O simbolismo enigmático dos girassóis de Van Gogh – e o que eles realmente significam

- Matt Wilson
- BBC Culture
Quando pensamos em Vincent van Gogh, a maioria das pessoas se lembra na hora de seus icônicos girassóis, executados com ousadia. Um reconhecimento de marca totalmente intencional por parte do artista.
"O girassol é meu", ele escreveu certa vez, revelando seu desejo de ser publicamente associado a essa planta audaciosa, que pode atingir o tamanho de um homem, e sua coroa de pétalas flamejantes.
Os girassóis claramente tinham um significado profundo para ele. Mas, afinal, o que Vincent pretendia simbolizar com seu amado helianthus annuus?
Ao lado de A Noite Estrelada, o quadro Os Girassóis da National Gallery, em Londres, talvez seja sua obra de arte mais conhecida. Mas o artista também pintou outras 10 telas com foco nessas flores.
Elas surgiram em três breves explosões de inspiração. A primeira foi uma série de quatro pinturas concebidas em Paris em 1887. O segundo lote de quatro telas foi criado em menos de uma semana após sua mudança para a cidade de Arles, no sul da França, em 1888. A terceira fase, no início de 1889, envolveu copiar três das composições do ano anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário