Não é apenas a biologia e a tecnologia que determina nossa historia mas nossas escolhas.
Sim a internet se transformou numa nova sociedade no Século XXI unindo seres humanos e maquinas transformando a economia, a politica, a educação, a cultura e a sociedade.
Neste novo paraíso Adão e Eva são os primeiros ciborgues vivendo numa Terra da Sabedoria anos antes que a serpente tente convence-los a comer o fruto proibido.
Nós Habitantes da Terra da Sabedoria temos que compreender bem nossas origens que nasceram com a cibernética no complexo militar cientifico em um mundo dominado pela segunda guerra mundial.
Na conferencia que deu origem ao que estamos vivendo como realidade hoje estavam presentes cientistas da computação, biologia, sociologia, físicos, matemáticos e outros saberes . Somos frutos também dos estudantes que se rebelaram nas Universidades na California em 1965 e depois na França e no mundo todo em 1968 ao lado de ativistas sociais, hyppies, ecologistas e movimentos espirituais que pregavam uma ética planetária. Assim como os movimentos que lutaram por um internet livre sem controles em especial os hackers que enfrentaram com armas técnicas as varias tentativas de aprisionar o fluxo de informações em beneficio de alguns. Dai nasceram os softs livres e agora observamos a integração de varias tecnologias como internet, big data, inteligência artificial, robótica, genética, nanotecnologias e internet das coisas nos transformando em ciborgues.
Claro que as cidades que hoje moramos nasceram dos palácios e dos burgos e também dos bárbaros, judeus e de suas sínteses e rupturas geradas por revoltas, comercio, tecnologias, arte, novas energias , religiões numa dança eterna que nos exige pensar o hoje através do passado e dos próximos 5 anos. Aonde muito do que devemos fazer agora estará integrado a várias inovações em cinco anos.
Em 2022 muitos terão 50 anos mas suas vidas dependerão dos que os jovens Adão e Eva estão fazendo hoje na economia, tecnologia e também no amor, espiritualidade e paixões politicas .
Esse sera o estadio no Quatar em 2022 mas como estará sua vida sem depender de astrologia, cartas e outros .
Escolhas e atitudes de uma geração que podem comer o fruto proibido e se tornarem Deuses que não dependem mais de outros seres humanos e assim sacrificarem bilhões de pessoas e nossa comunidade planetária integrada pela internet. Escolhas sobre o trabalho, sexo, reprodução, morte, modelos sociais e políticos, como lidar com a natureza , imigração e outras vão definir nosso futuro talvez mais do que nossa biologia e ou tecnologias que terão quiser programadas pelos menos alguns parâmetros para que a inteligência artificial funcione.
Atualizando o tempo histórico nossos Adãos e Evas nascem no meio do Céu no inferno com milhares de oportunidades e desafios. Humanizar a super inteligência, mudanças climáticas, avanços das drogas e crime organizado, brutais desigualdades, imigração, miséria, habitar novos planetas e outros. O desafio maior é que estas missões estão juntas. Precisamos mais do que vingadores e sim de novos heróis com poderes que ainda não conhecemos e temos que preparar nosso corpo, alma, mente , sentimentos e imaginários numa jornada capaz de nos despertar e sermos habitantes de uma Terra da Sabedoria.
Viveremos historias fantásticas como Adão e Eva no Paraíso em um mundo que além de jardins, animais , frutas , a tecnologia esta se transformando em natureza para muitos novos ciborgues.
Perdemos a vergonha para entender quem somos , de onde viemos, porque amamos e porque sofremos.
Nossas origens remotam ao mesmo tempo a Bíblia, aos macacos, as estrelas e ao silício. Nao é uma reta e sim um feixe de possibilidades para chegar ate aqui como daqui para onde vamos se abre outro feixe de possibilidades e caminhos.
Na cibernética incluímos o humano e nossas liberdades como essenciais para nossas escolhas e desafios . Desta forma podemos compreender melhor como chegamos ate aqui e o que vamos fazer com nossas vidas sendo personagens de novas historias tão importantes como Adão e Eva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário