Uma boa parta das elites no mundo vem de uma trajetória que enriqueceu pelo trabalho, inovações, ou conquistou o poder pela Democracia mas nem sempre foi assim aconteceu a Revolução Francesa, Guerra civil americana e outras para que nobres perdessem poder e que todos apreendessem a respeitar a vida e os direitos de todos. E o iluminismo com a busca pela razão , arte e os bons hábitos contribuí na humanização destas elites que ampliaram suas visões de mundo e sociedade mas mesmo assim foram as revoltas e as guerras que consolidaram as transformações sociais.
Porem este processo histórico nos faz refletir sobre as elites cearenses. Uma boa parte enriqueceu com negócios exclusivos ou seja privilégios dados pelo Estado acompanhados pelos financiamentos e incentivos públicos. A elite politica chegou ao poder pela corrupção ou herdando feudos eleitorais usando o Estado para manter sua oligarquia no poder.
Atualizando esta historia observamos hoje o Governo do Ceara repassar 100 milhões de reais as empresas áreas internacionais para trazer 48 voos ao Ceara !Um bom negocio ! Porem esta estratégia enriquece quantos cearenses ? a custa da miséria e de salários de sobrevivência da maioria dos cearenses. Alguns poucos privilegiados da elite cearense enriquecem com a venda de terrenos para hotéis, pousadas e outros que se tornam propriedades de estrangeiros, outros membros da elite ou os mesmos aproveitam este movimento do turismo que vem dinheiro de gente de fora diante de nossa população pobre sem capacidade de consumir, geram mais negócios para eles numa estrutura concentradora de renda e de baixa concorrência aonde o acesso ao capital e as propriedades pertencem a poucos.
Eu posso continuar este raciocínio mostrando como esta politica dita pública gera resultados para poucos de forma direta ou indireta gerando mais poder politico, influência ou acordos entre os mesmos que protegem seus mercados e votos. A pergunta é ! E o cearense pobre ? Enquanto outros Países e Estados protegem seus cidadãos e criam caminhos para que todos trabalhem, ganhe bem e enriqueçam , as nossas elites vendem seu povo como escravos, nossa natureza e facilidades governamentais para enrica-los através do Estado.
Poderia falar do Aquário, Tatuzões, estradas, Usina do Cariri , troca de cargos e orçamentos públicos entre famílias, que também atendem objetivos econômicos e políticos privados de nossas elites usando o Estado Publico. Enquanto do outro lado aonde a imensa maioria vive excluída, cercada de brutais desigualdades , a violência impera, a morte de jovens, a seca, o desemprego, as doenças mais básicas, falta de saneamento, fome, analfabetismo, e outros problemas que o dinheiro publico deveria atender estas prioridades publicas e não as privadas gerando negócios , poder politico e financiamento para mesmas famílias .
Bem o nome do que temos no Ceara não é Estado nem Democracia. Estado e Democracia é a separação de poderes entre Executivo, Legislativo e Judiciário e não a troca de moedas e cargos entre famílias e poderes. Eleição livre e não comprada pela corrupção, acordos entre 24 partidos, e fabricação de candidatos. Instituições que funcionem para todos e não para atender os interesses e currais políticos de poucos gerando votos para os herdeiros das famílias e desigualdades que se perpetuam. E principalmente Estado e Democracia é a exclusão dos poderes econômicos e ideológicos na condução dos assuntos públicos mediante sua influencia oculta sobre o sistema politico isso é o que define o Estado e a democracia no mundo mas no Ceara é o inverso esses interesses são o Estado nas mãos das mesmas famílias há décadas que transforma interesses econômicos e eleitorais em politica publica as custas das vidas e mortes da maioria dos cearenses.
A democracia se constrói em torno do poder e da evolução das relações sociais quando não se vive numa Ditadura comandada por oligarquias. Temos no Ceara uma ruptura entre o que as pessoas pensam e querem e as ações daqueles que usam o Estado para seus objetivos econômicos e políticos se tornando uma elite através da ditadura econômica e politica.
Nossas elites perderam a vergonha e a legitimidade politica há tempos e as mantem pela força dos acordos e corrupção que inviabiliza a democracia no Ceara. Em teoria este desajuste pode ser corrigido pela democracia liberal através das eleições porem se tivéssemos uma pluralidade de opções e sem o uso do Estado, campanhas milionárias e acordos entre as oligarquias comprando partidos destruindo a democracia ao viabilizar as cadeiras para os mesmos que compactuam acordos entre eles.
Os mesmos sempre formando uma elite com privilégios que estão enraizados no poder politico, econômico e nas instituições há décadas a serviço de seus interesses . Essa elite cria todos tipos de acordos, obstáculos e praticas ditatoriais como o crime organizado para continuar usando o Estado em beneficio de seus interesses e famílias. Mantem o monopólio do poder inclusive comprando partidos para inserir membros das oligarquias para manter o acesso ao governo federal . As elites oligárquicas se profissionaliza ocupando os espaços econômicos e políticos através do Estado acima dos interesses e das prioridades públicas daqueles que dizem representar. Eles usam a burocracia do Estado , outros poderes e instituições como o judiciário e a mídia para proteger seus interesses.
Afastam além dos cidadãos os militantes dos partidos das decisões comprando suas executivas e parlamentares com cargos e orçamentos públicos. A agenda do Estado tem dono pertence as elites. As campanhas são movidas por estratégias de comunicação sem participação ou debate da população nas propostas e mesmo que algum projeto entre depende mais do intermediário politico ou simplesmente não é cumprida apenas mais uma mentira e ilusão de campanha como por exemplo das ultimas eleições : acabar com as as casas de taipa, atenuar as consequências da seca, eliminar os corredores nos hospitais, gerar emprego, segurança e outras. Estas são as mesmas promessas feitas pelos mesmos membros das elites e oligarquias sem cumprir há décadas mas se mantem no poder usando o Estado para inviabilizar a democracia via corrupção, campanhas milionárias e compra de partidos. Desta forma também financiam os negócios dos aliados com contratos, financiamentos públicos e privilégios.
Eles vendem a esperança feitas pelos mesmos e usam o medo e o Estado
para inviabilizar os que consideram inimigos. O povo cearense vive hoje do insuportável em condições mínimas de vida sem trabalho, segurança, saúde e outros enquanto as elites fazem negócios usando o dinheiro publico como os 100 milhões para empresas áreas internacionais, Aquário, Tatuzões e outros.
BEM VINDO AO CEARA ESTA TUDO A VENDA INCLUSIVE SEU POVO. AQUI A VIDA NÃO VALE NADA!
BEM VINDO AO CEARA ESTA TUDO A VENDA INCLUSIVE SEU POVO. AQUI A VIDA NÃO VALE NADA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário