PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MEMORIAL EGIDIO GUERRA
Iniciei meus estudos no Colégio Marista, em especial atuei no nível médio como representante dos estudantes, como Diretor no Grêmio José de Alencar. Onde organizamos vários projetos e lutas estudantis. Na época o Grêmio comemorava 80 anos com todo apoio dos irmãos, foi essa educação humanista que marcou minha vida na luta contra a pobreza, desigualdades, violências e injustiças. Em favor de uma educação que não se reduzisse a passar no vestibular ou focado apenas nas ciências, matemática e português rendendo-se ao padrão do PISA. Hoje podemos observar as consequências desse modelo com ausência de direitos, políticas públicas e educação de qualidade com o respectivo crescimento das violências, criminalidade e pobreza.
As aulas na Escola foram tão importantes quanto tive nas ruas como líder de movimentos estudantis e sociais, convivendo com as comunidades pobres e ajudando a construir caminhos de superação com ONGs que fundei, pastoral da juventude, e projetos nas escolas e Universidades. Desde cedo aprendi a caminhar entre vários mundos buscando que atuassem juntos em sinergia para superar desafios coletivos comuns como a pobreza, violência, fome, melhoria da educação e outros. O conhecimento e a busca pela sabedoria sempre foi o recurso que tive, afinal ideias mudam o mundo e conecta pessoas. Tornei-me ponte visando gerar conexões entre Escolas, Universidades, Comunidades, Cidades, Governos, Empresas, ONGs e Cooperação internacional através dessas ideias inovadoras que geraram vários projetos e redes que desenvolvemos durante toda vida.
Foi essencial para minha vida profissional e acadêmica ter planejado minha vida desde os 15 anos visando ter vivências e experiências no mundo acadêmico, empresarial, governamental, terceiro setor, comunitário, artístico e cooperação internacional. Em cada um desses mundos e na compreensão de suas razões, regras, valores e diferenças fui despertando para várias questões e reflexões, que buscava saciar em minhas pesquisas, lendo livros e autores de várias ciências, vendo filmes e escrevendo sobre elas.
O que inclui escrever minha autobiografia, artigos, roteiros de filmes e meus livros em meu blog pessoal. Isso resultou em 5 livros que escrevi: Quando amar é proibido, Sociedade da Paixão, em busca da Terra da Sabedoria, Por novas formas de ser, viver, educar, e governar; e Ecossistema educacional que visa integração tecnológica, educacional, ambiental e espiritual. Nessa jornada escrevi 850 artigos nos últimos 15 anos, incluindo acadêmicos nas várias formações que fiz, entre elas Administração, Economia, Psicologia, Cinema e Pedagogia, faltando concluir. Nesta jornada adquiri e li 2 mil livros que compõem minha biblioteca pessoal, afinal não gastava com bebidas alcoólicas, assisti mais de 2 mil filmes principalmente de arte, sou cinéfilo, escrevi roteiros e produzi filmes.
Considero essa jornada, o que fiz de mais importante na vida, o alicerce de minha formação que contribui bastante na criação de ideias e inovação de projetos e organizações. É importante frisar que passei a vida convivendo entre os diferentes, desiguais, e singulares em vários mundos buscando compreender de forma interdisciplinar, intersetorial, intercultural e internacional o que temos de comum, incluindo nossos desafios coletivos e sonhos. Minha mãe é judia e sigo o judaísmo, mas meu pai é católico, inclusive minha família paterna tem uma capela, Deus para mim é mais importante que minha própria existência, sempre renovo com ele a aliança de construir a sua terra, a Terra da Sabedoria. Nome do meu blog, da Rede de ONGs, e como denomino o primeiro Vale de inovação global em políticas públicas e impacto social que empreendo no Brasil e com parceiros estratégicos em cinco países do qual o projeto Ecossistema e sinfonia educacional faz parte.
Considero que a vida é um quebra cabeça ou lego que vamos juntando as peças de quem somos com a que recebemos ao longo da vida para construir o mundo que queremos. É como se durante a vida através da compreensão de nossa autobiografia, de nossas origens de forma ampla, buscamos pesquisar cientificamente o que não compreendemos ou o que nos falta, vivendo em espaços educacionais escolares como Escolas e Universidades, e não escolares como o mundo dos livros, filmes, no trabalho, nas lutas políticas, em projetos sociais e ambientais, na arte, esportes, espiritualidade, família, comunidade, aprendendo novas tecnologias ou andando pela cidade. Essa autobiografia, pesquisas científicas e unir espaços educacionais foram as práticas pedagógicas que adotei na vida. Essas práticas pedagógicas resultaram no currículo da vida que gera uma Educação integral proporcionada em ecossistemas e sinfonias educacionais. Elas podem e devem ser facilitadas por Portais na internet e aplicativos em celulares que podem conectar as pessoas, às oportunidades de aprendizagem em todos os setores da sociedade, ajudando cada um de nós, nos tornar personagens de nossa própria história. De um pequeno grão de terra a Terra da Sabedoria. Esse é o meu objetivo na pesquisa mas também minha causa e razão de viver que é colaborar para que mais pessoas transformem suas vidas e lugares onde vivem pela educação.
Nas empresas aprendi a importância da utilidade e da economia para que todos tenham os meios como viver e desenvolver sua liberdade, na política que devemos lutar por justiça, igualdade de oportunidades e direitos, na arte a importância da estética, assim como no social do bom e do ético, na educação a importância do verdadeiro e da ciência, na espiritualidade a fé, na natureza como devemos aprender a nos relacionar com ela. Em cada um desses mundos há valores e razões que dependem de conhecer e viver esses mundos.
Fui lutando politicamente e dando vida a esses conhecimentos, empreendemos mais de 40 organizações em todas as dimensões da vida, por isso ganhamos prêmios no Brasil como Empreendedor de um novo Brasil pela Exame, e prêmios internacionais em Bilbao do Presidente da Unesco e da Ministra da Ciência da Espanha, Chile, e Estados Unidos na ONU devido aos projetos educacionais. Essa trajetória e resultados me levaram a ser Fellow Ashoka, Consultor do Banco Mundial e da ONU.
Além de nos últimos 15 anos, ensinar e orientar pesquisas de estudantes americanos de Harvard, Yale, MIT, Columbia, Stanford, Princeton, Duke e outras Universidades americanas com aulas em campo nos projetos que empreendemos. Resultando essa jornada nesta pesquisa para o Mestrado em Educação e na criação desse Ecossistema e sinfonia educacional através da integração de espaços educacionais escolares e não escolares para uma educação em tempo integral.
Aproveitando agora a oportunidade da curricularização da extensão para começar em uma cidade iniciando mais essa jornada educacional em minha vida no curso de Mestrado em Educação. Infelizmente em minha vida devido ao trabalho, lutas sociais, empreender projetos e criar minha família e filho, hoje ele tem 24 anos, não tive tempo para ter uma vida acadêmica que é o que mais amo e sempre sonhei. Agora posso me dedicar ao Mestrado conectado à pesquisa do Ecossistema educacional que relato suas origens na cidade de Paraipaba, a nossa Angico, neste memorial.
A cidade de Paraipaba fica a 90 km de Fortaleza, tem 35 mil habitantes , um território do mesmo tamanho geográfico de Fortaleza, é a sede do complexo hoteleiro do HARD ROCK no Brasil, que também tem uma unidade em Curitiba. Paraipaba foi escolhida por estar sendo trabalhada como cidade modelo de inclusão digital pela ANATEL, ONU, UFC, IFCE, UNIFOR e Prefeitura. Reunimos um grupo de Professores e estudantes da UFC, começamos atender demandas da Prefeitura em especial da Secretaria de Educação do município, visando o fortalecimento de espaços educacionais não escolares. Isso resultou em aulas de portugues e matemática dadas por alunos de pedagogia da UFC, o diálogo e construção de um projeto em economia criativa em uma das comunidades mais pobres e violentas da cidade ao lado do HARD ROCK Hotel, e o desenvolvimento de um núcleo para crianças especiais com a associação de pais das crianças, Prefeitura, e Governo do Estado. Todo esse processo está sendo coordenado e acompanhado por uma ONG, Instituto SERVILUZ, que ajudamos a fundar.
Ela visa desenvolver metodologias e práticas pedagógicas para interação entre as comunidades e os diversos setores da sociedade com o referencial em Paulo Freire dirigida por um Doutorando em Educação pela UFC, Thiago Areal. Nós estamos em negociação com a Pró reitoria de extensão da UFC e de outras Universidades brasileiras e americanas visando pesquisar e sistematizar esse protótipo para formalizar a Rede de espaços educacionais não escolares e desenvolver o Portal Ecossistema educacional em colaboração com Governos, Empresas, Fundações e Cooperação internacional. Objetivo é replicar e escalar essa experiência para interagir com outras Universidades e espaços educacionais não escolares de outros estados brasileiros e outros países.
Nos últimos 15 anos eu e um Professor Americano , William Calhoun, recebemos mais de mil acadêmicos de Harvard, Yale, MIT, Columbia, Stanford, Duke e outras que cursaram 16 créditos e pesquisaram conosco sobre inovação social com aulas em campo em espaços educacionais não escolares em grande parte ONGs. Algumas dessas ONGs foram fundadas por mim ou desde seu nascimento trabalhamos juntos no desenvolvimento da ideia e projetos, legalização, viabilização de sede, captação de recursos e algumas viraram política pública. Entre elas as Empresas juniores, Empreendedores de Sonhos, Agência Mandalla, Movimento HIP HOP, PRECE, EDISCA, Instituto Educação Portal, UNISERES, e agora o Instituto Serviluz e outras. Elas receberam prêmios no Brasil e no mundo, incluindo do Presidente da UNESCO em Bilbao, e devido a esse trabalho me tornei Fellow Ashoka, Consultor do Banco Mundial e ONU.
Essas experiências se reuniram na Primeira Feira do Conhecimento da ONU no Brasil que aconteceu no Ceará, fui um dos coordenadores da Feira. Criamos outras redes como Agentes de responsabilidade social que reúne empresas da Federação das indústrias do Ceará com recursos da CNI visando atuar em sinergia com as ONGs, políticas públicas e Universidades. Um desses projetos se tornou uma ONG, o Instituto Educação Portal, que em um ano recebeu do ITAÚ o prêmio de melhor projeto de educação, e em três anos fomos receber na sede da ONU em Nova York um prêmio pelos resultados alcançados. Hoje o IEP se tornou uma Universidade comunitária. Portanto nessa jornada desenvolvi uma metodologia de como empreender em rede que culmina no processo de criação e desenvolvimento do Ecossistema Educacional que visa ser alicerçado por pesquisas acadêmicas.
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