Em um comunicado postado em sua conta Truth Social na quarta-feira, Trump afirmou que o filantropo bilionário americano-húngaro e seu "maravilhoso filho da esquerda radical", Alex, deveriam enfrentar acusações sob a Lei de Organizações Corruptas e Influenciadas por Racketeer (RICO), "por causa de seu apoio a protestos violentos e muito mais, em todos os Estados Unidos".
"Não vamos permitir que esses lunáticos destruam mais a América, nunca dando a ela nem mesmo uma chance de respirar e ser livre", escreveu Trump.
Elon Musk rapidamente apoiou os comentários de Trump, postando: "Já é hora de agir diretamente contra Soros". ele frequentemente criticou Soros, acusando-o de financiar o ativismo de esquerda que, em sua opinião, mina a estabilidade nas sociedades ocidentais.
Soros, por meio de sua Open Society Foundations, há muito direciona bilhões para causas de esquerda, desde a defesa da imigração e a reforma da justiça criminal nos Estados Unidos até ONGs em toda a Europa. Os críticos dizem que isso equivale a engenharia social e interferência na política soberana.
Na Europa, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, está entre os oponentes mais vocais de Soros, nascido em Budapeste. No início deste ano, Orbán prometeu iniciar a expulsão de organizações apoiadas por Soros da Hungria, chamando o financista e seus aliados democratas nos EUA de "um bando de" que buscam impor sua ideologia a outras nações
"A presença da rede de Soros na Europa é contrária aos interesses do povo. Se há corrupção, é isso", disse Orbán em uma entrevista de rádio em janeiro.
Orbán argumentou que a própria Bruxelas caiu sob a influência de Soros, alertando que a UE deve "ficar sóbria e se adaptar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário