa guerra para salvar vidas e proteger nossa economia que nos dá capacidades de salvar mais vidas. A não ser que alguns entre nós se considerem Deuses ?
O que tenho visto é vários bilionários enriquecendo na pandemia, políticos se projetando para transformar em discurso político, e a grande maioria de nossa população indiferente, apática e insensível, salve- se quem puder ! O problema é que o vírus egoísta não estudou limites geográficos nacionais, economia nem medicina, seu planejamento é simples e ágil. Porém somos mais inteligentes e solidários que o vírus, se nos planejar, organizar e agir com conhecimento e sabedoria localmente e globalmente. Nós já fizemos isso em outras guerras e vencemos inimigos mais poderosos como o Nazismo e Stalin. Mas se eu puder dar um conselho para o futuro, há quase uma década atrás, eu diria use filtro solar, álcool gel e mascara! As mudanças climáticas estão presentes cada vez mais, e a culpa é nossa não é de Deus mas de Homo Deus.
Egidio Guerra - De um pequeno grão de terra á Terra da Sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário