SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 14 de setembro de 2025

O 'lado vazio do copo'.



 O emprego da negativa sempre nos prega uma peça: me refiro a inverter raciocínios observando o que fica de fora, o avesso ou o 'lado vazio do copo'.


Por exemplo, quando esteve na moda perguntar ao GPT "com base em nossas conversas, me descreva", Taleb sugeriu "com base em tudo o que eu nunca te perguntei, me descreva", rs.

Outro bom exemplo vem do livro Six Simple Rules, de Yves Morieux, ao criticar que, para atingir eficiência, seja sempre preciso "colocar mais ossos no esqueleto", ou seja, criar mais um setor, processo ou indicador no já sobrecarregado fluxograma/ organograma.

Retirar ao invés de pôr pode ser um caminho bem mais interessante em muitos casos, caminho que insiste em fugir da nossa atenção...

E as possibilidades dessa 'via negativa' são muitas.

No campo da educação, há o célebre "entregar o peixe é diferente de ensinar a pescar" (negando peixes).

A noção de 'ajuda' enquanto 'fazer algo', e nunca 'não fazer', torna difícil a percepção de se poder ajudar também pela subtração (daí um problema estrutural do terapeutaGPT, incapaz de 'não responder').

Já tem um tempo, Dimitri Vieira veio com uma inversão também muita boa, de não olharmos apenas para a importância do tal "fazer pela primeira vez", mas olhar igualmente para o fazer pela última (saber desistir e interromper) o que já não vale mais a pena insistir.

Ah, não esquecer do avião da 2a. Guerra cheio de tiros (muito repostado aqui), no qual Abraham Wald propõe reforçar os pontos onde >não< foi agido, ou seja, onde o tiro o impediu que voltasse para ser inspecionado...

Por último, uma história da China antiga, em que um funcionário, contratado para resolver problemas com um rio, é demitido por tentar criar barreiras para modelar seu curso (sempre derrubadas pela água), enquanto um outro ganha prestígio ao ampliar sua profundidade e retirar impecilhos das margens, permitindo que fluisse melhor.

Enfim, dá pra seguir com uma coleção de boas viradas pela negativa. Mas hoje tudo tem que ser positivo né :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário