SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Aula de Empatia.



 Na Dinamarca, desde 1993, todas as escolas oferecem uma prática semanal chamada Klassens tid — que pode ser traduzida como “tempo da classe”. Nesse momento, crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos se reúnem para conversar sobre sentimentos, convivência e desafios do dia a dia, sempre com a mediação de um professor. O objetivo é estimular a empatia e ensinar, na prática, como lidar com emoções e relações humanas.


Durante essas aulas, os alunos têm a chance de expor problemas pessoais, discutir situações de conflito com colegas e refletir sobre o impacto das suas ações no grupo. Quando não há questões urgentes, o espaço é usado para atividades coletivas mais leves, que também ajudam a fortalecer os laços sociais e a compreensão mútua. É uma forma de educar não apenas para o conhecimento acadêmico, mas também para a vida em comunidade.

Essa iniciativa tornou-se parte do currículo escolar dinamarquês e é considerada tão importante quanto disciplinas tradicionais como matemática e ciências. O foco é preparar crianças e jovens para se tornarem adultos mais conscientes, capazes de ouvir, dialogar e respeitar diferentes pontos de vista. Não à toa, a Dinamarca aparece frequentemente entre os países com maiores índices de bem-estar e felicidade no mundo.

Ao incluir a empatia como parte oficial da educação, o país mostra que investir no desenvolvimento emocional é um passo essencial para construir uma sociedade mais justa e equilibrada. O exemplo dinamarquês inspira outras nações a repensarem seus métodos de ensino, lembrando que formar cidadãos solidários pode ser tão transformador quanto formar bons profissionais.

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