SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

domingo, 12 de abril de 2020

SONHO COM POLÍTICOS, CARNAVAL E COMO PAÍSES LIDAM COM A PANDEMIA.



Claro que países tem métodos diferentes para lidar com a pandemia uns com mais testes, período que determinou o isolamento social, numero de leitos, equipamentos de respiração, máscaras, mas principalmente como os políticos estão lidando com essa situação. Porém acho que nenhum a pandemia virou guerra eleitoral, aonde cada Estado cria seu método de atuação, roubam máscaras, hospitais super faturados, mas não é de se entranhar no Brasil sempre foi assim.


Ontem eu sonhei com um politico, ele queria controlar tudo, de uma dita, politica publica que estava executando, claro desde o dinheiro, cargos e dividendos eleitorais. Esse é o jeito do politico brasileiro entender politica pública. Foi quando lembrei que o que deu certo no Brasil, o carnaval e futebol não foi feito por políticos e sim pelo povo, e quando ambos foram destruídos tinham as mãos de dirigentes e políticos corruptos como as obras da Copa.


Durante décadas acompanho o trabalho de uma ONG de educação que através do balé transforma vidas de crianças e jovens, ela sempre sonhou ser nosso Cerque del Soleil brasileiro. A EDISCA sempre trabalhou com poucos recursos proporcionalmente mais barato e com mais e melhores resultados do que as politicas públicas, produzindo além da educação, um belíssimo espetáculo de balé feito não por bailarinos profissionais mas por crianças pobres. Assim como o Cerque del Soleil tem origem em artistas de rua mas que teve o financiamento e apoio do Governo Canadense porque lá as ações da sociedade tem valor, mérito e apoio independente do politico; porque o Estado é publico de verdade. Da mesma forma quantos negócios inovadores como Apple, Facebook e UBER poderiam surgir no Brasil e ser apoiados pelo mercado ? A maior taxa de juro do mundo significa que os Bancos brasileiros não precisam ter riscos para ganhar muito dinheiro, incluindo os públicos, que são usados para financiar empresas pelos caminhos da politica ou seja do Estado privatizado para interesses econômicos e eleitorais de alguns.  


Como é possível pensar o futuro brasileiro com desafios gigantescos que os políticos acham que vão resolver sozinhos, gastando todo dinheiro público e endividando mais o Estado ? Se nem uma agenda mínima no presente, agora, diante de um desafio como a Pandemia, conseguimos nos unir em torno de algumas prioridades mínimas. No meio do avanço das mudanças climáticas, novas tecnologias, aumento das desigualdades, avanço do trafico de drogas e crime organizado, concentração de riqueza nas mãos de poucos, o que vamos fazer para que cada um de nós e de nossa família consiga viver no pais melhor ?


A resposta é que não será pelas oligarquias, gangues partidárias e elites que vivem do Estado é urgente mudar os políticos, julga-los e prendê-los.  Infelizmente não podemos esperar que o Estado faça sua parte e temos que cobra-lo sem trégua para que o dinheiro público seja gasto de melhores formas e com mais impacto. Porém independente disso nossas Cooperativas tem avançado, várias cidades por exemplo como em Santa catarina crescem sem depender de programas sociais, através do trabalho, gerando renda e mercado, varias Universidades brasileiras se destacam globalmente com suas pesquisas, temos a Amazônia, grande capacidade de consumo e produzir riquezas, e claro vários lideres, inclusive políticos, buscando construir novas formas de governar mais democráticas.


Dou outro lado a verdade é que uma pequena minoria controla a Justiça, a mídia, os Bancos, e alguns governos atuando juntos para manter seus interesses intocáveis, perpetuando oligarquias e gangues partidárias no controle do Estado Brasileiro. Infelizmente como a miséria avança, a corrupção continua, o crime se infiltra no Estado, não teremos nem um presente nem futuro tranquilo. 


Muitos me dizem que o Brasil é um pais jovem com apenas 520 anos diante de nações milenares, enquanto o povo judeu comemora 5781 anos e a China já tinha Estado e burocracia 3 séculos antes de Cristo. O único problema desse raciocínio é que milhões de vidas serão mortas pelas consequências provocadas pela brutalidade de alguns. O melhor caminho é começar essas mudanças agora, se cada um fiscalizar os recursos públicos, exigir mudanças, e construir nossa economia, educação, saúde, tecnologias, proteção de nossa natureza, superação das brutais desigualdades e violências podemos começar a mudar nossa comunidade, cidade e Estado e desta forma teremos mudado o Brasil e tornado insignificante velhos políticos que sempre se lembram de atacar outros, esquecendo que estão anos no poder vivendo do Estado. 




Eu tenho lido muito sobre a pandemia em vários países desde a estratégia de enfrentamento, a cura, as incertezas, economia, a situação das pessoas mais pobres, artigos de vários autores desde intelectuais, economistas, epidemiologistas, historiadores, médicos e outros. Eu sei que nenhum país esta agindo como o Brasil. A solução da pandemia mais do que da Ciência que tem mostrado caminhos alternativos para lidar com a cura e a prevenção, mais do que medidas coercitivas, mas do que exemplos na História que passaram por desafios em contextos absurdamente distintos, mais do que a globalização e os nacionalismos, a cura depende de como cada um se proteger, da solidariedade que temos com outro, e de nossa capacidade de erguer nossa economia agora ou depois. De baixo pra cima podemos construir uma Brasil melhor para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário