SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Que este seja o início de uma reação em cadeia de coragem e humanidade, finalmente

 


"A Espanha anunciou que enviará um "navio de ação" naval de Cartagena para o Mediterrâneo oriental para defender a Flotilha Global Sumud em sua missão de romper o cerco ilegal de Israel a Gaza.

A decisão segue uma noite de ataques de drones israelenses - 14 ataques no total - que visaram barcos humanitários e deixaram várias embarcações danificadas.

A ministra da Defesa, Margarita Robles, disse que a Espanha tem o dever legal e moral de agir, enfatizando que os trabalhadores humanitários desarmados não podem ser abandonados a repetidos ataques em águas internacionais.

O primeiro-ministro Pedro Sánchez, uma das vozes mais claras da Europa condenando o genocídio de Israel em Gaza, agora deu um passo ousado ao comprometer diretamente a proteção militar espanhola àqueles que arriscam suas vidas para entregar ajuda.

A Itália já havia implantado uma fragata da Marinha sob a mesma justificativa, também chamando a proteção dos trabalhadores humanitários de uma obrigação legal. Com Roma e Madri agora abertamente contra os crimes de guerra de Israel no mar, a pressão está aumentando sobre outros governos europeus para passar das palavras à ação em defesa da vida e da dignidade palestinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário