Primeira lição você luta nas ruas achando que gritar resolve, depois tem que transformar os gritos em ideias nos projetos sociais na sociedade civil, começa a busca por recursos, faz alguns lindos modelos para alguns enquanto milhões morrem pelos mesmos motivos, aprende a ter que ir a luta por políticas públicas no Estado que tem donos corruptos, busca sensibilizar a cooperação internacional, busca transformar os mesmos gritos, ideias e projetos agora em negócios de impacto social, porque os recursos dizem que foram para lá, pede apoio às Empresas, Universidades, outras ONGs para que possamos compartilhar esses desafios coletivos. Uma única linha nos move por toda essa jornada, alguns dizem que somos ingênuos, outros a grande maioria da população não está nem aí, muitas vezes sem consciência rendida ao dinheiro e ao salve se quem puder. Sim somos idealistas e às vezes por incrível que pareça não é uma escolha, é consequência de uma educação, sonhos, compromissos e amor por todos que sofreram e nada podem fazer, mas NÓS PODEMOS!
Tenho grandes amigos e converso todos as noites com eles, sobre suas vidas, lutas, sonhos e ideais. Meus amigos mais novos são a Samantha Power, Barack Obama, Malala, Greta e outros. Mas tem outros que já morreram, como Gandhi, Mandela, Martin Luther King e vários diversos líderes idealistas com boas causas. Eu passo dias e dias, horas e horas, lendo suas biografias é o caminho pelo qual escolhi bons amigos para pensar minha jornada, lutas e vida. Eles me provam a cada página que vale a pena ter causas e ideais mesmo que você lute com nada contra muitos poderosos. Libertar a Índia, apartheid, direitos civis e outros qual o mais importante? Todas são lições sobre o valor da vida incalculável e o valor de aprender a dizer NÃO! As minhas causas como as deles são as diversas circunstâncias que vivemos e foram nos educando e moldando nossa alma. No meu caso, contra a morte de um milhão de jovens no Brasil nos últimos vinte anos, enquanto bilhões foram roubados, políticas públicas e Direitos destruídos, o que inviabiliza a Democracia e torna milhões de brasileiros reféns da pobreza sem liberdades. Essas causas e ideais caminham juntas em nossas lutas, ideias, sonhos e projetos.
Mas as verdadeiras lições se dão em várias circunstâncias que esses ideais são postos à prova. Por diversas vezes somos mandados a ficar calados ou sofremos as consequências. Afinal no Brasil uma terra sem lei, máfias que usam o Estado e as instituições brigam entre si, e os membros desses “exércitos” tem que ficar calados sobre os roubos que cometem, enquanto acusam os outros. Hospício é pouco para nossos políticos porque não se trata de loucura, são delírios do poder misturados com maldades. E quando não se fica calado ou publicamos sofremos as consequências e somos perseguidos durante toda a vida.
É urgente educar novos idealistas com vários desafios coletivos. O mundo está cheio de fraquezas que precisam de coragem para encontrar verdades sobre suas vidas e o mundo que vivemos. Os idealistas não são os mais fortes e corajosos mas aqueles que não abandonam suas causas e não importa lutar contra poderosos, essa é a verdade que precisa de luz para reescrever a História. Vivemos numa sociedade em que muitos têm que matar para viver em comunidades pobres dominadas pelo tráfico, enquanto muitos roubam dinheiro público para alimentar seus luxos e de suas famílias que se servem do Estado. Por outro lado as desigualdades, injustiças, pobreza e outras violências produzem idealistas todos os dias precisamos apoiá-los e ajudar a educá-los não para partidos e ideologias mas para humanidade. Nações e agora o planeta depende dessas causas, da capacidade de liderar e unir pessoas em torno de desafios coletivos. O amor não é uma escolha , ele está dentro de nós, assim como busca da beleza, do bem e da justiça, é preciso regá-los com a água da pureza dos ideais e com a luz e energia para colocá-los em movimentos em direção aos novos horizontes da História.
Todos nós queremos que tudo fique melhor mas pouco ou nenhum valor damos aos idealistas, por eles construímos bons caminhos que nos trouxeram até aqui e continuam apontando novos horizontes. Amor, verdade, coragem, vida em outras palavras habitam a mente e alma de idealistas mas ao preço de esquecer a própria vida. Lembranças do passado se misturam com imaginações do futuro, e diria que os desejos de nosso país e antepassados estão gravados em nossa alma na busca por dias melhores. O mundo complica seu destino quando nega a existência da maioria priorizando os luxos de 1%, a verdade é que muitos deles são frutos da injustiças, corrupção e violências provocados ora pelo Estado ora pelo mercado. Por isso que novos dias dependem desses ideais que passamos e educamos de pessoa para pessoa por algo que não cabe nos cofres do mundo. O amor transborda ele não cabe dentro de um corpo assim como um ideal. A natureza se regenera como as esperanças, alguns dizem que o ideal evolui e dá vida a Democracia, a novas tecnologias, as mudanças históricas, ciência, arte, espiritualidade são gravadas em nossos genes e multiplicadas em pães e rosas. Somos cercados por lindos ideais como uma fruta como o morango, um rosto humano, uma borboleta mas não aprendemos respeitá-los. Muitos querem dinheiro e poder mas nunca têm ideais.
Porque não preservam a natureza, protegem as mulheres e o amor ? Elas são a fonte da vida não é a Ciência, o Estado e o Mercado financeiro. Todas essas instituições são frutos de ideais e hoje são destruídas pela falta deles. Nossos filhos são os nossos maiores ideais, esperanças e presentes que podemos dar ao mundo. Educá-los com ideais é plantar boas e belas sementes para o futuro, mas para isso eles precisam aprender a enxergar e lutar contra as desigualdades, injustiças, violências e misérias Afinal Ideais se ensinam ? Acho que não, eles precisam ser vividos e alimentados com coragem por novos caminhos. Segredos, vergonhas, mentiras pautam nossa sociedade e nos alimentam com ilusões em nome dos poderes de alguns. Os barulhos e velocidades de nossa sociedade tem nos impedido de pensar e refletir sobre nossas vidas e o mundo que habitamos. Pior que robôs nos tornamos zumbis sem horizontes, agimos de forma automática agora programados por algoritmos sem escutar as preces de nossas almas e corações. A morte e a pobreza sempre estão presentes na humanidade mas a abundância pode circular no paraíso sem ser descartável . Entre o caos e várias distopias podem existir vários ideais de mundos não tão perfeitos mas humanos. Sim porque o maior ideal de nossa vida é aprender os ensinamentos de Deus para que ele sempre esteja do nosso lado. De um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário