SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Experiência e pobreza

Escola de Frankfurt - Walter Benjamin
Experiência e pobreza
1933

Walter Benjamin

Em nossos livros de leitura havia a parábola de um velho que no momento da morte revela a seus filhos a existência de um tesouro enterrado em seus vinhedos. Os filhos cavam, mas não descobrem qualquer vestígio do tesouro. Com a chegada do outono, as vinhas produzem mais que qualquer outra na região. Só então compreenderam que o pai lhes havia transmitido uma certa experiência: a felicidade não está no ouro, mas no trabalho. Tais experiências nos foram transmitidas, de modo benevolente ou ameaçador, à medida que crescíamos: "Ele é muito jovem, em breve poderá compreender". Ou: "Um dia ainda compreenderá". Sabia-se exatamente o significado da experiência: ela sempre fora comunicada aos jovens. De forma concisa, com a autoridade da velhice, em provérbios; de forma prolixa, com a sua loquacidade, em histórias; muitas vezes como narrativas de países longínquos, diante da lareira, contadas a pais e netos. Que foi feito de tudo isso? Quem encontra ainda pessoas que saibam contar histórias como elas devem ser contadas? Que moribundos dizem hoje palavras tão duráveis que possam ser transmitidas como um anel, de geração em geração? Quem é ajudado, hoje, por um provérbio oportuno? Quem tentará, sequer, lidar com a juventude invocando sua experiência?

Não, está claro que as ações da experiência estão em baixa, e isso numa geração que entre 1914 e 1918 viveu uma das mais terríveis experiências da história. Talvez isso não seja tão estranho como parece. Na época, já se podia notar que os combatentes tinham voltado silenciosos do campo de batalha. Mais pobres em experiências comunicáveis, e não mais ricos. Os livros de guerra que inundaram o mercado literário nos dez anos seguintes não continham experiências transmissíveis de boca em boca. Não, o fenômeno não é estranho. Porque nunca houve experiências mais radicalmente desmoralizadas que a experiência estratégica pela guerra de trincheiras, a experiência econômica pela inflação, a experiência do corpo pela fome, a experiência moral pelos governantes. Uma geração que ainda fora à escola num bonde puxado por cavalos viu-se abandonada, sem teto, numa paisagem diferente em tudo, exceto nas nuvens, e em cujo centro, num campo de forças de correntes e explosões destruidoras, estava o frágil e minúsculo corpo humano.

Uma nova forma de miséria surgiu com esse monstruoso desenvolvimento da técnica, sobrepondo-se ao homem. A angustiante riqueza de idéias que se difundiu entre, ou melhor, sobre as pessoas, com a renovação da astrologia e da ioga, da Christian Science e da quiromancia, do vegetarismo e da gnose, da escolástica e do espiritualismo, é o reverso dessa miséria. Porque não é uma renovação autêntica que está em jogo, e sim uma galvanização. Pensemos nos esplêndidos quadros de Ensor, nos quais uma grande fantasmagoria enche as ruas das metrópoles: pequeno-burgueses com fantasias canavalescas, máscaras disformes brancas de farinha, coroas de folha de estanho, rodopiam imprevisivelmente ao longo das ruas. Esses quadros são talvez a cópia da Renascença terrível e caótica na qual tantos depositam suas esperanças. Aqui se revela, com toda clareza, que nossa pobreza de experiências é apenas uma parte da grande pobreza que recebeu novamente um rosto, nítido e preciso como o do mendigo medieval. Pois qual o valor de todo o nosso patrimônio cultural, se a experiência não mais o vincula a nós? A horrível mixórdia de estilos e concepções do mundo do século passado mostrou-nos com tanta clareza aonde esses valores culturais podem nos conduzir, quando a experiência nos é subtraída, hipócrita ou sorrateiramente, que é hoje em dia uma prova de honradez confessar nossa pobreza. Sim, é preferível confessar que essa pobreza de experiência não é mais privada, mas de toda a humanidade. Surge assim uma nova barbárie.

Barbárie? Sim. Respondemos afirmativamente para introduzir um conceito novo e positivo de barbárie. Pois o que resulta para o bárbaro dessa pobreza de experiência? Ela o impele a partir para a frente, a começar de novo, a contentar-se com pouco, a construir com pouco, sem olhar nem para a direita nem para a esquerda. Entre os grandes criadores sempre existiram homens implacáveis que operaram a partir de uma tábula rasa. Queriam uma prancheta: foram construtores. A essa estirpe de construtores pertenceu Descartes, que baseou sua filosofia numa única certeza — penso, logo existo — e dela partiu. Também Einstein foi um construtor assim, que subitamente perdeu o interesse por todo o universo da física, exceto por um único problema — uma pequena discrepância entre as equações de Newton e as observações astronômicas. Os artistas tinham em mente essa mesma preocupação de começar do principio quando se inspiravam na matemática e reconstruíam o mundo, como os cubistas, a partir de formas estereométricas, ou quando, como Klee, se inspiravam nos engenheiros. Pois as figuras de Klee são por assim dizer desenhadas na prancheta, e, assim como num bom automóvel a própria carroceria obedece à necessidade interna do motor, a expressão fisionômica dessas figuras obedece ao que está dentro. Ao que está dentro, e não à interioridade: é por isso que elas são bárbaras.

Algumas das melhores cabeças já começaram a ajustar-se a essas coisas. Sua característica é uma desilusão radical com o século e ao mesmo tempo uma total fidelidade a esse século. Pouco importa se é o poeta Bert Brecht afirmando que o comunismo não é a repartição mais justa da riqueza, mas da pobreza, ou se é o precursor da moderna arquitetura, Adolf Loos, afirmando: "Só escrevo para pessoas dotadas de uma sensibilidade moderna.. Não escrevo para os nostálgicos da Renascença ou do Rococó". Tanto um pintor complexo como Paul Klee quanto um arquiteto programático como Loos rejeitam a imagem do homem tradicional, solene, nobre, adornado com todas as oferendas do passado, para dirigir-se ao contemporâneo nu, deitado como um recém-nascido nas fraldas sujas de nossa época. Ninguém o saudou tão alegre e risonhamente como Paul Scheerbart. Ele escreveu romances que de longe se parecem com os de Júlio Verne, mas ao contrário de Verne, que se limita a catapultar interminavelmente no espaço, nos veículos mais fantásticos, pequenos rentiers ingleses ou franceses, Scheerbart se interessa pela questão de como nossos telescópios, aviões e foguetes transformam os homens antigos em criaturas inteiramente novas, dignas de serem vistas e amadas. De resto, essas criaturas também falam uma língua inteiramente nova. Decisiva, nessa linguagem, é a dimensão arbitrária e construtiva, em contraste com a dimensão orgânica. É esse o aspecto inconfundível na linguagem dos homens de Scheerbart, ou melhor, da sua "gente"; pois tal linguagem recusa qualquer semelhança com o humano, princípio fundamental do humanismo. Mesmo em seus nomes próprios: os personagens do seu livro, intitulado Lesabéndio, segundo o nome do seu herói, chamam-se Peka, Labu, Sofanti e outros do mesmo gênero. Também os russos dão aos seus filhos nomes "desumanizados": são nomes como Outubro, aludindo à Revolução, ou Pjatiletka, aludindo ao Plano Qüinqüenal, ou Aviachim, aludindo a uma companhia de aviação. Nenhuma renovação técnica da língua, mas sua mobilização a serviço da luta ou do trabalho e, em todo caso, a serviço da transformação da realidade, e não da sua descrição.

Mas, para voltarmos a Scheerbart: ele atribui a maior importância à tarefa de hospedar sua "gente", e os co-cidadãos, modelados à sua imagem, em acomodações adequadas à sua condição social, em casas de vidro, ajustáveis e móveis, tais como as construídas, no meio tempo, por Loos e Le Corbusier. Não é por acaso que o vidro é um material tão duro e tão liso, no qual nada se fixa. É também um material frio e sóbrio. As coisas de vidro não têm nenhuma aura. O vidro é em geral o inimigo do mistério. E também o inimigo da propriedade. O grande romancista André Gide disse certa vez: cada coisa que possuo se torna opaca para mim. Será que homens como Scheerbart sonham com edifícios de vidro, porque professam uma nova pobreza? Mas uma comparação talvez seja aqui mais útil que qualquer teoria. Se entrarmos num quarto burguês dos anos oitenta, apesar de todo o "aconchego" que ele irradia, talvez a impressão mais forte que ele produz se exprima na frase: "Não tens nada a fazer aqui". Não temos nada a fazer ali porque não há nesse espaço um único ponto em que seu habitante não tivesse deixado seus vestígios. Esses vestígios são os bibelôs sobre as prateleiras, as franjas ao pé das poltronas, as cortinas transparentes atrás das janelas, o guarda-fogo diante da lareira. Uma bela frase de Brecht pode ajudar-nos a compreender o que está em jogo: "Apaguem os rastros!", diz o estribilho do primeiro poema da Cartilha para os citadinos. Essa atitude é a oposta da que é determinada pelo hábito, num salão burguês. Nele, o "interior" obriga o habitante a adquirir o máximo possível de hábitos, que se ajustam melhor a esse interior que a ele próprio. Isso pode ser compreendido por qualquer pessoa que se lembra ainda da indignação grotesca que acometia o ocupante desses espaços de pelúcia quando algum objeto da sua casa se quebrava. Mesmo seu modo de encolerizar-se — e essa emoção, que começa a extinguir-se, era manipulada com grande virtuosismo — era antes de mais nada a reação de um homem cujos "vestígios sobre a terra" estavam sendo abolidos. Tudo isso foi eliminado por Scheerbart com seu vidro e pelo Bauhaus com seu aço: eles criaram espaços em que é difícil deixar rastros. "Pelo que foi dito", explicou Scheerbart há vinte anos, "podemos falar de uma cultura de vidro. O novo ambiente de vidro mudará completamente os homens. Deve-se apenas esperar que a nova cultura de vidro não encontre muitos adversários."

Pobreza de experiência: não se deve imaginar que os homens aspirem a novas experiências. Não, eles aspiram a libertar-se de toda experiência, aspiram a um mundo em que possam ostentar tão pura e tão claramente sua pobreza externa e interna, que algo de decente possa resultar disso. Nem sempre eles são ignorantes ou inexperientes. Muitas vezes, podemos afirmar o oposto: eles "devoraram" tudo, a "cultura" e os "homens", e ficaram saciados e exaustos. "Vocês estão todos tão cansados — e tudo porque não concentraram todos os seus pensamentos num plano totalmente simples mas absolutamente grandioso." Ao cansaço segue-se o sonho, e não é raro que o sonho compense a tristeza e o desânimo do dia, realizando a existência inteiramente simples e absolutamente grandiosa que não pode ser realizada durante o dia, por falta de forças. A existência do camundongo Mickey é um desses sonhos do homem contemporâneo. É uma existência cheia de milagres, que não somente superam os milagres técnicos como zombam deles. Pois o mais extraordinário neles é que todos, sem qualquer improvisadamente, saem do corpo do camundongo Mickey, dos seus aliados e perseguidores, dos móveis mais cotidianos, das árvores, nuvens e lagos. A natureza e a técnica, o primitivismo e o conforto se unificam completamente, e aos olhos das pessoas, fatigadas com as complicações infinitas da vida diária e que vêem o objetivo da vida apenas como o mais remoto ponto de fuga numa interminável perspectiva de meios, surge uma existência que se basta a si mesma, em cada episódio, do modo mais simples e mais cômodo, e na qual um automóvel não pesa mais que um chapéu de palha, e uma fruta na árvore se arredonda como a gôndola de um balão.

Podemos agora tomar distância para avaliar o conjunto. Ficamos pobres. Abandonamos uma depois da outra todas as peças do patrimônio humano, tivemos que empenhá-las muitas vezes a um centésimo do seu valor para recebermos em troca a moeda miúda do "atual". A crise econômica está diante da porta, atrás dela está uma sombra, a próxima guerra. A tenacidade é hoje privilégio de um pequeno grupo dos poderosos, que sabe Deus não são mais humanos que os outros; na maioria bárbaros, mas não no bom sentido. Porém os outros precisam instalar-se, de novo e com poucos meios. São solidários dos homens que fizeram do novo uma coisa essencialmente sua, com lucidez e capacidade de renúncia. Em seus edifícios, quadros e narrativas a humanidade se prepara, se necessário, para sobreviver à cultura. E o que é mais importante: ela o faz rindo. Talvez esse riso tenha aqui e ali um som bárbaro. Perfeito. No meio tempo, possa o indivíduo dar um pouco de humanidade àquela massa, que um dia talvez retribua com juros e com os juros dos juros.

Tradução de Sérgio Paulo Rouanet
Ensaio obtido em Walter Benjamin – Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119.

Das Vantagens de ser Bobo - Clarice Lispector

Das Vantagens de ser Bobo - Clarice Lispector

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir, tocar no mundo.
O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas.
Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo, estou pensando”.

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.
O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas.

O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver.

O bobo parece nunca ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.
Há desvantagem, obviamente.Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona.

Chamado um técnico, a opinião deste era que o aparelho estava tão estragado que o concerto seria caríssimo: mais vale comprar outro.

Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e, portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu. Aviso: não confundir bobos com burros.

Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: "Até tu, Brutus?" Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

Os bobos, com todas as suas pa lhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.
O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação, os bobos ganham a vida.

Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás,não se importam que saibam que eles sabem. Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro,com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas.É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca.
É que só o bobo é capaz de excesso de amor.
E só o amor faz o bobo.

FORTALEZA COMO TEATRO ! OS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES !

FORTALEZA COMO TEATRO ! OS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES !

Contrata-se animadores de festa ! Paga-se bem com cargos públicos. A festa é a eleição!

Esta peça tem um personagem comportado, uma rebelde , um profeta socialista e talvez alguém que queira ser maestro de uma cidade.

O primeiro ato vai ser sobre ética e moralidade mas o aluno comportado será questionado pela plateia pelo seu silencio diante das denuncias de corrupção na sua companhia e pelos acordos entre agua e óleo que se misturam para lavar a sujeira de seus membros. Apenas nos bastidores talvez converse com ex- governadores, e todos os seus dirigentes relembrem tempos que não voltam mais, ou talvez não , um bloco carnavalesco pode subir ao palco e resolvam terminar as estradas que dão acesso a sede do teatro ou a sua juventude militante de negócios fale sobre os escândalos no ministério, ou como abandonaram o aluno comportado na hora que ele mais precisava e agora o amam, como resolveram amar rapidamente o novo governador, e antes o “diabo” e depois a presidente. O aluno comportado defendera a meritocracia, mas não terá como explicar que o critério de sua companhia é entregar aos seus membros repartições publicas como primeiro emprego. Por um teatro eleitoral fiscaliza os recursos públicos, de quem se vende como oposição, mas quando deveria ter a mesma postura na sua companhia e com aliados silencia. Não se preocupem se ganhar a eleição, para seu partido e aliados , a pratica silencia o discurso. Quem vai financiar a sua atuação tem muito a apreender sobre a plateia e não apagar a luz de jovens no mercado de trabalho real. Não dá para representar a ética quando em sua casa silencia sobre os interesses dos seus novos amigos que destinavam os recursos públicos para suas bases eleitorais , independente das demandas. Sendo responsáveis portanto por vários jovens entregues ao crime e a pobreza por não conseguirem se inserir dignamente no mercado de trabalho.

Esta peça teria mais público , mas o aluno comportado escolhe os textos que vai falar , apesar de confundir o seu papel com a verdade.

De repente o povo será conclamado pela rebelde para subir no palco do lado dos japoneses, a companhia de lixo, e os que recebem a bolsa vereador de indicações, a bolsa escola e outras, para representar juntos a tragédia da educação, dos transportes e da saúde de uma parte da plateia submissa a uma nova casa grande. Cada dia que passa sobrará imobiliárias , não haverá terrenos, nem palco para todos mas haverá muitas festas. Ela que abandonou os profetas e a democracia deveria encenar pela ultima vez a paixão e os ideais que a movia. Não implorar pelo um acordo que mata a democracia, por uma nova forma de ditadura que celebra o Stalin, o poder politico e financeiro central , que tenha coragem de ir as urnas defender o teatro que constrói, e que deixe a plateia bater palmas, silenciar ou virar as costas.

Os profetas socialistas estarão atentos para iluminar o debate com velhos personagens ou novas histórias a contar, mas a plateia sangra, a vida é real, as demandas também. A profecia fala sobre o futuro em nome de outras pessoas que já morreram , a plateia esta cada vez mais inquieta de tanta injustiça ,de tanta desigualdade...Eles começam a meditar em plena guerra “O Socialista vê o futuro mais belo dos nossos filhos e netos , no fato que todos agem como se fossem anjos, todos possuem tanto como se fossem ricos, e todos vivem como se fossem livres. Não há nenhum vestígio real , bem entendido, de anjos, de riqueza, e de liberdade. Apenas imagens . " Apenas o teatro.

Sempre haverá um bobo da corte nas peças de Shakespeare para animar a plateia, sempre haverá um Danton para ser crucificado em nome de uma revolução. Quem dera os artistas pudesse subir ao palco e assumir o comando de suas próprias vidas, ser maestros dos destinos de sua cidade, calar o poder com atitude, juntar a disciplina, a rebeldia e a profecia em nome de politicas de estado e não de grupos. Ter a humildade de dizer que todos são atores , mas fazemos a opção de representar incluindo nossos defeitos e nossas virtudes. E deixar a plateia subir no palco da vida com dignidade e com orgulho de ser Cearense! Talvez, possamos ir além de um teatro onde o bem e o mal é vendido como mercadoria , quando dogmas , palavras repetidas , venceram o prazo de validade , necessitamos de atitudes , de voltar a sonhar e lutar!

sábado, 10 de março de 2012

A política da esquerda evolui?

No inicio era o verbo, os protestos, a luta...Veio o paraíso , a chegada ao poder, e com ele a cobra, os pecados originais da sedução pelo poder a qualquer preço! A política na Grécia antiga , também teve outro problema de decadência, os efésios exilaram Hermodoro porque era mais sábio e melhor que eles. E teriam dito: “ queremos que não haja ninguém entre nós, que seja melhor do que nós”. Os efésios não suportam precisamente a coragem daquele que diz a verdade! Eles perseguem! E como a Democracia pode sobreviver sem a verdade ? Sem o verbo, sem os protestos, sem a luta ?

O circo evolui! Mendigos de rua se organizam a partir de suas vidas de artistas e empreendem o que hoje chamamos de Cirque du Soleil. Graças à politica canadense que abriu caminhos para que a política pública, não reduzida a visão de Estado dos marxistas, mas em sintonia com Gramsci, dialogasse e interagisse com a vida real das pessoas. E não com os dogmas que inibem o pensar! Foi o Estado capitalista ou socialista que tornou isto possível? Bem é um estado que assim como Noruega, Dinamarca, Finlândia, tributa os ricos, que para além de um programa de renda mínima, garante o acesso de todos ao direito de politicas de educação e saúde de qualidade.

Diante de inúmeras injustiças e desigualdades tornadas “naturais”, em nosso cotidiano , o que a esquerda pode fazer ? Tenho dito que as prostitutas que vendem o corpo para criar sua família, são mais dignas dos que prostituem no capitalismo, o discurso, as praticas, a ética, em nome de partidos ditos de esquerda. Porque ao invés de fazer política com P maiúsculo, fazem politicagem de grupos. Nós devemos olhar de frente para as injustiças , desigualdades e as diversas formas que tem sido gasto o dinheiro publico! Porem ao invés disto, gastam sua energia, em perseguir os que pensam diferente, em acordos que tentam inviabilizar a democracia, em interesses que não tem nenhuma diferença com a Direita e a nova casa grande que sobrevive a custa da “senzala”!

A Política de esquerda evolui ? Bem nada evolui sem criticas, sem novas ideias, sem sonhos!
Estas politicas não viram com certeza do Serra que tenta ressucitar, nem dos setores da direita que na verdade deveriam estar presos pelos crimes que cometeram neste país. Porem quando as politicas de aliança são costuradas com esta direita e se sufoca as esquerdas. Vivemos uma “ditadura” que quer se constituir a partir da força e da submissão , trocando por dinheiro e cargos , a ausência descarada de um projeto de nação, por negociações de feudos.

A Política de esquerda evolui ?

Sim desde que trate de como tributar os ricos, o que vamos fazer com nossas matérias primas além de vender como banana, como priorizar de fato a construção de políticas públicas de qualidade na educação e saúde, como fortalecer o controle social e a participação de baixo pra cima, reduzir a taxa de juros, incentivar as cooperativas e pequenas empresas, realizar a reforma agrária para brasileiro ver e não os “ingleses” na Amazônia, e evoluir para além da discursão ideológica de uma sociedade ideal, que nem os grandes pensadores chegaram num consenso, para lidar com as injustiças e desigualdades brutais agora com um Brasil possível.

É absurdo que temos que nos desumanizar para fazer política e nos auto iludir com os fetiches do capitalismo e com adoção de comportamentos neoliberais na defesa de interesses feudais e burocracias partidárias na luta pelo poder. Devemos criar uma Escola de Fortaleza que a exemplo da Escola de Frankfurt nos devolva uma Teoria crítica brasileira para que não tenhamos que viver os espetáculos de Reis e Rainhas, Stalin e seus bajuladores , Mussolinis com associações com novas máfias e igrejas; porque por tudo isto já passamos e precisamos evoluir de forma orgânica e como sociedade fortalecendo nossas instituições, leis, economia, educação, com a vida que emerge de baixo para cima e aprofunda de fato e com coragem para além dos cartórios , verdadeiras democracias socialistas brasileiras!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

As ATITUDES podem fazer diferença no debate político !

O “mundo concreto” de submissão ás burocracias partidárias tem servido como justificativa para praticas de poder nefastas ! Somado ao fechamento da imaginação e de outras possibilidades aos militantes , tem se cristalizado de maneira inexorável , a retribuição de “favores” aos políticos e máquinas poderosas.

O pior é que retribuir este “favor” adquire a realidade de “uma retribuição honrosa que restabelece na consciência do dependente , algum sentido de bilateralidade e, através desta , de alguma forma de autoestima e reconhecimento social.” O resultado “aparece” como um aceitação voluntária da autoridade, percebida, neste nível de consciência, como consensual e desejável.

Não é possível a descoberta que sua vontade esta presa a do superior, pois o processo de sujeição tem lugar como se fosse espontâneo. Plenamente desenvolvida, a dominação pessoal transforma aquele que sofre numa criatura domesticada: proteção e benevolência lhe são concedidas em troca de fidelidade e serviços reflexos. A política torna-se o campo por excelência do exercício da lealdade e da subserviência percebidas sobre o manto honroso da “gratidão”. O único crime que não merece perdão é o da “ ingratidão” !

Percorrer este labirintos do poder transforma-se num processo de desumanização , a busca de chegar e manter-se no poder neste contexto de insegurança , submissão , precariedade e violência exige. Ela implica em transformar em “virtude adaptativa” a faculdade de não levar em conta qualquer forma de respeito ao outro para se chegar e manter no poder , muito menos as “suas senzalas”.

Os “fracos” tem sido explorados e humilhados ao serem negados suas cidadanias e acessos aos seus direitos em troca de favores , as vezes nomeadas de “ politicas publicas “ , em troca de sua submissão as casas grandes e seus sócios como os Bancos e outros interesses empresariais ou corporativos ; continuamos atuando como colônias do capital, exportando nossa matéria-prima para outros países e os lucros para poucas famílias brasileiras que perpetuam há 500 anos a concentração de renda e as desigualdades brutais. E os “fortes “ que se contraponham a isso tem que ser eliminados!

Nestas terras predomina os fortes e os fracos, os iguais são aqueles submetidos a vontade de seus superiores quer seja nas empresas , poder publico ou outros lugares que não reconhecem o direito de todo cidadão. O principal lugar que é a política , aonde isto não devia acontecer , aonde esta luta devia florescer, é o lugar que cada vez mais se submete aos acordos e submissões de diversas ordens. Coletivamente , a via reformadora e revolucionária a partir de baixo, tem se transformado a cada dia nas “novas casas grandes”.

E não existe lei e direito, muito menos Estado , enquanto existir “Casa Grande” não importa se de esquerda , direita ou das corporações.

Hoje vivemos transformações estruturais econômicas, sociais e politicas fundamentais que abrem outras possibilidades principalmente as novas gerações. Porem desde que estas compreendam a profundidade e abrangência do papeis políticos e sociais que devem exercer na garantia de seus direitos ; independente das casas grandes , para além das burocracias partidárias , que mais prejudicam com seus interesses às milhares de vidas que não devem se submeter a elas como intermediários da política ou acesso ao Estado publico!

A cada dia mais a sociedade civil se liberta e os indivíduos assumem diretamente seus papeis não só na hora de votar , fiscalizar , mais principalmente agir, ter atitudes, fazer diferença na política!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

POR UMA NOVA FORMA DE GOVERNAR - ATITUDE 40

POR UMA NOVA FORMA DE GOVERNAR- ATITUDE 40

A vida e o poder vão disputar as eleições quem vai ganhar ? Pelo poder , muitos pela vaidade, gastam milhões para vencer as eleições, outros usam a máquina pública para render comunidades aos seus interesses, e existem aqueles que desenvolvem um discurso de oposição ou situação para demarcar espaços que tem um valor eleitoral mesmo que segundos depois os fatos tenha que contradizer que a realidade não obedece sua lógica eleitoral. Muitos esperam sua vez na fila da burocracia partidária para defender os interesses do grupo , e usam as histórias dos mortos e dos vivos como se fosse sua ou ideologias que como religiões apontam Deuses e o Inferno; as vezes me pergunto se são pastores ?

Enquanto isto a vida tornou-se um personagem representado nas eleições, enquanto suas múltiplas vozes esperam a hora de gritar! Os “ novos escravos miseráveis “ necessitam poderes para acessar seus direitos e exercer sua vida que depende de quanto de dinheiro vai rolar na eleição , das novas senzalas controladas pelas casas grandes partidárias, pelos discursos que iludem independente das praticas de seus atores, enfim pode ser que o eleitor desperte na primavera brasileira!

Sim as eleições deve ser um momento das pessoas gritarem por seus direitos, não apenas de avaliar se os governantes fizeram ou não um bom trabalho ?

É hora de diferenciar o que é a força do dinheiro, da máquina, das ilusões, e fazer Politica com P Maiúsculo nas Ruas, é hora de Atitude, de construir novos caminhos e formas de governar!

Conectar ás Vidas e suas Famílias, Comunidades, Empresas, ONGS, Universidades, Igrejas e outros ; á vida da Cidade em projetos capazes de integrar as várias Fortalezas que não dialogam entre si. Todos nós interagimos com esta cidade de várias formas e sofremos suas boas e más consequências. Todos nós podemos ter idéias e atitudes capazes de mudar esta cidade para melhor, em nossa rua, no lugar que trabalhamos , nas diversas comunidades pobres que precisam ser incluídas nas politicas publicas e acessar seus direitos em educação, saúde, segurança, trabalho, mobilidade , cultura e outros.

Nesta caminhada o Governo do Estado tem feito sua parte e todos nós temos o direito de viver isto! Conhecendo as Escolas Técnicas em Fortaleza , os Hospitais e as UPAS, em pouco tempo andar de metro, ver a maior intervenção urbana feita nas regiões pobres da cidade como no Maranguapinho , que vai se expandir por outras áreas da cidade , entre outras politicas publicas!

Tive a oportunidade de ajudar a prefeitura a captar recursos para os CUCAS e o PROJOVEM e conhecer também ações da prefeitura que estão mudando a vida das pessoas.

Porem a nossa esperança é que nestas eleições o debate entre o poder e vida seja ganho pela vida! O debate de ideias, a realidade de projetos e atitudes, o direito das pessoas fazerem política com P Maiúsculo, de criticar, de criar e propor novos caminhos, de conectar novos atores nestas eleições, de construir novas formas de governar que costurem o tecido social rasgado de nossa cidade pela desigualdade brutal; que estas vidas sejam mais importantes que a máquina, o dinheiro, as ilusões e as burocracias partidárias!

domingo, 29 de janeiro de 2012

O FILME MOVIMENTO " 68 HIGH TECH " - O Céu no Inferno "

O FILME MOVIMENTO

68 HIGHTECH - O Céu no Inferno é um projeto de filme MOVIMENTO. Movimento que nasce em vídeos de protestos virais na internet articulando passeatas, que chega as ruas documentando estes protestos, que vira imagem de celular e vídeos postados no face book , que vão ser de novo compartilhados, servindo de matéria prima pra novos vídeos virais na internet. Visando alcançar alguns objetivos do MOVIMENTO.

Portanto o primeiro personagem deste filme é uma mídia social montada a partir de outros vídeos de protesto , somando filmagens que realizei com câmera e celulares. Ele se chama: Ingredientes para fazer um mundo melhor - 68 HIGH TECH O Céu no inferno!

O objetivo deste vídeo viral além de ser um personagem que convoca mobilizações , é ser também “um manual de instruções” que desafia outras organizações e movimentos de juventude a juntarem seus ingredientes , produzirem seus vídeos e compartilhar um mesmo canal 68 HIGH TECH na internet.

Os ingredientes são : uma causa, jovens protestando, símbolos , histórias , o enterro dos males da sociedade, um filme que conte esta história e os objetivos a serem alcançados pelo MOVIMENTO. Estes vídeos vão protestar e defender os objetivos comuns do MOVIMENTO que se une nestas causas às organizações e movimentos de juventude!

68 HIGH TECH -
O Céu no Inferno

1. Apresentação do projeto:

“A relação da força consigo ( mudando nossa forma de pensar e atitudes ) é que cria a existência. Agora , não se trata mais de regras codificadas , como no saber , nem de regras coercitivas , como no poder, mas de regras facultativas que produzem a existência como obra de arte. Existir aqui é resistir! Neste sentido, a subjetivação é em Foucault , uma questão ética por excelência. Dobrar a força , é na verdade , um gesto ao mesmo tempo ético e estético: construir novos modos de existência e constituí-los como obra de arte. Foucalt propõe assim uma nova ética : “ Não a ética da transgressão, mas a ética do constante descompromisso com formas constituídas de experiência, de libertação pessoal, para invenção de novas formas de vida.”

Os primeiros objetivos do MOVIMENTO compartilhados entre as juventudes são :

Um computador por aluno do ensino médio.
Bolsas para jovens apoiarem projetos sociais.
50 % do piso dos professores pago pelo Governo Federal.
Programas de combate ao Crack.
Escolhinhas de futebol para garotada.
Fundo de aval de crédito pa ra jovens empreendedores.
Apoio a movimentos espirituais de jovens.
Cooperativa de cinema e um fundo para realizar filmes.

Cada um destes ingredientes estão sendo trabalhados como movimento e atitudes concretas dos jovens protestando. Tivemos que fazer um grafite com o nome do filme que esta sendo multiplicado pelo MH2O ( Movimento Hip-Hop organizado do Brasil ) nas periferias, escrever com Poeta Urbano raps adaptados da poesia “Estadia no Inferno” de Rimbaud, convidar outras vozes para cantar com Poeta e Dj Matin , filmar tudo, juntar outras imagens que tinha, editar, e discutir isto com várias organizações de juventude que vão continuar o vídeo e os protestos aqui em Fortaleza. Estas novas imagens tendo este vídeo como " manual de instruções ", vão ser a base para o filme 68 HIGH TECH O Céu no inferno! Na realização do filme esperamos atingir os objetivos do Movimento entre eles a Cooperativa de Cinema - COOPERFILMES.

Enquanto uma equipe de estudantes de cinema apóia 40 organizações de juventude a realizar seus filmes nos processos de roteiro, filmar, edição e outros. Outra equipe trabalha na pré-produção ( esta fase é uma delas ) produção , edição & montagem , distribuição e outros do longa metragem , um DOC-FIC, 68 HIGH TECH O Céu no inferno!

Escrevemos o primeiro tratamento do roteiro, logo em seguida. Na seqüência temos cenas que vão vir das imagens produzidas nas organizações e movimentos de juventude. Por exemplo cenas que jovens estão gravando por celulares em suas escolas, comunidades, ou nos protestos. Outras , são cenas dos projetos sociais que estão sendo desenvolvidas por estas organizações , expressando novas formas de existência e de viver em sociedade . Tem cenas do longa que vão sendo convocadas durante a produção destes vídeos , por exemplo, uma grande manifestação na Av. da Universidade, que é a primeira e última cena do longa.

Assim vamos tecendo aos poucos o filme, as expressões, existências, protestos, dos jovens. Gerando vídeos , mobilizações e movimentos em busca da conquista dos objetivos que tem impacto na vida destes jovens.

No caminho desta jornada vamos construindo os ingredientes do MOVIMENTO que nos fala o vídeo viral!

1.2 Ingredientes para fazer um mundo melhor - 68 HIGH TECH O Céu no inferno!

O objetivo é fazer um vídeo com intuito de ser viral para colocar no YOU TUBE. Ele se chama “ Ingredientes para um mundo melhor - 68 HIGH TECH” Este vídeo sendo um personagem do meu filme, serve como Manual de instruções , para Jovens, Movimentos Sociais, ONGS e outros filmarem seus protestos, causas, projetos, convocarem suas manifestações...e colocarem também no YOU TUBE. Juntos num mesmo canal, que também ajuda a divulgação e marketing do longa metragem.

Assim como numa manifestação as pessoas vão chegando compartilhando lutas, gritos, e sonhos; assim no canal do YOUTUBE , os vídeos vão chegando e registrando sua história. Porem como contar esta história ?

O vídeo “ Ingredientes para um mundo melhor - 68 HIGH TECH” descreve que o primeiro ingrediente é uma causa , http://www.youtube.com/watch?v=SFltDMzdcXA, com cenas de jovens na escola , dizendo “Nós queremos algo mais, só aulas não são suficientes” .
No segundo ingrediente é preciso que jovens protestem na luta por estas causas, insiro cenas de protestos de jovens no Chile http://www.youtube.com/watch?v=-XoTmfOtmSI ao som da musica de Mercedes Sosa - “Que vivan los estudiantes “ e dos protestos do Occupy Wall Street nos EUA - http://www.youtube.com/watch?v=zjfhOPCPJnE&has_verified=1&has_verified=1 . Um dos manifestantes grita “ I am not movin” mas não vai deixar de protestar pelo que é justo.
O terceiro e o quarto ingrediente são filmagens que estamos realizando , um de um jovem do movimento Hip- Hop, gravitando o nome do filme 68 HIGH TECH, em torno de 30 minutos que acelerei para 30 segundos; o quarto é um rap que adaptamos de uma poesia de Rimbaud ( Estadia no Inferno ) se chama “O Céu no Inferno” cantada pelo Poeta Urbano , líder do MH20. Estes dois ingredientes são ícones que devem ser multiplicados pelas ruas das periferias das cidades onde o movimento organizar protestos.
Os últimos ingredientes são alguns diálogos do filme como “ Galera não existe justiça, coloca os filmes no you tube, eles são a prova de que são eles que estão nos matando” ao som da musica “Know your enemy” do Green Day. O refrão diz “ Você conhece o inimigo?Você conhece o seu inimigo?Bem, tem que conhecer o inimigo (certo?) . Isto culmina no enterro destes inimigos ; e numa festa de comemoração enterrando o Sarney ao som do refrão “ Deixa eu brincar de ser feliz, Deixa eu pintar o meu nariz “ dos Los Hermanos ; acrescentando “ Deixa eu mudar meu país”

Na soma destes ingredientes vamos gerar um longa que conte estas história e como elas se comunicam , que filme as manifestações e que ajude a alcançar os objetivos do movimento. Bem este vídeo vai ajudar a 40 organizações de jovens em Fortaleza a desenvolver seu vídeo com um pequeno orçamento e ajuda de estudantes de cinema da UFC. Todos estes vídeos vão ser colocados no you tube no canal 68 HIGH TECH e multiplicado nas redes sociais.

Enquanto isto uma outra equipe esta trabalhando o longa que começa a ser rodado quatros meses após o inicio das filmagens nas organizações da juventude.

Logo abaixo, insiro o primeiro tratamento do filme. Ao ler vocês vão perceber que as cenas destes protestos, manifestos, projetos...vão compor o longa em varias montagens paralelas ; como se tivessem sendo feitas por celulares que são projetadas em telas em palestras e compartilhadas pelo facebook. Cenas circulares que saem das ruas para os celulares , para o filme e volta as ruas. Tudo isto para organizar a grande manifestação com todos ; que é a principal cena do filme que se misturam com os protestos no Chile, Espanha, EUA ...e com cenas históricas das manifestações de 1968 . Mostrando o compromisso do cinema com as manifestações da juventude , assim como foi em 1968 durante o cancelamento do Festival de Cannes . Por isso 68 HIGH TECH- O Céu no inferno!

1.3 ROTEIRO :
68 HIGH TECH - O Céu no Inferno
2º tratamento - Novembro 2011


1. EXT. AV. DA UNIVERSIDADE - DIA
Abrimos com a imagem de um IPAD e os dedos de um jovem ISAAC, jovem branco de 20 anos, andando a pé com amigos indo para passeata postando no seu facebook o seguinte texto :

CARACTERES digitais: Eu não vou ser professor e passar a vida dando aula, Eu não vou ser empresário e render minha vida ao lucro, Eu não vou ser político para discursar e não mudar nada, Eu não vou ser padre para rezar e esperar por Deus, Eu sou um Jovem num mundo em que os modelos faliram. A coisa mais difícil é a gente se tornar personagem de sua própria história!

Ouve-se barulho de carros , buzinas , pessoas gritando numa passeata, ouve-se gritos que se confundem com os da musica ao vivo que começa a tocar no carro de som:

21ST CENTURY BREAKDOWN (Live NY 05.19.2009, The List Show)- Green day.
http://www.youtube.com/watch?v=mIt4d44eewg

“My generation is zero , I never made it as a working class hero
21st Century Breakdown , I once was lost but never was found , I think I am losing what's left of my mind , To the 20th Century Deadline
We are the class of, the class of 13, Born in the era of omelete, We are the desperate in the decline Raised by the Bastards of 1969
My name is no one, The long lost som, Born of the 4th of July
Raised in an era of heroes and cons.Who left me for dead or alive
I am a nation, A worker of pride, My debt to the status quo
The scars on my hands And the means to an endIs , all that I have to show
I swallowed my pride , And I choked on my faith , I've given my heart and my soul
I've broken my fingers , And lied through my teeth, The pillar of damage control
I've been to the edge, And I've thrown the bouquet, Of flowers left over the grave
I sat in the waiting room, Wasting my time , And waiting for judgement day
I praise Liberty, The "Freedom to Obey", Is the song that strangles meWell , don't cross the line”

A letra parece legendada na tela como se fosse um clipe :
Minha geração é zero. Nunca me dei bem como um herói da classe trabalhadora.
Colapso do Século XXI, me perdi uma vez, mas nunca fui encontrado.
Acho que estou perdendo o que restou de minha mente , ao final do Século XX
Somos a Classe de '13. Nascidos na Era da humilhação. Somos os desesperados no declínio. Criados pelos bastardos de 1969
Meu nome é ninguém. O filho há muito perdido. Nascido em 4 de Julho
Criado em uma era de heróis e malfeitores, que me deixaram para morte ou vivo
Sou uma nação, Um trabalhador do orgulho. Meu débito para com o status quo.
As cicatrizes em minhas mãos, E os meios para um fim. É tudo o que eu tenho para mostrar
Engoli meu orgulho. E engasguei em minha fé. Dei meu coração e alma,
Quebrei meus dedos, e menti por entre meus dentes. O pilar do controle de danos
Estive no precipício. E joguei o buquê de flores por cima da sepultura
Sentei-me na sala de espera, Gastando meu tempo, e esperando pelo dia do julgamento
Prezo pela liberdade. A "Liberdade para Obedecer" É a canção que me estrangula .
Não ultrapasse a linha!

Vários jovens vem dançando nas ruas vestidos de todas as formas, alguns nus, uns com fantasias, outros usando roupas de personagens de cinema ( matrix, senhor dos anéis, clube da luta, ...) outros de paletós, biquínis, uma diversidade de estilos, de juventudes.
Começa a tocar outra musica , todos começam a andar de forma sincronizada em ritmo de marcha e a bater palma , cantando juntos:

KNOW TOUR ENEMY (São Paulo/BRAZIL - Oct 20th, 2010) - Green day
http://www.youtube.com/watch?v=KxXb4sbkwOE
Do you know the enemy? Do you know your enemy? Well, gotta know the enemy (Right?)
Do you know the enemy? Do you know your enemy? Well, gotta know the enemy (Right?)
Violence is an energy , Against the enemy, Well, violence is an energy (Right?)
Bringing on the fury, The choir infantry, Revolt against the honor to obey
Overthrow the effigy, The vast majority, Well, burning down the foreman of control
Silence is the enemy, Against your urgency , So rally up the demons of your soul
Do you know the enemy? Do you know your enemy? Well, gotta know the enemy (Right?)
Do you know the enemy? Do you know your enemy? Well, gotta know the enemy (Right?)
The insurgency will rise, When the bloods been sacrifício, Don't be blinded by the liesIn your eyes Well, violence is an energy, Well , from here to eternity , Well , violence is an energy , Well, silence is the enemy , So gimme, gimme revolution!


A letra parece legendada na tela como se fosse um clipe :

“Você conhece o inimigo? Você conhece o seu inimigo? Bem, tem que conhecer o inimigo (certo?)
Você conhece o inimigo? Você conhece seu inimigo? Bem, tem que conhecer o inimigo (certo?)
A violência é uma energia , Contra o inimigo , Bem, a violência é uma energia (certo?)”
Trazendo a fúria ! O coro da infantaria , Se revolta contra a honra à ser obedecida
Derrubando um ícone! A vasta maioria , Destruindo o representante do poder
O silêncio é o inimigo! Contra a sua urgência , Então junte os demônios da sua alma
Você conhece o inimigo? Você conhece o seu inimigo? Bem, tem que conhecer o inimigo (certo?)
Você conhece o inimigo? Você conhece o seu inimigo? Bem, tem que conhecer o inimigo (certo?)
A rebelião vai explodir, Quando o sangue for derramado, Não se deixe cegar pelas mentiras
Nos seus olhos , Bem a violência é uma energia , Bem daqui até a eternidade, Bem a violência é uma energia , Bem, o silêncio é o inimigo, Então me dê, me dê revolução!

De repente um jovem desesperado , “Jesus” com roupas rasgadas, atravessa correndo a multidão enquanto ela dança e canta, ele roubou da mão de Isaac o IPAD, enquanto ele filmava a passeata.
Jesus esta sendo seguido , ele pula por cima de um cara baleado , derruba um jovem fumando Crack na calçada.
Outro jovem pede esmolas com um livro na mão, e Jesus esbarra nele, derrubando o livro e o IPAD. No final da rua uma garota bêbada de biquíni tenta beija-lo, enquanto uma jornalista e garota de programa , TALITA , lhe da um canivete e grita:

TALITA
- JESUS Não existe justiça! Se defenda , o filme no IPAD é tua prova que são eles que estão nos matando!
VOZES VINDO DA MULTIDÃO

- Pega os ladrões, pega o ladrões!

APARECE O NOME DO FILME GRAFITADO 68 HIGH TECH - O Céu no Inferno!
Enquanto corre , cenas do seu passado, em reuniões com amigos no movimento , lembranças com seu pai vem a mente em preto e branco, em quadrinhos, games como Counter-Strike , cartazes de filmes, musica de rock, andando de skate, dançando hip hop...


2. INT. EM UMA CASA NA PERIFERIA- NOITE ( lembrança )

O PAI DE JESUS -

Em preto e branco como uma lembrança na forma de quadrinhos O pai de Jesus sentado em frente a televisão com uma roupa de motorista de ônibus, ele assiste um comício do candidato a presidente Lula. Jesus ainda é criança , vê seu pai com o livro Capital na mão lhe dizendo:

- Vai chegar nossa vez meu filho, você vai ter uma escola boa, se Lula já fosse presidente sua mãe não tinha morrido no hospital, nem seu irmão estaria preso, sabe você é ainda criança mas vai entender que vamos fazer justiça neste país, eu vou poder ganhar o que os Bancos e as empresas roubaram de mim, vai chegar a nossa vez...

3. EXT. RUA PROXIMA AV. DA UNIVERSIDADE- DIA

Jovem jesus muito suado com um canivete na mão continua correndo desesperado pelas ruas da cidade, entra numa rua tem um Juiz esperando. Entra em outra tem um Politico engravatado. Outra tem um policial. De repente todos cercam ele em uma rua sem saída.
Enquanto isto ainda se ouve alguns gritos da multidão...aos poucos focando no desespero de Jesus e na cara de raiva de seus perseguidores começa a tocar em ritmo de rock lento a musica:

Chico Buarque - Cálice ( Versão Pitty )
“Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada, prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa
Talvez o mundo não seja pequeno (Cale-se!)
Nem seja a vida um fato consumado (Cale-se!)
Quero inventar o meu próprio pecado (Cale-se!)
Quero morrer do meu próprio veneno (Pai! Cale-se!)
Quero perder de vez tua cabeça! (Cale-se!)
Minha cabeça perder teu juízo. (Cale-se!)
Quero cheirar fumaça de óleo diesel (Cale-se!)
Me embriagar até que alguém me esqueça (Cale-se!)”

Do outro lado da rua:
Jovens com Mascaras em ônibus, metros e calçadas no Brasil se dirigem a uma manifestação.

4. INT. QUARTO DE UM APARTAMENTO DE CLASSE MÉDIA - NOITE

TALITA, a narradora da história, jornalista e prostituta de luxo , tem nas mãos um note book. É loira e tem aproximadamente 25 anos.
Ao lado dela o amigo JESUS mostra umas imagens para ela no youtube
Eles estão no apartamento dela , deitados na cama , no chão tem camisinha, maconha e uísque.

TALITA
-Jesus , Tu acha mesmo que vai salvar todo mundo com estas lutas, acorda cara
Vai ganhar grana comigo no jornal vendendo publicidade , ai eu escrevo a história que tu quiser.
JESUS
-Talita dá uma olhada nisto, a galera ta nas ruas na Espanha , Chile e ate ocuparam Wall street
TALITA
- Porra! A galera ta arriscando a vida, indo pra cima, isto é diferente.
Quem filmou isto ? Deixa eu projetar aqui na TV.

MONTAGEM PARALELA
Jovens nas ruas na Espanha, Chile, e invandindo Wall street nos EUA.
Cenas em preto e branco de jovens em 1968 no Chile, Brasil, EUA....

TALITA
- Caralho ! Jesus eu tenho que terminar a matéria daqueles filhos da puta que tão roubando ate a mãe deles! Porra de político safado na cama parecem umas bixinhas. Se eles soubessem que a garota de programa aqui é jornalista , eu é que vou fuder eles e gozar por ultimo .

Jesus coloca aqueles vídeos dos Ministros se defendendo no Congresso das denuncias de Corrupção.

MONTAGEM PARALELA
Vídeos de Ministros se defendendo na Imprensa e no Congresso das denuncias de CORRUPÇÃO no Brasil.
Entra de uma vez pela porta do apartamento, ISAAC, gritando.

ISAAC
- Porra TALITA tenho que terminar o filme, perdi uma porrada de arquivos , o HD tava com vários vídeos que estava fazendo pro filme. E agora ? O que faço ? Vou ter que fazer tudo de novo, pegar as imagens coma galera, editar, Talita tu copiou alguma coisa por teu computador ? Quem é este cara ? Que corrente massa velho : Crucifixo , estrela de Davi e Islã juntos?

Jesus caminha para porta bem rápido e sai sem responder!

TALITA
- Vamos lá Issac eu filmo de novo contigo mas tu vai ter que me dar mais grana se não a gente não transa! Vamos começar de novo pelo clipe da galera do MH20! Pega ali em cima da mesa o texto do Rimbaud, Estadia no Inferno para gente conferir o rap!

5. EXT. PERIFERIA DE FORTALEZA - DIA

Jovem rapper Poeta Urbano esta com uma galera dançando break na praça.

ISAAC
Poeta dá pra gente gravar de novo o CEU NO INFERNO aquela parada lá do Rimbaud ? Perdi uns arquivos mas tem que ser rápido tenho que editar hoje?
POETA
Beleza Mano liga a câmera , que a minha já ta ligada, vou pedir para galera soltar a batida e tu me segue.

POETA sai andando pela praça na periferia de Fortaleza recitando Rimbaud “ uma Estadia no Inferno “ por onde passa as pessoas estão de mascaras . ISSAC esta filmando e TALITA com um microfone na mão pegando o som. Cenas de objetos que viram palavras que ele fala em forma de grafite. Elas dançam na tela e formam faixas, protestos na parede, manifestos escritos a mão e outros.

POETA
Começa a cantar:

Agora sou maldito tenho horror a pátria. O melhor é um sono bem bêbado na praia.
A ultima inocência e a ultima timidez. Não levar ao mundo meus desgostos e minha traições. A quem arrendar-me ? Que bicho é preciso adorar ? Que santa imagem atacar ?
Que corações vou quebrar ? Que mentiras devo falar ? Em que sangue andar ?
Ah ! Estou tão abandonado que ofereço a qualquer divina imagem impulsos para perfeição.
Ainda criança, eu admirava o condenado intratável sobre o qual sempre se fecha o presídio; eu visitava as tabernas e os quartos que ele teria santificado pela sua passagem; eu via com a sua idéia o céu azul e o trabalho florido do campo; eu farejava sua fatalidade nas cidades. Ele tinha mais força que um santo, mais bom -senso do que um viajante - e ele, ele só. Como testemunha de sua gloria e de sua RAZÃO.
Nas estradas, pelas noites de inverno, sem lar, sem roupas, sem pão , uma voz aperta meu coração gelado: “fraqueza ou força : eis-te é a força” . Não sabe aonde vais nem porque vais, entra em todo lugar, responde a tudo. Não te matarão mais do que se fosses cadáver.
Nas cidades a lama me parecia de repente vermelha e negra , como um espelho quando a lâmpada corre no quarto vizinho, como um tesouro na floresta. “Boa sorte” , eu gritava, e via um mar de chamas e fumaça no céu, e, à esquerda, à direita, todas as riquezas queimando como um bilhão de trovoadas.
Mas a orgia e a camaradagem das mulheres me eram proibidas. Nem mesmo um companheiro. Eu me via diante de uma multidão exasperada, frente ao pelotão de fuzilamento,chorando da desgraça que eles não poderam entender, e perdoando!
- Igual a Joana Darc! - “Padres, professores,mestres,vos enganais entregando-me a justiça. Eu nunca fui deste povo; eu nunca fui cristão; sou da raça que cantava no suplicio, eu não entendo as leis; eu não tenho senso moral ; sou um bicho: vos enganais...Sim tenho os olhos fechados a vossa luz. Mas posso ser salvo. Conheço ainda a natureza? Me conheço ainda ? - chega de palavras. Enterro os mortos na minha barriga. Gritos, tambor, dança, dança, dança, dança.Fome, sede, gritos, dança, dança, dança, dança.

Cenas de jovens dançando HIP -HOP.

Cenas em preto e branco de jovens pinchando em 1968 no Chile, Brasil, EUA....aparecem como se fosse o chão onde dançam os bi-boys.

6. EXT. ESCOLA PÚBLICA- DIA

POETA para de cantar em frente a uma escola pública. Ele andando com ISAAC e TALITA param em frente a uma sala de aula e continuam a filmar.
Dentro de uma sala um jovem com uma mascara assistindo aula numa escola publica mandando mensagens de seu celular ao som de “Another Break the wall” , com a sala de aula em péssimas condições físicas. A professora também esta de mascara.
ISAAC senta no chão em frente a escola e posta no you tube o video 68 HIGH TECH com a mascara surgindo como proteção de tela.

MONTAGEM PARALELA

O video 68 HIGH TECH é mostrado no filme.
Cenas em preto e branco de jovens em 1968 no Chile, Brasil, EUA....( elas vão colorindo..)
Cenas do oriente médio : Kadafi morto, ocupação na praça do Egito, enfrentamento na Siria,...

7. EXT. PREDIO ABANDONADO - DIA

TALITA conversa com ISAAC E POETA em frente a um prédio abandonado
TALITA
-Não entendo ISAAC porque edita teus filmes assim ? Coloca um vídeo mobilizando a galera para uma passeata depois mistura com Kadafi morto e cenas de 1968 que vão se colorindo , que porra é essa ?
POETA
-Tu que sabe TALITA monta na tua cabeça do jeito que quiser ou depois edita de outra forma; faz como o poeta que mistura as palavras para criar rap, misturas as imagens e faz teus vídeos, não deixem que a imprensa prostitua tuas imagens.

Movimentos de um jovem , no prédio abandonado , vendendo Crack de repente é baleado pela policia , os dois com mascaras. Chega a imprensa e começa a filmar tudo, o repórter com a mascara.

8. INT. SALA DE UM HOSPITAL - NOITE

O jovem chegando ao Hospital e sendo atendido pelo médico ambos com a mascara. O jornalista entrevista o jovem.
JORNALISTA
- E aí meu irmão porque tu tá nessa ?
JOVEM
- Porque eu não sou Deputado porra, qual é a piada ?

9. EXT. AGÊNCIA DE UM BANCO - DIA

Jovem recebendo seu dinheiro ( salário ) com a Mascara no Banco, o Caixa também esta com a Mascara entregando o dinheiro , enquanto o gerente lê no jornal “Crise de 2008 : Bancos roubaram 700 Bilhões de dolares “

10 INT . AUDITORIO DA UNIVERSIDADE- DIA

Jovem americano , Jacob , falando para jovens brasileiros numa palestra- Jesus, Talita, Isaac , Poeta, o estudante, a professora , jovem assaltante, policial, médico, jovens que vinham no ônibus e no metro, e outros. Ele fala sobre o assalto dos bancos na crise de 2008. No auditório o facebook esta on-line na tela. Na tela são mostradas cenas da ocupação de Wall street . Jovens do mundo todo parabenizam o encontro e fazem criticas aos Bancos , a educação, ao crime , as drogas , e convidam todos a protestar numa data V – Dia da Liberdade ( o símbolo da MOBILIZAÇÃO é a mascara )
Depois vem Cenas em preto e branco de jovens enfrentando a policia em 1968 no Chile, Brasil, EUA....

JOVEM AMERICANO - Jacob

“As we spread to several U.S. cities, the movement "Mind Wall Street" begins to gain strength within the country's universities. On Thursday, several students were among the hundreds of demonstrators protested in several states, from New York to California. They have held strikes, promoted debate and set up camp inside the campus.
We are sympathetic to the protests against the financial system, the ocupy WallStreet, but we also have our own concerns: the rising costs of higher education,almost unsustainable debts and poor employment prospects.
As Stiglitz, Nobel Prize in Economics "thinking right about the market economy - nowproven - is wrong. There is no doubt about it. The right to say that the market regulates itself, sets for itself, which if there were any problems the markets make arrangements for you and very quickly. "However what banks did? stole $ 700 billionof the state of the American people, for capitalism to survive, his pockets, his riches.They are 1%, we at 99%. We have no right to health, education, and job prospects,and what do we do? protest is not enough to have cried, occupy and take concrete actions!

Cenas em preto e branco de jovens enfrentando a policia em 1968 no Chile, Brasil, EUA....

Durante o discurso aparece a tradução legendada:
"À medida que se espalhou para várias EUA cidades, o movimento "Ocupy Wall Street" começa a ganhar força dentro das universidades do país. Na quinta-feira,vários estudantes estavam entre as centenas de manifestantes protestando em vários estados, de Nova York para a Califórnia. Eles têm realizado greves, promovendo debates e montando acampamentos dentro do campus.
Estamos simpático aos protestos contra o sistema financeiro, o ocupy Wall Street , mas nós também temos as nossas próprias preocupações: o aumento dos custos do ensino superior, dívidas quase insustentáveis e fracas perspectivas de emprego.
Como diz Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia "o pensamento da direita sobre a economia de mercado - provou-se agora - esta errado. Não há dúvida sobre isso . A direita dizia que os mercados se regulariam por si, se ajustariam por si, que se houvesse algum problema os mercados arranjar-se-iam por si e muito rapidamente"
"No entanto o que os bancos fizeram? roubaram 700 dólares bilhões de dólares do estado que eles dizem que não precisava, do povo americano, para o capitalismo sobreviver, seus bolsos, suas riquezas .Eles são 1%, nós somos 99%. Não temos o direito a saúde, educação e perspectivas de trabalho, e o que fazemos? Protestar não é suficiente , é preciso lutar, ocupar , filmar tudo e tomar medidas concretas! “

Jovens postam na mesma tela as suas cenas gravadas pelos celulares nos ônibus, escolas, periferias, no hospital e outros lugares. Cenas diferentes mas seqüenciais a que aconteceram nas cenas anteriores. Uma por uma, o rapper na periferia, o jovem na escola, o outro filmando o policial....
Cenas em preto e branco de jovens em 1968 no Chile, Brasil, EUA....( elas vão colorindo ainda mais..)
Jovens falando , postando pelo celular no facebook no auditório. De repente , todos param , e começa na tela 68 HIGH TECH. Em casa vários jovens começam a compartilhar o vídeo.

11. EXT. AV. DA UNIVERSIDADE - DIA ( CENA 1 )

Os jovens agora com as mascaras caminhando nas ruas com fotos de políticos, banqueiros, donos da mídia...e faixas denunciando corrupção.
Cenas de 1968 totalmente coloridas.

MONTAGEM PARALELA :
Cenas de luxo no oriente médio: Palácios, carros, jóias..
Cenas de luxo no Brasil: Mansões de políticos, carros de luxo, dinheiro na mala, nas cuecas, …

12. EXT. PREDIO ABANDONADO - DIA ( Cena 8 feita de outra forma )

O policial que ia atirar no jovem, agora não atira , joga fora o revolver! E se junta a manifestação na Avenida da Universidade.
O jovem joga fora a droga e se une a manifestação.

13. EXT. ESCOLA PÚBLICA- DIA ( Cena 7 feita de outra forma )
O jovem e o professor saem da escola e se unem a manifestação na Avenida da Universidade.

14. EXT. PERIFERIA DE FORTALEZA - DIA ( Cena 6 feita de outra forma )
O jovem rapper , POETA , vem cantando Rimbaud e se une a manifestação:

POETA cantando :

Eu não fiz o mal, os dias me serão leves, o remorso me será poupado. Não terei sofrido os tormentos da alma quase morta ao bem. Onde sob a luz severa como velas funerárias.
O destino do filho de família, caixão prematuro cobertas de límpidas lagrimas. Sem duvida a devassidão é besta. ; o vicio é besta; devemos jogar fora a podridão. Mas o relógio não terá chegado a tocar apenas a hora da pura dor! Será que serei carregado feito uma criança, para brincar no paraíso no esquecimento de toda desgraça.
Rápido existem outras vidas ? O sono da riqueza é impossível. A riqueza sempre foi bem publico. Somente o amor divino dá as chaves da Ciência. Vejo que a natureza é um espetáculo de bondades.Adeus quimeras, ideais, erros!
A razão me nasceu o mundo é bom! Eu abençoarei a vida amarei meus irmãos. Não são mais promessas de infância. Nem a esperança de escapar a velhice e a morte. O tédio não é mais meu amor. As raivas, as orgias, a loucura, da qual sei todos os impulsos e os desastres- todo meu fardo foi descarregado.
Não sou prisioneiro de minha razão. Eu disse : Deus , quero a liberdade na salvação; como perseguir a liberdade ? Os gostos frívolos me deixaram. Não é mais preciso devoção nem amor divino. Não lamento o século dos corações sensíveis. Cada um tem a sua razão, desprezo e caridade; guardo meu lugar no topo desta Angélica escala de bom senso. Se Deus me concedesse a calma celeste, aérea, a reza- como os antigos santos- Os santos !são fortes! Os anacoretas; artistas como se não fazem mais.


15. INT. JOVENS NO COMPUTADOR E NOS CELULARES- DIA
Jovens assistem pelo computador a manifestação, alguém esta transmitindo de lá , se levantam e se unem a Manifestação.

16. EXT. AV. DA UNIVERSIDADE - DIA (continuação da cena 1 )

TALITA chega a manifestação com ISAAC, eles estão discutindo.
Ela recebe uma ligação do seu chefe. Jacob desce do ônibus.

TALITA
- Oi ? Fala alto que aqui ta o maior barulho. Quem é ?

CHEFE DA TALITA
- É o capitão Nascimento, Talita. Teu chefe ! Quer me fuder me beija ! Tu ta aonde ? Tem que fazer uma matéria destes vabagundos ai na Av. da Universidade. A polícia ta indo, vai ter borrada , várias autoridades estão lá pra prender a galera. Esta porra ta em todos os sites, blogs, you tube,...O câmera já tá lá , corre para lá e entra ao vivo!

TALITA
-Sim senhor capitão, to indo!

A Mídia começa a filmar a manifestação , e outros jovens saem de casa com suas mascaras e entram no ônibus, metros e andam pelas calçadas indo para Manifestação (continuação da cena 1 )

MONTAGEM PARALELA
Cenas de David Cameron pedindo para proibir o facebook , o fundador da Wikileads sendo preso e Policiais destruindo câmeras.

TALITA
- Porra ISAAC eu tenho que trabalhar, meu chefe ligou para fazer a matéria da manifestação , se ele vê que eu to é no meio da passeata, tô fudida, vou ser despedida, aí vou ser sou protistuta, ai to vai ter que roubar para me pagar!

Aparece JESUS e POETA no meio da multidão e entra na conversa. JESUS dá um beijo em TALITA e encara ISAAC

JESUS
- Dá mais dinheiro e nem por isso você vai deixar de ir pro Céu e escrever poesia com POETA e Rimbaud. Prazer ISAAC, meu nome é JESUS! Solta logo estes vídeos no YOUTUBE , porra de Cinema, tem que fazer caridade, se não tu não se salva, meu irmão.

ISAAC
- Porra Jesus este filme é lá da Cooperativa de filmes , uma galera da faculdade. Tem que combinar com eles, velho. Eu só não sabia que a gente tava produzindo um filme pornô com a TALITA a três!

POETA
- Moçada depois vocês trepam os três! Tem coisa mas séria rolando aqui! Tá cheio de político e traficante nesta porra! Olha lá esta o Traficante que eu denunciei para tua TV! TALITA, vai lá filma o cara, ou o Capitão Nascimento só que mostrar os policiais caveira, a garotada sendo morta, e aquela gangue ali de juiz, donos da mídia , Banqueiros, políticos, tem que dá nome aos Bois do sistema e prender os caras. Só assim a favela pacifica com o dinheiro que sobrar vai ter educação, saúde e cinema pra todo mundo.
- To saindo fora , o vagabundo do traficante me viu, corre galera!

JESUS pega o NOTEBOOK de ISAAC e sai correndo na multidão! TALITA toma um canivete do bolso do POETA e sai correndo atrás de Jesus.

17. EXT. AV. DA UNIVERSIDADE- DIA

Em frente a manifestação, policiais do BOPE, Políticos engravatados, banqueiros com pequenos cofres, donos das mídias, juizes, caminham em direção a manifestação armados e gritando ( os mesmos personagens que cercaram Jesus na primeira cena e aparecem durante o filme como coadjuvantes ) :

ELES GRITAM
- EU vou prender vocês, eu vou matar vocês, eu vou reprovar, Nós vamos foder vocês
Ouve-se um tiro, um político engravatado cai no chão ! POETA, JESUS, e TALITA passam correndo e pulam por cima dele , o traficante seguindo eles! A Multidão corre pra cima das autoridades. Jovens continuam dançando enquanto toca a musica KNOW TOUR ENEMY . Outros gritam pega ladrão, pega ladrão! Um câmera filma TALITA correndo com um canivete na mão. Outros se ajoelham rezando pra JESUS. ISAAC esta filmando agora com seu celular. Cada um vê um ângulo diferente da cena!

18. EXT. SET DE FILMAGENS - DIA
Jovens cineastas produzindo e filmando 68 HIGH TECH- O Céu no Inferno

MONTAGEM PARALELA:
Cena do Festival de Cannes em 1968 quando Godard , Truffaut e outros cineastas pediram o cancelamento do Festival devido as manifestações da juventude e trabalhadores em Paris.
Jovens cineastas começam a discutir a cena final do filme 68 HIGH TECH- O Céu no Inferno. Aparece caricaturas dos cineastas que estão realizando o filme, com os nomes grafitados , quando cada um começa a falar, inicia os diálogos entre eles:

EGIDIO- Diretor
- E agora qual é a cena final do filme ?

MARINA- Roteirista
- Tem que colocar o Ceu no Inferno ? Nós já mostramos o Inferno, agora tem que mostra o Céu!

PH e JONH- Edição e Montagem
- Puta que pariu como é que Edito o Céu no Inferno, meu irmão? Te vira Jonh eu já fiz o inferno , agora faz o Ceu!

HENRIQUE - Som
- Ei galera , qual o som do Céu ? Fala sério anjos não sabe tocar guitarras!

GUILHEREME - Fotografia
- Deixa comigo só sobra pra mim mesmo, no Céu não tem problemas de luz !

JACK- Produção
- Bora, o orçamento ta estourando, aí só vai dar pra fazer o Inferno mesmo. Vamos filmar!
Puta merda acabou o dinheiro! E agora ?

19. INT. STUDIO / SET DE FILMAGENS – NOITE
Como se o filme fosse acabar, pela falta de dinheiro, fica uma tela preta durante 5 segundos.
Depois volta aparecendo os créditos do filme num studio sem ninguém , numa linha em baixo, como se fosse noticias de ultima hora. Tem uma tela bem grande aonde começa aparecer imagens , elas vão crescendo ate ocupar toda tela. E o filme continua...

20. EXT. AUDITÓRIO DE UMA UNIVERSIDADE- DIA
POETA sobe no palco e chama ISAAC, enquanto POETA prepara a batida perfeita, varias imagens de clips de Gorilaz ( Living soul ) , QUEEN ( I want to break free ) , U2 ( Where the streets have no name ) , MICHEL JACKSON ( Man in the mirror ) e Jota Quest ( Dias melhores ) surgem na tela e ISAAC começa a falar:

ISAAC
- Bem a Sociedade foi transformando nossos jovens em Franksteins ( passa um correndo ) . Ele é a cola de uma porrada de coisas que tentam pregar neles. Chega um amigo e diz cara veste esta roupa, ele veste, ai ele ve uma prapoganda que diz para ele consumir outra coisa, ele compra, um amigo do pai dele diz que se ele estudar tal coisa vai ter emprego, ele faz o vestibular, a menina que ele tá afim diz que ele tem que apreender a dançar forro, é o jeito. Ai ele vai pro trabalho, tem um cara dizendo que ele não pode fazer aquilo, tem que fazer o que ele manda, chega na Faculdade e o professor diz que ele tem que estudar aquilo e não o livro que ele tá a fim de ler, vai para igreja e o padre diz que tem que rezar assim cheio de ritos e dogmas, e a politica tem que votar no Deputado tal e seguir a porra do partido, PORRA NÃO AGUENTO MAIS ! Todo mundo diz NÃO PODE, FAÇA ISTO OU AQUILO! E cade meus sonhos , as coisa que acredito, quem sou eu ? E o Mundo em que vivo ? Por que se não souber quem eu sou e o mundo em que vivo, não tenho como criar a minha propria existência e vou esta vivendo os projetos dos outros , das outras gerações que destroem a possobilidade de construir outra sociedade e dar significados a minha vida. Porra O SABER É MEU desde criança pergunto porque ? OS TALENTOS E DONS QUE TENHO SÃO MEUS e não das empresas que me querem me adestrar, a POLÍTICA são as causas que me indignam , as injustiças que me revoltam e não do partido ou de qualquer deputado, a espiritualidade é minha quero conversar com Deus diretamente não preciso de intermediários cobrando pela minha fé. EU VOU SER PERSONAGEM DE MINHA PROPRIA HISTÓRIA !

POETA começa a cantar no palco seu rap , o CÉU NO INFERNO – Personagem de minha propria história ! Entre os refrões começa a surgir na tela , as cenas logo abaixo de jovens fazendo projetos inovadores , como se fossem “comerciais”. Entre um verso e outro , novas ideias, imagens e atitudes em várias dimensões da vida começa a surgir.

21. EXT. ACAMPAMENTO DO MST- DIA
Jovem americano Jacob, pintando a sede do MST e plantando feijão com os sertanejos. Foca no chapéu do MST que ele tá usando.

JACOB
-Não adianta só protestar , dar palestras e escrever teses , tem que ter atitude, fazer projetos acontecerem e plantar as sementes de outra sociedade.

22. EXT. SEDE DE UMA ONG, EDISCA- DIA
- Jovens Universitários americanos e brasileiros assistindo um BALE DA EDISCA , filmando o BALE DA EDISCA e colocando no facebook.

BAILARINA
- Obrigado por vocês estarem aqui dançando estes sonhos reais com a gente e apreendendo que existe outras formas de viver em sociedade, outras formas de educar, de fazer economia, de produzir arte, novas formas de governar, de ser , de lutar. Esse lugares são sagrados para gente !
Eles mostram que outro mundo já existe ao nosso lado é preciso você que está nos assistindo conectar as suas vidas e tomar atitudes.

23. EXT. NUMA MESA DE VOTAÇÃO- DIA

Um jovem esta com o adesivo colado na camisa VOTE FICHA LIMPA, fiscalizando as eleições. Outro jovem passa com um político algemado na camisa dele esta escrito FICHA SUJA.
JOVEM
- Este aqui é responsável pela morte de vários jovens na periferia, de idosos por falta de hospitais , de crianças que estão nas ruas por falta de escolas. Este meliante andava solto por aí se escondendo na Câmara de Deputados em Brasília. Que país é este meu irmão ?

24. EXT. SEDE DO BANCO PALMAS- DIA
O jovem quebra seu cartão VISA e segura na mão o cartão solidário ENERGIA SOCIAL. O mesmo jovem aparece comprando de outro jovem numa Feira de Economia Solidária. Ele olha para camera e fala como se fosse um comercial.

JOVEM
-Comercio justo , Ecomonia solídária, Auto-gestão de empresas por seus funcionários, Cooperativas, existem vários caminhos alternativos ao capitalismo. Hoje podemos comprar e vender tudo em comunidade. Empreenda em sua cidade , em conexão com outras cidades, uma rede de compradores e fornecedores via internet aonde se compra com um cartão solidário. Você tambem pode fazer um parceria com a prefeitura de sua cidade e os funcionários públicos comprarem só de pequenas e médias empresas, fazendo a renda circular e gerando inclusão social de jovens que são atendidos por ONGS e pelas políticas públicas, pagas por um percentual qua antes ia para administadora de cartão de credito. Precisamos de um cartão humano que circule a nossa ENERGIA SOCIAL.
O TRABALHO ME PERTENCE E PRECISO APREENDER A TOCAR COM OUTROS AMIGOS UM EMPREENDIMENTO NOSSO. NÃO SERA UMA EMPRESA OU CHEFE QUE DETERMINARA NOSSAS CAPACIDADES, TALENTOS E DONS .
Esta frase vira uma faixa que aparece bem devagar na tela, o jovem trabalhando atras.

25. INT. SALA DA UNIVERSIDADE – DIA E/OU NOITE

Um jovem escolhe suas disciplinas e as aulas que vai assistir em projetos sociais com um avatar no site da UNIVERSIDADE. Ele olha para câmera e diz:
Poxa não aguento mais ficar preso numa grade curricular numa sala , balançando a cabeça como um calango, vendo um professor repetindo palavras, um SABER SEM SABOR , se fosse para escutar textos, eu baixo pelo gooogle mais informações que ele pode me dar. Preciso apreender aonde as coisas acontessem , em ambientes de aprendizagem movel , não apenas com a razão mas cada vez mais com sentimentos, valores, e imaginação. Despertando ideias, imagens e atitudes inovadoras. Unindo Seres Sutentaveis.
O SABER ME PERTENCE, ELE NÃO ESTA SÓ NAS UNIVERSIDADES, HÁ VARIAS FORMAS E LUGARES PARA APREENDER.VOU CONHECER PROJETOS SOCIAIS, LER LIVROS, VER FILMES, EMPREENDER PROJETOS , VIVER EXPERIÊNCIAS COM MEUS AMIGOS, DAR VIDA AO SABER. PORQUE MUITAS TESES DE DOUTORADO E MESTRADO NÃO TRANSFORMA NEM O QUARTEIRÃO DA CASA DELES.
Esta frase vira uma faixa que aparece bem devagar na tela, o jovem trabalhando atras.

26. EXT. REUNIÃO NA SEDE DE UM PARTIDO - NOITE

ISAAC esta dormindo sentado numa cadeira , no dia que vão votar sua expulsão do partido por ele ter denunciado CORRUPÇÃO.
Em preto e branco como um SONHO na forma de quadrinhos . ISAAC e seu melhor amigo , João virgem , estavam sentados em frente ao computador no Centro Acadêmico escrevendo um projeto social e tinha uma galera ao redor escutando conversa:

ISAAC
- Cara eu tive um sonho , a gente tava fazendo um filme sobre as lutas, tinhas cenas do impeachment do Collor , este projeto na periferia com a galera do hip hop montando uma gravadora de CD, ai a aparece o Governador e chama a gente pra construir as políticas públicas, só que do lado dele tem um cara que era presidente de um partido que defendia o trabalho e chama a gente para disputar as eleições. No meio das eleições eu denuncie o Ministro do Partido dele de corrupção, ai vem um cara e pede a minha expulsão do partido...Puxa que louco, que viagem, vamos terminar logo este projeto que a gente vai ganhar o premio e com a grana a gente leva para outro estado , faz como as empresas juniores.

ISSAC ACORDA e se levanta para se defender , chega a hora dele falar.
ISAAC

Jovem vota no site DEMOCRACIA DIRETA : Os Deputados, os Juizes, o Prefeito, o Governador e Presidente do seu país. Cada um destes personagens que aparecem no filme vão sumindo na tela e virando fantasma.

27. EXT. CEMITÉRIO- DIA

Todos os personagens do filme se unem na manifestação que esta chegando no Cemitério , eles estão com vários caixões levantados acima de suas cabeças apoiando as mãos debaixo do caixão. Todos estão dançando .
Jovens no cemitério começam enterrando o Sarney e outros politicos. Tem uns discursos em forma de musica antes de jogar areia nos caixões, a juventude dançando e comemorando.
Sarney se levanta do caixão e faz um discurso antes de ser enterrado.
SARNEY

28. EXT. CEMITÉRIO- NOITE

Andam um pouco mais como se fosse uma manifestação e começam a enterrar de novo :Nos caixões , um enterro coletivo, esta escrito em cada um deles: GOVERNO, UNIVERSIDADES, BANCOS, CAPITALISMO. Tem uns discursos em forma de musica antes de jogar areia nos caixões, a juventude dançando e comemorando.
Antes de ser enterrados o GOVERNO, UNIVERSIDADES , BANCOS, e o CAPITALISMO
discursam :
GOVERNO
UNIVERSIDADES
BANCOS
CAPITALISMO

29. EXT. CEMITÉRIO - MADRUGADA
Algo em torno de duas da manha . Começa um show no cemitério , estilo rave, tocando Que país é este ? e Perfeição em ritmo dance.

QUE PAIS É ESTE ? - LEGIÃO URBANA
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Quando mais a rave vai esquentando , acontece de tudo nesta festa, cenas engraçadas, tragicas, pessoas chorando , outras sorrindo, pessoas fazendo sexo, outras dormindo , seguindo o ritmo da letra da musica Perfeição.. e o dia vai amanhecendo , entre o fim da noite e o por do sol começa a tocar:

PERFEIÇÃO – RENATO RUSSO
Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escola
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar eros e thanatos
Persephone e hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade
Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e seqüestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda hipocrisia e toda afetação
Todo roubo e toda indiferença
Vamos celebrar epidemias:
É a festa da torcida campeã
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar o coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo o que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos o hino nacional
(a lágrima é verdadeira)
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão
Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso - com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também não podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção
Venha meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça:
Venha, que o que vem é perfeição

30. INT. QUARTO DE UM GAROTO DE 15 ANOS - POR DOL SOL
Um garoto se levanta do computador com a cena aparecendo na tela , a RAVE , e diz :

GAROTO
- Não gostei deste final vou editar e mudar.

31. INT. STUDIO / SET DE FILMAGENS- DIA
Aparece um apresentador de TV e diz assim:

APRESENTADOR
- Participe agora envie seu video para nosso novo programa XXX no site do filmewww.68hightech.com.br , os melhores videos farão parte do próximo filme 68 HIGH TECH – O Inferno no Ceu !

JOVENS APARECEM NA TELA FALANDO AÇÕES QUE DEVEM ESTAR NO FINAL. Cada um aparece na tela, no video que ele mandou pro site do filme:
Uns dissem era para Quebrar tudo, outro quer mais protestos, mais Projetos sociais,...
Cenas de ocupação da Reitoria na USP.

32. INT. AUDITÓRIO – NOITE
Os Cineastas, POETA, JESUS, TALITA , ISAAC, Jacob, o estudante, o jovem assaltante, e outros personagens , a galera da passeata , da RAVE aparecem na tela contando a história do filme em palestras com o facebook on-line , entra o video 68 HIGH TECH.

33. INT. CINEMA - NOITE
Jovens se levantam da palestra , outros do cinema, outros do seu computador em casa , e conversam “ Cara eu vou continuar esta filme na minha vida “ Entram numa manifestação, outros no carro, outros no ônibus , outros em projetos sociais, filmam e postam no you tube e no facebook.

FIM

2. Indicação e Descrição do tema

2.1 O 68 HIGH TECH começa assim:

“Eu não vou ser professor e passar a vida dando aula, Eu não vou ser empresário e render minha vida ao lucro, Eu não vou ser político para discursar e não mudar nada, Eu não vou ser padre para rezar e esperar por Deus, Eu sou um Jovem num mundo em que os modelos faliram. A coisa mais difícil é a gente se tornar personagem de sua própria história!”

A vida é um filme a gente escreve o roteiro, escolhe os cenários, convida-os atores e grava! Cada cena é um momento mágico de nossa vida , que pode virar um texto, um quadro , uma foto , um vídeo ou um filme. Podemos postar estes momentos no facebook , e multiplicar as esperanças e os protestos, mostrar aos nossos amigos que é possível , que existem milhares de caminhos desde que tenhamos a coragem de assumir a autoria de nossa vida . Coletivamente , melhor , as mudanças que desejamos são mais rápidas. Ao divulgar isto estamos juntos construindo uma outra história , ao se tornar personagens de sua própria história. Porem assim como na história e na vida isto é feito passo a passo.

Digo que Gandhi não nasceu Gandhi ele se tornou Gandhi com suas escolhas, palavras, dores , atitudes aos poucos foi ganhando forma o filme de sua vida , suas mensagens ,seus propósitos ganharam corpo em sua vida.

Eu já vivi vários papeis em minha vida e a soma ou diferença entre eles é que me impulsiona a buscar a cada dia dar mais significado a cada atitude que tomo. Digo que para esta geração não é um partido ou político que definem as suas lutas, mas as causas e as coisas que lhe indignam, que não é um professor ou currículo que definem o que buscamos saber e apreender mas o que amamos ser , que não é um rito , dogma ou padre que define nossa espiritualidade mas a forma que nossa alma resolve conversar diretamente com o pai, que não é uma empresa ou chefe que define nossos talentos ou dons mas o que pulsa dentro de nós para empreender nossa vida e nossos frutos. Por isso somos poetas, musicos, cineastas de nossa história e existência. Vamos assim criando a existência como obra de arte, inventando novas formas de viver dentro de um ecossistema que compartilha a diversidade de existências, a tolerância entre elas e seus propósitos e o amor. Gerando a magia de viver sua dignidade , independente dos poderes e dos saberes que buscam castrar nossa alma..

No momento em que a juventude ocupa Wall street contra o roubo dos Bancos , as ruas da Espanha e do Chile para mudar a educação, em Londres para não ser atacada de forma injusta pela polícia, é preciso protestar e construir novos caminhos. Estes caminhos não virão dos governos de direita e cada vez mais infelizmente da esquerda que há bastante tempo repetem os mesmo slogans mas suas praticas tem sido mais do mesmo , a mesma educação, o mesmo financiamento para grandes empresas como é há 500 anos, a mesma cultura empacotada, a mesma CORRUPÇÃO e agora com o absurdo de quererem justificar porque os ladrões fazem parte dos mesmos partidos ou gangues e o pior agora as ruas estão vazias e os protestos são plásticos, combinados com os puxa-sacos do poder.

2.2 Por isso o 68 HIGH TECH continua assim:

- Galera não existe justiça! Se defenda , o filme no you tube é a prova que são eles que estão nos matando!
VOZES VINDO DA MULTIDÃO

- Pega os ladrões, pega o ladrões!

Jovem jesus muito suado com um canivete na mão continua correndo desesperado pelas ruas da cidade, entra numa rua tem um Juiz esperando. Entra em outra tem um Politico engravatado. Outra tem um policial. De repente todos cercam ele em uma rua sem saída.
Enquanto isto ainda se ouve alguns gritos da multidão...aos poucos focando no desespero de Jesus e na cara de raiva de seus perseguidores começa a tocar em ritmo de rock a musica:

Chico Buarque - Cálice ( Versão Pitty )

“Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano”

Nós não podemos entregar nossa vida , ser palhaços no meio de guerras onde jovens são mortos as centenas por dia, aonde todos sabemos que esta educação castra nossa energia de pensar um mundo diferente, aonde o trabalho despotencializa nosso ser, valores, sonhos e virtudes. Aonde a espiritualidade serve pra justificar nossas dores e as injustiças. Não vamos deixar que façam de nossa vida , uma existência empacotada da mesma forma que fabrica biscoitos para virar migalha.

Porem não vamos cometer o mesmo erro de lideres da “esquerda “ com formas mágicas de venderem milagres, de enquadrar quem pensa e é diferente , de comprar com voto e dinheiro a sua liderança , de transformar jovens em velhos Sarneys com praticas semelhantes ao custo de estado público. É preciso não dobrar a direita nem a esquerda , e seguir em frente , o mundo já mudou mas mortos-vivos se agarram em seus velhos poderes, saberes, a custa da frustração de sonhos de milhares de jovens .

2.3 Por isso o 68 HIGH TECH avança assim:

- Caralho ! Jesus eu tenho que terminar a matéria daqueles filhos da puta que tão roubando ate a mãe deles! Porra de político safado na cama parecem umas bixinhas. Se eles soubessem que a garota de programa aqui é jornalista , eu é que vou fuder eles e gozar por ultimo .

MONTAGEM PARALELA
Vídeos de Ministros se defendendo na Imprensa e no Congresso das denuncias de CORRUPÇÃO no Brasil.

Poeta cantando um rap baseado na poesia de Rimbaud:

- Igual a Joana Darc! - “Padres, professores,mestres,vos enganais entregando-me a justiça. Eu nunca fui deste povo; eu nunca fui cristão; sou da raça que cantava no suplicio, eu não entendo as leis; eu não tenho senso moral ; sou um bicho: vos enganais...Sim tenho os olhos fechados a vossa luz. Mas posso ser salvo. Conheço ainda a natureza? Me conheço ainda ? - chega de palavras. Enterro os mortos na minha barriga. Gritos, tambor, dança, dança, dança, dança.Fome, sede, gritos, dança, dança, dança, dança

2.4 Por isso o 68 HIGH TECH conclui assim:

EXT. SET DE FILMAGENS - DIA
Jovens cineastas produzindo e filmando 68 HIGH TECH- O Céu no Inferno

MONTAGEM PARALELA:
Cena do Festival de Cannes em 1968 quando Godard , Truffaut e outros cineastas pediram o cancelamento do Festival devido as manifestações da juventude e trabalhadores em Paris.
Jovens cineastas começam a discutir a cena final do filme 68 HIGH TECH- O Céu no Inferno. Aparece caricaturas dos cineastas que estão realizando o filme, com os nomes grafitados , quando cada um começa a falar, inicia os diálogos entre eles:

EGIDIO- Diretor
- E agora qual é a cena final do filme ?

MARINA- Roteirista
- Tem que colocar o Ceu no Inferno ? Nós já mostramos o Inferno, agora tem que mostra o Céu!

PH e JONH- Edição e Montagem
- Puta que pariu como é que Edito o Céu no Inferno, meu irmão? Te vira Jonh eu já fiz o inferno , agora faz o Ceu!

HENRIQUE - Som
- Ei galera , qual o som do Céu ? Fala sério anjos não sabe tocar guitarras!

GUILHEREME - Fotografia
- Deixa comigo só sobra pra mim mesmo, no Céu não tem problemas de luz !

JACK- Produção
- Bora, o orçamento ta estourando, aí só vai dar pra fazer o Inferno mesmo. Vamos filmar!
Puta merda acabou o dinheiro! E agora ?

INT. STUDIO / SET DE FILMAGENS – NOITE
Como se o filme fosse acabar, pela falta de dinheiro, fica uma tela preta durante 5 segundos.
Depois volta aparecendo os créditos do filme num studio sem ninguém , numa linha em baixo, como se fosse noticias de ultima hora. Tem uma tela bem grande aonde começa aparecer imagens , elas vão crescendo ate ocupar toda tela. E o filme continua...

ISAAC
- Bem a Sociedade foi transformando nossos jovens em Franksteins ( passa um correndo ) . Ele é a cola de uma porrada de coisas que tentam pregar neles. Chega um amigo e diz cara veste esta roupa, ele veste, ai ele ve uma prapoganda que diz para ele consumir outra coisa, ele compra, um amigo do pai dele diz que se ele estudar tal coisa vai ter emprego, ele faz o vestibular, a menina que ele tá afim diz que ele tem que apreender a dançar forro, é o jeito. Ai ele vai pro trabalho, tem um cara dizendo que ele não pode fazer aquilo, tem que fazer o que ele manda, chega na Faculdade e o professor diz que ele tem que estudar aquilo e não o livro que ele tá a fim de ler, vai para igreja e o padre diz que tem que rezar assim cheio de ritos e dogmas, e a politica tem que votar no Deputado tal e seguir a porra do partido, PORRA NÃO AGUENTO MAIS ! Todo mundo diz NÃO PODE, FAÇA ISTO OU AQUILO! E cade meus sonhos , as coisa que acredito, quem sou eu ? E o Mundo em que vivo ? Por que se não souber quem eu sou e o mundo em que vivo, não tenho como criar a minha propria existência e vou esta vivendo os projetos dos outros , das outras gerações que destroem a possobilidade de construir outra sociedade e dar significados a minha vida. Porra O SABER É MEU desde criança pergunto porque ? OS TALENTOS E DONS QUE TENHO SÃO MEUS e não das empresas que me querem me adestrar, a POLÍTICA são as causas que me indignam , as injustiças que me revoltam e não do partido ou de qualquer deputado, a espiritualidade é minha quero conversar com Deus diretamente não preciso de intermediários cobrando pela minha fé. EU VOU SER PERSONAGEM DE MINHA PROPRIA HISTÓRIA !

POETA começa a cantar no palco seu rap , o CÉU NO INFERNO – Personagem de minha propria história ! Entre os refrões começa a surgir na tela , as cenas logo abaixo de jovens fazendo projetos inovadores , como se fossem “comerciais”. Entre um verso e outro , novas ideias, imagens e atitudes em várias dimensões da vida começa a surgir.

Desta forma além de protestar vamos continuar a ser inocentes acreditar e realizar novas idéias, projetos e atitudes para além dos caminhos que hoje mais destroem que constroem nosso ser ! Assim como Rimbaud vamos enxergar o Céu no inferno e conectar a nossa energia as mudanças que necessitamos nas escolas, governos, empresas, comunidades ...

Minha alma imortal,
Cumpre a tua jura
Seja o sol estival
Ou a noite pura.

Pois tu me liberas
Das humanas quimeras,
Dos anseios vãos!
Tu voas então...

— Jamais a esperança.
Sem movimento.
Ciência e paciência,
O suplício é lento.

Que venha a manhã,
Com brasas de satã,
O dever
É vosso ardor.


3. Justificativa

Assim como em 1968 , a juventude voltou a protestar em escala global nos EUA, Oriente médio, Espanha, Chile, Brasil e outros. Os motivos são múltiplos mas conectados como Corrupção, protestos contra os Governos, Bancos e o Sistema financeiro de forma geral, Luta por uma Educação de qualidade , Derrubar regimes autoritários , aprofundar e conquistar a democracia, entre outros.

Assim como em 1968 quando cineastas como Godard, Truffot e outros, cancelaram o Festival de Cannes, demonstrando o compromisso do Cinema com as manifestações dos jovens e trabalhadores nas ruas.

É necessário também que nós estudantes de cinema possamos assumir um compromisso ; filmando para contar as histórias das atuais manifestações.

E temos que contar de outra forma , à época , a tecnologia ,as formas de mobilização, os protestos são outros. Esta geração tem outras formas e meios de expressar suas existências e protestos. Além disto parte desta geração além de protestar criam novos caminhos, novas formas de viver em sociedade que podem ser adotadas por outros jovens em escala global. Realizando assim muitos de suas lutas e sonhos. São projetos de Economia Solidária, Hip Hop que tira jovens de gangues, Educação Ambiental, Universidades que ensinam projetos sociais em aulas de campo, oficinas de roteiro e atores para jovens de comunidades pobres entre outros. É preciso multiplicar estas lições.

Os filmes para jovens cada vez mais tem que ser feitos em vários línguas para comunicar realidades distintas, potencializar o uso das mídias e redes sociais , inclusive no desenvolvimento do filme. Impactar sobre a realidade concreta dos que sofrem as injustiças, abusos, repressões ou falta de direitos. Por isto resolvemos trabalhar o conceito de filme MOVIMENTO. Na medida em que vamos filmando as causas, protestos e projetos, vamos mobilizando, divulgando situações e lições visando alcançar objetivos comuns ao MOVIMENTO.

Por isso o processo é tão importante quanto a história a ser contada no longa ; porque ela é o resultado de micro movimentos que se dão desde compartilhar um vídeo pela internet, a atitude de filmar pelo celular ou câmera, participar de um projeto social, ir as passeatas e outros ; porque são notas de uma mesma musica ou cromossomos de um mesmo DNA, que o longa tem a tarefa de unir comportamentos isolados, de grupos , em lugares distantes, para mostar uma visão que fazem parte do mesmo MOVIMENTO, que estão juntos construindo uma outra história , ao se tornar personagens de sua própria história.

domingo, 1 de janeiro de 2012

NOVOS MISERÁVEIS

No outro lado da rua , assim como quem busca no facebook uma pessoa, esta sentado um mendigo.
Júlio esta filmando ele com seu IPAD , e pergunta : Como ele se chama ? posso tirar fotos dele? Ahh, ele não faz parte de nenhuma comunidade que estou inserido. Não vou adicioná-lo. Ele não faz parte deste mundo!

Enquanto isso escrevo no meu diário. “ Pode ser que ele tenha o bolsa -família, isso faz ele comer e se divertir, fico feliz com isso. Sabe só acho que escolas, hospitais, empresas , e creches é que constroem a justiça social e a dignidade dos mais pobres com políticas de estado para todos.E não o bolsa família, os maiores lucros do bancos e os que vivem presos aos projetos de poder , dos novos senhores da casa grande.

Sabe descobri um coisa genial , vou colocar no blog , no qual estou escrevendo um livro, que tem imagens que fazem parte de um filme , que esta sendo divulgado pela TV na interrnet.

Julio resolveu postar nas suas redes sociais , o mendigo . Escreveu “Faço isso para divulgar o mendigo em todos os lugares, ele pode virar manchete, eu ajudo as pessoas a ficarem famosas ” Idiota né ? Talvez existam coisas mais idiotas ainda.

Descobri que os miseráveis que vivem nas ruas são gerados por vidas miseráveis que vivem em mundos vazios de sentidos. Descobri que nas Univer idades, Empresas, Governos, ou nos bares, futebol e outros milhares de lugares. Tem pessoas, que tem condições de construir um mundo melhor , ou desenvolver suas vidas com éticas e estéticas mais humanas e igualitárias, mas que em seus podres papeis e poderes geram mais mendigos.
Mendigos que são mais humanos, dignos e reais do que os personagens que proliferam por exemplo nas redes sociais.

Sabe eu queria contar esta história pra vocês! Ela tem três influências : Dostoievski , Victor Hugo no seu livro Miseráveis mas também Nietzsche.

Nunca é demais lembrar, mais o que fazemos com nosso saber ? talvez seja esta a grande diferença entre os miseráveis por pobreza econômica e social , um dos resultados dos desgovernos de nossa sociedade , e os novos miseráveis por escolha.

Na vida real eles interagem de diversas formas e em vários lugares. Bem que poderíamos apreender com isto no nosso dia a dia. Enquanto vou realizando uma jornada por lugares para mim sagrados e mágicos: projetos, lutas e sonhos que mudam de fato a vida das pessoas. Em busca da Terra da Sabedoria. Resolvi contar também a história dos novos miseráveis , porque do outro lado da rua, eles passam em frente a lugares e pessoas sagradas e mágicas mas não conseguem despertar de seus pesadelos vazios e mornos. Conseguem ser mais Miseráveis que os miseráveis.

O principal motivo é a Educação que receberam ! Não adianta “acumular e empilhar” dados , mas viver melhor e mais intensamente, uma vida menos miserável. “ Porem o sistema de ensino vive de passado e memória e buscam formar um homem teórico, afastado das questões diárias, acumulando conhecimentos na maior parte das vezes inúteis, miseráveis. Restam sociedades onde os que se dedicam ao pensamento não tem conhecimento da vida prática, portanto, não sabem usa-los, e quem domina á vida pratica ignora, no mais das vezes as possibilidades do pensamento” e da arte. Estas sociedades se isolam e cada vez mais fingem não ver os miseráveis , mas se assustam com a violência!

Plolifera a ausência de pensamento critico, de experimentação, de inventividade em nossos sistemas de ensino que se sustentam na passividade do estudante e no poder do professor. É preciso apreender a pensar para escapar de uma vida miserável com dinheiro. A função do pensamento é afirmar a vida, potencializá-la, e não construir uma vida paralela, feita de signos e imagens, uma vida sem corpo. Como diria Nietzsche “ Abomino tudo aquilo que me instrui sem aumentar nem estimular imediatamente minha atividade.”

E que tipo de saber potencializa a vida ? O valor de um pensamento não esta no quanto de conhecimento permite, mas na quantidade de vida que provoca. Qualidade de ida para todos. Retomar a potência criativa e artística do pensamento é a saída, resgatar o prazer de ver uma questão a partir de varias perspectivas.

Nietzsche defendia “ Meu objetivo é tornar-me um mestre verdadeiramente prático, e, antes de tudo despertar nos jovens a reflexão e a capacidade crítica pessoal, indispensável para que eles não percam de vista o porque, o que e o como de uma ciência ”

Então Nietzsche sonha em criar uma Universidade livre, na qual cada um pudesse educar a si mesmo e que concebesse o professor como alguém que deve criar condições para que o educando se tornasse seu próprio educador.

Buscamos assim como “professores “ contando as historias dos novos miseráveis , verdadeiras aulas de uma Universidade livre que nos faz rir, sentir e chorar, desenvolver a nossa capacidade de generalizar, recordar, sintetizar , formar conceitos e relaciona- los , em outras palavras, raciocinar logicamente; mas também a capacidade de ficar admirados e perplexos, de duvidar, de criticar, de se indignar, de considerar a existência do outro, de argumentar, de debater, de sentir, de experimentar e de desdobrar estas experiências em pensamentos e palavras.

E porque não começar falando daqueles novos miseráveis , grande parte ricos, que freqüentam as Universidades públicas como idiotas ? Depois vem os famosos que freqüentam o facebook, infelizmente muitos empresários, juízes, artistas ...que como Dostoievski nos lembra pessoas pobres em situações de extremo sofrimento tem mais lições para nos doar do que estes verdadeiros idiotas.