Legendas de filmes e aquisição de língua inglesa. Evidências recentes apontam para um padrão claro.
Há um forte efeito positivo da legendagem na proficiência em inglês da população. Os efeitos excedem 1 desvio padrão na maioria das especificações. A estimativa de linha de base do efeito de legendagem nas pontuações em inglês é de 1,4 desvios padrão. Os resultados não são impulsionados pela realização de testes seletivos. No AES, o efeito da legendagem é de cerca de 1,5 desvios padrão no grupo mais jovem (de 16 a 34 anos), mas também excede 1,2 desvios padrão para aqueles entre 35 e 44 anos. Para o teste TOEFL, os efeitos são menores em média, mas consistentes. O efeito nas pontuações do TOEFL difere por domínio, atingindo 1,2 desvios padrão na fala, mas não na leitura - em linha com o aprendizado oral da TV legendada.
Essas estimativas são melhor interpretadas como efeitos de longo prazo que capturam não apenas os impactos da visualização individual de TV, mas também os efeitos intergeracionais que afetam as habilidades aprimoradas de inglês de pais e professores. Esta análise mostra o poderoso impacto dos fatores não escolares na aprendizagem.
Ative para ver a imagem mai
Nenhum comentário:
Postar um comentário