Quando sair a rua nada será mais o mesmo, talvez a insensibilidade e indiferença humana. O corona vírus apareceu sem ser notado no início e o seu desaparecimento pode acontecer mesmo que o pânico persista, em razão de suas consequências duradouras. O mundo precisa chorar muito hoje para sorrir amanha. O Diluvio aconteceu mas as espécies sobreviveram em outro mundo para reescrever a História. A segunda guerra durou anos com Holocausto e milhões de vidas e países destruídos. Depois veio o Dia da vitória e o mundo viveu numa guerra fria, o fim do neoliberalismo, como acontecera agora num mundo Pós Pandemia.
O mundo talvez reconheça seus milhares de heróis anônimos, que não são os políticos, e sim os profissionais de saúde. Eles vão ganhar homenagens mas não terão tempo para descansar diante de rotinas estafantes para que alguns lucrem muito. Os laboratórios comemoraram a descoberta da cura, espero que não lucrem muito, as custas de pesquisas e conhecimentos que não pertence a um cientista, empresa ou nação, mas foram produzidas pela Humanidade e pagas com milhares de vidas. Enquanto oligarquias, gangues partidárias e elites enricam roubando o Estado. Nós temos ao nosso lado verdadeiros heróis anônimos.
Os políticos continuaram a se matar como agora em busca de rendimentos eleitorais de quem tinha ou não tinha razão em relação as medidas adotadas. É engraçado ver como velhos coronéis da politica nordestina ou líderes de gangues partidárias não tem a mesma sensibilidade por milhares de pessoas que morreram pela miséria, seca, violências e falta de politicas públicas devido a corrupção e aos brutos esquemas que os mantem no poder vivendo do Estado há décadas.
As Pandemias mudaram as cidades, economia, tecnologias que nos permitiram viver em cidades cada vez maiores e integradas pelos vários meios de transporte. Essas mesmas cidades e meios de transporte que aceleraram agora a difusão do corona vírus. Alguns tentaram culpar a China devido as populações que comem animais, outros culpam os EUA alegando que foi um vírus fabricado em laboratório. Porem essas e outras são apenas consequências em rede que potencializam seus efeitos e feedbacks de causas que pouco ouvimos falar na mídia. Enquanto todos sofrem o medo, a pressão e o pânico em busca de fugas.
O absurdo consumo supérfluo de alguns as custas da miséria da maioria, as brutais desigualdades, a falta de saúde, trabalho e educação para bilhões de pessoas pelo mundo, a insensibilidade, a indiferença, as injustiças, e outras são pandemias que se perpetuam pelo mundo e pela história sem a busca da cura que envolva a todos.
Foi preciso Guerras, Pestes, Dilúvios, Escravidões, Ditadores, Crises financeiras, Corona vírus para que algumas reações ocorressem como o Estado de bem estar social, o julgamento de Ditadores de esquerda e direita, a punição de grandes empresas pela crises que provocaram mas agora não é possível nem prender nem julgar o Corona vírus!
Nossos desejos mais profundos de vingança não poderão ser realizados. Só nos restara a catarse de vivermos nossos maiores medos, dramas e sofrimentos que esta pandemia está nos provocando. Nesta hora temos que chorar muito para nos lembrar que nossas principais e verdadeiras alegrias de viver, amor, família, amigos, a cidade, estado e país que vivemos estão correndo sérios riscos.
Nossos maiores desejos ate a pandemia podem ter sido comprar aquele artigo de luxo que considero essencial para mostrar as outras pessoas, aquele cargo de poder que tenho que conquistar a qualquer preço, aquela mentira que busco espalhar para prejudicar outras pessoas, ganhar dinheiro pelo crime organizado e venda de drogas, corrupção, expulsar os refugiados ou os que pensam diferente a politica, cobrar dízimos de quem necessita deste dinheiro para comer e viver, e tantas coisas absurdas que foram tornadas normais em nossa sociedade mas que matam mais do que o Corona Vírus.
Claro que esse artigo não visa que a humanidade fique boa da noite para o dia apenas que cada um de nós possa chorar, refletir e estudar sobre as nossas atitudes de como elas se propagam de geração à geração, de país para país, ano após ano, tragédia após tragédia e continuamos a achar que a culpa não é nossa ? Que cada um de nós apesar do isolamento social, álcool gel, número de respiradores e outros pode salvar de si mesmo? Infelizmente nós somos ao mesmo tempo a doença e a cura, a capacidade de ser sensível ou insensível a dor e miséria do outro, a capacidade de estudar e transformar as causas que afetam toda a humanidade e agora ate o planeta com as mudanças climáticas.
O sorriso é de graça, as bençãos também, o verdadeiro amor, a alegria de viver e a capacidade de aprender e mudar nossas atitudes. Não adianta culpar os Governos, a China, EUA, os ricos e poderosos, se cada um não fizer sua parte independente de alguém. O amor a vida, a humanidade e a Terra é o que nos mantem vivos se achamos que algo é mais importante que isso é que na verdade nós é que somos o vírus que provoca mortes.
É hora de nos rendermos e deixar a maldade desaparecer. Vamos voltar as nossas casas e ruas, encontrar as pessoas que amamos, hora de acordar, revelação, tentação, condenação, isolamento, revelação, oração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário