SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 13 de setembro de 2025

Pela primeira vez na história, mais crianças em todo o mundo são obesas do que abaixo do peso.



 Pela primeira vez na história, mais crianças em todo o mundo são obesas do que abaixo do peso.


O relatório Feeding Profit do UNICEF mostra que quase 400 milhões de crianças e adolescentes estão acima do peso. Isso é o dobro do número em 2000. A obesidade agora afeta 9,4% dos jovens de 5 a 19 anos, ultrapassando o baixo peso em 9,2%.

As crianças da metade mais rica do mundo têm 2 vezes mais chances de estar acima do peso do que as da metade mais pobre. O aumento mais acentuado está em países de renda média-alta na América Latina, Oriente Médio e Leste Asiático, onde quase uma em cada três crianças ficou acima do peso.

Esta crise é em grande parte provocada pela rede global de influência da indústria de alimentos e bebidas. Três em cada quatro jovens em todo o mundo são bombardeados com anúncios de junk food todas as semanas. Essas empresas se infiltram nas escolas com máquinas de venda automática e patrocínios, fazem dietas pouco saudáveis, fazem lobby para bloquear impostos, atrasar rótulos e enfraquecer as restrições.

As soluções não são difíceis do ponto de vista técnico: proibir o marketing de junk food para crianças, limpar ambientes de alimentação escolar, exigir rótulos de advertência na frente da embalagem e tributar bebidas açucaradas e alimentos ultraprocessados.

Mas vamos nos perguntar: se a mudança não aconteceu no passado, por que aconteceria no futuro?

Portanto, a ação mais importante é proteger a formulação de políticas da interferência da indústria. Só assim poderemos evitar que as salas de aula de hoje se transformem nas enfermarias hospitalares de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário