SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Ler e escrever é muito mais que uma necessidade.



Ler e escrever é muito mais que uma necessidade.


Enquanto o mundo civilizado e alfabetizado, certamente, celebrou, em 8 de setembro, o Dia Internacional da Alfabetização com júbilo reconhecendo mais uma vez os benefícios da Educação de boa qualidade, existiram países, como o Brasil, que se encontram em posição paradoxal. A data, que para muitas Nações representa a comemoração de conquistas educacionais e o reconhecimento do valor da Educação para o desenvolvimento e a soberania, expõe para outros países uma série de desafios crônicos os quais levam seus povos a enfrentarem uma realidade de deficiências que persistem e colocam em xeque o progresso e o correspondente potencial.

A análise dos indicadores educacionais do Brasil, por exemplo, revela um cenário desanimador. Em avaliações internacionais comparadas tipo o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) da OCDE (), o país consistentemente ocupa as últimas colocações, refletindo um baixo desempenho de suas crianças e de seus jovens em áreas fundamentais do aprendizado. Semelhante performance insatisfatória não se limita aos rankings. O problema é estrutural, manifestando-se em altos índices de analfabetismo, seja ele total ou funcional. A falta de instrução formal é evidente, também, na população adulta na qual mais da metade não completou o Ensino Médio, enquanto a parcela com Ensino Superior completo permanece pequena.

A situação crítica pela qual passa a Educação no Brasil é resultado de falhas históricas e da falta de prioridade dada à Educação de qualidade. “O Brasil se distingue como um país que, apesar de seu tamanho e potencial, ainda luta para garantir que todos os seus cidadãos possam, ao menos, escrever seus próprios nomes com proficiência”. O acesso à leitura e à escrita, direitos fundamentais e pilares para a autonomia e a participação social, ainda não é uma realidade para todos.

Assim, o 8 de setembro, para o Brasil, não é um dia de festa. Mas, poderia ser uma oportunidade para a reflexão profunda que levassem à busca por soluções urgentes. “A Educação é o motor do progresso”. Reconhecer essa realidade é o primeiro passo para a construção de um futuro em que a celebração da alfabetização seja, de fato, um motivo de orgulho nacional.

LER e ESCREVER vai muito além de uma exigência.

“A Educação é um pilar central para o desenvolvimento social e econômico de qualquer Nação”. E a melhoria nos índices de alfabetização e de qualidade da Educação, embora um desafio constante que requer esforços contínuos e políticas públicas eficazes, é uns dos caminhos eficientes para a solução de diversos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário