SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 26 de abril de 2020

BOLSONARO, MORO E LULA? Quantos Brasileiros preferiam matar seus inimigos políticos hoje ou focar em nossos problemas nacionais ?





Nesse exato momento estamos destruindo parcelas do nosso presente e do futuro por causas e motivos medíocres que pouco ou nada se relacionam as vidas dos brasileiros. Gastamos nossa energia, tempo, e coesão social para ao invés de enfrentar problemas como pandemia, destruição da economia, aumento da violência e miséria, ficamos defendendo gangues partidárias, líderes corruptos e construindo uma agenda que inviabiliza a democracia que tem como base o dialogo. 


Sim sem direção flertamos com o caos e o aumento da completa desordem social e politica. Seitas de direita ou esquerda não podem conduzir um país,  politica não é religião, nem políticos profetas de esquerda ou direita, a polarização culmina sempre em diversos tipos de terrorismos, fascismos, stalinismos, e outros que em busca de uma solução mágica esquecem o real.


A pandemia no Brasil e seus bilhões de gastos em políticas públicas, muitas delas sem eficácia e impacto em relação a disseminação do vírus e suas consequências em termos do numero de mortes, criação de sistemas de saúde artificiais, aumento do desemprego, prejuízos a educação de milhões de crianças e jovens, fome, miséria e piora das condições de vidas nas comunidades mais pobres. 


O Brasil sem planejamento, diferente de outras nações que sabem priorizar as suas populações e não políticos, temos um histórico e incapacidade de medir as consequências dos atos de quem ocupa cargos públicos. Desde Bolsonaro que resolve fazer mudanças na Policia Federal em meio a uma pandemia, aos Governadores como o do Ceará, Camilo Santana junior , membro da Oligarquia e seus respectivos 01, 02, 03, 04, liderada pelo Coronel Ciro Ferreira Gomes, há décadas no poder vivendo do Estado, que se aproveitam com a pandemia para gastar proporcionalmente mais do que o Estado de São Paulo com menos de um quinto da população, com pouca ou melhor nenhuma transparência sobre os detalhes dos contratos firmados. Claro que podemos falar da venda de álcool gel mais caro, roubo e superfaturamento de equipamentos hospitalares, ou na mesma proporção quem espera e trabalha para o caos, corrupção e torce para aumentar o numero de mortes na pandemia, mesmo no meio de uma guerra quando deveríamos nos unir.


Os pobres, as pandemias, os políticos e cada um de nós temos uma história, e nossas escolhas ou falta de planejamento, apontam as consequências que temos em nossas vidas e em nossas nações. Bolsonaro, Moro e Lula fizeram a deles tem direito de faze-las como Presidente, Ministro, ou Líder de um partido. Porém, ainda bem, não vivemos em sistemas totalitários e cada um tem a liberdade de fazer a sua, sem se render a chefes, sem se vender, sem se calar, sem repetir palavras, agindo de acordo com suas consciência e buscando de formar crítica informações para fundamentar suas posições e atitudes. Como escreveu Hannah Arendt, o inferno esta dentro de nós, alguns chamam eles do Brasil do outro.


Eu sei que isso é difícil, num país aonde de diversas formas se vive de favores de políticos, agora ou pagando dívidas passadas, que o futuro não depende do talento, mérito, crédito ou oportunidade de vida conquistada sem negociar o voto, a opinião ou pior a vida e a alma. Eu sei que o saber vale pouco ou quase nada no Brasil e sim os amigos ou gangues partidárias que faz parte. Eu sei que nossas elites enricam pelo Estado as custas de milhões de pessoas que pagam com a vida. Eu sei que famílias se elegem com cargos e orçamentos públicos, não importa nada, apenas se é filho ou neto de alguém. Eu sei que Lula e Bolsonaro elegeram em suas ondas várias pessoas sem história de luta politica ou por causas públicas, que de forma oportunista hoje se consideram líderes mas que não representam nada.


Porem nós sabemos que a historia continua a ser inscrita, que nações não se constroem por esses caminhos, que líderes não são falsos nem superficiais, que corrupção é crime em vários países e que a lei não serve aos poderosos de direita ou esquerda, que para salvar suas economias os EUA, Europa e Ásia estão investindo trilhões de dólares com foco nas pessoas, assim como estão construindo caminhos para proteger vidas nas pandemias. 



Não sou escravo de ninguém
Ninguém senhor do meu domínio
Sei o que devo defender
E por valor eu tenho
E temo o que agora se desfaz

E, por honra, se existir verdade
Existem os tolos e existe o ladrão
E há quem se alimente do que é roubo
Vou guardar o meu tesouro
Caso você esteja mentindo

Olha o sopro do dragão
É a verdade o que assombra
O descaso o que condena
A estupidez o que destrói
Eu vejo tudo que se foi
E o que não existe mais

Não aprendi a me render
Que caia o inimigo então
Tudo passa, tudo passará
E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz

Teremos coisas bonitas para contar
E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe para trás
Apenas começamos
O mundo começa agora
Apenas começamos

A pobreza nasceu da exclusão de milhões de pessoas sem condições mínimas de trabalhar e viver, isso se tornou ao longo do tempo em moradias e comunidades sem condições mínimas de saúde, violências, muitos de nossos políticos e elites descobriram agora que temos pobres, espero que continuem ajudando depois da pandemia. O Totalitarismo e fascismo surgiram em Democracias brutalmente atingidas pela pobreza e o medo do futuro, onde líderes apontaram inimigos como o problema a serem eliminados. 


Nesta Terra de gigantes que trocam vidas por diamantes ! Quantos de nós brasileiros nos dias de hoje se pudéssemos eliminaríamos os pobres ou seus inimigos políticos ? A verdade sobre o Brasil que vivemos é que nosso presente e futuro precisa ser discutido, e o pior caminho hoje é obedecer cegamente políticos, entregando nossas histórias, posições, consciência, escolhas e atitudes a delírios e projetos de poder de alguns às custas de milhões de vidas vítimas da pandemia e da pobreza. 

E essa justiça
Desafinada
É tão humana
E tão errada

Nós assistimos televisão também
Qual é a diferença?

Não estatize meus sentimentos
Pra seu governo, o meu estado
É independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário