SABERES TRANSDISCIPLINARES E ORGÂNICOS.

sábado, 29 de julho de 2017

115 Dias - Diário da Guerra do Brasil Jovem!



O Brasil vive várias guerras ao mesmo tempo! Guerra contra a Corrupção operada pela Policia Federal e Lava Jato, Guerra que mata milhares de jovens vítimas da violência e do crime, Guerra contra a miséria que milhões de brasileiros desempregados enfrentam para não morrer na miséria, Guerra de poder para quem senta no trono presidencial à custa das vítimas das outras guerras, Guerra entre gangues partidárias por cargos, privilégios e poder, Guerras entre oligarquias para se manter no poder à custa da corrupção e de brutais desigualdades, Guerra contra seca sem água, Guerra contra doenças sem Hospitais, Guerra contra ignorâncias por falta de educação de qualidade, Guerra contra a fome, os pobres, os negros, os favelados, Guerra entre elites amigas ou distantes do poder, .....Porem juntas são uma única Guerra. 



A Guerra contra o direito de ser cidadão, de trabalhar, gerar riquezas, consumir, conquistar seus objetivos de vida e dignidade.  Se todos os brasileiros se unissem numa única pessoa chamada Brasil jovem, esta nação comparada as outras nações, ainda está vivendo a juventude de sua Democracia, ainda somos um País feito de jovens mas envelhecendo, e este é seu principal problema, as várias formas de criminalidades incluindo a corrupção dos políticos, tráfico de drogas e privilégios, somadas as várias violências que os brasileiros sofrem incluindo homicídios de jovens e policiais, falta de direitos básicos, destruição da economia e todas as brutais desigualdades. Porem podemos transformar tudo isto em solução.

O Brasil opta por gastar 258 bilhões com violência com presídios, polícia, segurança privada e outros do que transformar este dinheiro em oportunidades de vida, cidadania, geração de trabalho, riquezas e mercado consumidor.  Foi pensando nisto que desenvolvemos o Projeto Game Terra da Sabedoria visando a inclusão econômica e social da juventude Brasileira e depois jovens de outros países com parceiros estratégicos que compartilham conosco esta jornada . Temos trabalhado juntos empreendendo em rede : a Eco digital,  Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, e Inovação do Governo de São Paulo,  UFC,  FEA USP, INTEL, Microsoft, Banco Mundial e outros  parceiros no Canada, EUA, e agora também 
Portugal.





Resolvemos escrever este diário como forma de comunicar os acontecimentos, conquistas e boas notícias nesta Jornada em busca de uma Terra da Sabedoria para nossa juventude. Como sabemos temos milhares de jornais, sites, TV, rádios e outros meios de comunicação que falam todos os dias, todas as horas dos efeitos das guerras que relatei acima e que impactam negativamente cada vez mais a vida de todos. Por isso que aqui vamos divulgar os acontecimentos e as causas que une cada dia mais jovens, Empresas, Universidades, ONGS,  Governos e Cooperação Internacional.

Foi criado um Grupo de trabalho entre estes atores para acelerar e integrar estas iniciativas do Governo de São Paulo, Empresas, Universidades, ONGS visando atender objetivos dos planos de vidas de milhares de jovens , inicialmente os que cumprem medidas sócio educativas e universitários, para potencializar caminhos entre eles na superação de desafios comuns como conquistar seu trabalho, melhorar a escolaridade, acesso a cultura, saúde, novas tecnologias, participação política, espiritualidade, melhor relacionamento com a família e superação de desafios sociais e ambientais nos lugares onde vivem. Esta ação , ao mesmo tempo coletiva porque atuam juntos , e personalizada para cada jovem em varias áreas de suas vidas, tendo o apoio de todos os setores da sociedade é o grande objetivo do Game Terra da Sabedoria que transforma em narrativa e personagem de sua própria história a vida de cada jovem,  escolhendo missões no mundo real para alcançar seus objetivos em 10 áreas de suas vida.    





Neste sentido temos o apoio do Governador Alckmim e do Vice Governador de São Paulo, Marcio França, e de toda sua equipe em especial Mauricio, Dalmo, Sueli, Roberto, Miriam e outros da SDCTI no desenvolvimento da Política Publica . A UFC sobre a liderança do Reitor Henry, e do Vice Custodio,  no desenvolvimento do projeto sobre a coordenação dos professores Sandro Gouveia e Cristiana Parente, o Banco Mundial com seu Diretor no Brasil Martin Raiser e o especialista em desenvolvimento social Pedro Olinto,  na tecnologia o Presidente da INTEL Mauricio Ruiz e Ana Varandas,  e Microsoft com seu Diretor  Rodolfo ,  a equipe da FEA USP júnior ( Gabriel, Stephanie e Isadora ) no desenvolvimento da economia do Game e na Arte Paulo Amoreira. E claro a equipe da Eco Digital coordenada por mim que inclui gestores, educadores e equipe de tecnologia.

Nestas ultimas semana , apesar de julho, muitas pessoas viajando, tivemos reunião com o Consulado Canadense que resultou num evento dia 23 de Agosto com Don Tapscott sobre BlockChain e também abordaremos o Game que usa cripto moedas para circular entre os jovens uma renda mínima.  Ontem tivemos uma reunião, depois de uma carta encaminhada ao Presidente do BNDES com Guilherme Montoro e Ana Paschoini , dialogando sobre e estruturação e gestão do Fundo que recebe os investimentos de diversos setores da sociedade para viabilizar as bolsas dos jovens que circulam dentro do game em políticas publicas, projetos sociais das ONGs e de extensão das Universidades, produtos e serviços das empresas que visam juntos atender as demandas dos jovens para viabilizar a inclusão econômica e social deles.  

Iniciamos também uma conversa com uma Empresa e o Governo Português que esta desenvolvendo a mesma rede para integrar jovens brasileiros, canadenses e portugueses em desafios globais que necessitam a colaboração de todos em milhões de pequenas ações orquestradas para preservar a natureza, melhorar a educação, superar desafios sociais e outros de um pequeno grão de terra à Terra da Sabedoria.



A plataforma do Game proporciona isso e também acompanha cada passo do jovem , on line , e os diversos impactos em sua vida da atuação em rede de vários setores.  De forma personalizada,  sistêmica e sustentável ,  integrando as varias áreas de sua vidas com objetivos e metas. Desta forma venceremos a guerra contra os diversos crimes e violências em nossa sociedade, gerando cidadania, trabalho, mercado consumidor e melhorando a qualidade de vida para todos com 3% dos recursos gastos com violência o que tem resultado no desperdício de vidas e recursos, e aumento da violência.  O Game proporciona esta gestão de redes para atender de forma personalizada vidas com mais e melhor impacto com a diferença que todos podem acompanhar com transparência e controle social os resultados nas vidas das pessoas que serão conhecidas pela suas conquistas e não por suas mortes e sofrimentos. 

A maior conquista que temos hoje é milhares de jovens pensando seus planos de vida mesmo a espera do uso do game, o envolvimento de vários organizações de juventude como as empresas juniores no apoio e realização deste projeto, várias ONGS que vão integrar suas ações e se tornaram sustentáveis pelos serviços prestados aos jovens, Universidades que vão integrar suas pesquisas e extensão a vida de milhares de jovens, Empresas como Cia das letras e Cinemas que vão oferecer produtos mais baratos para apoiar a inclusão de jovens sem renda , mas que só terem acesso a estes produtos mediante  a realização de missões em suas vidas incluindo atuação em projetos sociais em suas comunidades, e Governos com acesso a esta base de dados  para avaliar, melhorar e ampliar o impacto de suas políticas publicas buscando transformar vidas com maior efetividade e controle social do dinheiro publico. 




O mais importante de tudo isto é a que a transformação do Brasil jovem não vira pela atuação de grandes atores mas por milhões de pequenas ações e atitudes de pessoas atuando em redes com coragem e movidas por valores que não apenas financeiros mas pelo reconhecimento de seus valores como seres humanos , orquestrados por lideres capazes de empreender um novo Brasil com a sociedade.  Existem momentos que os desafios nos convocam a sermos guerreiros do bem, a divulgar boas ideias, a colocar a mão na massa na tarefa de cada um, conectados aos desafios coletivos de nossa sociedade e ao sonho comum de que podermos oferecer o melhor de cada um em prol de vidas que infelizmente ainda não tem as oportunidades de se desenvolver e realizar seus objetivos. 

Sim podemos ser acordados pela violencia e por balas como nação mas o melhor é que devemos aprender urgente a canalizar nossa energia a tudo que faça do diálogo e da complementaridade de ações o melhor caminho para uma nação prospera e solidária. Um Brasil jovem para viver os melhores momentos de suas vidas com propósitos e objetivos claros na melhoria da qualidade de vida de todos.  Esta é a plataforma que o Game Terra da Sabedoria torna possível a unir vários atores que hoje atuam de forma isolada, ampliando seus impactos de forma sustentável,  otimizando os recursos e as sinergia em redes , aplicativos como o UBER, AIRBnB e outros tem feito isso , só que agora , ponto a ponto para realizar vidas na Terra com Sabedoria.    
  


quarta-feira, 19 de julho de 2017

A DANÇA INFINITA DO AUTOCONHECIMENTO, ÉTICA E SINGULARIDADE COM O MUNDO !



Varela previu em 1991 em seu livro Mente Corpórea que as Ciências da mente precisavam alargar seus horizontes para acompanhar tanto a experiência humana vivida como as possibilidades de transformação inerentes à mesma. Seguindo Merleau- Ponty ele compartilha a opinião de que a cultura cientifica ocidental requer que tomemos nossos corpos simultaneamente como estruturas físicas e como estruturas experiências vividas ao mesmo tempo biológicos e fenomenológicos. É preciso compreender a corporalidade do conhecimento, da cognição e da experiência. Sendo o corpo uma experiência vivida e também contexto ou meio de mecanismos cognitivos em interação com o meio ambiente que habitamos.

Desta forma além da neurologia, psicanálise, e behaviorismo se uniram as ciências cognitivas a psicologia cognitiva, linguística, inteligência artificial e filosofia. Campos do conhecimento necessários para compreender como o ser humano apreende , vivendo suas experiências , ao mesmo tempo que interage com o meio ambiente. Nesta jornada assim como na pesquisa e investigação para o desenvolvimento do Game Terra da Sabedoria participam Foucault, Derrida, e Bordieu para aprofundar estas relações com o meio social.



Eles vão descobrindo cada vez mais um ser humano, fragmentado, dividido, ou não unificado. Porem desde Nietzchie temos desafiado a nossa concepção adquirida do eu como epicentro do conhecimento, cognição, experiência e ação.

No caso do Game partirmos da hipótese de que suas experiências em 10 mundos os constroem como sujeito. Isto fica mais evidente na era dos computadores, algoritmos, internet e robótica que nos mostra que somos formados pelas diversas conexões e programas , e muito menos pelo que compreendemos como eu ou ego.

O que queremos frisar neste caso é a profunda relação entre experiência humana e ciências cognitivas estabelecendo novas formas de apreender que o Game potencializa o ser e suas conexões em 10 mundos de sua vida. O que resulta numa auto organização e propriedades emergentes destas diversas interações entre o ser e o meio em que vive, incluindo outros seres e suas respectivas conexões diversas.



Mentes corpóreas transformadas em avatares num Game no mundo on line e real transmídia em busca de uma ética planetária, universalista e que compreenda todas as formas de vida a luz da ética do ser.

O ser humano é claro que é necessidade mas não se reduz a isto ele também é liberdade e alegria. Ele imagina individualmente e coletivamente seus diversos caminhos de viver suas liberdades e alegrias. E sua mente e corpo agem para transformar esta realidades inclusive materiais.

A ética que propomos seguindo os caminhos de Spinoza é a permanência do ser, a sua defesa e resistência , interagindo com as diversas realidades e crises que convive, e que este ser não pode ser cancelado nem anulado por estas mudanças, pois ele é potência! Nem sua razão dialética enfraquecer sua ação e atitudes.



É a necessidade , para liberdade, de determinar sua escolha histórica decisiva, escolha do ser, escolha do lugar do qual faz emanar suas liberdades em varias áreas de sua vida. 


O ser não pode ser sujeitado a um devir do qual não detém a verdade. A verdade se diz do ser, a verdade é revolucionária. O devir mostra a sua falsidade diante da verdade do ser, leia se diversas publicidades, consumismo, drogas, falsa politica, poderes e saberes já destronados por Foucault.

Hoje o devir quer destruir o ser com suas falsidades e ilusões. As crises são sempre violações negativas do ser, colocadas contra a sua potência de transformação, contra a plenitude da expressão do ser acumulada pelo trabalho e pela experiência. Não podemos nos render as crises, pelo contrario, é hora de imaginar outros possíveis seres e formas de viver.

A verdade para spinoza é realizada na consciência, experiências e imaginações do ser.


“ Toda honra as doidos” como diria Antonio Negri, se a sabedoria é ainda possível , ela coloca-se ao lado dos loucos. Porem os doentes e loucos se curam , se tornam assalariados da cultura ou da vida, e produzem suas teses acadêmicas buscando domesticar e anular os seres diante do que chamam dialética e razões mortas.

Contra a plenitude do ser, o pensamento se degrada em direção a níveis sempre mais subalternos e vazios , sempre mais privados e formais, para justificar uma mudança contraria a potência do seu ser.

Portanto precisamos despertar a potência de vários jovens e suas capacidades de transformar o mundo.

Seguindo Spinoza , a dialética alemã e a administração francesa, não conseguiram corroer essa felicidade imediata e não privatizada, essa nossa singularidade que nosso ser aponta diante de lógicas e dialéticas frágeis de existência .

É apenas agindo que nos colocamos nesta plenitude, é apenas andando que nós podemos abrir novos caminhos, é apenas navegando que nos traçamos rotas no mar da vida. A ética é a chave que abre nosso caminho para singularidade de nosso ser e o horizonte de um mundo ético . Outro caminho é destruição do ser que internaliza a crise, fruto do esforço de controle lógico do mundo. Se pode destruir o ser , também pode construí-lo. 


Porém as catástrofes eliminam o determinismo da logica e da dialética. Elas não são sínteses são movimentos inesperados que o ser tem que agir com sua potencia e imaginar novos caminhos.

O mundo cai novamente em nossos braços como liberdade e possibilidade de criação individual e coletiva. Entre a vida e a morte, o construir e destruir, nos resta a potência de ser e de viver uma ética. O ato ético na tensão entre singular e coletivo. “ Porque a multidão livre se conduz mais pela esperança que pelo medo, ao passo que a multidão subjugada conduz mais pelo medo que pela esperança, aquela procura cultivar a vida, esta procura somente evitar a morte” como escreve Spinoza no Tratado politico.

A imaginação produtiva é uma potencia ética. Ela preside a construção e o desenvolvimento da liberdade. Sua força consiste em constituir o ser, ela descobre e reconhece a qualidade da existência, em imaginar futuros, um futuro que estamos construindo quando eticamente o imaginamos.

Não medimos a vida apenas a vivemos. Seres que se constroem, imaginações realizadas. O tempo não é medida é ética, é por a potência de agir, e realizar o que busco ser.

A expressão do ser é um profundo ato sensível, que compreende o corpo e o encontro com a multiplicidade dos corpos. Ser é ser parte desta multiplicidade, de relações e conflitos que enriquecem o ser. É nocivo tudo aquilo que torna o ser menos incapaz de afetar os outros. Se cada um de nos desempenha um papel no desenvolvimento do ser, isso ocorre porque apenas em sociedade de seres que somos constituídos, sobre cada deslocamento do ser, liberam-se e constroem novas sociedades. O novo ser é mais singular e mais social, é mais coletivamente determinado. A imaginação é o canal através do qual os seres se associam no novo ser, a Terra da Sabedoria, que assim se constrói. 


Do real emana um novo real. Coletivamente, e em cada momento, este milagre do novo ser nos é ofertado através de mil e uma ações singulares de cada um dos seres. O amor une os seres diversos. 

A alegria e independência da razão em busca da dignidade e resistência do ser diante de um mundo que tenta anula-lo. O ser humano que não é reduzido a exploração e ao comando de ditadores. Um ser revolucionado que não se reduz ao devir, exprime o mais alto do heroísmo, desmascarando e neutralizando os venenos destruidores do ser.


Portanto o ser, sua mente e corpo, desperta este mundo e é despertado por ele, nesta dança infinita entre nossa própria estrutura e o mundo formando um caminho de aprendizado mútuo.

É esta a historia do autoconhecimento humano e do mundo. Onde as tecnologias como o Game transforma as praticas sociais que permite este próprio conhecimento possível. A tecnologia amplifica o conhecimento revelando um potencial necessário á transformação profunda da consciência ou de como apreendemos o mundo.

Existem diversas formas de conhecer como a manipulação de símbolos que representam características do mundo assim como conexões entre elementos , ligados por regras apropriadas, que dão origem a comportamentos que realizam tarefas desejadas. Seguimos no game o caminho de atuação de um mente/corpo através de múltiplas experiências que se executam com o mundo.

Durante esta jornada não apenas representamos o mundo com símbolos ou geramos conexões entre elementos dentro de regras , visando realizar algumas tarefas , mas a partir destas representações e conexões entre mundo distintos, atuamos e interagimos com o mundo, desenvolvendo um mente corpórea e suas diversas extensões , entre elas o game. O Game assim como óculos, uma prótese, ou a tão criticada TV começam a fazer parte de nossas  vidas e corpos. Elas são extensões que prolongam nossa visão, força, memória e sonhos assim como o game é uma resultante de várias tecnologias integradas como radio, TV, telefone e computador que agora alem de computar interagem as informações e imagens com nossa mente, emoções e corpo. Some tudo isto! Temos um Game que agora une inteligência artificial e novas mídias, visando gerar e conectar experiências entre pessoas capazes de expandir e prolongar a atuação dos seres no mundo, enraizar uma ética orquestrada , universalista, planetária, que comtempla a diversidade de formas de viver , incluindo todas as formas de vida , para viver esta ética em sua mente e corpo interagindo com a vida em todas as suas formas e apreendendo com elas.



quinta-feira, 13 de julho de 2017

100 DIAS - Dialogo entre o Brasil , São Paulo , Ceará, Pernambuco, Espirito Santo, Brasilia ..... a mesma chance para todos os Brasileiros.


O  Brasil caminha entre a ordem e a desordem, o controle e a vulnerabilidade mas qual o equilíbrio possível ? A repressão das Ditaduras leva muitas vezes o mundo ao desequilíbrio e a desordem as vezes faz o mundo renascer ?

Brasileiro existe uma vida sem riscos ? Ate que ponto uma boa vida pode manter tudo sobre controle como espera nossas elites ? 

Algumas pessoas ou ideias precisam morrer para poder renascer ?  alguns caminhos propõe o renascimento ao mesmo tempo que mata ? Algo como Bolsonaros.

E do adubo da morte, da desordem e da ruína de falsos lideres políticos e movimentos sociais cooptados e perdidos , sem referências nem sonhos ,  que uma nova semente pode renascer ! Isto envolve riscos, a busca de equilíbrio, e a certeza de que não há maneira de impedir a mudança !    

Há apenas escolhas que podemos fazer que podem ser constantes, graduais ou um mix entre controles e alterações cataclísmicas visando aprender o ritmo da mudança sempre ! Este tem sido o ritmo de uma nação diversa, gigante e plural.

Uns entram em Pânico e outros aceleram a mudança!



Temos que ir ao céu como religiosos que somos pensar nossas vidas e o mundo mas não podemos nos distanciar da Terra, rezando o evangelho sem questionar nossa pobreza. Temos que alimentar Deus assim como ele nos alimenta.  Mesmo Deus como Jesus não pode perder o contato com o real e a humildade diante dos sofrimentos da maioria.  Mesmo um Deus perfeito pode desaparecer se não for amado pelos seus filhos que precisam orar por ele e para ele; porem nem contato demais nem de menos, nem dogmas, nem revoltas. Contato demais gera feudos e gangues, contatos de menos não gera respeito ao outro nem Instituições. 

A Justiça so é possível pela clareza do que é coletivo. Vejo muitos pensamentos setoriais, dogmáticos, rezando ora por Deus , ora por Marx , ora para o Capital,  discursos fragmentados que buscam falar por todos num Brasil que agora esta sendo descoberto pelos Brasileiros. 

Infelizmente ainda não desenvolvemos como povo a capacidade de apreender com a verdade do outro , o dialogo , ou de sentir a dor do outro que também impacta sobre a vida de todos. Esta visão sistêmica deve ser cultivada e a colaboração entre desafios comuns incentivada e isto não se faz com partidos, ou lideres que se dizem Donos de uma nação, muito menos com políticos resultados da corrupção ou de máquinas publicas a serviço  de oligarquias privadas.



É POSSÍVEL UNIR ESTABILIDADE COM INOVAÇÃO.  O Canada é um exemplo disto! Se apreendermos a dar coisas boas a nosso povo , eles apreenderam a retribuir. Se ensinar que o melhor caminho é roubar, proteger os meus, eles responderam com apatia, indiferença e quem sabe revolta. 

Luto para que todos tenham a mesma chance em qualquer área de suas vidas , isto significa que temos que aprender a planejar e calcular incluindo todos , nem que isto resulte em dividir um pequeno pão para três pessoas se é isto que nossa Economia suporta. O que ela não pode suportar é privilégios de alguns iludidos como Direitos ao custo do sofrimento da maioria.  

Os homens lhe olharão com reverência se suas atitudes os ensinam a viver como povo de forma justa e livre. Apetites insatisfeitos geram inteligências , ora para matar a fome de todos , ora para saciar apenas alguns .

Porem a nossa miséria e fome é espiritual e não apenas econômica . Se exige sacrifícios da maioria para alimentar a gula de alguns. 




Uma mudança na partilha do Brasil é necessária para garantir a mesma chance para todos e não os privilégios para alguns.  A soberania de nossos políticos se mantém pelos favores prestados a alguns à custa da soberania do povo que para existir não  pode depender seus direitos e comida do favor de alguns.

Temos que ter Sabedoria para enfrentar nossa contradições e não fingir que não existem pois elas batem a nossa porta ora pedindo uma esmola, ora com um tiro. 

Necessitamos de líderes capazes de gerar pontes entre diferentes e não apenas entre iguais para guerrear e eliminar o outro, ou entre suas facções sedentas de poder, ou dividir o povo entre ricos e pobres.  

O nosso destino como Nação não é viver de sacrifícios da maioria para alimentar a gula de poder e dinheiro de alguns. 



É PRECISO ESCLARECER NOSSO POVO E NÃO OBSCURECER COM FALSOS CAMINHOS !

Acidentes sempre aparecerem para mudar nosso destino. São oportunidades para nos olhar no espelho e ver quem são nossos políticos ou falsos profetas. Não há como ter certezas ,  andaremos sempre carregados de incertezas sobre os passos que temos que dar como Nação mas podemos ter a humildade de reconhecer que não somos Deuses muito menos nossos lideres, que são apenas homens, que não se trata apenas da saída do maus políticos para tudo mudar para melhor, como um passe de mágica, mas que a responsabilidade de cada um é liderar o Brasil em sua casa, escola, comunidade, trabalho e inclusive nos sonhos.

Nós precisamos de mais lideres e não menos, assim como respeito e inteligência nunca faz falta, precisamos transbordar de ideias , caminhos e maestros capazes de orquestrar em direção a novos destinos.

A amizade entre os opostos faz bem , esclarece as contradições e não obscurece as diferenças.   

O destino pode ser alterado pela vontade, esforço, trabalho, novas formas de governar, e novos sonhos, assim como pela sorte e acidentes se podemos aprender com eles.



O jogo criativo de uma Nação entre o determinado e o acaso, as certezas e incertezas, entre as armadilhas e fugas delas na jornada , nos exige ir além das regras para criar novas regras que nos conduzam por outros caminhos.  

Vamos encontrar encruzilhadas pelo caminho que não são meras coincidências.  Infelizmente caminhamos para uma guerra entre opostos no Brasil. Aonde o objetivo de cada lado é eliminar o outro, seguindo o raciocínio de Dalmo Viana. No mesmo caminho podemos transformar a encruzilhada e gerar uma convergência ao mesmo tempo essencial e absoluta de onde emerge um dialogo com maestria entre os opostos.

Não foi mais um acidente que vivemos mas um encontro entre os diferentes, que podem atravessar os lados opostos da rua aonde se encontram e gerar uma inovação absoluta. Entre projetos inovadores, articulando encontros entre o real e o virtual, com eventos presenciais buscamos empreender novos lugares para viver juntos aonde podemos vivenciar uma educação ética e estética que alicerce o caminho da justiça social não através da guerra mas pela nossa capacidade de dialogar e construir o novo sem destruir o oposto. Uma dialética capaz de imaginar e empreender um Novo Brasil.


Um mudança é um evento imprevisível de mão dupla pois não há nenhuma ligação entre ela e o mundo no qual suas consequências devem se adequar. Quando uma mudança ou mutação encontra seu contexto temos um cruzamento de eventos. A corrupção só torna mais clara a falsa democracia que vivemos com seus lideres de esquemas, herdeiros do Estado e cartórios.  

Porem é a independência de novos caminhos que determina que o acaso produz inovação absoluta ao unir os que caminham fora do sistema oficial em caminhos convergentes que emergem de lugares não oficiais , fora das regras e insubmissos aos auto conclamados donos do poder oficial.    

A perda e a fortuna de um povo é bem diferente de nossas intenções restritas e previsíveis.    A incerteza e o acaso expande seu domínio gerando novos atores e poderes e o nome disto é democracia.  Devemos ir alem da realidade lógica e sentir o pulso da ruas, os ruídos das multidões que vai alem dos gestos adquiridos e habituais para expressar seus outros movimentos , discursos e liberdades.  Ir alem da repetição e dogmas é expandir o dialogo com si e com os outros, enraizando protestos e atos em forma de atitudes e pensamentos que dão forma a uma cultura política distante da politicagem mais próxima da arte.


sexta-feira, 30 de junho de 2017

Me ajudem a escrever este texto....MENSAGEM DE ESPERANÇA .


Gostaria de deixar claro a todos a imensa alegria e felicidade que dinheiro no mundo supera de nunca ter abandonado as causas, de ter tido a coragem de lutar contra corrupção sempre,  apesar de todas as consequências que sofri, de sempre ter continuado lendo todos os livros que pude, vendo todos os filmes, como portais de novos mundos, aprendendo sempre, vivendo varias experiências em diversos setores de nossa sociedade, expandindo o ser , compartilhando vidas com diversas pessoas , saberes, praticas, nunca deixando de sonhar, acreditar, amar, ter fé, orar, buscando ser ponte e gerando conexões e sinergias entre mundos diferentes, mostrando que os sonhos nos unem, as buscas por felicidade, alegria e amor são as mesmas em todos , só precisamos encontrar caminhos e sempre empreendemos projetos que tem este proposito, estas virtudes, estas ideias que continuam a iluminar caminhos...

Hoje quando realizamos um projeto na área de arte que une tecnologia, educação e economia apreendemos que o Direito só vai ser possível se for construído pelas vidas a partir de seus seres , que a justiça social que buscamos deve acontecer nas relações entre as pessoas para que a ordem exterior expresse as oportunidades de todos desenvolverem seus seres , esta é a nossa ideia de justiça. A Politica que alguns políticos transformaram em corrupção e interesses particulares , incluindo muitos jovens corruptos que hoje se encontram no poder ou em gangues partidárias, só vai mudar quando a verdadeira politica dialogar e construir o coletivo em varias áreas da vida e isso começa em casa, comunidade , cidade ...áte chegar de verdade em Brasilia.

Porem é a arte que remodela nossa vidas, a sociedade é a cultura que transforma a politica , a economia, a educação...Nestes caminhos vamos encontrar varias mensagens de esperança que emergem das dores, das lutas, dos sonhos, da arte, das ideias que como sementes vão ganhando vida, se expandindo, crescendo como nossas crianças e jovens, nossas maiores esperanças, se multiplicando, em nossas escolas, comunidades, cidades com outras formas de ser e viver em sociedade. Estas esperanças nós nunca podemos perder pois elas que nos dão vida , a cada um de nós , e as cidades e a Nação que compartilhamos com sabedoria construindo novos caminhos neste momento difícil que nosso Brasil e Mundo atravessa.

Que esperanças voçe pode compartilhar conosco nesta jornada ?

   

domingo, 25 de junho de 2017

JORNADA EDUCACIONAL NA TERRA DA SABEDORIA








“(...) o sujeito não podia mais compreender o que estava sendo dito e não podia mais, portanto, ser o árbitro das “verdades” mais profundas. Este papel transferiu- se para a autoridade, o “cientista”: o papel não apenas de incitar a “verdade” e de interpretar essas verdades profundas, mas também de reconstruir a experiência que o sujeito tem da sexualidade e do discurso, controlando, assim o sujeito.

(...) do ato de conhecer o próprio eu por meio da ação de falar a verdade, libertando, assim, o próprio eu dos aspectos repressivos através dos atos de falar e reconstruir o eu.

(...) Através da função performativa da fala, então, começamos a nos construir a nós mesmos.

(...) De acordo com FOUCAULT (1982 a), a máxima délfica “conhece-te a ti mesmo” sucedeu à outra noção da antiguidade grega, “cuida-te de ti mesmo”. Ele argumenta que a “necessidade de cuidar de si colocou a máxima délfica em funcionamento” e que a segunda estava subordinada à primeira. Isso não ocorre na cultura ocidental moderna, ele argumenta, na medida em que a noção de cuidado de si passou a ser vista como uma imoralidade, um meio de escapar das regras e respeito pela lei. Dada ainda a herança cristã de que o caminho para a salvação passa pela autorrenúncia, conhecer a si mesmo parece, paradoxalmente, ser o caminho para a autorrenúncia e para a salvação. Em segundo lugar, ele argumenta, a filosofia teórica, desde Descartes, colocou uma importância sempre crescente no conhecimento do eu como o primeiro passo da epistemologia. Sua conclusão é que a ordem de prioridade dessas duas máximas foi revertida: “conhece-te a ti mesmo” passou a ter prioridade. ” (SILVA, p.26-28)12


Se juntarmos estas ideias relatadas no livro de TOMAZ TADEU DA SILVA – O SUJEITO DA EDUCAÇÃO, onde ele discursa sobre os estudos foucaultianos, dentro do campo da filosofia da educação, a ideias de PAULO GHIRALDELLI JR & SUSANA DE CASTRO no livro A NOVA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, quando eles trazem algumas noções do conhecimento e educação, na obra de Nietzsche, a partir dos conceitos de BILDUNG E GELEHRSAMKEIT – cultura e ciência. Neste texto, é afirmado que Nietzsche opõe ao

12 TOMAZ TADEU DA SILVA, O SUJEITO DA EDUCAÇÃO – editora vozes, rio de janeiro.

saber da cultura e o saber da ciência. E de que o homem ocidental priorizou, a partir da Renascença, o conhecimento científico e a informação e se distanciou da cultura humana.

“Na concepção científico-burocrática da educação, o cânone humanista formado pela trinca filosofia, literatura e letras clássicas é suplantado pelo cânone da modernidade, formado, segundo Nietzsche, pela dupla ciência e jornalismo. ” (GHIRALDELLI JR & CASTRO, p. 127)13

Não se trata aqui de defender uma ou outra estratégia educacional, mas levantar algumas ideias que podem nos ajudar e refletir, como, através de uma jornada participativa, o jovem pode pensar e elaborar uma autorreflexão, se posicionar diante dos dez mundos, e imaginar aonde ele quer chegar, ou iniciar a sua jornada.

Acreditamos que o cuidado de si, é uma ação extremamente importante para apoiar o jovem em busca de si mesmo, e estimulá-lo a melhorar sua autoestima, fortalecer suas subjetivações, o imaginário e suas fabulações.

Precisa-se, urgentemente, criar novos ambientes educacionais, para desconstruir a ideia de que a escola é uma “prisão”, o que com esta frase de senso comum, temos um encontro com a crítica que Foucault faz, da sociedade disciplinar.

Se o processo pedagógico moderno corporifica as relações de poder entre os professores e aprendizes, e onde o saber não passa por experimentações, e sim, pela autoridade do discurso, sobre valendo as verdades sobre a verdade do sujeito, poderíamos imaginar, que a auto narrativa, o contato entre os conceitos e as experiências no mundo virtual e real, podem criar elos de saber novos, dando autonomia ao aprendiz.

Podemos religar estas ideias, ao ato de produção de presença. Segundo GUMBHESCHT, em seu livro A PRODUÇÃO DE PRESENÇA (o que o sentido não consegue transmitir), e fazendo ainda um retorno à cultura grega, este autor defende que na contemporaneidade, a partir da modernidade, sobressaltou-se as noções de sentido – significado e significante, na estrutura linguística, no campo do simbólico, e pouco se valorou as experiências tangíveis da presença dos mundos, dos afazeres, das emoções e sentimentos.

A produção de presença estar no reconhecimento das verdades experimentadas, tocadas, e não apenas nos jogos dos significados. A abstração dos sentidos é de vital importância, na descoberta dos conceitos e fatos, contudo, tocar a presença dos objetos, do imaginário é de igualmente valor e importância.

Em artigo “Em-feitiço 03: uma fraternura = explorar intensividades da língua, escrito por SILVIO GALLO, ANTONIO CARLOS AMORIM E WENCELSLAO MACHADO DE OLIVEIRA JUNIOR, coloca algumas ideias de Deleuze, que nos é bastante frutífero de pensar sobre o ato da escrita e da narrativa, no processo pedagógico, em sua frase “ a sintaxe é o conjunto dos desvios necessários criados a cada vez para revelar a vida nas coisas” (GALLO, p. 94)14

13 PAULO GHIRALDELLI JR & SUSANA DE CASTRO – A NOVA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, editora MANOLE.

“O processo pelo qual “o verbo se faz carne”, por meio do qual a ideologia se torna força material, ao ser assumida na esfera pré-reflexiva é, em sua mais intima essência, um processo de socialização. É esse processo que faz do indivíduo uma “célula ideológica”, que o leva a participar e a pertencer a uma sociedade, que vê refletida e reproduzida em seus atos, em seu próprio ser.”15 (GALLO, p. 87)

Se desejamos reinserir estes jovens, em suas comunidades, e famílias, é preciso trazer e retomar seu sentimento de pertencimento a aquela cultura, realidade, e principalmente, faze-lo reviver seus processos sociais. Acreditamos, assim, que o processo de conhecer um conceito, experimentar o conceito no mundo real e virtual, poderá religar abstração a cultura e sua narrativa o fará refletir, em essência, sobre sua realidade e sua história de vida.

Nos livros iniciais da vida acadêmica de Deleuze ele parte do empirismo como caminho para dialogar com a ciência, arte e a vida. No livro Espinosa Filosofia pratica ele cita que “ Para Espinosa, a vida não é uma ideia, uma questão de teoria. A vida é uma maneira de ser, um mesmo modo eterno em todos os seus atributos. E é somente desse ponto de vista que o método geométrico assume todo o sentido. O método geométrico, na Ética, opõe- se ao que Espinosa chama de sátira, e sátira é tudo aquilo que se deleita com a impotência e a pena dos homens, tudo que exprime o desprezo e o escarnio, tudo que se nutre de acusações, malevolências, depreciações, baixas interpretações, tudo o que despedaça as almas. (O tirano necessita de almas despedaçadas, como almas despedaçadas necessitam de um tirano)

O método geométrico deixa de ser um método de exposição intelectual; não se trata mais de uma exposição professoral, mas de um método de invenção. Ele se torna um método de retificação vital e ótica. Se o homem é de certa forma torcido, retificar-se- a este efeito de torsão religando-o as sus causas., more geométrico. Essa geometria ótica, atravessa toda Ética. Interrogamos no se a Ética devia ser lida em termos de pensamento ou em termos de potência.

Portanto seguindo os caminhos de Espinoza e Deleuze buscamos transformar este geometria ótica num Game aonde no encontro do ser com os 10 mundos da vida ele construísse sua ética, governando a si e aos outros como nos relata Foucault, para nos lembrar que mesmos homens frágeis fisicamente , vivendo em um mundo conturbado e perseguido politicamente e espiritualmente pode devolver a esta mesma sociedade com as reflexões em sua vida uma Ética e um Tratado político que ate hoje influencia a humanidade a seguir sua narrativa.

Para além da jornada pessoal em busca de uma ética, nesta mesma direção Deleuze no livro Empirismo e Subjetividade seguindo a jornada de Hume nos influenciou a pensar a Jornada na Terra da Sabedoria em várias dimensões da vida e de setores da sociedade quando reflete “ que o problema da sociedade não o é de limitação, mas de integração. Integrar as simpatias é fazer com que a simpatia ultrapasse sua contradição, sua parcialidade natural, tal integração implica um mundo moral positivo, e se efetua na invenção positiva de tal mundo.

14 CONEXÕES; DELUZE E IMAGEM E PENSAMENTO – SILVIO GALLO, ANTONIO CARLOS AMORIM E WENCELSLAO MACHADO DE OLIVEIRA JUNIOR (ORG).

15 SUBJETIVIDADE, IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO – SILVIO GALLO.

O que denominamos uma Terra da Sabedoria. Aonde “ a realidade do mundo moral é a constituição de um todo, de uma sociedade, a instauração de um sistema invariável, esta realidade não é natural é artificial.” (MACLUHAN)

Marshall Mcluhan o pensador que anunciou que vivemos numa ladeia global em sua Tese de Doutorado nos lembra que os meios de comunicação são extensão do homem ou seja que o meio é mensagem e que tanto quanto as escolas e as universidades a mídia forma homens.

E que arte vinculada pelas mídias tem um papel essencial na Educação da juventude. Portanto ousamos seguindo esta jornada de McLuhan “ Por exemplo, foi em virtude da exegese cínica e do saber popular de Homero que a figura de Ulisses passou a desempenhar um papel importante na Educação, pois a exegese alegórica foi rapidamente integrada a corriqueira atividade de instruir os jovens na poesia e nos costumes. Virgílio passou pelo mesmo processo ainda em vida. Podemos notar na Saturnalia de Macrobio, como ele se tornou para os romanos a mesma fonte de sabedoria cientifica e ética, que Homero se tornara para os gregos. Desta maneira, para o gramatico Macrobio, “ é o que Virgílio ensina o que seduz os homens, e não sua poesia. ”

O que trabalhamos na pedagogia do game é como transformar homens como Espinoza, Deleuze, Homero, Virgílio e outros em personagens de nossa história com suas ideias, atitudes e reflexões visando guiar as buscas e bússolas das narrativas dos jovens ao construir suas jornadas e objetivos de vida impactando sobre a mídia do game, as ideias e vidas dos pensadores como instrumentos de transformação social de forma lúdica e pedagógica.

Seguindo esta jornada escolhemos o Game como uma mídia que integra várias outras mídias e tecnologias para existir ao ler o livro de Friedrich Kittler que faz uma história das mídias óticas quando ele cita Nietzsche questionando o nosso modelo educacional num trecho do livro “Quando um estudante deseja conhecer nosso sistema universitário, sua primeira pergunta é “ como um estudante se vincula a Universidade? “ Respondemos “ Por meio do ouvido como ouvinte “ Só por meio do ouvido? “ Repetimos. O estudante ouve. Quando fala, quando vê, quando convive, quando pratica as artes, ou seja, quando vive, é considerado autônomo, isto é, independente do estabelecimento de ensino.

Escolhemos portanto o caminho da arte para ensinar as verdades misturando sempre na pedagogia do Game os clássicos que são citados por livros atuais lançados em 2017 em sua grande parte, assim como no Pôs Capitalismo que parte da teoria de Marx , Deleuze que busca em Espinosa e Hume seu caminho,ou o alemão Friedrich Kittler que para contar a história das mídias óticas necessita de Nietzsche, assim como na Astucia cria o mundo de Lewis Hyde ele também cita Nietzsche para dialogar sobre que verdade devemos ensinar ou apreender:

A Verdade, disse ele é uma famosa passagem, é “um exército móvel de metáforas, metonímias e antropomorfismos, em resumo, uma soma de relações humanas, que foram poética e retoricamente intensificadas, transferidas e adornadas e, depois de longo uso, parecem a uma nação fixas, canônicas e vinculativas. As verdades são as ilusões, sobre as quais se esqueceu que são ilusões. “ (NIETZSCHE)

Nada melhor que uma narrativa de vida para encontrar nossas verdades. Lewis Hyde nos lembra que aí inteligência surge do apetite e que temos que satisfazer nossas necessidades de fome em várias áreas da vida, antes de comer, aprender a nos distanciar da comida e agir com reflexão em vez de reflexo. E assim como temos armadilhas do apetite e temos armadilhas da cultura que as pessoas tecem com linguagens e devemos investiga-las em nossas vidas.

A vida é um jogo como nos recorda Johan Huizinga em Homo Ludens e muitos “abordam diretamente o jogo, utilizando –se dos métodos quantitativos das ciências experimentais, sem antes disso prestarem atenção a se u caráter profundamente estético. ”

E continua “ se verificarmos que o jogo se baseia na manipulação de certas imagens, numa certa “ imaginação” da realidade (ou seja a transformação desta em imagens) nossa preocupação fundamental será, então, captar o valor e o significado, dessas imagens e dessa imaginação. Observaremos a ação desta no próprio jogo, procurando assim compreende-las como fator cultural da vida.

Por estes caminhos escolhemos as narrativas de cada jogador diante de missões e desafios na vida real em 10 mundos como melhor jornada para vivenciarmos uma pedagogia de nossa ética e estética capaz de iluminar nossa vida como cidadãos e do mundo que habitamos.

Ou seja, como a biografia de cada um se liga a história de todos. Buscamos “encarnar um ponto de unidade secreto, um princípio organizador que dá uma forma essencial ao caos da vida, como dissera Goethe. O herói torna um só tempo solidarias e complementares as forças vitais periféricas, que, anteriormente, puxavam em todos os sentidos, enquanto o historiador assinala o ponto cardeal, o ponto que reflete o universo inteiro. ”

Por certo o ser humano está impregnado de história: nasce no seio de uma família ou falta dela, de um povo, de uma linguagem, de um Estado, de uma religião, e assim por diante. Como recorda Johann Gustav Droysen, “ sem se aperceber, ele se apropria e interioriza o que encontrou, ...funde-se a tal ponto com seu próprio ser, que o utiliza de maneira imediata, do mesmo modo como dispõe de órgãos e membros de seu próprio corpo”. Mas conhece a liberdade. Está em condições de se colocar questões, de pensar, de tomar decisões, de agir, de insistir, cessa de um objeto passivo e se torna sujeito do mundo.

Este é a pedagogia que dá vida ao game e os habitantes da Terra da Sabedoria e m suas jornadas.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

O FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL!



Bem o futuro Presidente do Brasil lógico que terá qualidades mas não deverá ter alguns defeitos. Porque alguns destes defeitos de como políticos são fabricados são os mesmos que fazem a corrupção se alastrar , ao mesmo tempo que são causas da falta de impacto das políticas públicas que visam muito menos mudar vidas do que fortalecer podres poderes comprados as custas das desigualdades brasileiras.

O primeiro defeito é ser resultado direto de oligarquias que herdam o poder de pai para filho , irmãos e netos, incluindo os cargos públicos que assumiu , graças as negociações dos Partidos e do dinheiro do Estado público que é usado entre os partidos para trocar cargos entre amigos e parentes ou alianças espúrias. Por exemplo no Ceara tem famílias que nunca deixaram o poder nos últimos trinta anos como os Ferreira Gomes quer queira ou não o nome disto é oligarquia Eles apoiaram todos os governadores incluindo Lucio Alcantara para manter seus cargos no Governo. O que assim como a corrupção forma uma poupança politica que inviabiliza a Democracia.

O segundo defeito decorrente do primeiro é querer apagar e negar sua história e mentir descaradamente sem pudor nenhum. Tipo Lula não viu corrupção em seu Governo ? assim como Ciro Gomes não viu corrupção no Governo do irmão Cid Gomes ? pois o Deputado Heitor Ferrer tem todos os documentos e pedidos de CPIs para lembra-los como Consignados 150 milhões ,  Tatuzões , Aquário 144 milhões, VLTs, e agora JBS, BNB e o sitio na Meruoca. Infelizmente aqui neste texto não tem o recurso de ficar piscando em letras garrafais. Todo mundo é doido ou mais simples Ciro mente descaradamente ? Fora Temer ? mas Ciro não investiga corrupção no Governo do irmão Cid do qual foi Secretario de Saúde e seu outro irmão Ivo de Governo ? não sabe de nada igual ao Lula?

O terceiro defeito é que muitos políticos se mantem na mídia pelos contratos que os Governos ou empresas os quais tem influência os ajudam a ser pautados ? Visando vender imagens que não existem e tentam negar a realidade ou pior , sempre falta algumas perguntas básicas que jornalistas  não fazem tipo porque em 30 anos não mudou questões básicas em seu Estado ? ou sobre a corrupção ?

O quarto defeito é usar os partidos para se manter no poder em prejuízo da população, causas e plano de governo usando os cargos públicos para cooptar partidos que mantem as oligarquias no poder como o caso do Ceara. Dividem o bolo do governo entre famílias e partidos as custas das brutais desigualdades , seca e falta de prioridades publicas que ficam em segundo plano na agenda. 
Fortaleza e o Ceara são a capital e o Estado que mais mata jovens no Brasil ,  mas 30 anos de Ferreira Gomes ainda não deu tempo, mas deu para gastar no Aquário 144 milhões do que na seca, deu tempo para tatuzões do que as casa de taipa do povo sertão e ainda colocar a família da oligarquia  no poder,  incluindo os netos e a ex -mulher com cargo vitalício , porque a agenda das oligarquias é um conjunto de interesses privados de famílias políticas e empresas que herdam os incentivos fiscais em detrimento e as custas do povo cearense e das prioridades públicas.   
Porem estes defeitos de políticos e oligarquias não abalam a fé de nosso povo por dias melhores,  apesar dos ricos e podres esquemas que os mantem no poder, muito menos as ideias e as criações capazes de dar novos rumos e horizontes ao nosso Brasil. Sim continuamos a lutar como sociedade civil por um legado de confiança no poder publico para as novas gerações com otimismo , atitudes e sonhos que nos despertem dos pesadelos provocados por grupos e gangues partidárias que acham que são donos do Estado Publico.

Porque manter o velho modelo das oligarquias que não funcionaram no Ceara e querem o Brasil ? Porque não inovar nas politicas publicas ? Porque manter políticos que se beneficiam de acordos com empresas como os casos da ODEBRECHT, JBS e outras? Colocam o Estado publico a serviço da família ? Criam uma nobreza e deliram a céu aberto , herdando poder politico sem gerar riquezas ou criar suas historias pelo trabalho e lutas como a maioria do povo brasileiro? O feudalismo brasileiro das Casas grandes tem que ter fim! Democracia não é autoritarismo, o facismo que usam o poder do Estado público para se manter no poder, perseguindo os inimigos.

Novos horizontes necessitam de novas ideias, da sociedade civil, de sertanejos livres da seca e do desemprego para não ter que ir para São Paulo porque as prioridades publicas que os manteriam em suas cidades e comunidades ficam em segundo plano para manter no poder oligarquias que se apossam do Estado público para manter suas família lá com cargos no poder.

O Futuro presidente do Brasil é o Brasil com autonomia e não cooptado pelas desigualdades e seus senhores feudais, gangues partidárias e poder financeiro oriundo da corrupção.



domingo, 11 de junho de 2017

O POVO CONTRA O SISTEMA ESCOLAR


O Povo VS o Sistema Escolar

Advogado de Acusação (AA):

Albert Einstein certa vez disse: “Todo mundo é um gênio, mas se você julgar um peixe pela sua habilidade em subir numa árvore, ele viverá sua vida inteira acreditando que é estúpido!”

Senhoras e senhores do júri, hoje, em julgamento, temos a Escola Moderna. Que bom que vieram.



A Escola Moderna não apenas faz peixes subirem em árvores, mas ainda os fazem descer e correr 10 milhas. Me diga, escola, você se orgulha das coisas que tem feito? Transformando milhões de pessoas em robôs? Você acha isso engraçado? Você tem ideia de quantas crianças se identificam com esse peixe, nadando contra a corrente nas aulas, nunca encontrando seus dons, pensando que são estúpidas, acreditando que são inúteis?

Mas a hora chegou, sem mais desculpas! Eu chamo a escola a se levantar, acusada de matar a criatividade, a individualidade e por ser intelectualmente abusiva.

Ela é uma instituição antiga que tem feito sobreviver o seu costume. Então, Meretíssimo, isso conclue a minha declaração de abertura, e se eu puder apresentar as evidências do meu caso, eu irei provar.

Juíz (J):

Proceda.

AA:

Exposição A: Esse é um telefone moderno, reconhecem? Esse é um telefone de mais de 150 anos atrás. Grande diferença, certo?



Me acompanhem! Esse é um carro de hoje. E esse é um carro de 150 anos atrás. Grande diferença, certo?



Bem, saca essa: Aqui está uma sala de aula atual. E essa é uma sala de aula que utilizávamos há 150 anos atrás!



Auditório:

Uaaaauuuu!!!

AA:

Não é uma vergonha? E, literalmente, em mais de um século, nada mudou! Você ainda clama que prepara os alunos para o futuro? Mas com evidências assim, eu devo questionar: você prepara alunos para o futuro ou o passado?

Eu fiz uma verificação de antecedentes sobre você, e deixemos os registros mostrarem que você foi feita para treinar pessoas para trabalharem nas fábricas, o que explica porque você coloca os alunos em filas estreitas, bonitos e arrumados, lhes diz: “Sentem-se!”, “Levantem a mão se quiserem falar!”, lhes dá pequenos intervalos para comerem, e de fato durante 8 horas por dia lhes diz o que pensar. Ah, e as fazem competir para conseguirem um “A”, uma letra que determina a qualidade de produtos. Daí “carne tipo A”.

Eu compreendo, naquele tempo era diferente, todos temos um passado, eu mesmo não sou um Gandhi, mas hoje não precisamos fazer zumbis robôs. O mundo progrediu, e agora precisamos de pessoas que pensem de forma criativa, inovadora, crítica e independente, com a habilidade de se conectar.

Veja, todo cientista lhe dirá que não há dois cérebros iguais, e que todo pai ou mãe com dois ou mais filhos confirmará essa alegação. Então, explique porque você trata os alunos como formas de biscoito ou bonés, dando-lhes essa porcaria de “um tamanho que serve a todos”?

J:

Olha o linguajar!

AA:

Desculpe, Meretíssimo.

Mas se um médico prescreve exatamente o mesmo medicamenteo para todos os seus pacientes, os resultados serão trágicos! Muitas pessoas ainda ficariam doentes. Quando se chega à escola, é exatamente o que acontece. Essas má práticas educacionais, em que um professor fica de pé em frente a 20 crianças, cada uma delas com diferentes pontos fortes, diferentes necessidades, diferentes dons, diferentes sonhos… e você ensina a mesma coisa do mesmo jeito? Isso é horrível!

Senhoras e senhores, a ré não deveria ser absolvida. Esse talvez seja o pior crime de todos os tempos a ser cometido!

E mencionemos o modo como você trata seus empregados…

Advogado de Defesa:

Objeção!

J:

Negada. Eu quero ouvir essa.

AA:

É uma vergonha! Quero dizer, os professores têm o mais importante trabalho do planeta, e ainda assim eles são mal pagos?! Não se admira que tantos estudantes mudem tão pouco. Sejamos honestos, os professores deveriam ganhar tanto quanto os médicos, porque um médico pode realizar uma cirurgia cardíaca e salvar a vida de uma criança, mas um bom professor pode tocar o coração daquela crianças e permitir que ela verdadeiramente viva! Vejam, os professores são heróis frequentemente acusados, mas eles não são o problema, eles trabalham num sistema sem muitas opções ou direitos.

Os currículos são criados por legisladores, muitos dos quais nunca lecionaram um dia em suas vidas, apenas obsecados com testes padronizados. Eles pensam que assinalar numa questão de multipla escolha irá determinar o sucesso. Isso é estranho!

De fato, esses testes são tão rudes de serem usados, que deveriam ser abandonados. Mas não tomem minhas palavras por isso, tomem Frederick J. Kelly, o cara que inventou os testes padronizados, que disse e eu cito: “Esses testes são muito rudes para serem usados e deveriam ser abandonados”.

Senhoras e senhores do júri, se continuarmos nessa estrada, os resultados serão letais. Eu não tenho muita fé na escola, mas eu tenho fé nas pessoas. E se podemos personalizar os cuidados com a saúde, os carros e páginas do Facebook, então é nosso dever fazer o mesmo com a educação para atualiza-la, modifica-la, abolir o espírito escolar, porque ele é inútil, a menos que estejamos trabalhando por trazer o espírito de cada e de todos os alunos. Essa deveria ser a nossa tarefa!

Não mais “Common Core” [algo como currículo comum, ou núcleo comum], ao invés disso, toquemos o núcleo de cada coração em cada sala. Claro, Matemática é importante, mas não mais que Arte ou Dança. Ofereçamos a cada dom chances iguais.

Eu sei que isso soa como um sonho. Mas países como a Finlândia estão fazendo coisas impressionantes, eles reduziram os dias letivos, os professores têm um salário decente, tarefas de casa não existem, e focam na colaboração ao invés da competição. Mas aí vai o inesperado, meninos e meninas, o sistema educacional deles supera o de qualquer outro país do mundo. Outros lugares como Singapura estão obtendo êxito rapidamente. Escolas como Montessori, programas como o Khan Academy… não há uma solução única, mas nos mexamos, porque enquanto os estudantes possam ser 20% da população, eles são 100% do nosso futuro. Então, atentemos para os seus sonhos, e não se dirá o que não poderemos alcançar.

Esse é um mundo no qual acredito, um mundo onde peixes não são mais forçados a subir em árvores.

Encerro o meu caso.