SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

A palavra "genocídio" para descrever os crimes de Israel em Gaza.

 



Percebi - como muitos de vocês, tenho certeza - que muito mais organizações e indivíduos estão finalmente usando a palavra "genocídio" para descrever os crimes de Israel em Gaza.


E embora possamos achar essa mudança tardia desavergonhada - é desavergonhada - acho que também exige que examinemos criticamente as instituições globais, incluindo a ONU. Se o que realmente foi necessário foi a Comissão Independente de Inquérito para mudar o dial, isso nos diz que o processo já é muito lento. É um equivalente ao problema de "chamar uma fome quando a fome já está em vigor".

Políticos israelenses expressaram intenção genocida e encomendaram atos genocidas desde 8 de outubro de 2023. Eles disseram ao mundo inteiro, repetidas vezes, que vão cometer genocídio - não há inocentes - os palestinos são Amelek - toda comida e água serão cortadas.

O genocídio deve ser chamado muito mais cedo - não apenas descrito como um "risco", mas formalmente declarado - se é isso que realmente foi necessário para fazer com que os estados e políticos cúmplices entrassem em pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário