SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Graças aos Deuses sobre CREPUSCULO DOS DEUSES!

Por Egidio Guerra

Não gostei do filme! Bem , eu não sei se uma critica pode começar assim ? Como também não sei se uma era termina e outra começa, mesmo no cinema. Chaplin que o diga, se estivesse vivo, mesmo fazendo cinema mudo, levaria milhares de pessoas aos seus filmes. Crianças sorririam com o jeito de criança de Chaplin, mesmo velho.

Quando um roteirista começa a escrever um filme, é a história deste filme , pode se dizer é a história de vários roteiros. Ele quer fazer algo singular , único, como diz no filme para ver seu nome aparecer no letreiro! Porem sem pre tem um revisionista para dizer alguém já escreveu isto , ou será um critico de cinema atualizando para os dias de hoje, ou alguém que publica no seu blog algo assim “rsrsrrs já sei o fim “

Já sei o fim de um Deus, ou melhor o crepúsculo , numa sociedade que não há mais tempo para com certo rigor desmontar um Deus nas telas com um roteiro bem escrito. Se esta Deusa for uma estrela de cinema que viu sua arte ou seus filmes serem construídos por uma industria e milhões de dólares ainda teremos centenas delas. O que não teremos infelizmente e são poucos, são filmes que critiquem esta forma de fazer cinema.

Por isso que Crepúsculo dos Deuses se tornou , um clássico! Não porque ele é um filme de 1950, ou ironiza vários diálogos famosos de filmes de Hollywood , ou porque tem novos atores consagrados como novos Deuses pela nova mídia. Apenas porque é um roteiro de um roteirista que talvez não tenha sido encomendado! Um roteiro que não tem uma história linear, que usa metáforas que fazem criticas independentes das palavras, as imagens são o alvo principal.

Imagens que são decupadas para contar uma história de amor , que ainda não tem nome , mas que se inscreve nas relações que são construídas entre Deuses ,seus cotidianos, seus súditos, poderes, vaidades e delírios!

Fico pensando como foi terapêutico para época, a própria industria americana sentar na sala do cinema para se olhar no espelho. O quanto alguns artistas economizaram com psicólogos e viveram cartases, choros, curas, quando na tela apareceu FIM. O fim de sua carreira, o fim de milhões de dólares em filmes, o fim de um cinema de formulas simples que se vendiam sem muito esforço.

Godard, Truffot, o neo realismo italiano e graças a “Deus” ou milhares de outros Deuses vão surgir ; e graças a Deuses também vão viver seus Crepúsculos. Como diz o dialogo no filme “ os melhores roteiros são feitos de barriga vazia” Melhor, nem toda força, dinheiro, fama, conseguiram manter uma estrela ou seu amor imaginário. Porque esta desconexão entre fantasia e realidade, muitas vezes acaba em loucura ou crime.

Na época estas conexões não eram tão claras como hoje, tinha poucos filmes ou roteiros sobre isto. Hoje o desejo se realiza de outras formas, os Deuses quando se tornam criminosos vendem mais, e várias publicações ganham muito dinheiro com isto. O que neste filme é um grande fim é apenas o começo de filmes que não cansam de detalhar os monstros, e qualquer coisa hoje, pode ser Deus, desde que multiplicado em alta velocidade por imagens via celular, internet, propagandas. O sonho de qualquer cidadão comum é ser Deus, e o cinema, games, interatividade, quer lhe dar controles de todas as situações possíveis. O virtual vira real, e os roteiros necessitam cada vez mais de mistura não três boas histórias mais dezenas, os personagens se multiplicam, a tecnologia, efeitos especiais dominam, porque a forma de contar histórias perdeu o controle do roteirista ou do cinema. Um novo crepúsculo?

Lógico Chaplins sobrevivem e várias perolas inesquecíveis sempre existiram e continuam a ser realizadas, graças a Deuses! Bem eu não sou um Deus para dizer isto, não sou critico nem doutor em cinema, sou apenas um apaixonado estudante de cinema. Esperando que as idéias possam valer mais que as patentes ou cargos, que a internet ou blog possam ser tão poderosos como grandes estruturas. Por isso publico no meu Blog na esperança de que o cinema possa contar boas histórias e sinta orgulho de dizer bem este é um bom filme ou não gostei, independente dos Deuses, porque arte como no cinema mudo de Chaplin se constitui de gestos simples as vezes de uma forma de andar diferente!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os ângulos e a decupagem do poder em Orson Wells

por Egidio Guerra

Qual o melhor ângulo para se filmar o poder ? O de um quebra-cabeça a ser montado peça por peça ? Feitas por um personagem principal ao mesmo tempo autor e ator que simbolize com seu universo todos os fragmentos do poder ? Do novo poder que a mídia inaugurará sobre o dinheiro, o cotidiano, as grandes decisões políticas e a vida dos homens? Este é o convite que Orson Wells nos faz ao entrar no Palácio de Xanadu, conhecer a decupagem do poder na história de Charles kane.

Assim como Charles Kane, Orson Wells terá sua ascensão pela mídia , em um programa de rádio contando a invasão de extraterrestres ao nosso mundo; lógico uma ficção. O presente que ele ganha por esta façanha é realizar seu filme. Ele escolhe filmar Citzen Kane aonde ele vai contar a história do mundo que a própria mídia cria! A ficção que se transforma em realidade ou a realidade que vira ficção ? Está e a metáfora que nos persegue, aonde a escolha dos personagens, os diálogos, os cenários ...são ingredientes necessários para nos contar como o poder da mídia de Kane ou seria Orson Wells nos conta a história do inicio ao fim. Como um dos diálogos diz “não acredite no que o rádio diz, leia Inquire” O mundo começa a conhecer o poder dos jornais e de seus magnatas

Proibido a entrada é um aviso enigmático que abre e encerra nossa jornada pelo mundo de Orson Wells e seu cidadão Kane. Sim ele é um mistério, e tudo que o cerca carrega este ar do poder representado por músicas , objetos e cenários que são decupados por sua presença forte , misteriosa e emblemática; tornam-se assim extensões do personagem que em ca da cena ganha poder com suas ordens , dinheiro e lógico o domínio da imprensa em formar as opiniões. Aqui o preto ao invés da luz é o que dá tom ao que importa no filme. Assim como nos jornais preto e branco da época. O mundo ainda não tinha cores nem TV !

Assim Impérios e seus reis são criados na história , na mídia e nos filmes! Começa a ser relatados , como diria um dos diálogos do filme “mais importante que as notícias era saber que o Charles Kane estava por trás de todas elas“. A mídia era ele ! Apesar dos jornalistas, que podem e são comprados durante o filme, a investigação tem endereço certo, gerar esta última reportagem Assim ao mesmo tempo que é um filme poderia se dizer que é quase um documentário sobre a Realidade que vivemos ? Ou uma grande reportagem ? A verdade tem limites do que pode se mostrado ou dito e o que permanece obscuro! O filme torna-se assim uma grande reportagem que vai resgatar seu passado , seus feitos , as opiniões de todos sobre ele. Uma investigação jornalística para verificar não a veracidade dos fatos ou as estranhas do poder, mas algo mais ameno a ultima palavra que ele disse antes de morrer : Rosebud, o que significa ? Este é um dos grandes enigmas do filme , como a mídia também se transforma , agora a TV tem como prioridade divertir o trabalhador ? Ou será um brinquedo de infância quando a sua vida era mais real que a ficção em forma de palácio que construí-o para si ? Cidadão Kane como diz era apenas um americano e acha que será divertido tem um jornal como um brinquedo de criança.

Charles Kane não significa nada no começo mas aos poucos as imagens , sim as imagens do poder que de uma forma profética vai dominar o mundo durante décadas ,vão ganhando forma, juntando seus pedaços. Tudo que ele quer , ele possui , zoológico, quadra de tênis, obras de arte...Tudo na mesma casa com apenas um significado , poder.
A saga de um jornal nos é contada, perder um milhão por ano e quebrar não é um problema. Existe uma outra mágica que justifica isto mas ainda não podemos ver! É preciso colocar nele algo mais que texto e fotos , uma declaração de princípios! No jornal e no filme é esta a dualidade que caracteriza esta jornada, “ eu farei uma luta sem trégua por seus direitos como cidadãos e seres humanos” Ele mesmo assina , ele mesmo publica, ele mesmo dirige! Sua vida vira agora, noticia de jornal e filme. A verdade esta só!

Os jornais sensacionalistas não podem esquecer suas origens, o Sun tem um pai: Charles Kane.

Ninguém agora pode ter opinião diferente dele! Ele busca o amor que nunca teve , será também um drama psicológico ? O quanto os escândalos passaram a modificar a forma como as histórias são contadas ? Ele agora é candidato a Governador, o amor dos seus eleitores será mais importante que seu jornal ? Os que ganham mal ou comem mal pode acreditar nele ?

Somente Charles Kane ou Orson Wells pode dar a versão final do seu filme, enquanto nós pobres mortais, a opinião pública, repetira os ângulos e a decupagem que ele nos dá sobre o poder do autor, jornalista ou cineasta sobre nossas mentes.

Porem ele esta só , assim como Orson Wells esta à frente de seu tempo e quantos entenderiam sua mensagem ? Os efeitos hoje do grupo Time Warner no mundo , ou o papel que a Rede Globo desempenhou durante anos no Brasil?
Quanto tempo duraria para ver várias Suse Alexander cantar opera sem talento; inflada pelo poder e os magnatas da mídia ? E quantos destes serão políticos construídos pela mídia ?

Bem infelizmente Orsen Welles aprendera que as imagens podem ser usadas da forma que quiser mesmo contra à vontade do cidadão Kane. Assim como no filme a Política impede a mídia ou o cinema de seguir em frente! Em outro filme ,Welles foi impedido pelo Governo Americano e Getulio Vargas de continuar a filmar no Brasil as duras realidades que registrava. Assim como hoje na Venezuela.

Sabe Susan ou agora o novo cidadão comum da opinião pública tem outros desejos , ela quer consumir , e a mídia tem que vender , o que cadê vez menos interessa é a noticia . Ela quer ir a Nova York e não ficar no Xanadu recebendo pessoas , o poder muda de forma .

Será o poder um quebra-cabeça a ser encenado com suas peças feitas de vaidades, vontade de potência, desejos ? Espero que assim como no filme , prédios suntuosos e estatuas virem lixo , e assim possamos contar outra história de justiça social e a verdade possa ser dita já que Kanes são enfraquecidos a cada dia pelo poder da Internet, a verdade de muitos , uma nova mídia, talvez outra história a ser contada. Espero que a opinião publica goste, agora não é mais jornal, postei no meu blog.

POLANSKI: “ Quanto mais fantástico você é mas real você se torna”

Por Egidio Guerra

Tenho que confessar resolvi estudar o estilo de filmar de Polanski e compara-lo com outros cineastas como Scorsese , Woody Allen, e outros para decifrar enigmas do cinema contemporâneo. Essa é uma linha de pesquisa que sigo para encontrar caminhos dos temas, como foram produzidos os filmes, estilos de filmar e a luz dos porquês por de trás das câmeras.

É importante lembrar que Polanski viveu a aura mística do subterrâneo polonês durante a segunda guerra mundial, e perdeu a mãe para para os horrores de Auschwitz. Alem de ter sua segunda mulher que estava grávida assassinada ; como ele descreveu “o pior e mais prolongado golpe que sofri” Isto tem um peso considerável sobre os ângulos do olhar do homem que filma o Bebe de Rosemary , Chinatown e o Pianista! Como ele descreve “Ate onde minha memória consegue alcançar , a linha entre fantasia e realidade, sempre foi perdidamente imprecisa”

Não são filmes sentimentais , na minha visão uma das principais características da época que vivemos, não adianta procurar injeção de animo com seus heróis falhos, “ sua cenografia alucinógena, e tratamento impávido da paranóia, histeria e violência “Não há respostas fáceis para condição humana é preciso olhá-la mais de perto! Por isso outra característica é que ele trata de pessoas reais , “ como nós “ . Isto também serve para sua relação com os atores de seus filmes . Em um cena de Chinatown , aonde um pequeno fio de cabelo de Fane Dunaway estava refletindo luz , Polanski observou secamente que aquilo “estava custando 200 dólares por minuto “ Foi lá e arrancou quando Dunaway foi a loucura” Não posso acreditar . O f.d.p arrancou meu cabelo“ Polanski retrucou “Você pode brigar comigo mas nunca estarei errado, eu sou diretor.” Nesta cena da vida real e do filme podemos pensar o cinema contemporâneo, já não era tão divas e o orçamento e o diretor importam cada vez mais que os filmes. Ele “ buscava poder através do oficio ....levando sua equipe a si mesmo ao limite” A fama e poder , aliados a sua experiência de ator profissional , sempre atualizavam a sua forma de pensar e fazer cinema, é o que vamos ver. Por isso sua obra também inclui duas adaptações uma de Shakespeare, Macbeth, e Oliver Twist de Dickens.

Porem isto não indica que ele também possa fazer cinema sem pensar muito, o novo entretenimento das massas. Não existe mais uma linha reta a seguir , uma escola como nos velhos tempos , e o pensar e o olhar da câmera por si só não explica mais os filmes. Este é um ponto importante da contemporaneidade, o cinema muda, mas a forma de pensar muda mais ainda, é preciso desenvolver um método que inclua esta complexidade quando tecnologia, linguagens, sociedade do consumo se misturam com roteiro, direção, fotografia e outros; porque agora as imagens pautam o espetáculo o que elas querem e devem ser filmadas. Figuras como o imaginário dominam a razão, o inconsciente de Freud vem as telas de forma múltipla, as relações de poder ficam mais claras e de uma certa forma o cinema liberta o pensamento de poucos referenciais.

Polanski esta no meio desta dança , o cinema se aproxima de diversas formas das realidades e se democratiza neste processo. Chega de vez a hora de contar o cotidiano e o cidadão comum.

A paixão de Polanski era maior pela técnica que pelas questões socialistas como o caso de Godard. Ele teve a maior nota em fotografia e a segunda em edição e som. O seu primeiro roteiro foi com um ex-boxeador que escrevia poesia beat mais ou menos rap. Odiava as interpretações de seus filmes que chamava de “psicioimbeciloides” porque o que olhe interessa é provocar no publico um sentimento de crise, “um abismo”, no coração da vida cotidiana. Uma estranha mistura de ansiedade e fascinação quando a câmera vagava conscientemente de um ator a outro, de um ambiente a outro, com uma musica original, em cenas fortes aonde os atores “relaxavam e se concentravam ao mesmo tempo” Este choque vindo de fora fazia o publico “pensar”
Criando situações de choque que misturavam sempre documentário e ficção. Na faculdade ele e seu câmera combinaram com uma gangue para invadir uma festa da faculdade e aterrorizar as pessoas o que Andrrzej Munk considerou “um drama proto-realista” Uma história bem contada e uma fotografia sensacional: uma colagem de cortes rápidos, movimentos de câmeras inovadores e closes perturbadores era sua forma de fazer cinema.

Polanski não se mostrou tão impressionado com a Nouvelle Vague , escreveu ele, “ me assustavam pelo seu amadorismo e por suas técnicas pavorosas “. No seu caso ele sempre gostava de fazer mímicas com as cenas cridas em seus filmes párea sentir o impacto que isto pode gerar no público.

No seu filme Repulsa do sexo, ele pega uma garota com aparência sonhadora “aonde se esconde uma esquizofrenia caótica, que vai fervendo ate chegar ao climático e derradeiro momento de fúria.” Num ritmo mais lento ele nos deixa perceber o quanto as heroínas esta sujeita as insanidades criminosas e neuroses. Uma cena simples deste filme , um close simples de uma mão, ele chegou a filmar 27 vezes. Ele tinha uma perspectiva cirúrgica do que queria e as imagens dos detalhes da loucura e da morte começavam a dominar o cinema. Não havia muita distância entre o diretor e seus personagens. Entre seus filmes e uma época que eclodiria após os traumas de duas guerras nas manifestações e processos libertários em relação ao sexo, as drogas, a paz , aos direitos das minorias que eclodiram em 1968.

O lema de Polanski era “ Quanto mais fantástico você é mas real você se torna” para ele e seus filmes. Trata-se de um cineasta incansável e insensível, que faz de tudo para conseguir uma tomada, sua liderança e instinto para o ataque são fenomenais. Nos filmes de Polanski a ação e o impacto emocional passam a ser neste caso mais importante que a reflexão o pensamento . Ele sabia que lente usar e como a iluminação aparecia na tela. As suas técnicas dominam a nossa atenção de outra forma em comparação ao cinema moderno. A Revista Time lhe chamou “ um homem do Renascimento, um pop star como autor” Era isto que ele compreende como cinema o que tinha sonhado quando saiu da Polônia. John Lennon disse que “Romam era como um mascote para nós, um garoto que corre na frente do time na final da copa “ Quem pode discordar que era inaugurava uma era boa ou ruim que se estende ate os dias de hoje ? Quais o limites do pensamento nesta nova era do cinema ? Talvez Polanski nos questione .Ele foi um dos primeiros cineastas pop star ainaugura polêmicas sobre sua vida pessoal e misturar com seus filmes.

ESTÉTICAS DA MISTURA DE ARTES - A POESIA DE LORCA, OS FILMES DE BUNUEL E AS PINTURAS DE DALI NA JUVENTUDE DELES ; CONTADA NO FILME "POUCAS CINZAS"

Por Egidio Guerra

As vezes os sons tem que transmitir a estética de poesias de Lorca, a musica espanhola , as pinturas de Salvador Dali, as tensões de um país em transformações políticas,o olhar de Luis Bunuel, sim mais são os sons de sua Juventude. Algo que tem que ser leve e encantador, misturadas com o choque de realidades trágicas, moralistas e decadentes. Pode ser o som também surrealista ? Pode assim misturar as poesias de Lorca , o filme de Bunuel e os quadros de Salvador Dali no tecido de atitudes, olhares e sons destes jovens ? Compreender as essências que moldaram estes artistas ? Qual o papel do som nesta estética ?

A dança entre a musica, o silêncio e os ruídos é fenomenal neste filme! Eles se tocam na tela e produzem imagens. Eles antecipam imagens e diálogos. Quase como pinceladas no quadro ou escritas no livro.

“Uma paixão que limita entre a vida e a morte é a gana que move um artista de verdade.” Dali ainda era cubista, não bebia , nem fumava, e passou a conviver nos bares e quartos com Lorca, Bunuel e seus amigos. Regados por bebidas, musicas, poesias, quadros e peles misturadas entre elas. Será que os quadros de Dali e as poesias de Lorca se transformam nos film es de Bunuel ?

O som começa a orquestrar a mudança das temáticas do filme, dos bares para tristeza e a solidão. As imagens vão escurecendo , o som de poucas notas , mais do que a voz , conta a dor de quem exprime seu sofrimento “ Não gosto de sapatos novos “ Lorca lembra quando trabalhadores que protestavam nos campos eram mortos e exibidos em carroças , corpos deitados , usando sapatos brilhantes. A cena é preto e branco e o dialogo “É quando posso escutá-la , a morte respirando por de trás da porta. “

Você pode escutar este som ?

No filme pode.Todo ruído neste filme tem sentido, inclusive gestos simples como cortar sua camisa mas ele dança com a musica incidental. Ele mostra a mudança no comportamento dos personagens e nos acontecimentos na Espanha. A musica dança com os personagens como se fossem marionetes. Acho que o filme tem uma frase que resume e ironiza a “técnica dos sons e dos filmes” Ela diz: “ Esqueçam as regras não há ciência na Arte, sintam o desenho, ( poderia ser o som ) interpretem, interpretem o que vocês vêem. ( ou escutem ) Vejam com a alma, vejam o que sentem, expressem”

De repente a musica para! E agora ? Ah é que eles vão entrar no mundo chato da Sociedade espanhola. De repente também um militar pede para Lorca fazer valer sua refeição em troca de uma poesia . Qual o som do enfrentamento numa sociedade que ainda não tem o rock? A voz do poeta suave assume a estética do som recitando cidade dos ciganos tão leve como a pluma de uma nuvem por ouvidos que odeiam sua passagem , mas não pode evitar suas verdades. Viva a revolução, eles correm ao som de sua alegria e medo. Nada melhor do que a musica espanhola para cantar sentimentos.de paixão, dor e medo. Touradas e fugas de homens do seu destino, desviando os cortes da harmonia. Qual o som que pode harmonizar as igrejas e as lutas entre os homens? Talvez o som que toca dentro deles, que mistura silêncio, em busca de um harmonia impossível com líricas quase angelicais. Quando as poesias assume a tela , elas tem autonomia sobre as imagens , não se reportam a elas mas aos seus sentidos múltiplos. O som da natureza, se une com as líricas, a lua, o mar, e acho que anjos. A tonalidade dos sons é idênticas as cores da tela. Um bale de bolhas que dançam com os corpos que se aproximam.

“ Meu inconsciente devora meu interior “ Será que o inconsciente tem som ? Podemos imaginar isto já que as misturas de sons, cores e paixões são tão fortes no Brasil como na Espanha.

A homossexualidade e o amor entre Dali e Lorca revelam segredos inconscientes e com eles uma fúria de sons, incompreensíveis à época. Só outra poesia com seus sons e sua musica para continuar a jornada . Só que os sons perturbadores não param de tocar e se misturam com a musica e vice-versa recompondo agora pelo inverso o inicio da tragédia entre eles e da época. Os pesadelos em preto e branco com sons de touradas e sons de bordeis sufocam Lorca ,será esta a musica do inconsciente ? Sons misturados sem sentido que demarcam momentos no filme .

Sons e fúrias com gritos e gemidos formam uma “única `musica composta por este filme para recitar em notas o amor entre Dali e Lorca. Ele não tem ritmo nem refrão são ruídos fragmentados dos sentimentos.

Começa a evidenciar a “loucura” de Dali que também é musicada algo em torno da comédia e da tragédia de uma época ao lidar com seus gênios. Dali tem suas pinturas dilaceradas pela dor formando objetos estranhos, surreais , incapazes de lidar ao mesmo tempo com o amor e a dor, ele corta seu cabelo, ele grita, mas os tons “ angelicais não abandonam o filme assim como os ruídos, gargalhadas, entre eles. O som do Inconsciente não abandona o consciente som angelical da moral de uma época.

O sons e as cenas do filme de Luis Bunuel, O cão andaluz, surge na tela para resolver o enigma. Os toques de cumprimento viram sexo, as mãos se transformam em revolveres, uma navalha corta o olho como se cortasse uma nuvem , alguma semelhança com as poesias de Lorca não são meras coincidências ; numa percepção de que existe outra realidade por de trás daqueles ruídos e musicas.Será que Lorca é o cão da Andaluzia de Bunuel e Salvador Dali ?

O sons angelicais voltam a tocar e a nos tocar, os sons do teatro acompanham Lorca por seus espetáculos. Agora os sons mudam para acompanhar os manifestos que lê em lugares públicos contra o fascismo a favor do governo popular, como ele diz a favor da liberdade e não de um ideal romântico.

Chega a hora do último encontro entre Dali e Lorca, a mesma musica em tons diferentes nos acompanha ate aqui. Dali declara a solução da sua época , de seus contrastes, entre fascismo e socialismo, entre o consciente e o inconsciente , entre a razão e a loucura de Dali, a única solução para o Surrealismo é a guerra! Uma limpeza, um grande dilúvio. Portanto de sons angelicais e rápidos ruídos damos um salto em marchas, não há mais musica, a guerra começou em preto e branco. Os últimos momentos refletem uma musica síntese com ritmo, meio maluca, feita de algumas notas angelicais de um piano sempre presente no filme.

Finalmente a musica e o piano de Lorca assume o primeiro plano! O destino de Lorca a ser preso não é mostrado mas falado, ele esta só, Dali esta distante.Será executado enquanto a musica do piano não para de tocar, as pessoas no restaurante, Dali pintando em algum lugar, sua morte é anunciada pelo rádio. A musica como se fosse um funeral de uma sociedade angelical não para de tocar, ela se mistura com as ordens e os grito da execução, mais do que a morte de Lorca , é fim de um amor, de uma terra!

Mata-se amor, mata-se poetas, mas a musica não para de tocar, ela carrega os sentidos que não morrem.

domingo, 23 de outubro de 2011

CRIANDO A EXISTÊNCIA COMO OBRA DE ARTE INVENTANDO NOVAS FORMAS DE VIDA


CRIANDO A EXISTÊNCIA COMO OBRA DE ARTE INVENTANDO NOVAS FORMAS DE VIDA

“A relação da força consigo ( mudando nossa forma de pensar e atitudes ) é que cria a existência. Agora , não se trata mais de regras codificadas , como no saber , nem de regras coercitivas , como no poder, mas de regras facultativas que produzem a existência como obra de arte. Existir aqui é resistir! Neste sentido, a subjetivação é em Foucault , uma questão ética por excelência. Dobrar a força , é na verdade , um gesto ao mesmo tempo ético e estético: construir novos modos de existência e constituí-los como obra de arte. Foucalt propõe assim uma nova ética : “ Não a ética da transgressão, mas a ética do constante descompromisso com formas constituídas de experiência, de libertação pessoal, para invenção de novas formas de vida.”

A vida é um filme a gente escreve o roteiro, escolhe os cenários, convida-os atores e grava! Cada cena é um momento mágico de nossa vida , que pode virar um texto, um quadro , uma foto ou um vídeo. Podemos postar estes momentos no facebook , e mostrar aos nossos amigos que é possível , que existem milhares de caminhos desde que tenhamos a coragem de assumir a autoria de nossa vida .

Digo que Gandhi não nasceu Gandhi ele se tornou Gandhi com suas escolhas, palavras, dores , atitudes aos poucos foi ganhando forma o filme de sua vida , suas mensagens ,seus propósitos ganharam corpo em sua vida.
Eu já vivi vários papeis em minha vida e a soma ou diferença entre eles é que me impulsiona a buscar a cada dia dar mais significado a cada atitude que tomo. Digo que não é um partido ou político que definem as minhas lutas, mas as causas e as coisas que me indignam, que não é um professor ou currículo que definem o que busco saber e apreender mas o que amo ser , que não é um rito , dogma ou padre que define minha espiritualidade mas a forma que minha alma resolve conversar diretamente com meu pai, que não é uma empresa ou chefe que define meus talentos ou dons mas o que pulsa dentro de mim para empreender minha vida e seus frutos. Por isso sou poeta, musico, cineasta de minha história. Vou assim criando a existência como obra de arte, inventando novas formas de viver dentro de um ecossistema que compartilha a diversidade de existências, a tolerância entre elas e seus propósitos e o amor. Gerando a magia de viver sua dignidade independente dos poderes e dos saberes que buscam castrar nossa alma..

No momento em que a juventude ocupa Wall street contra o roubo dos Bancos , as ruas da Espanha e do Chile para mudar a educação, em Londres para não ser atacada de forma injusta pela polícia, é preciso protestar e construir novos caminhos. Estes caminhos não virão dos governos de direita e cada vez mais infelizmente da esquerda que há bastante tempo repetem os mesmo slogans mas suas praticas tem sido mais do mesmo , a mesma educação, o mesmo financiamento para grandes empresas como é há 500 anos, a mesma cultura empacotada, a mesma CORRUPÇÃO e agora com o absurdo de quererem justificar porque os ladrões fazem parte dos mesmos partidos ou gangues e o pior agora as ruas estão vazias e os protestos são plásticos, combinados com os puxa-sacos do poder.

