SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 24 de abril de 2021

OUÇA O “COACHING” AMARTYA SEN NO CELULAR E MUDE O MUNDO. Por uma Educação, Economia e Saúde na Teia da vida. Página 1




Existe o livro negro do Capitalismo e do Socialismo contando sobre todas as atrocidades cometidas por esses sistemas mas não existe ainda um livro sobre as atrocidades cometidas pelos Governos gastando trilhões de dinheiro público em politicas públicas sem impacto, corrupção  e interesses privados tudo em nome dos pobres. Muitos criticam empresas que contratam pessoas, geram inovações, fornecem seus produtos, lidam com a concorrência, como se fosse fácil gerir ou manter o mundo funcionando; inclusive para lidar com as tragédias. Porém observamos muitos se calarem sobre as políticas públicas e corrupção. Muitas delas destroem a economia, saúde, educação e o planeta sobre o custo de milhões de vidas. Infelizmente também muitas Democracias nos levam pelo voto a Nazismo, Ditaduras, Trumps populistas e sonhos de destruir a Democracia em nome de Oligarquias e gangues partidárias. 




Amartya Sen no seu livro “ Escolha coletiva e bem estar social “ nos ensina que existe algo mais importante e diverso que o voto são as escolhas individuais que as pessoas fazem em suas vidas. A soma e a comparação dessas escolhas e suas respectivas prioridades entre pessoas diferentes, vivendo numa mesma nação podem nos levar ao Bem estar social de todos ? Essa é a questão do livro. Eu também tenho dedicado uma parte de minha vida em como essas escolhas individuais e coletivas geram bem estar social conectando às oportunidades de vida em vários setores da sociedade com missões educacionais, acesso a crédito, produção e comércio entre pessoas e empresas, avaliação de impacto e integração em HUBS de políticas públicas e ações de Empresas, ONGs e Universidades; otimizando recursos e somando competências para transformar vidas e cidades com maiores e melhores impactos e menores custos. Em busca de uma Política pública digital através de uma Plataforma aberta na WEB e aplicativo no celular para conectar oportunidades de vida à projetos geolocalizados para pessoas e cidades formando um Ecossistema Digital integrados por HUBs sócio ambientais.



  

Uma jornada de escolhas individuais e coletivas em 12 áreas da vida : Trabalho, Educação, Arte, Saúde, Esporte, Aprender tecnologias, Apoio a família, Habitação, projetos sociais e ambientais onde vive...  Resultando no plano de vida com objetivos e missões em 12 áreas apoiadas por um HUB SOCIOAMBIENTAL. Uma jornada em 8 passos que conecta os setores da sociedade para atender as demandas cidadãs das pessoas de forma singular. 




Essa estratégia e política pública digital aumenta a utilidade de todas as pessoas seguindo Pareto mas lida também com distribuição de renda, conflito de interesses e preferências; ao usarmos a teoria dos jogos de John Nash e a de Alvin Roth de como os mercados funcionam. Amartya Sen, John Nash e Alvin Roth, três prêmios Nobel de Economia. No mundo digital dos Big Data, Inteligência artificial, internet das coisas e fábricas robotizadas temos que gerar trabalho e renda básica vinculadas a objetivos pessoais, sociais e ambientais de escolha livre. É preciso criar um "mercado do social" de forma transparente, o que reduz a corrupção, criando conexões entre demanda e oferta de vários setores de forma que reduza os custos e as consequências para o Estado. Sim podemos superar as brutais desigualdades, violências, pobreza e mudanças climáticas que vivemos passo a passo, conquista por conquista de forma democrática e livre, onde cada um e não apenas o Estado pode fazer sua parte para transformar vidas e cidades. Nesse caso precisamos ampliar as informações sobre os diversos tipos de desigualdades que as pessoas sofrem, e também seus ganhos e perdas nas utilidades que conseguem acessar, assim como as diversas escolhas que podem realizar de acordo com o desenvolvimento de suas capacidades e liberdades ao longo da vida. O celular hoje nos permite falar diretamente com o cidadão, não apenas para votar, mas para escolher caminhos em 12 áreas de suas vidas, essas informações relevantes e práticas nos permitem desenhar melhores políticas públicas, avaliar impacto online e gerar conexões para que todos possam participar da redução da pobreza e preservação do planeta. Temos condição de tornar prático o princípio de John Rawls de priorizar os interesses das pessoas mais desfavorecidas por cidade permitindo que as decisões públicas sejam sensíveis às desigualdades de bem estar e oportunidades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário