SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

CINCO RAZÕES PELAS QUAIS A GRÃ-BRETANHA FOI SUPERADA



CINCO RAZÕES PELAS QUAIS A GRÃ-BRETANHA FOI SUPERADA


Michel Barnier, o principal negociador do Brexit da UE, manteve um diário secreto das negociações.

Publicado em 2021, revelou em detalhes dolorosos por que a Grã-Bretanha perdeu tanto na mesa de negociações.

Jonathan Powell, ex-chefe de gabinete de Downing Street, resumiu.

A Grã-Bretanha ficou com um "acordo de retirada falho e um relacionamento futuro profundamente desvantajoso, os quais nos causarão grandes problemas nas próximas décadas".

O relato de Barnier destaca cinco razões principais.

(1) Preparado vs despreparado. Barnier dominou cada detalhe. O primeiro secretário do Brexit da Grã-Bretanha, David Davis, apareceu de mãos vazias. Barnier ficou chocado com sua abordagem "indiferente".

(2) Unidade da UE. A UE27 manteve-se unida. A Grã-Bretanha tentou contornar Barnier abordando estados individuais, mas foi repetidamente enviada de volta a ele.

(3) Clareza vs caos. A UE sabia o que queria. A Grã-Bretanha foi consumida por argumentos internos. Barnier escreveu que Theresa May passou mais tempo negociando com seus próprios ministros do que com Bruxelas.

(4) A estratégia fracassada do "homem louco" de Johnson. As tentativas de provocar ou ameaçar a UE saíram pela culatra. Em 2020, David Frost cancelou as negociações e voltou humilhantemente uma semana depois.

(5) A armadilha do prazo. Theresa May acionou o Artigo 50 sem um plano. Boris Johnson concordou com uma fronteira no Mar da Irlanda, apesar de saber o que isso significava. A certa altura, Barnier teve que explicar aos parlamentares que "a saúde das vacas não pode ser verificada por drone".

O diário de Barnier deixa uma coisa clara. A Grã-Bretanha foi superada em todas as negociações. E as consequências ainda estão conosco.

A Grã-Bretanha e os britânicos estavam muito melhor quando estávamos na UE.

• Tivemos pleno acesso ao maior mercado único do mundo.

• Tínhamos um lugar à mesa moldando as regras.

• E desfrutamos de liberdades e proteções agora perdidas, desde comida e viagens mais baratas até direitos mais fortes no trabalho.

Alguns eleitores do Brexit agora dizem que não conseguiram o Brexit que queriam.

Mas ninguém votou em uma versão do Brexit. Isso não estava na cédula de votação. As pessoas que votaram pela saída não podiam saber o que receberiam.

Agora, muitos deles, junto com a maior parte do país, lamentam a realidade com a qual acabamos.

Como Jonathan Powell concluiu, deveria ter havido uma investigação sobre por que a Grã-Bretanha, antes tão orgulhosa de sua diplomacia, foi tão derrotada.

O diário de Barnier pode ser o mais próximo que chegaremos.

hashtagEuropeanUnion hashtagSingleMarket hashtagRejoinEU European Union European Parliament European Commission

Nenhum comentário:

Postar um comentário