Ser uma boa pessoa é diferente de ser ingênuo, concorda?
Ser uma boa pessoa não significa ser ingênuo ou permitir que os outros se aproveitem de você. Muitas vezes, confundimos bondade com submissão, gentileza com fraqueza, mas a verdade é que podemos ser generosos e justos sem abrir mão do respeito por nós mesmos.
Diferenciando bondade de ingenuidade:
Bondade > Envolve a capacidade de ser gentil, prestativa e ética, buscando o bem-estar dos outros e promovendo um ambiente de trabalho positivo. Uma pessoa boa pode ser um colega de apoio, um mentor inspirador ou um líder justo.
Ingenuidade > Caracteriza-se pela falta de malícia, confiança excessiva e dificuldade em perceber segundas intenções ou situações potencialmente prejudiciais. Uma pessoa ingênua pode ser facilmente manipulada, explorada ou enganada por colegas desonestos ou em busca de benefícios próprios.
É uma escolha que se agrava com o tempo.
⟿ Seu caráter não é determinado pela forma como os outros o tratam.
⟿ É revelado pela forma como você escolhe responder.
Veja como você pode responder:
🔸Estabeleça limites claros, aprenda a dizer "não";
🔸Desenvolva senso crítico, analisando as situações com atenção;
🔸Mantenha confidências, mesmo em culturas pesadas de fofocas;
🔸Mantenha a calma no conflito quando os outros perderem o controle;
🔸Peça desculpas pelos erros, sem apontar o dedo;
🔸Dê feedback honesto, quando os outros evitarem;
🔸Todos devem receber o mesmo respeito que os executivos;
Sua reputação não é construída sobre como você lida com relacionamentos fáceis. É construído sobre como você aparece quando testado por pessoas difíceis.
Pergunte a si mesmo: O que o líder que eu quero me tornar faria agora? Então aja a partir desse lugar.
No mundo corporativo é importante encontrar um equilíbrio entre ser uma pessoa gentil e prestativa, e ao mesmo tempo, ser capaz de se proteger e tomar decisões estratégicas.
É importante desenvolver inteligência emocional, senso crítico e habilidades de comunicação para navegar com sucesso no ambiente de trabalho e alcançar seus objetivos sem comprometer nossos valores.
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário