SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

A jornada para se tornar um economista do desenvolvimento é cheia de propósito



A jornada para se tornar um economista do desenvolvimento é cheia de propósito. Aqui estão três lições da experiência que você deve saber.


Primeiro, não espere para "seguir sua paixão". A paixão raramente é algo pronto. Ele cresce a partir de experiências que desafiam você e abrem novas perspectivas. Busque programas extracurriculares, intercâmbios e experiências de campo, pois geralmente são tão formativos quanto o que acontece na sala de aula. Fique curioso, fique aberto e sua paixão tomará forma ao longo do caminho.

Em segundo lugar, mantenha-se em movimento.  Uma carreira em desenvolvimento não deve ser linear. Cada instituição tem seus próprios mandatos, comunidades e pontos de vista. E dentro de cada um há inúmeras funções, de pesquisa a operações e políticas, que permitem que você contribua de maneiras diferentes. Mover-se entre e dentro das instituições amplia sua visão, aprimora suas habilidades e ajuda você a descobrir onde pode causar o maior impacto.

Terceiro, mantenha sua perspectiva ampla. A economia fornece ferramentas poderosas, mas é apenas uma lente. O desenvolvimento é inerentemente interdisciplinar. Ele se baseia em política, tecnologia, sociologia e muito mais. Ver-se como "um profissional de desenvolvimento que por acaso é treinado como economista" permite que você coloque a economia em diálogo com outros campos. Essa mentalidade torna suas contribuições mais fortes e relevantes.

Para mim, o desenvolvimento sempre significou manter muitas dimensões juntas. Olhamos para os desafios, mas também para as oportunidades. Olhamos para o crescimento, mas também para o que está além do crescimento. Vemos as pessoas não apenas como capital humano, mas também como agentes de mudança e liberdade. Não confiamos apenas em diagnósticos e soluções tecnocráticas, mas também nos concentramos na liderança e governança para entregá-los. Essa lente interdisciplinar é o que torna este trabalho gratificante e proposital.

Para aspirantes a economistas do desenvolvimento, meu conselho é abraçar a curiosidade, permanecer em movimento e manter suas lentes abertas. A jornada irá moldá-lo tanto quanto você a molda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário