Quando as civilizações começam a cair, o mesmo padrão sempre surge: seus líderes aceleram o colapso dobrando as próprias práticas que o causaram em primeiro lugar.
Os romanos aumentaram a tributação e a militarização, os maias construíram monumentos luxuosos e limparam mais chuvas, e damos o Prêmio Nobel a economistas que olham para o passado para defender mais crescimento - por séculos - enquanto ignoram os limites físicos da Terra, bem como o fato de que já estamos mergulhados na superação ecológica POR CAUSA desse mesmo crescimento.
O problema com nossos líderes atuais é que eles só sabem como ter sucesso no antigo sistema. Então, eles dobram mais crescimento, mais tecnologia e mais inovação. Ou prometer nos levar de volta a uma época em que nosso sistema ainda funcionava, tornando-nos "grandes novamente".
Mas esse sistema nunca mais será ótimo, porque nunca foi construído para durar. A extração, a competição acirrada e o consumo excessivo de recursos limitados só funcionam até que não funcionem.
Vamos permitir que a fantasia de crescimento infinito em um planeta finito morra com o antigo sistema, não jogue prêmios nele. Não é apenas hora de novos líderes, mas de ideias radicalmente novas.
Ative para ver a imagem maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário