SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 30 de maio de 2020

DISCURSO DE HANNAH ARENDT NA UNIVERSIDADE DE CHICAGO ! 1155 dias.



Talvez apenas hoje vocês me permitirão fumar, imediatamente. 

Quando o New Yorker me enviou para acompanhar o julgamento de Adolf Eichmann, eu imaginava que a corte tivesse apenas um único interesse: atender às exigências da justiça. 

Esta não foi uma tarefa fácil, porque a corte que julgou Eichmann confrontava-se com um crime que não podia ser encontrado em livros jurídicos e um tipo de criminoso que, antes dos julgamentos de Nuremberg, nenhuma corte havia enfrentado. Mesmo assim, a corte teve que definir Eichmann como um homem sendo julgado por suas ações. Não era um sistema que estava sendo julgado, ou a história, ou –ismos, não era nem mesmo um antissemitismo que estava em julgamento, mas somente uma única pessoa. 

O problema com um criminoso nazista como Eichmann era que ele insistia em renunciar todas as características individuais de tal forma que, sem tais qualidades, restava ninguém para ser punido ou perdoado. Ele protestava repetidas vezes, contra a afirmação da Promotoria, que ele não havia feito nada por sua iniciativa própria, que ele não teve qualquer intenção, boa ou ruim, que ele havia apenas obedecido ordens. Esse típica apelação nazista deixa claro que o grande mal no mundo é o mal cometido por ninguéns. O mal cometido por homens sem motivo, sem convicções, sem corações maldosos ou vontades doentias; cometido por seres humanos que se recusam ser pessoas. E é a este fenômeno que eu chamei de “a banalidade do mal”. 

PROFESSOR MILLER 

Senhora Arendt, você está evitando a parte mais importante da controvérsia. Você afirmou que menos Judeus teriam morrido se seus líderes não tivessem cooperado! 

HANNAH ARENDT 

Este assunto surgiu no julgamento. Eu relatei sobre ele, e eu tive que esclarecer o papel daqueles líderes judeus que participaram diretamente nas atividades de Eichmann. 

PROFESSOR MILLER 

Você culpa o povo Judeu por sua própria destruição. 

HANNAH ARENDT 

Eu nunca culpe o povo Judeu! A resistência era impossível. Mas, talvez houvesse algo entre resistência e cooperação. E somente neste sentido eu digo que talvez alguns líderes Judeus poderiam ter se comportado diferentemente. É profundamente importante fazer essas perguntas, porque o papel dos líderes judeus é a percepção mais acentuada dentro da totalidade do colapso moral que os nazistas causaram na respeitável sociedade Europeia. E não somente na Alemanha, mas, em quase todos os países. Não somente entre aqueles que perseguiam, mas, também entre as vítimas. 

ELISABETH 

A perseguição teve como alvo os Judeus. Por que você descreve os crimes de Eichmann como crimes contra a humanidade? 

HANNAH ARENDT 

Porque Judeus são humanos; exatamente o status que os nazistas tentaram negar a eles. Um crime contra os Judeus é, por definição, um crime contra a humanidade. 

Eu sou, evidentemente, como vocês sabem, judia. E eu fui acusada de odiar os Judeus e, logo, odiar a mim mesma, de defender nazistas e desprezar seu próprio povo. Isto não é um argumento. Isto é a natureza do assassinato! Eu não escrevi qualquer defesa ao Eichmann, mas, eu realmente tentei reconciliar a mediocridade tão chocante do homem com seus feitos vacilantes. Tentar entender não é o mesmo que perdão. Eu vejo o entender como minha responsabilidade. É a responsabilidade de qualquer um que se atrever a colocar uma caneta no papel sobre este assunto. 

Desde de Sócrates e Platão, nós geralmente afirmamos que pensar está relacionado ao diálogo silencioso entre eu e eu mesma. Ao se recusar ser uma pessoa, Eichmann extraiu-se totalmente daquela qualidade humana definitiva e mais singular, a de ser capaz de pensar. E consequentemente ele não era mais capaz de fazer julgamentos de valor (morais). Esta inabilidade de pensar abriu a possibilidade para que muitos homens comuns realizassem más ações em escalas gigantescas como nunca vistas antes. 

É verdade que pensei nessas questões de maneira filosófica. A manifestação do sopro do pensamento não é conhecimento, mas a habilidade de distinguir o certo do errado, bonito do feio. E eu espero que o pensar dê às pessoas a força para evitar catástrofes naqueles raros momentos em que as cartas estão todas à mostra. 

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Pai, afasta de mim esse cálice ! A luta contra a Ditadura da Corrupção.



Um dos sonhos que todo filho tem é buscar agradecer e contribuir com a felicidade dos seus pais. Eles que com amor muitas vezes abdicaram de suas vidas para nos apoiar desde os primeiros passos, mas sempre em todos os momentos incluindo as perdas, derrotas e todos sofrimentos que passamos.  Eles que também viram nossos avôs e bisavós passarem pelos mesmos sofrimentos para que tivessem alguma chance na vida ou mesmo comida . Enquanto outros herdam dos pais a corrupção, cargos e orçamentos públicos, empresas com contratos com o Estado, mantendo assim no poder as mesmas famílias que chamam isso de politica, mas que na verdade em qualquer do lugar do mundo é roubo mantido pela Ditadura de famílias no poder usando o Estado como arma, privilégios e corrupção. Violências que geram outras violências da miséria, homicídios, crime organizado enquanto buscamos a paz . 

  
Porém cada um de nós olhando para o céu, conversando com Deus, nos levantamos sempre, mais um vez trabalhando, criando, construindo espaços a nível local, enquanto outros vão embora para outros Estados e Países para conquistar sua sobrevivência e lugar ao sol. No meu caso passei a vida toda empreendendo projetos visando transformar vidas. Por estes caminhos construímos nossas histórias de vidas, nossas realizações, sem ser de família de politico ou empresário rico.


Do outro lado observamos filhos de políticos ganharem contratos públicos e viram empresários da noite para o dia, diferente dos que durante anos construíram seu capital, sua empresa pelo mercado, cliente por cliente, centavo por centavo. Outros viram Prefeitos, Deputados Estaduais e Federais, Senadores, herdando cargos e contratos públicos, currais eleitorais que elegem a mesma família há décadas, usando recursos públicos para viver do Estado, enricar, e fazer seu projeto político privado. 


Sabe enquanto a maioria do povo cearense trabalha todo dia, lutando com nada e contra todas as desigualdades e injustiças, ao mesmo tempo isso destrói a vida de milhares que ficam pelo caminho, castra suas liberdades, sonhos, e talentos. Por isso luto contra a corrupção, e existe várias formas de corrupção e privilégios que beneficiam famílias políticas e empresários ricos. Eles se acostumam a viver da politica com poder e dinheiro às custas do Estado. A corrupção é a raiz de muitas injustiças e escravidão! A única forma que temos de ter a mesma chance para os filhos dos pobres é lutar contra ela.


Enfrentar a Real Violência ! Porque a Ditadura da corrupção das oligarquias divide o Estado entre famílias, controla a mídia, além dos poderes executivo e legislativo, evita que ideias e pessoas fujam deste controle e possam avançar pelos caminhos públicos e democráticos, enfim um pacto que implanta uma Ditadura e tenta segurar a história como aconteceu na União Soviética, Leste Europeu, África e sobre regimes que praticam um Capitalismo de Estado em benefício dos príncipes políticos e empresários mantidos por várias violências em regime de Ditadura de famílias. 


Eu escrevi este texto para dizer que cada um de nós cearenses vamos honrar a promessa com nossos pais e antepassados, suas vidas, seu sangue, suas histórias e lágrimas não foram em vão. Sim nós vamos vencer a Ditadura da Oligarquia e vamos celebrar infelizmente a revolta, o horror de tudo que passamos, escrevemos e cantamos essa canção.


Vamos juntar nossas ideias, histórias, projetos e sonhos. Em cada comunidade, condomínio, bairro, Empresa, ONG, Escola, Universidade, o que podemos fazer para transformar nossas vidas e a realidade que vivemos, nos libertar e lutar contra as injustiças, conquistar oportunidades com a mesma chance para todos incluindo os filhos de políticos e empresários, sem privilégios, sem prejudicar as politicas públicas, a inovação e a produtividade da economia apenas porque alguns ditadores e idiotas acham que o Estado é seu e de seus familiares. Esse é o grande câncer da politica cearense que delira em ser nacional.


O futuro se faz cada vez mais presente em nossas atitudes. Num espaço pequeno é possível fazer uma horta e em todos os lugares existentes podemos fazer nossa parte: trabalhando, estudando, lutando, protegendo a natureza, cuidando da saúde de nossas comunidades, criando novas tecnologias mas não para servir ou se submeter a podres poderes; mas para lutar contra eles pela Democracia e pelas nossas liberdades e de nossos filhos. As sementes e as colheitas do que plantamos, criando ambientes com mais vida aonde todos possam ter prosperidade, potencializando os recursos que possuímos, assim como as árvores que crescem e criam casas para os pássaros, assim unimos o individual e o coletivo, através desses princípios mas realizando ações concretas, passo a passo, fazendo e pensando ao mesmo tempo, a experiencia é também um experimento constante. As ideias mudam o mundo e nos libertam das grades e injustiças impostos por uma minoria sem ética nem escrúpulos que buscam nos calar ou comprar!


Cada um de nós temos alma, energia, entusiasmo que significa Deus dentro de nós, e mesmos grandes poderes como o Nazismo foram derrotados e revelado suas verdadeiras faces de escravidão, mortes e injustiças como as praticadas pela Ditadura das Oligarquias. A vida é criação constante, ela sistematiza e multiplica, cria regras, evolui e rompe com elas, compartilhando nossa alma e sonhos nos tornamos mais humanos, cada um tem seu lugar nesta grande orquestra que é um cidade, um Estado e uma nação, mas com humildade temos que saber atirar a flecha no calcanhar de Aquiles ou uma pequena pedra e derrubar Gigantes como Golias. Cada um com sua missão, se complementando, vivendo juntos a mágica de viver e ser personagens de novas histórias de um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Não podemos nos calar e nem podemos lutar sozinhos. 




quarta-feira, 27 de maio de 2020

Sobre os cantos das serpentes das Oligarquias, gangues partidárias e elites que enriquecem roubando o Estado em Ditaduras da corrupção.



Se a solidariedade não ajudar as comunidades pobres no Ceará elas morrem porque o Estado público não chega ! Porém é esse mesmo Estado que vai roubar, se calar para corrupção, atender grandes empresas, corporações profissionais, oligarquias politicas, partidos, mídia e outros; enquanto pessoas morrem sem nada ! O Estado no Ceara é dos ricos e da nobreza política que usa o poder e o dinheiro público para enriquecer, se articular e se projetar nacionalmente para manter o poder dos mesmos há décadas.


Foucault em seu livro as palavras e as coisas mostra que toda época produz seu sistema de pensamento, ou seja sua capacidade de nomear as coisas, segundo determinados padrões e regras . Esse processo produz saberes, instituições, relações de poderes, e alguns personagens vão ter domínio sobre milhões de pessoas através do Estado, Partidos, Hospícios, Prisões e outras vivendo das mortes. Em toda época é preciso ter coragem de dizer a verdade para destruir esses poderes que matam milhões de vidas. 

Esses Personagens em busca do poder a qualquer preço são assassinos, e os fios do poder que tecem não são apenas econômicos, mas também usam carteira do partido e currais eleitorais como as oligarquias, negam informações as pessoas através da mídia comprada pelos Governos destruindo a democracia, e ate muitos Professores, Mestres e Doutores usam seus saberes em defesa de um grupo de poder ou outros sem fazer a crítica dessas praticas de poder. A cantiga das serpentes visa iludir e enganar com outras ideias, partidos, aliados, mais marketing e tentar apagar a história de como se mantem no poder, silêncio sobre corrupção e várias promessas que nunca foram realizadas mesmo há décadas no poder mas agora vai ser diferente ? Enquanto milhares de pessoas pagaram com a vida, violência, miséria, seca, migração,  crescimento das periferias, brutais desigualdades em nome de uma gestão moderna que nega direitos a grande parte da população para manter os privilégios das Oligarquias, Empresários com incentivos fiscais, Mídias, Partidos cooptados com cargos e orçamentos públicos, e a respectiva ocupação dos cargos públicos por membros das mesmas famílias, dividindo as cidades e o Estado entre si. Essas são as serpentes e suas verdadeiras mordidas das mortes com discursos bonitos e mentirosos.  


No Estado Capitalista, Socialista ou Totalitários a preocupação maior é como controlar as pessoas e negar suas vidas, direitos e liberdades. Hoje vejo no Brasil, Estados de sītio na pandemia e na guerra de facções, guerra civil entre elites apoiadoras ou contra Bolsonaro, campos de concentração nas periferias, avanço do crime organizado ou destruidores da Amazonia que desprezam a lei. Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo contra os pobres que dependem do Estado para viver.


Em outras épocas da História da humanidade observamos outras formas de viver, de realizar a justiça para todos e não apenas para os pobres, com personagens que as vezes incluía rebeldes, pessoas consideradas loucas e ate amantes que eram mais interessantes do que nossas prostitutas políticas  aonde o mais violento, mais mentiroso ou quem rouba mais são nossos líderes.  Por isso os poderosos precisam calar quem tem coragem de lutar e revelar sobre quanta corrupção, mortes e ditadura se esconde atrás dos cantos das serpentes. 


As linguagens jurídicas hoje de nossos Ministros do STF esclarecem ou são meros instrumentos de grupos de poder sem justiça ? Temos também pastores em igrejas que usam a linguagem religiosa para roubar, professores universitários que usam a ciência para fraudar a propria ciência em torno de alguns interesses, a produção de algoritmos para distribuir fake news, mas nenhum desses instrumentos visam educar, conscientizar ou libertar as pessoas para que possam viver de forma digna. 


Os poderes trabalham para construir os infernos das pessoas, controlar e negar suas vidas.

Democracias de massa sem pessoas, vivemos regimes totalitários de sociedades anônimas corruptas no mundo econômico e na politica. Poderes que castram nossas comunidades, direitos e liberdades. As favelas e as prisões aumentam na mesma proporção que o crime organizado e corruptos. Ditas Esquerdas e Direitas brasileiras corruptas, totalitárias e escravocratas atuam sempre de cima para baixo usando o Estado como arma de poder e dominação das pessoas. 


Devemos buscar e construir caminhos de auto organização visando garantir a segurança alimentar, energética, hidráulica e econômica dos lugares, comunidades e cidades que escolhemos viver. Temos que lembrar que esquerdas produziram ditaduras, cidades operárias soviéticas, gulags e as direitas várias formas de controle, exclusão e violências. Portanto temos que ter um olhar sistêmico, vigilante e profundo para os cantos das serpentes que tentam se passar por pássaros, nos enganar e aprisionar. Vivemos um pan-óptico a céu aberto, agora incluindo a internet, com várias formas de censura e perseguição, é preciso desenvolver nossa autonomia e capacidade critica e criativa. Nos educar para vida para criar novas de ser, viver e nos governar. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. 


Sim nós podemos quebrar as gaiolas dos pensamentos, poderes, políticos e serpentes que nos aprisionam e nos matam com seus discursos e palavras vazias. Enquanto suas praticas de poder são as mesmas há décadas no poder. Sim nascemos livres para escutar os cantos dos pássaros de nossas almas, liberdades e sonhos pra transformar nossas vidas e o mundo que vivemos de baixo pra cima como personagens de uma nova História. 

sábado, 23 de maio de 2020

Games melhoram a memória - e outras revelações do maior experimento sobre inteligência já realizado no mundo


Games melhoram a memória - e outras revelações do maior experimento sobre inteligência já realizado no mundo


Quando se trata de medir a inteligência, há muitas habilidades que entram em jogo, desde a resolução de problemas e habilidades relacionadas às relações espaciais à consciência emocional e a memória.

Mas uma coisa é clara: a inteligência é importante. As pessoas que se saem bem nos testes de inteligência tendem, em média, a viver mais, envelhecem melhor e são mais propensas a obter sucesso acadêmico e profissional.

A boa notícia é que mais e mais pesquisas indicam que a inteligência não é fixa. Até alguns anos atrás, se acreditava que nascemos com todas as células cerebrais que teríamos na vida e que elas entrariam em declínio a partir da quinta década de vida. Agora, sabemos que isso não é verdade.
Tecnologias como ressonância magnética (MRI) e magnetoencefalografia (MEG) nos permitem ver o interior dos cérebros vivos e observar como eles funcionam de maneiras que não eram possíveis há uma década.

Isso lançou luz sobre algo que os cientistas chamam de "neuroplasticidade": a ideia de que nossos cérebros mudam com a formação de novas células e conexões ao longo de nossas vidas.

Além disso, agora sabemos muito mais sobre até que ponto essas mudanças são influenciadas pelo mundo ao nosso redor e até pelas decisões que tomamos em nossas vidas diárias.
Isso nos apresenta a possibilidade tentadora de termos mais controle sobre nosso cérebro e nossa capacidade cognitiva do que pensávamos.

É por isso que é tão importante entender como nossa inteligência funciona, quais fatores a afetam e como ela pode ser aprimorada.

Com isso em mente, em janeiro de 2020, a BBC convidou o público a participar de um teste de inteligência desenvolvido pelo cientista Adam Hampshire, do Imperial College de Londres.

Mais de 250 mil pessoas já responderam perguntas sobre si mesmas e depois foram testadas, com atividades que às vezes se parecem com jogos.

"Este é um número fenomenal", diz Hampshire. "É o equivalente a cerca de 125 mil horas de testes, ou mais de 14 anos."

Esses números fornecem informações sobre como os diferentes tipos de inteligência humana estão relacionados a variáveis como estilo de vida, personalidade e o uso da tecnologia.

As mais de 250 mil respostas que chegaram - que fazem desse teste o maior do gênero - e as que continuarão a chegar contribuirão para uma importante investigação científica, que ajudará os cientistas do Imperial College de Londres a entender como nosso comportamento tem afetado nossa inteligência.

Com os dados coletados até o momento, o teste já revelou algumas descobertas inesperadas. Mas, antes de contar quais são, é importante destacar alguns pontos: este não é um teste de QI, porque os cientistas estão medindo o desempenho em diferentes aspectos da inteligência relacionados a sistemas cerebrais específicos; os participantes são majoritariamente britânicos.

Quem é melhor na solução de problemas?

Quando se trata de habilidades para resolver problemas, descobrimos que aqueles que disseram gostar de comer frutas e legumes tiveram um desempenho melhor.

Obviamente, ainda não se sabe se frutas e legumes nos tornam mais inteligentes ou se as pessoas mais inteligentes simplesmente optam por comer refeições saudáveis.

Mas o fator mais importante na capacidade de resolução de problemas foi a idade. As pessoas na casa dos 20 anos tiveram melhor desempenho, que piorou drasticamente entre os participantes mais velhos.

Além disso, descobrimos que a memória de trabalho, a inteligência espacial e a atenção atingem um pico em torno dos 20 anos e diminuem depois disso.

É porque, com o passar dos anos, nossos cérebros literalmente começam a trabalhar em um ritmo cada vez mais lento.

Você sabia que...

- Quando se trata de inteligência, o tamanho do cérebro não parece ser um fator definitivo
- Indivíduos com mais massa cinzenta parecem ter uma capacidade cognitiva ligeiramente maior.
- Mas as pesquisas mostram que a substância branca é crucial para acelerar o pensamento. É ela que abriga todas as conexões entre as áreas do cérebro.
- Essas conexões são chamadas de vias neurais, e cada um de nós tem centenas de milhões delas no cérebro. Se você juntar apenas as suas, eles percorreriam o mundo quatro vezes.
- Elas são isoladas por uma substância gordurosa chamada mielina.

Tudo isso nos foi explicado por Simon Cox, um dos especialistas da Universidade de Edimburgo que descobriu que uma das características dos cérebros de pessoas inteligentes são as melhores conexões. A velocidade de processamento depende de quão bem isoladas são essas conexões.

À medida que envelhecemos, a camada de mielina diminui e a comunicação entre os neurônios cai, porque os sinais não são transmitidos de maneira tão suave ou rápida e pode haver interferência de conexões vizinhas, explica Alan Gow, da Universidade Heriot-Watt.

"Outro processo que notamos é chamado atrofia, o encolhimento geral do volume do cérebro à medida que envelhecemos."

Podemos evitar a atrofia do cérebro?

É provável que sim. Veja como a massa cerebral é diferente entre as duas pessoas que aparecem na imagem abaixo. Ambas têm a mesma idade.

"Não parece ser algo inevitável: o nível de atrofia e danos à substância branca varia de pessoa para pessoa. O que queremos entender é que fatores no estilo de vida ou no comportamento fazem diferença", diz Gow.

Uma pista pode estar oculta precisamente nos testes de QI. Apesar de serem frequentemente criticados, uma de suas vantagens é que eles são realizadas há muito tempo, revelando mudanças, como por exemplo um aumento tão expressivo no QI das crianças britânicas desde 1938 que foi preciso recalibrar os testes.

A razão? Há muito debate sobre isso, porque muita coisa mudou: hoje, temos comida e educação melhores.

Mas há um detalhe intrigante. Ao longo do século 20, houve basicamente um aumento do QI, mas, na virada do século 21, em muitos lugares, a curva ficou congelada e, em alguns, começou a declinar.

Um estudo específico com cidadãos da Noruega mostra que eles perderam 7 pontos de QI por geração entre os nascidos após 1975.

Ninguém ainda sabe o porquê. O que sabemos é que houve uma grande mudança em nosso estilo de vida nas últimas décadas.

O que a tecnologia está fazendo conosco?

Os cientistas de Imperial College estão particularmente interessados no impacto que nosso crescente uso da tecnologia tem sobre a memória, as habilidades espaciais e outras áreas da cognição.

Foi pedido que as pessoas dissessem quais aparelhos usam, o que eles fazem com eles e com que frequência eles fazem isso. Foram analisados também aspectos como pesquisas na internet, uso de redes sociais e jogos e compras online.

Para nossa surpresa, não há uma ligação clara entre a capacidade intelectual e o tipo de tecnologia usada ou a quantidade de tempo gasto nela. Exceto em uma área...

Quanto mais tempo as pessoas passam jogando jogos de computador, melhores são suas pontuações nos testes de memória de trabalho espacial (sua capacidade de lembrar onde estão as coisas, como as chaves do carro), atenção e raciocínio verbal.

Nesse caso, a idade efetiva não foi levada em consideração. Portanto, não se trata de jovens versus idosos, mas de um vínculo muito claro com o jogo.

Uma de nossas descobertas mais surpreendentes foi que os jogos podem realmente melhorar um dos principais componentes da inteligência: a memória de trabalho, nossa capacidade de manter temporariamente as informações ativas para uso em diferentes atividades cognitivas, como compreensão ou pensamento.

"Qualquer pessoa que tenha ido a algum lugar para fazer alguma coisa e tenha esquecido o que era na chegada sabe do que estamos falando", diz Louise Nicholls, da Universidade Strathclyde.

As pessoas que jogam no computador obtiveram melhores resultados nesses testes do que aquelas que treinam mentalmente, indicando que esses jogos podem ser um hobby mais valioso para aqueles que desejam melhorar suas habilidades cognitivas.

Deve-se notar que estudos controlados sobre a relação positiva entre a quantidade de jogo e esse aspecto da inteligência produziram resultados consistentes com os da BBC, diz Nicholls. 

Mas importa qual é o jogo?

"Os resultados mais confiáveis falam especialmente dos videogames de ação, aqueles que envolvem navegar em diferentes ambientes, encontrar alvos visuais e tomar decisões rápidas. Mas até mesmo jogos de quebra-cabeças espaciais, como o Tetris, são benéficos", afirma a especialista.

"No entanto, precisamos fazer mais pesquisas para saber, por exemplo, qual é o número ideal de horas de jogo, porque às vezes o hobby afeta as horas de sono e exercício e deixa de ser um benefício."

Redes mentais

Há outro elo forte (e perturbador) entre aqueles que usam a internet excessivamente e obsessivamente e aqueles que se sentem ansiosos e estressados. Isso foi particularmente perceptível entre os mais jovens.

Até agora, é uma das evidências mais claras de que o uso excessivo da tecnologia pode ter um impacto negativo na saúde mental.

Embora essa ligação nunca tenha sido identificada em uma escala tão grande, "há muitas pesquisas indicando que o uso excessivo da internet está associado a problemas de saúde mental, principalmente em adolescentes e jovens", diz Lee Smith, da Universidade Anglia Ruskin.

"Isso ocorre em parte porque as redes sociais às vezes incentivam comparações com objetivos impossíveis. Além disso, elas permitem quantificar nosso sucesso social. Essas duas coisas podem estar aumentando os níveis de estresse."

Portanto, gastar menos tempo nas mídias sociais é melhor para a saúde mental.

Más notícias para os preguiçosos

Há evidências intrigantes de outra coisa que podemos fazer para maximizar nosso poder cerebral. Aparentemente, ter um bom condicionamento físico é bom para o cérebro.

Na Universidade de South Wales, são aplicados testes Stroop antes, durante e depois de as pessoas se exercitarem. Estes testes avaliam quanto tempo nosso cérebro leva para processar uma discordância nas informações.

É mais simples do que parece: quando os voluntários pedalam uma bicicleta ergométrica, eles veem as palavras aparecerem na tela.

São nomes coloridos, mas estão em outra cor - a palavra "azul", escrita em letras vermelhas; eles precisam pressionar um botão da cor que diz a palavra.
Ainda que a palavra esteja escrita em rosa, é preciso responder 'azul'

"Descobrimos que a função cognitiva melhora enquanto você se exercita", diz Damien Bailey. "À medida que mais sangue chega ao cérebro - mais combustível: oxigênio e glicose -, há mais suporte para várias áreas da função cognitiva."

Isso acontece graças a um truque do nosso corpo. O exercício aumenta os níveis de óxido de nitrogênio no sangue, que relaxa os vasos e facilita o fluxo sanguíneo.

Além disso, o exercício ajuda o cérebro, aumentando a quantidade de fator neurotrófico derivado do cérebro, ou FNDC, que é um tipo de fertilizante para os neurônios.

"Se você está produzindo e desenvolvendo mais células e conexões cerebrais, a tomada de decisão, a memória, o raciocínio... tudo melhora."

Segundo uma pesquisa da Universidade de South Wales, quanto mais você se exercita melhor será o desempenho, e mesmo uma simples caminhada vigorosa dobra a quantidade desses produtos químicos no cérebro.

Como o gênero nos afeta?

Um dos testes analisou a capacidade das pessoas de ler emoções corretamente em vários rostos. Descobrimos que aqueles que obtiveram melhores resultados têm irmãos e/ou irmãs e também aqueles que compartilham suas vidas com gatos e/ou cães.

Embora não exista diferença geral de inteligência entre os sexos, quando se trata de nossa inteligência emocional, as mulheres obtiveram melhores resultados do que os homens e aqueles que não se identificam com gêneros binários.

Nos testes de capacidade espacial e resolução de problemas, os homens obtiveram melhores pontuações que as mulheres e os não binários.

É preciso enfatizar que as diferenças foram pequenas, e há muito debate sobre se isso se deve à natureza ou à criação.

Uma análise recente de muitos estudos diferentes concluiu que as diferenças na capacidade espacial tendem a aparecer quando entramos na idade escolar, sugerindo que isso é em grande parte o resultado da pressão social e seu impacto em coisas como a seleção de brinquedos.

Vários estudos mostram que os estereótipos claramente continuam a existir e que podem ter um efeito significativo em certos testes de inteligência.

Pode-se fazer algo para combater estes efeitos? "Há um estudo muito bom no qual pegaram um grupo de meninas cujas habilidades espaciais não eram tão boas e as incentivaram a jogar Tetris intensamente por três meses", diz a neurocientista Gina Rippon.

"As partes do cérebro que sustentam o desempenho espacial mudaram sutilmente. Assim, foi possível demonstrar como uma parte e função específicas do cérebro podem responder ao treinamento e mudar comportamentos."

E o que acontece à medida que envelhecemos?

As pessoas que pontuaram melhor em inteligência verbal foram as que mais leram. Quem come mais frutas e verduras também teve bons resultados. Essa foi uma das habilidades cognitivas mais afetadas pelo estilo de vida.

E o mais interessante foi como as habilidades verbais variam de acordo com a idade. Enquanto todas as outras habilidades cognitivas diminuíram com a idade, a capacidade verbal aumentou, com um pico entre os 70 e 80 anos.

Isso foi uma descoberta interessante, porque estudos anteriores apontavam que o pico era atingido entre os 50 e 60 anos e depois declinava.

"A habilidade verbal é um exemplo de inteligência cristalizada", explica Smith. "São habilidades que acumulamos por meio do aprendizado e da experiência e que continuamos a desenvolver e podemos reter até a velhice."

Na Escócia, uma pesquisa deu uma ideia disso. Em 1947, crianças de 10 e 11 anos de todo o país fizeram um teste de inteligência.

Décadas depois, cientistas da Universidade de Edimburgo procuraram aquelas crianças, agora com 70 anos, para refazer o mesmo teste, com a ideia de analisar os resultados e procurar as chaves para o envelhecimento bem-sucedido.

Um grupo de crianças que fez um teste de inteligência em 1947 o realizou novamente décadas depois

O pesquisador Ian Dearry comparou os resultados. Para entender por que o cérebro de algumas pessoas envelheceu melhor que outras, ele as submeteu a outros testes, incluindo perfis genéticos e questionários detalhados sobre seus estilos de vida.

"Há uma pequena contribuição de certos fatores genéticos, mas o maior fator é o estilo de vida", diz Dearry.

Sua pesquisa mostrou que aqueles que eram consistentemente ativos fisicamente e mentalmente tinham melhores habilidades de raciocínio. Isso também é verdade para quem aprendeu outro idioma.

"Certamente, há evidências crescentes de que aprender ou se envolver em algo novo ajuda a reforçar ou criar novas conexões. De fato, aprender outro idioma em qualquer idade pode ser benéfico", diz Gow.

Depois de analisar tantos estudos, qual seria seu principal conselho para manter o cérebro jovem?

"A atividade física é a que parece consistentemente ser a mais benéfica, mas não devemos esquecer as conexões sociais: não ficar sozinho é importante para a saúde mental."

Antes de encerrar, vale lembrar que existem coisas que esse tipo de teste não pode medir, como personalidade. E a característica de personalidade mais importante nesse contexto é a dedicação. Estudos indicam que ele pode compensar qualquer deficiência. Então, exercite-se enquanto joga videogame em russo no computador!


UMA BÚSSOLA EDUCACIONAL PARA VIDA ECONÔMICA, POLITICA, SOCIAL, AMBIENTAL, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA, ESPIRITUAL…para criar, viver e imaginar existências múltiplas. 1148 dias.



Sim o amor nos ensina a apreender os melhores caminhos para educar mas infelizmente o ódio também ensina outros caminhos como vingança, e outras formas de violência incluindo políticas. Muitas vezes pessoas que foram “ educadas” pela violência e outras injustiças liberam essa energia nas primeiras oportunidades que tem de destruir quem considera inimigos. A psicologia das massas nos mostra pessoas, se perderem nas multidões atacando outras verbalmente ou fisicamente, muitas vezes sem pensar ou refletir sobre suas atitudes.   


Por isso precisamos de bússolas que nos ajude a nos guiar na vida por múltiplos caminhos que temos de escolher e viver. De que adianta mapas sem bússola ? De que adianta agir sem pensar, viver sem sonhar, escolher sem ampliar nossos horizontes e vidas ? Cada pessoa é um Universo e tem a capacidade de criar sua bússola desde que lute contra várias escravidões que vivemos inclusive dos prazeres, consumo, e violências que praticamos considerando-as normais.


Claro que compreendemos a importância da economia na própria pele pelas consequências que sofremos ou futuros que criamos, mas podemos construi-la de outras formas ao invés das brutalidades, desigualdades e exclusão sejam consideradas normais como parte de como ela funciona. Alguns falam em ampliar as cooperativas, fortalecer as pequenas empresas, acesso a crédito , economia circular e outros. Sim múltiplos caminhos para aprender. Sobre educação cada um tem uma ideia do que seja mas infelizmente poucos conhecem múltiplos caminhos para nos educar como pesquisa interdisciplinares. Alguns preferem ficam reféns de gaiolas e lentes produzidas por um único saber como forma de olhar o mundo, devemos buscar ampliar experiências que nos educam, dialogar com pessoas que pensam diferente, aprender com a tecnologia, com a natureza, com a espiritualidade, com a cidade que vivemos, com a arte, enfim múltiplos caminhos mas onde esta a bússola ?


O Vírus esta nos ensinando na Pandemia a compreender que a humanidade é um pequena parte da teia da vida e que mesmo invisível, ele derrotou e tem o poder de nos derrotar levando milhões a morte. Sim precisamos aprender os múltiplos caminhos da teia da vida e como interagimos com ela pelos caminhos do ódio, a destruindo, ou apreendendo a amar a natureza assim como a Deus e as outras pessoas como nos ensina a espiritualidade e a vida.


O nosso comportamento, ideias, atitudes, oportunidades, liberdades é que mudam nossas vidas e o mundo que vivemos para melhor ou pior. Construir outras formas de ser, viver e nos governar é o que muda o mundo de baixo para cima ou nos unindo para mudar os poderes que de cima para baixo destrói vidas, natureza, almas com prisões espirituais ou rendem nossos sonhos e imaginação a busca pelo consumo e prazeres insaciáveis muitas vezes vazios de sentidos. Porém onde esta a bússola ? que me mostre um mapa com  múltiplas oportunidades e caminhos para que possamos ampliar nossas existências e vidas ?



Davi, Jesus, Buda, Lutero e outros líderes espirituais fizeram suas escolhas na história durante suas vidas e tem muito a nos ensinar sobre a Bússola. A Tecnologia nos ajudou por vários caminhos a melhorar muito nossas vidas e mudou o mundo que vivemos, nos deu mais anos de vida ou tirou com doenças, destruição da natureza e armas de acordo com nossas escolhas e bússolas.


Cada um pode fazer sua parte e suas escolhas, combater a corrupção e a pobreza da mesma forma que estamos combatendo o vírus, apreender a expressar seus pensamentos, indignações e sonhos, gerando os fios que vão conectar suas ideias ao mundo que vivemos, criando as peças orgânicas e existenciais que vai dar norte e vida a sua bússola.

Aprender a dialogar entre gerações, gêneros, raças, classes, saberes, nacionalidades, imigrantes, culturas e sociedades sobre a história de nossas escolhas, os mapas que produzimos e que levaram muitos a seguir estas trilhas que construíram o mundo que vivemos e nossas vidas. 


A vida como a célula e a Terra tem forma circular e membranas que as protegem gerando auto organização, evolução, cooperação e proteção daquilo que quer destruir a vida e a Terra. Necessitamos entender quem somos nós ? e o mundo que vivemos ? Por conceitos transversais, muitas vezes pensados por pessoas que viveram vidas sistêmicas que não cabem em caixinhas, mas de onde emergiram saberes em úteros que criaram civilizações, gerando o amor e com ele a autonomia, a História, a singularidade e a diversidade da vida.


Viver esta jornada, construir histórias, aprender a lidar com desafios que afetam nossas vidas e a sociedade que vivemos, enfrentrar realidades e poderes que destroem vidas, saber avaliar nosso aprendizado, vivências, escolhas e as consequências de nossas atitudes a curto e longo prazo é a magica que vai lhe ajudar a construir sua bússola.


Vamos ter que apreender a pensar com as máquinas diante de múltiplas informações, Big datas e inteligência artificial da mesma forma que incluímos os computadores e celulares em nossas rotinas e vidas. Buscar uma saúde ecológica e novos paradigmas ambientais, compreender que arte e espiritualidade é saber, que aprendemos com as famílias e cidades que vivemos, incluindo infelizmente as desigualdades e violências como formas de ser e viver, mas podemos nos libertar de vários poderes políticos e resistir a outros, incluindo o poder da ciência e suas consequências sobre nossas vidas e a Terra , necessitamos evoluir de forma quântica em equilíbrio com o Planeta,   sabendo escutar e dançar com os pássaros e as serpentes sem ser mordidos por elas, andar e imaginar por novos labirintos e jogos que despertem nossa curiosidade para criar saídas que nos ensinem a amar e nos educar por múltiplos caminhos, seguindo a bússola da vida. Aonde 1 mais 1 é igual ao infinito.