Nós não podemos entregar nossa vida , ser palhaços no meio de guerras onde jovens são mortos as centenas por dia, aonde todos sabemos que esta educação castra nossa energia de pensar um mundo diferente, aonde o trabalho despotencializa nosso ser, valores, sonhos e virtudes. Aonde a espiritualidade serve pra justificar nossas dores e as injustiças. Não vou deixar que façam de minha vida , uma existência empacotada da mesma forma que fabrica biscoitos para virar migalha.

Porem não vou cometer o mesmo erro de lideres da “esquerda “ com formas mágicas de venderem milagres, de enquadrar quem pensa e é diferente , de comprar com voto e dinheiro a sua liderança , de transformar jovens em velhos Sarneys com praticas semelhantes ao custo de estado público. É preciso não dobrar a direita nem a esquerda , e seguir em frente , o mundo já mudou mas mortos-vivos se agarram em seus velhos poderes, saberes, a custa da frustração de sonhos de milhares de jovens .

Vamos continuar a ser inocentes acreditar e realizar novas ideias, projetos e atitudes para além dos caminhos que hoje mais destroem que constroem nosso ser ! Assim como Rimbaud vamos enxergar o Céu no inferno e conectar a nossa energia as mudanças que necessitamos nas escolas, governos, empresas, comunidades ...

Minha alma imortal,
Cumpre a tua jura
Seja o sol estival
Ou a noite pura.

Pois tu me liberas
Das humanas quimeras,
Dos anseios vãos!
Tu voas então...

— Jamais a esperança.
Sem movimento.
Ciência e paciência,
O suplício é lento.

Que venha a manhã,
Com brasas de satã,
O dever
É vosso ardor.

E claro não vou criar minha existência como obra de arte sozinho , vou inventar através do amor como Rimbaud,
Novas formas de viver e amar que só as mulheres podem me ensinar :

“Quando será derrubada a infinita servidão da mulher, quando ela viverá para ela e por ela, o homem, - até agora abominável -, tendo-a despedida, ela será poeta, ela também!
A mulher descobrirá o desconhecido! Seus mundos de idéias divergirão dos nossos? Ela encontrará coisas estranhas, insondáveis, repugnantes, deliciosas; nós as teremos, nós as entenderemos.”


Egidio Guerra

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aula 1 : OLHAR PENSANDO E SENTINDO PARA FALAR E AGIR-

OLHAR PENSANDO E SENTINDO PARA FALAR E AGIR-
Apreendendo a si transformando o mundo.

1. Quando olho penso e sinto ? Se começar a olhar realidades diferentes , pensar desafios e desenvolver idéias , conhecer e vivenciar projetos inovadores educacionais, econômicos , sociais , iniciaremos uma jornada única apreendendo cada vez mais sobre quem nós somos ao mesmo tempo que transformamos o mundo em que vivemos. É preciso dar sentido ao que somos e nos acontece. Apreender a como correlacionamos as palavras e as coisas, “de como nomeamos o que vemos ou que sentimos e de como vemos ou sentimos o que nomeamos” Formando e construindo experiências em nossa vida. Lembramos que em português experiência significa “o que nos acontece “ e em espanhol “ o que nos passa “

2. Hoje temos muita informação mas as pessoas vivem poucas experiências para a vida. Experiências capazes de lhe transformar e transformar o mundo em que vivemos para isto é preciso nos conectar a estas mudanças que estão acontecendo e nos permitir interagir com elas. Como o mundo esta se transformando que cenários/ tendências apontam mudanças em nosso ser e na sociedade em que vivemos ? Vários acontecimentos passam por nós,  a economia e a sociedade esta virando wiki ou seja é vista como um meio de colaboração dos atores sociais, baseados em códigos abertos, compartilhando ativos, idéias, oportunidades entre Empresas, ONGS, Governos, Universidades, e até mesmo cidadãos. Esta sinergia entre os setores tem nos convidado a ser pontes e conexões , apreender novos papeis que ampliem a nossa individualidade e os coletivos que participamos , as nossas potências como ser e a capacidade de integrar-se a novas oportunidades e desafios em nossa sociedade.

3. Infelizmente hoje observamos uma educação voltada a repetir palavras, comprovar informações, e a servir como pesquisa de opinião. Os acontecimentos hoje “ nos é dado na forma de choque , do estimulo , da sensação pura , na forma da vivência instantânea , pontual e fragmentada. A velocidade com que nos são dados, os acontecimentos e a obsessão pela novidade, pelo novo, que caracteriza o mundo moderno, impedem a conexão significativa entre os acontecimentos” “A experiência requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar , e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes” Portanto o sujeito da experiência , é algo como uma superfície sensível que aquilo que acontece afeta de algum modo , produz alguns afetos, inscreve algumas marcas, deixa alguns vestígios, alguns efeitos. Vamos assim registrando em diários , fotos e videos.. o que nos acontece/passa durante a jornada .

Na Educação observamos além da sala de aula , outros espaços/lugares , se tornarem ambientes de aprendizagem moveis o que tem sido facilitado pela internet, tablets, celular e outras tecnologias. O Saber começa a ter sabor e mais do que razão, agora é também imaginação, sentimentos, valores, que desenvolvo na vida a medida em que compartilho novas experiências. O professor se torna portanto maestro para que cada um de nós apreenda a compartilhar suas idéias, saberes, sonhos, misturar ingredientes para gerar novas receitas , fazer com que instrumentos diferentes apreendam a tocar uma mesma musica/ projeto , aonde eles em harmonia constroem outros sentidos para nossa vida e alma , capazes de superar desafios coletivos .

4.“O sujeito da experiência se defini por sua recepção, por sua disponibilidade, por sua abertura. Do ponto de vista da experiência o importante não é nem a posição, nem a oposição, nem a imposição , nem a proposição , mas a exposição com tudo isso que tem de vulnerabilidade e de risco.” A experiência se apodera de nós. Tudo que faz impossível a experiência, também faz impossível a existência. O saber da experiência é um saber particular, subjetivo , relativo, contingente, pessoal. Se a experiência não é o que acontece mas o que nos acontece, duas pessoas, ainda que enfrentem o mesmo acontecimento, não fazem a mesma experiência. O acontecimento é comum, mas a experiência é para cada qual sua , singular e de alguma maneira impossível de ser repetida. O saber da experiência é um saber que não pode separar-se do individuo concreto em que encarna. Não esta , como o conhecimento cientifico , fora de nós , mas somente tem um sentido no modo como configura uma personalidade, um caráter , uma sensibilidade ou , em definitivo , uma forma humana singular de estar no mundo, que é por sua vez uma ética ( um modo de conduzir-se ) e uma estética ( um estilo ) . A experiência e o saber que dela deriva são o que nos permite apropriar-nos de nossa própria vida Apreendemos desta forma como as revoluções acontecem nas pessoas e ao nosso redor , gerada por experiências de pequenos grupos , líderes de qualidade, vanguardas, que ousam ir além ; incorporando a espiritualidade, amor , a natureza em tudo que fazem. Unindo de forma harmônica o seu olhar, pensar, e sentir para falar e agir neste mundo de forma ética e responsável.

5. Este ciclo se inicia através do estudo e vivência de várias temáticas atuais. Estes temas são desafios globais como preservar a natureza, gerar trabalho e renda, reduzir a violência e drogas, melhorar a qualidade da educação, entre outros. As várias Ciências , setores da sociedade e outros contribuem com idéias para compor as soluções que a sociedade precisa nestas áreas. Porem precisamos formar líderes capazes de ser pontes e conexões entre estes saberes e setores, capazes de lidar com esta diversidade e construir unidades integradas e complexas ou seja Soluções. Este processo de formação se dá em visitas a projetos inovadores, encontros de sensibilização e aulas teóricas somadas a oficinas que visam orientar as pessoas a transformar estas experiências em conhecimento. Oficinas de Projetos, Realização de Vídeos- documentários, Metodologias para escrever artigos científicos e Desenvolvimento de políticas públicas. O jovem escolhe uma célula que ele faz parte deste o inicio da jornada , somando-se a pessoas que tenham habilidades complementares, visando formar um time ou uma “orquestra” capazes de colaborar juntos nos desafios. O primeiro passo é pensar uma idéia de um projeto a luz das vivências / projetos / experiências que vão conhecendo, depois transformar esta idéia com IMAGINAÇÃO num vídeo. Somando Empreendedorismo com Arte. O vídeo servira para desenvolver sua capacidade de articulação social, apresentando a idéia em reuniões e palestras visando a mobilização em torno da idéia/causa.Chega a hora de escrever um artigo cientifico sobre o que você conheceu nas visitas, as idéias que emergiram , e que agora podem ser difundidas com sua publicação em revistas/ blogs etc. Este projeto, vídeo , mobilizações e artigo somados formam a semente de uma política pública. Nosso grande objetivo que emerge de baixo para cima , quando vamos ao mesmo tempo apreendendo e transformando o mundo em que vivemos com o olhar que pensa e sente para falar e agir de forma orgânica com sua ética e estética de ser você único neste mundo.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

AMOR MISTÉRIO E DADIVA !

Os repteis viraram seres humanos quando apreenderam a amar!

O que fazemos do amor que recebemos é o que define sua natureza e a maneira como tratamos pode modificar sua natureza. 


O Desejo de amor e justiça pertence a todos e nos une a Deus.

Trata- se de uma dadiva , um presente que deve gerar em nós doação, para estabelecer um relacionamento entre as partes envolvidas, trocas espirituais e psicológicas devem fluir sem medo. O amor é como um rio em constante movimento sempre interagindo com o mundo ao redor. Ele deve ser consumido, vivido, não poupado, nem assumir a posse dele, porque esta riqueza se expande, se multiplica em emoções que nutrem o espirito. O amor se move em circulo e renova a si mesmo, transforma alimento carnal em alimento espiritual.

No amor possuir é doar. A gente doa uma parte de nosso ser e , em silêncio , espera que outro, faça o mesmo. A gente se coloca nas mãos do outro. O eu se expande, imagens e energia se fundem enquanto crescem como estrelas em uma constelação. De tanta alegria nos expandimos para nos realizar no mundo e nos libertar da culpa. Um novo ciclo recomeça diria ecológico onde dadivas alimentam o amor e vice-versa. O circulo se expande para além do egos, ao encontrar o desconhecido , e começa assim o mistério e a benção do amor. Uma chama começa a queimar parte de nosso ser para que outras possam se libertar, a sensibilidade de ser tocada por algum magia aonde novos caminhos se fazem presentes em nossa alma.

A dadiva é uma emanação do Eros , ela não se esgota a ser vivida. Eros não faz com que seus amantes percam nada ao se doarem ao outro. A satisfação plena não se obtêm com o prazer imediato, mas com a sensação que este prazer continuara a existir de milhares de outras formas. Por isso quando nos doamos no amor no sentimos plenos. O amor se move em circulo para suprir o espaço vazio do outro. Desta forma o amor reconstituí , une , partes despedaçadas de outro ser, como um DNA do espirito ele recupera a vida em um outro corpo e vice-versa, dando luz a novos seres.

A vida biológica, social e espiritual compartilham o amor pelo outro não apenas o corpo vazio de sentidos. Quando isso acontece somos responsáveis em manter sua vitalidade . Sustentar nosso ser e amor não com reações mas com atitudes, revelar este ser não mais com culpas ou desculpas, mas encontrando as causas de nossas ações que dependendo dos resultados teremos mais realizações que culpas através do amor.

Bem eu não sei se vou pra o céu ou inferno mas eu sei quais as minhas intenções e compromissos quando resolvi amá-la. Não existe infidelidade da alma.

Porem para muitas pessoas este mistério e dadiva passa desapercebido. O que elas mais querem é o que menos deviam querer, o que lhe dá prazer é o que mais tem o potencial de fazê-la sofrer. A fonte maior da vida que é o amor estará sempre poluída. Sempre surgira um terceiro nas relações caracterizadas exclusivamente pelo prazer ou só pelo sexo. Ela sempre será seduzida por segundas intenções. Pobres interesses de repteis que falam de amor quando na verdade não buscam e não querem compartilhar nada.

Porem nos resta a esperança de como o mistério e a dadiva do amor acontece, sempre que fizemos movimentos autênticos de primeira intenção passionais, ou que fizermos em solidariedade ou desprendimento estaremos abrindo as portas para o amor!

domingo, 17 de julho de 2011

E hoje temos que nos tornar repteis para amar ?

A VIAGEM A TERRA DA SABEDORIA COMEÇA PELO DESERTO ENTRE OS REPTEIS SEM AMOR.

A arte e o amor tem o poder de despertar nosso ser. Podemos sentir em nós a harmonia de uma musica ou um toque de carinho porque este dom de dar e receber amor é um arte que Deus nos oferta gratuitamente. Como uma Dadiva.

O amor nem a arte é uma troca, uma mercadoria, um comercio, como o mercado q uer nos vender esta falsa e doentia propaganda. Seres humanos, pensam, sentem , tem fé, valores, criam coisas, amam..Isto é diferente de um animal e nem mesmo eles fazem sexo por fazer , tem a reprodução, podem ate guerrear mas também protegem seus filhos, e não se matam, não se drogam, e nem competem e consomem por vaidades.

Porem o Mal sempre foi silencioso. Ele evoca as pessoas a fazer seu trabalho! Quantas mulheres e homens tem se permitido ser completos feiticeiros, vagabundos descarados, piranhas vaidosas, a colocar sua mente a operar em horário integral buscando conquistar os sentimentos mais puro dos outros por perversos interesses?

Sim eu sei que estamos vivendo uma mudança social sem precedentes no amor ; mas o destino da história esta nas mãos de cada um de nós , nas formas que escolhermos para amar e viver nosso ser.

Hoje vivemos uma competição de beleza, de popularidade, de exibição e muitos vão perder. Muitos poucos estão preparados para esta guerra que o “mercado “ e o mal constroem de fora para dentro inclusive em nossos relacionamentos entre amigos, namorados, família..Esta tortura marcara vidas de forma profunda durante muito tempo, por isso que necessitamos de uma educação sentimental que nos traga sabedoria e paz para lidar com o amor em tempos como este. Hoje uma modelo de plástico é mais importante que uma santa ! A realidade não basta temos que fantasiar , e muitos reduzem as mulheres as suas bundas, seios, como objetos a serem usados e descartados. O nome disto é amor livre ? Muitos fazem amor sob efeito de drogas, bebidas, e gozam por desespero! Poucos gritam , pouco se fala sobre algo tão importante para nossa vidas. Poucos alertaram que quando o capitalismo não pode obrigar mais as crianças trabalharem, chegava a hora das mulheres. Numa revolução como essa a gente vê o que esta indo embora, o que fica e o que vem . E são partes de nós que nos pedem para descartar da noite para o dia. Muito se suicidam neste processo, esta estatística não tem sido divulgada.

Muitos ricos e poderosos que tem riquezas fruto do roubo ou poderes resultados de fraudes são os responsáveis diretos por estas transformações. São ratos que mesmo diante do luxo o cheiro do esgoto não desaparece de sua alma que vede de vaidades. São impotentes que não tem prazer a não ser aquele em que o mal realiza através deles como meros objetos vazios por onde tudo entra e sai. Como não tem energia própria se penduram em qualquer coisa para ver se sobrevivem mas como zumbis vagam sem sentido por qualquer coisa nova que faça eles esquecerem quem são e porque existem. E não adianta procurar quando se perdeu é necessário primeiro se achar.

Muitas pessoas hoje estão com problemas graves de baixo estima, elas procuram a segurança pelo caminho mais rápido. Acham que pelo sexo, bebidas, festas, vão viver sua potencia. NÃO VÃO! União sexual sem amor gera sofrimento. Prazer e dor se confundem nos motéis , daí o teatro do exagero dos filmes pornos, é preciso gritar para que a gente se iluda com os sorrisos falsos. A felicidade necessita de honestidade e sensibilidade para florescer.. Milhões de vezes uma simples cantada ou declaração de amor verdadeira é mais prazerosa.

E hoje temos que nos tornar repteis para amar ? Eu não! Quantas desgraças ainda terei que suportar para transgredir ? As vezes atos sexuais comportam significados cruéis e é preciso se desapaixonar da pessoa amada. É preciso estar pronto para determinados poderes e liberdades. Muitos desta geração e outras conviveram com pais sem amor e tédio marcaram suas vidas. Acham que isto é normal , uma vida sem amor . E quando loucos ate o planeta querem destruir , imaginem o amor ? Eles gritam por terremotos ou sexo delirantes em suas vidas. Eles não conseguem enxergar nenhuma beleza porque as moscas estão dentro de seus olhos.

Como amar alguém que pode sumir a qualquer hora ? Devemos fazer amor como missionários e não como cachorros, a questão não é ser enrabada mas o quando levanta o quanto ficou e se os ossos ainda pulsam ?


Continua...

Egidio

domingo, 26 de junho de 2011

REDE / Agentes de Erradicação da Miséria ONU / Governo

NÓS PODEMOS - Unir pessoas e organizações que tenham energia, alma, conhecimentos compartilhando juntos esta jornada pela erradicação da miséria

No final de outubro de 2011 em Barbalha será realizada no Ceara , uma Feira de Conhecimento da ONU. Na Feira propomos o desafio de construir um Pacto permanente pela erradicação da miséria no Ceara.

“Estamos trabalhando coletivamente para construir uma plataforma de monitoramento do processo de erradicação de miséria no estado do Ceará ao qual podem aderir órgãos de gestão publica, organizações do setor privado e da sociedade civil atuando no Ceará de forma livre e espontânea.
Cada organização deve se comprometer com algum objetivo concreto de acordo com as próprias capacidades. Municípios representados pelas prefeituras poderiam se comprometer com o alcance de objetivos enquanto organizações individuais poderiam se comprometer dar apoio no alcance desses objetivos. A contribuição da organização para o alcance daquele objetivo pode ser financeira, in kind (doação de equipamentos, tempo etc.) ou em termos de conhecimento (ex. metodologia, capacitação, outro).

O marco metodológico para esta plataforma esta definido pelo conceito de desenvolvimento humano e mais especificamente Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o Índice de Pobreza Multidimensional. Com base nesse marco metodológico serão definidos 100 pontos básicos para erradicação da pobreza que cada cidade deve realizar. Trata-se de coisas concretas como toda casa tem que ter um banheiro, toda mulher deve ter acesso a um micro-credito de 5 mil, cada criança daquela família tem que estar na escola, de forma que possamos estabelecer metas a partir da adesão daquela cidade ao programa/ plataforma.

Seguindo este caminho, se credencia e forma uma rede de agentes ONU de erradicação da pobreza (que contribui de diversas formas) aonde cada um deles tem compromisso e metas claras com as cidades envolvidas nesta jornada. Gerando sinergias entre eles, definindo objetivos / atividades de médio e longo prazo para superar os pontos básicos de erradicação da miséria ate 2015.

Em parceria com a ONU, IPECE e Assembleia Legislativa vamos nomear e premiar cidades que adotem / aderem ao Pacto, apresentem soluções para os 100 desafios, tendo em vista que algumas cidades já atingiram alguns destes objetivos e podem apresentar as soluções, custos e impactos visando a reaplicação do modelo por outras cidades e organizações, compartilhando com outros setores as estratégias de desenvolvimento baseado em suas capacidades e demandas locais. Tendo as Feiras de conhecimento como meio para apresentar as experiências, propagar metas/ desafios, celebrar cooperação e acordos entre os setores, nomear os agentes e outros. Recebendo o apoio em termos de fortalecimento de capacidades tornando-se outro premio para os municípios aderirem ao Pacto.

ÁREAS QUE PODEMOS COMPARTILHAR DESAFIOS:

Conhecimento e soluções: Identificar (mapear) as melhores soluções de erradicação da pobreza dos diversos setores (Prefeituras, Empresas, ONGS, Governos, Universidades, Bi-laterais), pois todos os 100 desafios / problemas já tem soluções testadas em pequena ou larga escala. A idéia é difundir estes custos e impactos a luz de experiências que possam ser visitadas e difundidas na Feira do Conhecimento, bem como incentivadas a cooperação e reaplicação delas.

Desenvolvimento de capacidades: cada organização do setor público (prefeitura), setor privado e sociedade civil poderiam solicitar apoio em termos de fortalecimento de capacidades para alcance das metas estabelecidas replicando a experiência de Barbalha (metodologia DHL).

Responsabilidade Social: o PNUD como Secretario do Comitê Nacional do Pacto Global pode propor uma parceria entre o Comitê Nacional e alguma plataforma do setor privado (FIEC, outro?) estadual para troca de conhecimentos e adaptação de instrum entos nacionais (mais adequados para empresas de grande porte) para o nível sub-nacional (empresas de médio e pequeno porte). Também poderíamos verificar a possibilidade de doação de tempo dos executivos dos membros do Comitê Nacional para fortalecer capacidades das empresas estaduais e municipais (e.g. palestras, capacitações, reuniões de orientação dentro das próprias empresas).

Monitoramento e avaliação. Monitoramento e Avaliação permanente do programa poderia ser organizado via portal na internet que ajude o gerenciamento dos projetos em rede entre os agentes, gere colaboração entre eles de diversas formas, realize pesquisas e estudos para definir os 100 pontos básicos de erradicação da miséria atualizando-os, ajude a difundir com vídeos e metodologias as melhores experiências, acompanhe in loco as metas / resultados do programa e envolva o cidadão comum, comunidades (via lan house, celular etc. e através das redes sociais) , empresas, ONGS, Universidades , e outros na avaliação e correção dos rumos do programa. O portal poderia ser acoplado ao Portal ODMs (ou ate ser o mesmo portal), porem precisa ser mais amigável e ‘atualizável’ com maior facilidade e freqüência (de preferência ‘ao vivo’ por representantes autorizados das organizações quem aderiu).

Agente de Erradicação da Miséria ONU / Governo CE

O grande desafio não é só disponibilizar politicas públicas para pessoas que tem muitas dificuldades para acessá-las. É conhecer estas famílias e pessoas, apoiá-las , caminhar juntos, para que possamos superar barreiras de ordem econômica, social, educacional, psicológicas, violências , drogas e outras. Compreender como sociedade a natureza multidimensional da miséria.

Sim precisamos de gente que tenha energia, alma, conhecimentos que possamos compartilhar juntos esta jornada pela erradicação da miséria. Precisamos escutar as vozes dos pobres e dar poder a eles de construir suas vidas e ir mais além em suas limitações. Algo mais do que renda, algo que passa por significados numa sociedade consumista que esta destruindo o planeta. A necessidade de nós, os “incluídos, NÓS PODEMOS , apoiar milhares de pessoas a ter acesso a vida , a desenvolver seus talentos, a transformar miséria em dignidade. Por isso as lições de sermos seres sustentáveis só se apreende compartilhando com outro os desafios de compartilhar a mesma economia, educação, saúde, direitos, lazer...só assim teremos a segurança , preservação da natureza e justiça social que sonhamos.

sábado, 25 de junho de 2011

EM BUSCA DA TERRA DA SABEDORIA

Seres sustentáveis, a jornada de um pequeno grão de terra á Terra da Sabedoria.

Contar esta história exige de quem lê e escreve vivê-la. A magia dos livros e dos filmes só se completa quando você se torna personagem da história. Trata-se de um portal onde você vai entrando e um novo mundo vai conhecendo...Algo como o País das maravilhas ou a Terra do Nunca só que neste caso este mundo é mais real que você! Primeiro porque muitos dos personagens você já ouviu falar, eles estão vivos, e o lugar que construíram são sagrados nesta história. Sagrados porque a vida lá floresce, expande, se multiplica, potencializa, sonhos se tornam realidade. Porque as pessoas lá são sagradas não para as igrejas, mas independente das religiões. Apenas porque cada um destes seres tem um dom, um talento, uma musica para tocar neste mundo. E nestes lugares eles vivem como artesões a dá forma a este ser para que ele possa expressar seu encanto , sua magia ,e ser personagem de sua própria história. Lá tem maestros capazes de reger esta sinfonia de seres, gourmet capazes de misturar sabores de dons diferentes com receitas incríveis, tem cineastas que transformam tudo isto em roteiros, cenários, roteiros, e ação ! E outras formas que dão vida a estes seres na Terra da Sabedoria

Mas eu expliquei que não é a Terra do Nunca , ate porque o capitão gancho e o jacaré muda de forma , lá as drogas proliferam, o consumo conduz zumbis, vivo mortos , para sacrifícios constantes, o sexo vazio destrói o amor de muitas mulheres, políticos e grandes empresários são dominados por seus poderes e vaidades e assim como Hitler perderam há tempos as medidas de suas loucuras, padres fazem sexo com crianças, artistas repetem slogans enquanto as massas sai gritando atras...Enquanto tudo isto acontece a nossos olhos nus e sagrando, alguns líderes de qualidade começam uma jornada não pelo caminho de Santiago, mas pelas cidades onde moram. Eles estão em busca de uma Terra da Sabedoria, onde possam apreender lições sobre como revolucionar seu ser e a sociedade em que vivem , do micro para o macro, de um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria. Toda revolução começou assim descobertas pessoais , poucos lideres de qualidade, ideias que conquistam e se inserem em nosso ser para sempre, princípios e valores inegociáveis, e claro estratégia, ação, lutas, desafios, sonhos, amores, momentos mágicos...

Assim foi Moises, Gandhi, Mandela, e assim nasceram a revolução francesa, russa, a libertação da Índia, Africa e outras. Poucas pessoas que passaram por sua jornada sagrada e depois multidões que fizeram a história como uma semente que ganha vida e se multiplica na liberdade de milhões.

Mas lá estavam eles escrevendo mais um panfleto para colocar no blog, tentando formar um grupo de agentes secretos do bem, a CIA ao contrario, AIC – Agência de Inteligência e Causas. Lógico estes agentes tem missões bem diferentes em várias partes do mundo. Por isso tem histórias bem distintas e vem de saberes, lugares, setores múltiplos e diversos mas juntos formam uma estratégia, um mosaico, uma célula que se expande de forma orgânica pelo tecido de nossa sociedade enfrentando os canceres que tentam matar nosso corpo , nosso ser, os sagrados que faz de nós humanos e não animais, nem mercadoria, nem monstros que esta sociedade insiste em vender em propagandas.

Quem quer ser personagem deste filme e história ? Quem pode compartilhar além do texto, os sonhos, os valores, as ideias ? Quem esta disposto a escrever e enfrentar esta jornada em sua vida ? Qual o caminho, o que existe alem desta sociedade ? É preciso que o agente da AIC descubra as mil possibilidades que existe de viver e não apenas algumas que destrói nosso mundo. É preciso falar de amor, sonhar, lutar, fazer o bem, viver momentos mágicos , sentir centelhas de felicidade, e transformar medos, inseguranças, solidão, guerras, em vida.

Se tiver a fim de viver esta jornada se identifique conte um pouco de sua história, mande um e-mail para terradasabedoria@gmail.com com o código “grão de terra” e receba a sua primeira missão. Assim poderá conhecer as lendas, os mitos, os ritos, a magia, os guerreiros, as missões, as equações da matrix, os povos que dão forma a esta terra, os segredos desta sociedade secreta, e passar pelo portal, viver a formação, escolher seus desafios, iniciar sua jornada, formar seu grupo de guerreiros e ser parte e habitante da Terra da Sabedoria.