SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

INOVAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS, QUANDO TODOS GANHAM! 1465 dias.

 


Economia é boa quando todos ganham, quando a renda circula e promove ascensão social. Estudar os diversos movimentos de nossa sociedade de vários setores, as ações boas e ruins, e suas consequências nos dão boas lições sobre a Economia. A Corrupção e o tráfico de drogas gera consumo e luxo mas destrói a economia e a sociedade. O mercado financeiro contribui para ampliar as desigualdades e transformar a economia de muitos no cassino. Hoje tão importante quanto as inovações científicas que têm que ser criadas para lidar com as consequências geradas por nossa economia e sociedade, como a pandemia, tráfico de drogas e corrupção são as inovações econômicas e sociais que evitam que elas aconteçam.



O mundo digital tem trabalhado em torno dos gargalos de nossa economia, capacidades ociosas, fintechs, marketplace e outras. Porém não estou falando de inovações financeiras mas econômicas e sociais, onde quase tudo vira moeda e ajuda circular renda, ascensão social, preservação da natureza e acelera inovações científicas, tecnológicas, e outras. Qual o real valor do saber, trabalho, vida, causas, da boa política, arte, saúde, e apoiar famílias porque a falta de cada um deles tem custos e consequências para nossas vidas e economia. No mundo observamos o crescimento da avaliação de impacto em todas as áreas, considero elas pesquisas econômicas e sociais que nos levaram a várias inovações econômicas e sociais. 



Todos queremos saber a verdadeira eficácia das vacinas contra covid, mas a eficácia e impacto de nossos Governos, Exércitos, Universidades, Justiça, Policia, Grandes Empresas monopólios, Mídia e outros ? Claro que eu sei que muitas delas mantêm o Estado e a sociedade como conhecemos, mas muitas vezes as formas como atuam ou seus processos destroem mais do que mantêm nossa sociedade. O significado da palavra Economia como sabemos é lei da casa, isso envolve todas as instituições, por exemplo fica cada vez mais claro o valor da ética. 



No mundo onde tudo vira moeda a ética pode ser moeda? Qual o impacto da ética ? A redução da pobreza na China, assim como antes nos EUA, Europa, Japão, tigres asiáticos e outros, provou seus bons impactos na economia e na sociedade. Se seguirmos os conselhos de Warren Buffett e investir no concreto que facilita a vida, pode gerar ascensão social de milhões de pessoas, é apenas um dos caminhos de priorizar a inovação econômica. Todos sabemos que o FMI, o Banco Mundial e grandes fundos têm o poder de recuperar a economia hoje no mundo e reduzir suas tragédias, mas é preciso inovações econômicas e sociais. A renda básica é uma inovação econômica, fortalecer as cooperativas de crédito e consumo pode gerar uma economia circular e potencializar ativos, as cidades foram inovações sociais mas muitas delas devida à excessiva urbanização, amplia custos e consequências, entre eles a criminalidade. As Escolas e Universidades estão quebrando as paredes para inovar em formar cidadãos para os múltiplos desafios da vida, a justiça há tempos tem mostrado seus limites em julgar e punir, mas muitas inovações jurídicas clamam por novas leis, a mídia e a arte foram para nuvens mas continuam sendo produzidas no mundo real, muitas vezes deixando muito mais que um dólar para cada dólar investido. A saúde incluindo a engenharia genética tem o poder de gerar múltiplas riquezas mas seus preços impedem, a democracia direta é mais barata e eficaz que nossos sistemas de representação, já existem vários estudos sobre isso e estão sendo adotados em vários lugares. 



Sugiro a adoção de uma disciplina de inovação econômica e social nas Escolas e Universidades, assim como Diretorias nas Empresas, Governos, Justiça e outros com essa missão. Pelo simples fato de que estas inovações econômicas e sociais quando adotadas, nos conscientizamos e aprendemos com elas. Elas evitam que bombas estourem: novas guerras, epidemias, miséria, criminalidade, mudanças climáticas, doenças, atuando na prevenção e nos custos gerados por todas essas consequências .   



         


Nenhum comentário:

Postar um comentário