SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

terça-feira, 21 de abril de 2020

A Balada dos pássaros cantores e as serpentes.




“Coriolanus jogou o repolho na panela com água fervente e jurou que, um dia, isso nunca mais passaria por seus lábios. Mas esse não era aquele dia. Ele precisava comer uma tigela grande daquela coisa anêmica e beber cada gota do caldo para impedir que seu estômago roncasse durante a cerimônia da colheita. Era uma das várias precauções que tomava para mascarar o fato de que sua família, apesar de residir na cobertura do apartamento mais opulento da Capital, era tão pobre quanto a escória dos distritos. Que, aos dezoito anos, o herdeiro da outrora gloriosa Casa Snow tinha nada com o que viver além de sua inteligência.

Sua camiseta para a colheita o estava preocupando. Ele tinha um par aceitável de calças escuras, compradas no mercado clandestino ano passado, mas era para a camiseta que as pessoas olhavam. Felizmente, a Academia provia os uniformes que precisava usar diariamente. Para a cerimônia de hoje, entretanto, os estudantes foram instruídos para se vestir com elegantemente, mas com a solenidade que a ocasião ditava. Tigris tinha dito para confiar nela, e ele assim o fez. Apenas a sagacidade de sua prima com a agulha o tinha salvado até agora. Mesmo assim, não poderia esperar por milagres.

A camiseta que retiraram do fundo do armário – que pertencia a seu pai e já tinha visto dias melhores – estava manchada e amarelada pelo tempo, com metade dos botões faltando e a queimadura de um cigarro em uma das mangas. Muito danificada para vender até no pior dos tempos. E essa deveria ser sua camiseta para a colheita? Naquela manhã, ele tinha ido a um quarto durante a aurora, apenas para encontrar tanto a camiseta quanto a prima faltando. Não era um bom sinal. Será que Tigris havia desistido daquela coisa velha e se aventurara pelo mercado clandestino em uma última tentativa de achar roupas apropriadas? E que diabos ela teria que valesse alguma coisa para trocar? Apenas uma coisa – ela mesma -, e a Casa Snow não estava desesperada àquele ponto. Ou estava, conforme ele salgava o repolho?”.


A ambição será o seu motor.
A rivalidade, a motivação deles.
Mas alcançar o poder tem um preço.
É a manhã da colheita que começará os décimos Jogos Vorazes. No Capitólio, Coriolanus Snow, de dezoito anos, se prepara para uma oportunidade única: alcançar a glória como mentor dos Jogos. A casa de Snow, uma vez tão influente, está passando por tempos difíceis, e seu destino depende de Coriolanus conseguir superar seus companheiros em engenhosidade, estratégia e charme como mentor da homenagem que ele lhe concedeu.
Tudo está contra ele. Eles o humilharam, atribuindo-o à homenagem do Distrito 12. Agora, seus destinos estão irremediavelmente ligados ...


A grande escadaria que levava à Academia podia acomodar todo o corpo discente, por isso acomodava facilmente o fluxo de funcionários, professores e estudantes que se dirigiam para as festividades do dia da colheita. Coriolanus subiu lentamente, tentando uma dignidade casual, caso chamasse a atenção de alguém. As pessoas o conheciam – ou pelo menos eles conheciam seus pais e avós – e havia um certo padrão esperado de um Snow. Este ano, começando neste mesmo dia, ele esperava obter reconhecimento pessoal também. A tutoria nos Jogos Vorazes foi seu projeto final antes de se formar na Academia no meio do verão. Se ele apresentasse um desempenho impressionante como mentor, com seu excelente histórico acadêmico, Coriolanus deveria receber um prêmio monetário substancial, o suficiente para cobrir suas mensalidades na Universidade.Haveria 24 tributos, um menino e uma menina de cada um dos doze distritos derrotados, sorteados para serem jogados em uma arena para lutar até a morte nos Jogos Vorazes. Tudo estava estabelecido no Tratado de Traição que pôs fim nos Dias Escuros da rebelião dos distritos, um dos maiores castigos suportados pelos rebeldes. Como no passado, os tributos seriam despejados na Arena Capital, um anfiteatro agora em ruínas que havia sido usado para eventos esportivos e de entretenimento antes da guerra, junto com algumas armas para matar um ao outro. A exibição foi incentivada na Capital, mas muita gente evitou. Como torná-lo mais atraente foi o desafio.

Com isso em mente, pela primeira vez aos tributos deveriam ser designados mentores. 24 dos melhores e mais brilhantes seniores da Academia foram escolhidos para o cargo. As especificidades do que isso implicava ainda estavam sendo elaboradas. Falou-se em preparar cada tributo para uma entrevista pessoal, talvez um pouco de preparação para as câmeras. Todos concordaram que, para que os Jogos Vorazes continuassem, precisavam evoluir para uma experiência mais significativa, e a ligação entre a juventude da Capital e os tributos dos distritos deixava as pessoas intrigadas.

Coriolanus abriu caminho através de uma entrada envolta em faixas pretas, por uma passagem curvada e pelo cavernoso Heavensbee Hall, onde assistiam à transmissão da cerimônia de colheita. Ele não estava atrasado, mas o salão já estava lotado de professores e estudantes e vários oficiais dos Jogos que não eram necessários para a transmissão do dia da abertura.

Avoxes passavam pela multidão com bandejas de posca, uma mistura de vinho aguado com mel e ervas. Era uma versão intoxicante do material azedo que sustentara a Capital durante a guerra, supostamente afastando doenças. Coriolanus pegou um cálice e sacudiu um pouco da posca ao redor da boca, esperançosamente enxaguando qualquer vestígio de hálito de repolho. Mas ele só se permitiu um gole. Era mais forte do que a maioria das pessoas pensava e, nos anos anteriores, ele havia visto homens da classe alta se enganarem profundamente, absorvendo profundamente.

O mundo ainda pensava que Coriolanus era rico, mas sua única moeda real era o charme, que ele espalhou liberalmente enquanto caminhava pela multidão. Rostos se iluminaram quando ele deu um olá amigável para alunos e professores, perguntando sobre os membros da família, deixando elogios aqui e ali. “Sua palestra sobre retaliação distrital me assombra.” “Amo sua franja!” “Como foi a cirurgia nas costas de sua mãe? Bem, diga a ela que ela é minha heroína”.

Dean Casca Highbottom, o homem creditado como criador dos Jogos Vorazes, estava supervisionando o programa de mentores pessoalmente com o entusiasmo de um sonâmbulo, de olhos sonhadores e, como sempre, viciado em se transformar. Seu físico, outrora fino, estava encolhido e coberto por uma pele flácida. O recorte preciso de um corte de cabelo recente e um terno nítido apenas suavizou sua deterioração. Devido à sua fama como inventor dos Jogos, ele ainda mantinha uma posição tênue em sua posição, mas havia rumores de que o Conselho da Academia estava perdendo a paciência.

“Olá”, falou de forma arrastada, acenando um pedaço de papel amassado sobre a cabeça. “Lendo as coisas agora.” Os estudantes silenciaram, tentando escutá-lo por cima do barulho do corredor. “Eu leio um nome para vocês, então vocês ficam com a pessoa. Certo? Muito bem. Distrito Um, o garoto, vai para…” Dean Highbottom olhou de modo semicerrado para o jornal, tentando se concentrar. “Óculos”, ele murmurou. “Esqueci eles.” Todo mundo olhou para seus óculos, já empoleirados em seu nariz, e esperou enquanto seus dedos os encontravam. “Ah, aqui vamos nós. Lívia Cardew.”

O rostinho pontudo de Lívia abriu um sorriso e ela deu um soco no ar em vitória, gritando “Sim!” Em sua voz estridente. Ela sempre foi propensa a se gabar. Como se a atribuição mais elevada fosse apenas um reflexo dela, e não de sua mãe administrando o maior banco da Capital.

Coriolanus sentiu um desespero crescente quando Dean Highbottom tropeçou na lista, atribuindo um mentor aos meninos e meninas de cada distrito. Depois de dez anos, um padrão surgiu. Os distritos mais bem alimentados e mais favoráveis à Capital do 1 e do 2 tiveram mais vencedores, com os tributos de pesca e agricultura do 4 e do 11 também sendo adversários. Coriolanus esperava um 1 ou um 2, mas nenhum foi atribuído a ele, o que foi mais insultuoso quando Sejanus Plinth marcou o garoto do Distrito 2. O Distrito 4 passou sem mencionar seu nome e sua última chance real de vitória – o garoto do Distrito 11 – foi designada a Clemensia Dovecote, filha da secretária de energia. Ao contrário de Lívia, Clemensia recebeu notícias de sua boa sorte com tato, colocando seu lençol de cabelo preto por cima do ombro enquanto ela estudava cuidadosamente sua homenagem em sua pasta.

Algo estava errado quando um Snow, que também era um dos estudantes de alta honra da Academia, passou despercebido. Coriolanus estava começando a pensar que o haviam esquecido – talvez estivessem dando-lhe uma posição especial? – quando, para seu horror, ouviu Dean Highbottom resmungar: – “E, por último, mas menos não importante, a garota do Distrito Doze … ela pertence a Coriolanus Snow.” – Tradução por Tributos THG Fandom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário