SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 12 de dezembro de 2020

NORDESTE SEM OLIGARQUIAS : DEMOCRACIA, JUSTIÇA, LIBERDADES E RIQUEZAS.



Brasil, França e EUA declararam suas independências e escreveram suas constituições na mesma época com resultados bem distintos para seus povos. Enquanto o povo teve uma participação ativa na americana e na francesa, inclusive ocupando cargos no Governo e Assembleia, lógico a nobreza também, no Brasil em especial no Nordeste, as Oligarquias inviabilizam a Democracia e Justiça com a corrupção roubando as liberdades e as riquezas do Nordeste Brasileiro há séculos. 



Pouco de nossa literatura ou produção acadêmica relata essa história principalmente as consequências econômicas e políticas do domínio oligárquico sobre milhões de vidas e mortes pela miséria e violências, e como isso afeta a Democracia, a Justiça e a Economia brasileira com diversas consequências para todos.



Bem eu poderia fazer um histórico do crescimento das periferias e do crime organizado no Brasil, de como os nordestinos construíram riquezas em outros estados e países mas são impedidos, excluídos ou foram arrancados de suas terras pela seca e miséria, do controle de prefeituras feudos por Oligarquias que dividem também o Estado e outros poderes entre si, de como se enrica pelo Estado com corrupção ou financia suas empresas com contratos e dinheiro público, de como as bancadas nordestinas se unem no Congresso e no Senado com 9 estados rendendo Presidentes da República e impede investigações, transparência dos financiamentos do Banco do Nordeste que cai nas mãos de empresas ligadas a políticos e que diferente do que aconteceu no BNDES podemos saber sobre Eike, JBS, Odebrecht e outras. Afinal 9 estados tem mais representatividade política que Sul e Sudeste juntos que tem quase o dobro da população nordestina. Nordeste é uma região pobre para maioria de sua população e rica para poucas. O Nordeste tem acesso a recursos da cooperação internacional devido a pobreza mas os pobres vão morar em outros Estados fora do Nordeste tendo que viver em periferias sem direitos. Esses são capítulos que necessitam ser inscritos em nossos livros e em nossa História.


Necessitamos compreender o impacto da compra de votos no Nordeste, campanhas milionários com valores muitas vezes maiores que São Paulo que tem um PIB gigante, as teias que se formam entre as Oligarquias no executivo e outros poderes como mídia, justiça e legislativo, assim como foi no Governo de Sérgio Cabral no Rio que a queda de um derruba o castelo todo, a perpetuação da miséria, violências e brutais desigualdades que juntas inviabilizam a Democracia. 


Da mesma forma seguindo os mesmos caminho quando temos a sorte e são revelados casos de corrupção no Ceará, os culpados são liberados mesmo com todos as provas, enquanto outros esperam anos para ter alguma consequência como Consignados, Aquário, liberação de recursos públicos para JBS em troca de doações para campanha dos Ferreira Gomes e Santana. No Ceará não tem problema o Deputado estadual Bruno Gonçalves comprar partidos com dinheiro público revelados por uma gravação porque se elege Prefeito da cidade vizinha que seu Pai é Prefeito, a mãe vereadora de Fortaleza essa é lógica e regra do jogo sem Democracia e sem lei. Regis Benevides, irmão do atual Deputado Federal do Ceará Mauro Benevides, Mauro também foi Secretário da Fazenda dos Governos de Cid Ferreira Gomes e Assessor econômico do candidato a Presidente Ciro Ferreira Gomes. Regis declarou publicamente que seu irmão Mauro tem uma construtora que é a Odebrecht do Ceará. Ah o filho do Mauro, o Davi Benevides é Prefeito de Redenção que foi morar lá para ocupar a feudo prefeitura compondo o poder das oligarquias. O pai do Mauro temem foi Deputado federal assim como o Pai do Ciro Gomes e outros parentes foram prefeitos, inclusive seus irmãos Ivo Gomes e Cid Gomes que também foi Governador e agora Senador. Temos agora o caso de Arialdo dos Consignados e de Bismarck do Aquário que é Prefeito de Aracati e o filho Deputado Federal.  A impunidade reina no Ceará sem lei nem instituições, que são controladas pela troca de favores, cargos, recursos entre pessoas com respectiva falta de justiça, economia e politica sem ética. Todos calados para corrupção no Ceará incluindo Ciro Gomes, Governador Camilo Santana, Prefeitos, Senadores, Deputados Federais e Estaduais fica claro que a regra é roubar e ganhar eleições; que vença o pior com as piores praticas e corrupção há décadas no poder.



Sim o Nordeste e em especial o Ceará continua escravocrata e ditatorial sob o comando de Coronéis como Ciro Ferreira Gomes. Sem Democracia e Justiça para onde vão as liberdades e as riquezas ? com certeza não vão para milhões de pessoas que pagam com suas vidas miseráveis e as diversas violências e brutalidades que sofrem em suas terras ou tendo que deixá-las, esse é outro capítulo de nossa História. 



É necessário saber também como as riquezas e poderes são concentradas em poucas famílias e porque não são divulgadas quem recebe incentivos fiscais no Ceará ? quando alguns deles se tornam bilionários numa economia com pouco mais de 2% do PIB.  Livros como Dinheiro, Eleições e Poder de Bruno Carazza nos revelam alguns caminhos, mas esse livro precisa de novos capítulos porque a historia de Casa Grande e Senzala, Sertões e outros continua no Seculo XXI com Coroneis como Ciro Gomes.




Vamos seguir juntos nesta jornada para falar sobre as liberdades e as riquezas no Nordeste com historiadores e economistas nacionais e internacionais como Amartya Sen, Stiglitz, Schumpeter, Euclides da Cunha, Gilberto Freire, Celso Furtado e outros para mostrar que o bem estar social está ligado a escolha coletiva, a ética com economia , o Desenvolvimento com a liberdade, e que estão relacionadas à ideia de justiça. A pouca liberdade de informação ou editais que beneficia grandes empresas financiadas com dinheiro público e incentivos fiscais gera um capitalismo de Estado como a China com baixa concorrência e péssimos salários, a diferença é que por essas terras famílias continuam no poder há mais tempo que na Venezuela ou mesmo China.  


No Nordeste o acesso a crédito é um negócio de ONG que vive de privilégios sem licitação dada aos funcionários do Banco do Nordeste pela Diretoria do Banco do Nordeste. A inovação e desenvolvimento do Nordeste é um discurso em nome do qual se gasta bilhões de dinheiro público brasileiro há décadas com baixíssimos resultados se comparados com outras economias e mesmo Estados e cidades que se desenvolveram com muitos menos recursos e com melhores indicadores sociais, Democracia e justiça; o que garante liberdades e acesso a oportunidades e riquezas pelo trabalho e o talento. 


Porem ficamos presos há capítulos do passado de nossa história sem Revoluções Francesa, Americana ou Inglesa, sem milagres econômicos de verdade como tigres asiáticos, sem inovações de Israel, sem a liberdade da Finlândia, Letônia e outros. Mesmo com grandes territórios, mercados e riquezas somos presos por Ditaduras econômicas, politicas e castas no Brasil assim como China, Russia e India e suas profundas desigualdades.


   

Óbvio entre números macros existem pessoas, empresas e políticos que buscam fazer a diferença mas infelizmente são minorias inclusive perseguidas pelos poderes das Oligarquias. Porém contar a História dessas pessoas e organizações é necessária para conhecer as vozes da liberdade e do desenvolvimento que tem inclusive denunciado as Oligarquias com suas mentiras nacionais erguidas pelas piores práticas de poder e corrupção como Coronel Ciro Gomes. Muito além da esquerda ou da direita, o Nordeste é uma causa humanitária ao mesmo tempo que suas riquezas se somadas à democracia e justiça tem o poder de libertar o Brasil das oligarquias, corrupção e piores práticas políticas que os mantém no poder. 



Os respectivos capítulos citados suas respectivas pesquisas e sistematização tem o poder de difusão, informação e conscientização de milhões de pessoas que podem fazer a diferença nos lugares, setores e funções que ocupam, além da formação de líderes empresariais, políticos e educacionais com o poder de salvar milhões de vidas, economizar bilhões de reais corrompidos e sem impacto social, reduzir assim violência e criminalidades em nosso Brasil, gerar mercado, trabalho, crédito e cidadania para milhões de nordestinos essa é a nossa missão. 


Enquanto muitos se calam, outros cumprem suas missões nos grupos em busca de contratos, negócios e se manter no poder, a maioria se omite, nós cantamos.   



Escrevi seu nome na areia
O sangue que corre em mim sai da tua veia nordestina
Veja só você é a única que não me dá valor
Então por que será que esse valor
É o que eu ainda quero ter
Tenho tudo nas mãos, mas não tenho nada
Então melhor ter nada e lutar pelo que eu quiser
É, mas péra aí
Ouça o forró tocando e muita gente aí
Não é hora pra chorar
Porém não é pecado se eu falar de amor, democracia, justiça, liberdade
Se eu canto sentimento seja ele qual for
Me leve onde eu quero ir
Se quiser também pode vir
Escuta o meu coração
Que bate no compasso
Da zabumba de paixão
É pra surdo ouvir, pra cego ver
Que este xote faz milagre acontecer
É pra surdo ouvir, pra cego ver
Que este xote faz milagre acontecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário