SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Se o crescimento livre de carbono não for possível, é inevitável que os estados ocidentais deixem de pagar sua dívida pública.




 "Se estamos caminhando para o decrescimento ... Se o crescimento livre de carbono não for possível, é inevitável que os estados ocidentais deixem de pagar sua dívida pública. »


A análise é do 
economista Eric DOR professor do IESEG no PODCAST "Les Clés". E acrescenta:

"Mas não vamos desistir, provavelmente ainda podemos encontrar algumas alavancas para um crescimento livre de carbono: na economia de serviços, por exemplo, ou realocando atividades que realocamos para a Ásia (o que impulsionaria nosso crescimento e melhoraria a pegada de carbono geral do planeta)

Em todo o caso, temos de reflectir seriamente sobre esta questão. Sem falar que, se continuarmos a deteriorar o planeta (clima, biodiversidade,...) o efeito de retorno sobre os gastos públicos será considerável! O respeito pelo ambiente é, portanto, também necessário para controlar as finanças públicas a médio e longo prazo. Neste momento, está um pouco na moda voltar atrás nos nossos compromissos ambientais que são considerados demasiado restritivos... Mas isso seria um erro fundamental, mesmo de um ponto de vista estritamente económico! »

Uma análise a ser descoberta na última edição de Les Clés👇🎧

https://lnkd.in/eqhg6UXm

Nenhum comentário:

Postar um comentário