SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

EXISTEM AULAS QUE DURAM PARA SEMPRE E VIRAM CULTURA E ASCENSÃO SOCIAL.



Existem aulas que duram para sempre e viram cultura e ascensão social. Essas aulas costumam não acontecer em sala de aula mas em outros momentos e espaços da vida, onde aprendemos mundos diferentes não apenas com a razão mas com valores como a coragem, os sentimentos, as dores, a imaginação, e a luta por liberdade, igualdade  e fraternidade; nos convida a construir outros mundos possíveis. Assim mudamos a cultura com novas vozes e ascensão social daqueles que antes eram escravos como os judeus no Egito, os negros no mundo inteiro contra diversas formas de escravidão e brutais desigualdades e violências, a emancipação e a conquista dos direitos das mulheres, a luta dos povos indígenas e das comunidades pobres por dignidade e qualidade de vida, assim como dos hispânicos nos EUA pelos direitos dos imigrantes e os refugiados em busca de uma nova vida. 

 


Uma vez alguém me ensinou o que era uma comunidade pobre e como ela lutava por política pública, até hoje aprendemos e caminhamos juntos. Eu também ensinei meu filho que caminha conosco mudando a cultura de outras pessoas. Outra pessoa me ensinou o que era corrupção, e aprendi que era esse dinheiro que faltava nas comunidades pobres, eu também ensinei a meu filho e outras pessoas. Agora mais pessoas caminham juntos, isso virou cultura e ascensão social de muita gente quando esse dinheiro chega ao lugar certo. Mas infelizmente do outro lado de nossa cultura vivo no Estado do Ceará com sinais de Ditadura, o nome do prédio da Assembleia legislativa é o nome do pai do Ciro Gomes, ele e seu irmão governaram o Estado por 3 mandatos, assim como uma Avenida e um bairro levam o nome do pai do Tasso que foi governador 3 vezes do Ceará e por duas vezes Senador em três décadas. Ciro Gomes foi eleito pelo PDS e sua família sempre conviveu com a Ditadura e herdou o poder dos Coronéis mantendo e fazendo acordos com seus filhos e netos.  



As duas famílias se beneficiam do acesso ao Estado público como a família de Ciro Gomes que foi Governador, Deputado Estadual e Federal, e Prefeito, assim como seu irmão Cid Gomes foi Governador duas vezes, Prefeito e Senador, o outro irmão Ivo Gomes Prefeito por duas vezes e Deputado Estadual, não é erro ortográfico, nem palavras repetidas. A cultura das Oligarquias e Coronéis continua presente no Século XXI no Ceará, assim o quarto irmão Lúcio Gomes é e foi Secretário de Estado várias vezes, a ex mulher do Ciro Gomes foi para o Tribunal de Contas fiscalizar a família ? Assim como Tasso beneficia seus negócios várias vezes com acesso ao poder com incentivos fiscais, financiamento público, contratos para seus negócios e privilégios ! Isso é cultura assim como as Oligarquias de Sarney e ACM no Nordeste que são os donos do poder das Casas grandes que inviabiliza a DEMOCRACIA com o silêncio da corrupção em seus Governos durante décadas como no Ceará.



Eu li vários livros e suas ideias permanecem em minha mente, mudaram minhas atitudes e viraram cultura. As brutais desigualdades e pobreza impedem que o Ceará, somado ao quinto pior Estado em analfabetismo do Brasil, onde 60 % da população não concluiu o ensino médio, permite que as Oligarquias no Ceará mantenham seus feudos e prefeituras há décadas sob o comando do Coronel Ciro Gomes. Enquanto os cearenses e nordestinos vão morar há décadas nas periferias de São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre e outras cidades. Nas últimas décadas os incentivos fiscais provocaram uma guerra que destruiu as culturas de varias cidades e a classe média em benefício de alguns e suas empresas. No Ceará, a cultura da violência e arrogância dos poderosos perpassa todos os domínios de nossa sociedade, um estudo feito por um Doutorando da UFC, um pacto de silêncio sobre corrupção, semelhantes às máfias onde a Assembleia Legislativa não fiscaliza os recursos públicos, assim como foi no Rio do ex Governador Sérgio Cabral, e os demais poderes da sociedade como a Mídia, Empresários, Judiciário e a maioria da Universidade pública silencia diante dessa Ditadura que persegue os que pensa diferente buscando construir uma cultura democrática. 


 

Nós também somos feitos da natureza e apenas um vírus foi capaz de provocar profundas mudanças na sociedade como foi o mesmo em outras épocas. Isso também é cultura porque mesmo com essas tragédias, ainda não aprendemos a mudar nosso comportamento em relação a natureza, caminhamos com ideias erradas sobre ela, ao mesmo tempo sobre economia, pois ela não existe sem planeta. 



Importante aprendermos que mudança cultural e a história da humanidade continua a ser inscrita pelos que lutam, nem Hitler conseguiu evitar mesmo com todo o seu poder e milhões de mortes no Holocausto. Infelizmente foi pelo caminho da guerra que ele foi derrotado e terminou no lixo da história; assim como outros Ditadores que tentam inviabilizar a Democracia por diversos caminhos mas sempre usando a força e a corrupção. Apesar do casamento no Ceara entre Coronel Ciro, Tasso, e PT durante décadas. As aulas continuam no Ceará com milhares de injustiças, desigualdades, opressão e corrupção em benefício de famílias, às custas das vidas e mortes do povo cearense. As marchas das mulheres, vidas negras importam, a luta dos índios brasileiros, das comunidades das periferias, os sertanejos continuam a lutar por vidas, cultura, dignidade e ascensão social apesar de vocês Oligarquias cearenses e nordestinas. É engraçado ver as entrevistas de Ciro Gomes ele critica a todos por tudo que ele faz pior há décadas no poder no Ceará, não tem vergonha de mentir, enganar, mudar oitos vezes de partido para permanecer no poder a qualquer preço, e silencia sobre a corrupção e brutais desigualdades e violências que o Governo das Oligarquia mantém pela Ditadura da corrupção, a cultura do Coronéis dos donos do poder da Casa grande cearense.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário